07/03/2024

Reitor-Mor em Araçatuba e Campo Grande: Celebração e Reconhecimento

Reitor-Mor em Araçatuba e Campo Grande: Celebração e Reconhecimento
Fotos: Inspetoria Salesiana Santo Afonso de Ligório

A presença marcante do Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, na cidade de Araçatuba (SP), foi o ponto central de uma intensa celebração pelos 75 anos de atuação dos salesianos no município. A visita, que ocorreu no dia 6 de março, foi marcada por uma série de eventos, desde a recepção calorosa no aeroporto até uma emocionante missa de Ação de Graças na Igreja Universitária do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO), onde o Reitor-Mor abençoou o vitral da Igreja Universitária e a placa comemorativa em alusão a sua visita ilustre.

Em Araçatuba, o Cardeal foi recebido com festividades que envolveram não apenas a comunidade salesiana, mas também autoridades locais, estudantes e colaboradores. Uma agenda repleta de atividades incluiu uma entrevista coletiva, almoço festivo na Residência Salesiana, encontro com coordenadores de cursos e gravação de podcast, proporcionando momentos de reflexão e compartilhamento sobre a missão educacional e pastoral dos salesianos.

Destacando-se na cerimônia, o Cardeal Ángel Artime proferiu palavras de afeto e gratidão, expressando sua admiração pela comunidade de Araçatuba e reforçando o compromisso dos salesianos em servir e ajudar. Em reconhecimento à sua visita ilustre, o Cardeal recebeu o título de Hóspede Oficial do Município de Araçatuba, enquanto a Câmara Municipal concedeu-lhe o Título de Cidadão Araçatubense.

Após os eventos em Araçatuba, o Cardeal Ángel Fernández Artime partiu para Campo Grande (MS), onde foi recebido com alegria pelos arcebispos locais e posteriormente homenageado na Assembleia Legislativa, recebendo o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Em suas palavras de agradecimento, destacou o árduo trabalho dos salesianos ao longo dos 130 anos na região e reafirmou o compromisso em contribuir para a formação da sociedade e educação das gerações futuras.

Além das cerimônias oficiais, o Cardeal Ángel Fernández Artime cativou a todos com sua simplicidade, sabedoria e espontaneidade, evidenciando o impacto positivo da presença salesiana na vida das comunidades por onde passa. Sua visita reforça não apenas a importância histórica dos salesianos nessas regiões, mas também a relevância contínua do trabalho em prol da educação e do bem-estar da juventude.

 

 

     

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Inspetoria Santo Afonso de Ligório

Mais Recentes

Solenidade de Corpus Christi: Fé e tradição nas ruas

Festa é marcada por expressões de devoção, tradição e beleza, evidenciadas especialmente pelos famosos tapetes de rua

Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças da RSB reflete sobre cenários econômicos e gestão estratégica

Na terça-feira, 10 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o segundo encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças das Escolas. A atividade faz parte de um ciclo formativo voltado às lideranças das presenças salesianas, com o objetivo de aprofundar temas contemporâneos ligados à gestão educacional, à missão salesiana e à sustentabilidade institucional. Com a participação de mais de 120 gestores e gestoras das escolas salesianas em todo o Brasil, o encontro teve como convidada a economista Patrícia Palermo, que conduziu uma análise clara e atualizada do cenário macroeconômico internacional e nacional, relacionando os desafios financeiros do país ao contexto da gestão escolar. Patrícia Palermo também trouxe estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, contextualizando dificuldades em relação à elevada rotatividade e à escassez de profissionais qualificados. Instigou as lideranças a pensarem em questões necessárias: como atrair e manter talentos? Como manter o clima organizacional positivo? Em um cenário de crédito mais caro, investimentos mais difíceis, inadimplência, endividamento da força de trabalho e um ambiente econômico instável, cabe às equipes gestoras ter ainda mais cautela, planejamento estratégico e responsabilidade na tomada de decisões. Além da análise econômica, o encontro também abordou os impactos desses fatores nas redes confessionais de ensino, destacando a importância da gestão por evidências, da inovação nas práticas administrativas e da missão institucional salesiana como pilares para atravessar com solidez os tempos de instabilidade e de incertezas. O Programa de Formação de Lideranças da RSB continua ao longo do ano, com novos encontros on-line no 2º semestre, fortalecendo o compromisso da Rede com a formação contínua, a excelência na gestão e a fidelidade ao carisma salesiano. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

A paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá, será elevada a ‘Santuário' no Ano Jubilar da Esperança

Em pleno Ano Jubilar da Esperança e às vésperas da celebração do Centenário da presença salesiana em Araxá, a Arquidiocese de Uberaba, por meio de seu Conselho Presbiteral e com a aprovação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, aprovou a elevação da Igreja Paroquial de São Domingos de Gusmão a ‘Santuário’. A histórica paróquia, fundada em 1791, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Sua atual igreja paroquial, inaugurada em 1948, é um símbolo de Fé, tradição e serviço à comunidade. Com a elevação, a igreja passa a ser reconhecida oficialmente como ‘Santuário de São Domingos de Gusmão’, tornando-se um local de peregrinação, oração, esperança e missão. O atual pároco, P. Jonathan Alex da Costa SDB expressou profunda emoção e gratidão: "Essa não é conquista apenas da nossa paróquia, mas de toda a Comunidade de Fé que caminha há séculos unida, neste solo sagrado. É um dom de Deus para a Comunidade de Araxá, para a Igreja e para a Família Salesiana. Esta encontrou neste local um solo fértil para a missão de evangelizar os jovens". (...) A celebração oficial da elevação à posição de Santuário será divulgada em breve e contará com uma programação especial, integrada nas festividades do centenário da chegada dos salesianos a Araxá, previstas para 2026. Fonte: Agência Info Salesiana    

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil