12/05/2024

RSB Celebra o Amor Materno

RSB Celebra o Amor Materno
Fotos: Rede Salesiana Brasil

Neste domingo, 12 de maio, o Brasil e grande parte do mundo se unem em homenagem a um dos pilares mais fundamentais da sociedade: as mães. O Dia das Mães, uma celebração marcada por amor, gratidão e reconhecimento, tem uma origem profundamente emocional e histórica. Segundo historiadores, a data remonta à Grécia Antiga, onde as festividades em honra à mãe dos deuses, Rhea, ocorriam no início da primavera. No entanto, a prática moderna do Dia das Mães teve início nos Estados Unidos, no século XX, com a incansável batalha de Anna Jarvis que, em 1908, organizou um memorial em homenagem à sua própria mãe, Ann Reeves Jarvis, ativista que lutou pela saúde pública e pela reconciliação durante a Guerra Civil Americana. A partir desse gesto, a data gradualmente se popularizou e se tornou um feriado nacional em 1914, quando o presidente Woodrow Wilson oficializou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães nos Estados Unidos.

 

AS MÃES SALESIANAS

Não há como pensar a história da missão Salesiana sem considerar o papel imprescindível desempenhado pela Mãe de Jesus, Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, e Mamãe Margarida, a mãe do próprio Dom Bosco. 

Como uma mentora desde sua infância, Nossa Senhora Auxiliadora esteve presente na vida de Dom Bosco desde que foi apresentada a ele no sonho profético dos 09 anos. Com uma devoção inabalável a Ela, Dom Bosco confere a Maria o sucesso da missão salesiana, sendo creditada a ele a famosa frase “Foi ela quem tudo fez”. Além disso, Dom Bosco cria o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) para ser um monumento vivo de gratidão à Mãe de Jesus.

Também na vida de Madre Mazzarello, Nossa Senhora Auxiliadora desempenha um papel crucial, sendo o exemplo de entrega e obediência aos desígnios de Deus. Assim como na vida de Dom Bosco, Maria também atua na caminhada de Madre Mazzarello, em especial quando profere a famosa frase “A ti as confio” na visão em que Mazzarello enxerga um pátio cheio de meninas e que anuncia a missão de vida da Superiora Geral das FMA.

Margarida Occhiena, a mãe de Dom Bosco, e carinhosamente conhecida por toda a Família Salesiana como Mamãe Margarida, é a responsável pela educação na fé, inserindo as figuras de Jesus e Maria desde cedo na vida dos filhos. Quando Dom Bosco cuidava do Oratório em Valdocco, Mamãe Margarida foi ajudá-lo, se despindo de seu quereres pessoais e se tornando a figura materna dos jovens oratorianos da época. Após sua morte, a mãe de Miguel Rua a substituiu no cuidado com os jovens.

 

AS MÃES DO ESCRITÓRIO NACIONAL DE BRASÍLIA (DF)

Por meio das mães do Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), localizado em Brasília (DF), homenageamos todas as mães que fazem parte da missão salesiana. Com alegria e muita gratidão, a RSB se orgulha em poder contar com mães excepcionais que oferecem diariamente suas habilidades pessoais e profissionais, contribuindo para a eficácia e fortalecimento dos serviços prestados pela missão salesiana em prol das juventudes. A todas vocês, desejamos um feliz Dia das Mães!

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Solenidade de Corpus Christi: Fé e tradição nas ruas

Festa é marcada por expressões de devoção, tradição e beleza, evidenciadas especialmente pelos famosos tapetes de rua

Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças da RSB reflete sobre cenários econômicos e gestão estratégica

Na terça-feira, 10 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o segundo encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças das Escolas. A atividade faz parte de um ciclo formativo voltado às lideranças das presenças salesianas, com o objetivo de aprofundar temas contemporâneos ligados à gestão educacional, à missão salesiana e à sustentabilidade institucional. Com a participação de mais de 120 gestores e gestoras das escolas salesianas em todo o Brasil, o encontro teve como convidada a economista Patrícia Palermo, que conduziu uma análise clara e atualizada do cenário macroeconômico internacional e nacional, relacionando os desafios financeiros do país ao contexto da gestão escolar. Patrícia Palermo também trouxe estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, contextualizando dificuldades em relação à elevada rotatividade e à escassez de profissionais qualificados. Instigou as lideranças a pensarem em questões necessárias: como atrair e manter talentos? Como manter o clima organizacional positivo? Em um cenário de crédito mais caro, investimentos mais difíceis, inadimplência, endividamento da força de trabalho e um ambiente econômico instável, cabe às equipes gestoras ter ainda mais cautela, planejamento estratégico e responsabilidade na tomada de decisões. Além da análise econômica, o encontro também abordou os impactos desses fatores nas redes confessionais de ensino, destacando a importância da gestão por evidências, da inovação nas práticas administrativas e da missão institucional salesiana como pilares para atravessar com solidez os tempos de instabilidade e de incertezas. O Programa de Formação de Lideranças da RSB continua ao longo do ano, com novos encontros on-line no 2º semestre, fortalecendo o compromisso da Rede com a formação contínua, a excelência na gestão e a fidelidade ao carisma salesiano. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

A paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá, será elevada a ‘Santuário' no Ano Jubilar da Esperança

Em pleno Ano Jubilar da Esperança e às vésperas da celebração do Centenário da presença salesiana em Araxá, a Arquidiocese de Uberaba, por meio de seu Conselho Presbiteral e com a aprovação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, aprovou a elevação da Igreja Paroquial de São Domingos de Gusmão a ‘Santuário’. A histórica paróquia, fundada em 1791, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Sua atual igreja paroquial, inaugurada em 1948, é um símbolo de Fé, tradição e serviço à comunidade. Com a elevação, a igreja passa a ser reconhecida oficialmente como ‘Santuário de São Domingos de Gusmão’, tornando-se um local de peregrinação, oração, esperança e missão. O atual pároco, P. Jonathan Alex da Costa SDB expressou profunda emoção e gratidão: "Essa não é conquista apenas da nossa paróquia, mas de toda a Comunidade de Fé que caminha há séculos unida, neste solo sagrado. É um dom de Deus para a Comunidade de Araxá, para a Igreja e para a Família Salesiana. Esta encontrou neste local um solo fértil para a missão de evangelizar os jovens". (...) A celebração oficial da elevação à posição de Santuário será divulgada em breve e contará com uma programação especial, integrada nas festividades do centenário da chegada dos salesianos a Araxá, previstas para 2026. Fonte: Agência Info Salesiana    

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil