Com o tema “Transformar o Presente, Tecer o Futuro: Pactos e Compromissos”, aconteceu, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2023, o VI Congresso Nacional de Educação Católica promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O foco do evento foi proporcionar aos estudantes recursos que deixem as aulas mais instigantes e deem a eles mais autonomia à própria aprendizagem. O Congresso aconteceu no Centro de Convenções de Salvador (BA), e contou com aproximadamente 2 mil pessoas, das quais, representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), estavam os Diretores Executivos, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, a Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) e Vice-Presidente da ANEC, Adair Aparecida Sberga, representantes das 10 Inspetorias Salesianas do Brasil, além de um grupo de colaboradores da Editora Edebê, junto a gestores de outras instituições de ensino, especialistas em diferentes áreas do conhecimento, professores e demais religiosos.
Os participantes foram convidados a refletir sobre o objetivo principal do evento, que é pensar no futuro da educação e também repensar o presente da educação de uma forma diferente, construindo currículos significativos que engajem os estudantes e os ajudem a se tornarem pessoas protagonistas na construção e transformação da história. Em comunhão com esse pensamento, Ir. Adair diz que “a educação é uma chave para transformação e nós queremos ajudar nossos jovens a pensarem em seu futuro e também no futuro do seu país. Por isso que nós congregamos todos os educadores e refletimos nesse evento sobre temáticas bem significativas, com palestrantes renomados do Brasil e do exterior, e refletimos sobre a educação planetária, a construção da pedagogia da paz, a educação para a cidadania global, na educação como espaço de sonhos. Por isso, a educação precisa ser um espaço de qualidade social, onde todas as pessoas sintam-se protagonistas da construção do seu futuro”, relatou a Vice-Presidente da ANEC. “Hoje nós enfrentamos situações bem complexas na sociedade, então precisamos urgentemente reimaginar novos futuros juntos, tomar medidas para realizá-los e o mais importante é a educação. O conhecimento e a aprendizagem são a base para a renovação das vidas das pessoas e de uma sociedade”, completa Ir. Adair.
Já para a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), participar do Congresso da ANEC, é estar onde a reflexão da educação católica acontece. “Hoje, sabemos que vivemos tempos de mudanças significativas na área da educação e não podemos ficar alheios, pois isso impacta também na nossa entrega como carisma salesiano e como escolas católicas. Tenho certeza que as temáticas apresentadas na programação do evento trarão conhecimento, clareza e aprofundamento na relação com os desafios apresentados para a educação e nos ajudarão na tomada de decisões em relação ao planejamento das ações em rede”, disse Ir. Silvia.
“É um encontro importantíssimo. Espaço de reflexão, de troca e busca, de possibilidades alternativas para o nosso ministério educativo. Todas nós e todos nós somos chamados a viver nosso protagonismo, seguindo às orientações de Jesus, nosso mestre e Senhor. Por isso, esse espaço de cuidar do presente e forjar o futuro, que é a temática desse Congresso, nos convoca e nos envia a realmente fazer vida, aproveitando esse espaço e vivenciado esse espaço da educação como plataforma de evangelização. Estamos juntos nessa luta!”, relatou a Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Ir. Eliane Cordeiro de Souza.
Neste mundo em transformação acelerada, com um ritmo próprio da cultura tecnológica, a escola precisa trazer, cada vez mais, respostas aos desafios atuais. É o que lembra o Diretor Executivo da RSB que, nesta VI edição do Congresso da ANEC, comenta que mais uma vez a associação católica desempenha o papel que lhe é confiado de ser uma instância estratégica em nível nacional para o desenvolvimento educacional integral do país. “A contribuição da educação católica para o presente na perspectiva futura encontra neste Congresso um grande repertório de educadores e pensadores que, de forma complementar, enriquecem o debate e a busca de soluções educacionais diante dos desafios e oportunidades de nosso tempo”, lembra Pe. Pessinatti.
PROGRAMAÇÃO
O Congresso contou com uma programação especial durante os três dias de evento. A abertura foi iniciada com a Celebração Eucarística realizada pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo da Bahia, seguida da mesa de abertura. A mesa foi composta por integrantes do Conselho Superior e da Diretoria da ANEC, Ir. Iraní Rupolo, presidente do Conselho Superior da ANEC; do Padre João Batista, diretor-presidente da ANEC; da Irmã Adair Sberga, diretora 1ª vice-presidente da ANEC; da Irmã Marli Araújo, diretora 1ª tesoureira da ANEC; do Irmão Paulo Fossati, membro do Conselho e representante do Conselho Nacional de Educação (CNE); e por representantes religiosos, como Padre José Miguel Cardoso, do Dicastério para a Cultura e Educação na Cúria Romana; Dom Gregório Paixão, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Dom Dorival Souza Barreto Júnior, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador; Irmã Eliane Cordeiro de Souza, Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Representando o estado da Bahia, compuseram a mesa Geraldo Júnior, vice-governador do estado da Bahia; Ana Paula Matos, vice-prefeita do estado de Salvador; e Rowenna Brito, secretária de Educação do Estado da Bahia, dentre outros convidados. Logo após ocorreu um coffee break para os participantes, palestra com o Bispo Diocesano de Feira de Santana (BA), Dom Zanoni Demettino, almoço, momento cultural e outras duas palestras.
A vida e obra da Santa Dulce dos Pobres foi tema de conferência na manhã do segundo dia do VI Congresso Nacional de Educação Católica 2023, com a presença de Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha da Santa Dulce e Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A conversa foi mediada por Frei Mário José Knapik, Diretor 2º Secretário da ANEC. No decorrer da programação desse dia, houve coffee break, mesa-renda, palestras e 13 salas temáticas debatendo assuntos diversos.
A finalização do encontro, que aconteceu no dia 1º de julho, contou com uma programação até o período da tarde, com Salas Temáticas debatendo o assunto do dia anterior e mesa-redonda com o Pró-Reitor de Graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal), Deivid Lorenzo, com o tema “A construção do novo humanismo para o século XXI à luz do Papa Francisco”. Logo após, ocorreu o almoço, a palestra ministrada pelo Ex-Governador do Distrito Federal, Ex-Senador e Ex-Ministro da Educação, Cristovam Buarque. Por fim, houve o lançamento do Congresso de 2025 seguida de benção e encerramento do evento.
EDITORA EDEBÊ E ENSINO RELIGIOSO SÃO DESTAQUES NO EVENTO
A programação do VI Congresso da ANEC contou com duas palestras do Prof. Sérgio Junqueira sobre o Ensino Religioso nas escolas católicas, tema de grande interesse das escolas que desejam implantar esse componente curricular. Atualmente, a Editora Edebê oferece uma coleção completa de Ensino Religioso, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, feita com a colaboração do Prof. Sérgio Junqueira, que é referência no assunto no Brasil. No evento, durante a manhã da sexta-feira (30), ele também ministrou uma palestra, promovida pela Edebê, sobre o tema “Ensino Religioso – um projeto de educação para uma cultura de paz”, no miniauditório da ExpoANEC.
A palestra teve todos os lugares ocupados e, mesmo assim, alguns participantes conseguiram acompanhar pelo lado de fora, o que demonstra grande interesse das escolas por materiais de Ensino Religioso de qualidade, bem estruturados e que estejam de acordo com a BNCC, como é o caso do projeto oferecido pela Editora Edebê.
Confira o vídeo sobre a participação da Edebê no VI Congresso da ANEC clicando aqui.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de congresso.anec.org.br