Representante FMA na ONU fala sobre Direitos Humanos e Missão Salesiana
26/09/2024

Representante FMA na ONU fala sobre Direitos Humanos e Missão Salesiana

Representante FMA na ONU fala sobre Direitos Humanos e Missão Salesiana
Foto: Rede Salesiana Brasil 

A Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Sarah Bawagan Garcia, é a atual Diretora e principal representante do Escritório de Direitos Humanos do Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) e VIDES nas Nações Unidas (ONU), em Genebra, desde janeiro de 2019. Este ano, durante sua visita ao Brasil para participar do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, promovido pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Sarah concedeu uma entrevista à Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Ir. Maike Loes, sobre sua atuação na ONU, os desafio, as alegrias e sua visão dos movimentos da missão salesiana em prol das juventudes no continente americano.

Confira a entrevista na íntegra:

Ir. Maike: Quais são os seus maiores desafios como representante do Instituto Internacional das Filhas de Maria Auxiliadora e do VIDES à frente do Escritório de Direitos Humanos na ONU? E as maiores alegrias?

Ir. Sarah: O Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA), como uma associação religiosa com status consultivo especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), continua comprometido em enfrentar os desafios de defender o direito à educação para todos, promover o empoderamento de crianças, jovens, mulheres e outros setores vulneráveis da sociedade, e preparar defensores locais dos direitos humanos e promotores do bem comum. Embora o processo nem sempre seja simples e fácil, as respostas das Províncias [Inspetorias] FMA são sempre enriquecedoras e inspiradoras, pois realizam essa missão com muita paixão e compaixão, grande solidariedade e trabalho em rede. Estar em contato com as realidades e obras de nossas Irmãs e Comunidades Educativas presentes em 97 países é uma oportunidade de aprender e divulgar as "Boas Novas" de como a vida está sendo gerada de forma carismática e evangélica, como resposta ao clamor das periferias existenciais e geográficas. Só posso ser grata e regozijar-me por tamanha graça e bênção.

Ir. Maike: Como o carisma salesiano orienta as ações do Escritório de Direitos Humanos? É possível conjugar o carisma salesiano e a defesa dos direitos humanos com o ambiente das Nações Unidas?

Ir. Sarah: Os princípios orientadores do Escritório de Direitos Humanos do IIMA baseiam-se no Método Educativo Salesiano, que coloca a dignidade de cada ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, no centro da ação educacional. Esse é o sonho de Dom Bosco e Madre Mazzarello. De fato, o bem dos jovens e dos grupos vulneráveis está no coração de nossa missão educativa e de nossos esforços. Um dos objetivos do IIMA é traduzir o Sistema Preventivo na linguagem dos direitos humanos. O Escritório implementa o Método Salesiano baseando suas ações na Educação em Direitos Humanos, incorporando-o aos Ensinamentos Sociais da Igreja e ao humanismo cristão. Formar "bons cristãos e honestos cidadãos" de hoje e de amanhã exige que eduquemos todos, especialmente os grupos mais vulneráveis – crianças, jovens, mulheres, incluindo educadores e famílias – para que se tornem conscientes de seus direitos e responsabilidades fundamentais e que sejam capacitados a usar os instrumentos e mecanismos das Nações Unidas para respeitar, defender, promover e realizar seus direitos humanos e os dos outros em níveis local, nacional, regional e internacional. O objetivo do Escritório de Direitos Humanos é educar, formar e capacitar cidadãos com forte compromisso social e político para construir um mundo de paz, justiça, inclusão, solidariedade e fraternidade. O sonho e o plano de Deus para a humanidade são nossa preocupação.

Ir. Maike: Como você avalia a iniciativa do encontro continental da RASS e RSB considerando os desafios atuais enfrentados no mundo para a garantia dos direitos das juventudes?

Ir. Sarah: O Congresso Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos na América é, para nós, Filhas de Maria Auxiliadora Salesianas e Membros da Família Salesiana, uma expressão concreta de sinodalidade e de uma busca aprofundada por uma resposta mais evangélica e carismática ao clamor dos pobres, dos jovens e das comunidades vulneráveis. Seu tema "Sonhando em Rede" destaca de maneira eloquente a capacidade da RASS e da RSB de enfrentar os desafios dos tempos que emergem no coração das obras e serviços sociais salesianos no Continente. A insistência em proteger a dignidade dos seres humanos, garantir seus direitos, especialmente os dos setores mais vulneráveis da sociedade, empoderar os jovens como agentes de transformação social e promover a inclusão de famílias e comunidades vulneráveis e excluídas são um renovado apelo carismático à fidelidade criativa e à vitalidade da novidade evangélica em nossas obras e serviços sociais. A transformação humana e social é, de fato, inseparável dos direitos humanos e da responsabilidade social.
Obrigada, querida Rede Salesiana Brasil, pelo excelente trabalho que vocês estão fazendo para que "todos tenham vida em plenitude e vida em abundância". A todos vocês e àqueles que trabalharam nos bastidores, minha mais sincera gratidão. Deus abençoe e multiplique seus dons. Vocês fazem a diferença!

SOBRE IR. SARAH BAWAGAN GARCIA

Sarah Bawagan Garcia, FMA, é a atual Diretora e principal representante do Escritório de Direitos Humanos do Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) e VIDES nas Nações Unidas (ONU), em Genebra, desde janeiro de 2019. 

Ela recebeu seu Bacharelado em Ciências em Educação Elementar em 1981, pelo Philippine Normal College, e continuou seus estudos na Pontificia Facoltà di Scienze dell'Educazione “Auxilium”, em Roma, por meio de um Bacharelado em Ciências da Educação, em 1986, e um Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Catequese, em 1988. 

Originalmente das Filipinas, Sarah também trabalhou como missionária em Mianmar e Camboja. Por mais de 40 anos, Ir. Sarah tem se dedicado à melhoria da juventude por meio de seu trabalho em diferentes funções. Ela foi professora, diretora de noviças, líder comunitária, Vigária Provincial da Pré-província do Sudeste Asiático, Superiora da Pré-província do Camboja-Mianmar e Provincial das Filipinas e Papua Nova Guiné. Sarah se juntou ao Escritório de Direitos Humanos do IIMA em 2016 e, desde então, tem auxiliado em cursos de treinamento, organizando eventos paralelos e desenvolvendo relatórios relevantes sobre as diferentes questões de interesse do Escritório.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de IIMA Human Rights Office

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Eusébia Palomino

“Se fizer os meus deveres com diligência, agradarei à Virgem Maria e um dia conseguirei ser sua filha no Instituto”

Inspetoria São João Bosco celebra o centenário da Presença Salesiana em Araxá (MG)

A comunidade católica de Araxá celebrou, com solenidade e espírito de gratidão, os 100 anos da presença da Congregação Salesiana no município. A Celebração Eucarística em ação de graças foi realizada no dia 4 de outubro no Santuário São Domingos de Gusmão, reunindo fiéis, educadores, religiosos e representantes da comunidade para marcar esta data histórica que atravessa gerações. A celebração eucarística foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada por sacerdotes salesianos e diocesanos da forania de Araxá. Representando o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, esteve presente Monsenhor Célio Lima, evidenciando a comunhão eclesial e o reconhecimento da relevância da missão salesiana na história religiosa, educativa e social da cidade. Ao longo do dia, a comunidade salesiana, acompanhada pelo Inspetor e pelo Diretor da Presença Salesiana em Araxá, Padre Jonathan Costa, dirigiu-se ao jazigo dos salesianos no cemitério local. No local, foi realizada uma oração em memória de todos os religiosos que, ao longo deste século, dedicaram suas vidas à evangelização, à educação da juventude e ao serviço pastoral na cidade. O gesto reforçou a dimensão de gratidão, memória e continuidade que marca esta celebração centenária. A programação contou ainda com a participação ativa de grupos da Família Salesiana, jovens do Colégio Dom Bosco Araxá, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e membros da comunidade do Santuário, expressando a vitalidade do carisma de Dom Bosco entre as novas gerações. Ao celebrar este centenário, a presença salesiana em Araxá renova seu compromisso de continuar promovendo a educação integral, a evangelização e o cuidado com os jovens, mantendo viva a missão iniciada em 1926 e que, ao longo de cem anos, deixou marcas profundas na história do município. Clique aqui para conhecer um pouco mais das atividades pastoral do Santuário São Domingos de Gusmão em Araxá (MG). Fonte: Padre Jonathan Alex da Costa, SDB, Inspetoria Salesiana São João Boco

Reconhecida a validade do Processo Diocesano da Causa do Servo de Deus Luigi Bolla

No dia 6 de fevereiro de 2026 - data do ‘dies natalis’ (dia do nascimento para o Céu) do Servo de Deus (SdeD) Luigi (Luís) Bolla - foi enviada ao Postulador-Geral para as Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni SDB, a comunicação de que o Dicastério vaticano para as Causas dos Santos, em sua reunião ordinária de 14 de janeiro de 2026, concedeu validade jurídica ao Processo Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do SdeD Luís Bolla (Schio, Itália, 11 de agosto de 1932 - Lima, Peru, 6 de fevereiro de 2013), sacerdote professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco e missionário entre os povos indígenas chuares e achuares, do Equador e do Peru. A decisão foi tomada após a verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez do conjunto probatório, considerando o número e a qualidade das testemunhas, bem como a documentação reunida. O Postulador-Geral disse que se trata de “uma conquista muito significativa, fruto do trabalho realizado com paixão e competência pelos membros do Tribunal Diocesano, de Lima (Peru), e por todos os que deram a sua contribuição, em especial a Comissão Histórica, os Censores Teólogos e o Vice-Postulador, P. Jesús Adrián Jurado Alarcón SDB”. O próximo passo é pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos que nomeie um Relator, responsável por orientar a elaboração da ‘Positio super virtutibus’ do Servo de Deus. O Processo Diocesana foi conduzido na Cúria Arquiepiscopal de Lima, no Peru, entre 27 de setembro de 2021 e 30 de maio de 2025. A vida do P. Luís Bolla, conhecido pelos chuares e achuares como ‘P. Yankuam’, ensina que a missão não consiste simplesmente em “fazer algo”, mas em escolher “estar”, deixando-se transformar profundamente pelo encontro com aqueles a quem se é enviado. Ele soube concretizar o “sonho de Deus” para sua vida: ainda menino, em 1943 e 1944, entre os 11 e 12 anos, no oratório de Schio, Itália, ouviu — com plena convicção — a voz de Jesus que lhe indicava o caminho: seria missionário na selva, entre povos indígenas, levando-lhes a Palavra e caminhando longas distâncias pela floresta. Esse chamado se concretizou ao longo de toda a sua vida missionária, de 1953 a 2013.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil