Na manhã do último domingo (09), o Papa Francisco anunciou para 30 de setembro a realização de um Consistório para a criação de novos cardeais e, entre eles, está o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime. A partir de então, criou-se uma dúvida sobre qual seria o futuro do Reitor-Mor dentro da Congregação e, em total atenção e cuidado com a Família Salesiana, Pe. Ángel enviou uma carta com algumas orientações que foram decididas junto ao Santo Padre. “Ontem à tarde fui recebido pelo Papa Francisco com um diálogo fraterno de afeto recíproco e agora estou em condições de compartilhar com toda a Congregação Salesiana e com a nossa Família no mundo as disposições concretas”, escreveu Pe. Ángel.
Dentre as definições estão:
- “Poderemos antecipar o 29° Capítulo Geral em um ano, ou seJa, em fevereiro de 2025.
- Para o bem da nossa Congregação, o Papa viu com bons olhos que, após o Consistório de 30 de setembro, eu possa continuar como Reitor-Mor até 31 de julho de 2024, ou seja, até o final da sessão plenária do Conselho-Geral do tempo de verão europeu.
- Após essa data, apresentarei a minha renúncia como Reitor-Mor por ter sido chamado pelo Santo Padre para o serviço que ele me confiará. Foi isso o que ele me comunicou.
- De acordo com o artigo 143 das nossas Constituições, por motivo de "cessação do cargo de Reitor-Mor", tendo sido chamado pelo Papa Francisco para outro serviço, o Vigário, P. Stefano Martoglio, assumirá o governo da Congregação até a celebração do CG29.
- O Capítulo-Geral 29 será convocado por mim, pelo menos um ano antes da sua celebração, conforme estabelecido em nossas Constituições e Regulamentos (Reg. 111), e o Vigário, P. Stefano, o presidirá.
- Durante esse tempo, continuaremos com o programa estabelecido na animação e no governo da Congregação, mas aumentando os esforços dos membros do Conselho-Geral e de algum visitador extraordinário nomeado pelo Reitor-Mor, a fim de serem feitas todas as visitas extraordinárias (inclusive aquelas que corresponderiam ao ano de 2025). Assim fazendo, será possível chegar ao CG29 com uma visão completa do momento presente de toda a Congregação.”
O Reitor-Mor dos Salesianos e futuro cardeal reafirma a confiança que tem nas definições do Papa Francisco e finaliza sua carta pedindo orações: “Peço a todos os meus irmãos e irmãs Salesianos e à nossa querida Família Salesiana que continuemos a intensificar a nossa oração. Antes de tudo, pelo Papa Francisco. Foi o que ele me pediu na sua despedida. Pediu-nos que rezássemos por ele. Peço-lhes também que rezem pelo que viveremos neste ano como Congregação e como Família Salesiana”.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil