O Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, esteve em Campo Grande, onde realizou uma série de visitas e participou de eventos marcantes com a comunidade salesiana: visitou a histórica Igreja Matriz de São José, construída há quase 100 anos pelos salesianos, onde estão depositados os restos mortais do Padre João Crippa. Na ocasião, a possibilidade de iniciar um processo de beatificação e canonização do Padre Crippa foi discutida, destacando suas virtudes heroicas e o apoio fervoroso dos fiéis. Posteriormente, o Cardeal participou de um encontro com profissionais da imprensa e colaboradores da Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório, onde abordou temas como a confiança de Dom Bosco em Nossa Senhora Auxiliadora, o trabalho dos salesianos ao longo dos 130 anos na região de Campo Grande e os desafios da educação juvenil no mundo digital. A questão indígena também foi destacada, ressaltando o compromisso dos salesianos com essas comunidades.
Uma cerimônia representativa foi protagonizada pelo Cardeal na sede Inspetorial da Inspetoria Santo Afonso de Ligório. Durante o evento, foi abençoado o quadro alusivo aos 130 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso, uma pintura do artista plástico Odenir Seba. O evento contou com a presença de importantes lideranças da Igreja e da comunidade salesiana, incluindo, o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, a convite do Inspetor, Padre Ricardo Carlos. Também estiveram presentes o Vice-Inspetor, Padre Ademir Lima de Oliveira; o Reitor do UniSALESIANO e Diretor da presença salesiana de Araçatuba, Padre Paulo Fernando Vendrame; o Diretor do Colégio Dom Bosco de Campo Grande, Padre Wagner Galvão; o Diretor do Curatórium do Pós-noviciado, Padre Andelson de Oliveira; o Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil, Padre Aldir da Silva; o Ecônomo Inspetorial, Padre Erondi Tamandaré; o Diretor da presença salesiana de Coxipó, Padre Marcelo Fujimura; o Diretor da Comunidade Salesiana S. Paulo VI, Padre Pedro Pereira Borges e o Inspetor da Inspetoria Salesiana de Manaus, Padre Felipe Bauzière.
Por fim, o Reitor-Mor participou de um momento marcante no Instituto São Vicente, que comemora seu octogésimo aniversário. A celebração incluiu a eucaristia, a benção de um monumento em homenagem aos salesianos falecidos, um bate-papo com formandos e membros da comunidade salesiana, além de um jantar especial e apresentações artísticas. Essa visita reforçou os laços entre a liderança salesiana e a comunidade, destacando a importância histórica das instituições visitadas e o compromisso contínuo dos salesianos com sua missão educacional e espiritual.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Inspetoria Santo Afonso de Ligório