RSB na Cerimônia de Certificação 2024 do Selo Social DF
29/02/2024

RSB na Cerimônia de Certificação 2024 do Selo Social DF

RSB na Cerimônia de Certificação 2024 do Selo Social DF
Fotos: Rede Salesiana Brasil

Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (28), no auditório da Escola Salesiana Brasília (ESB), mais uma edição da Cerimônia de Certificação do Selo Social DF. O evento certificou 65 instituições da capital federal que concluíram as etapas do Programa a partir de projetos que impactam positivamente suas comunidades.

Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), patrocinadora nacional do Selo Social, estiveram presentes os Diretores Executivos, Irmã Silvia Aparecida da Silva e Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, além do Formador da Ação Social, Eduardo dos Santos Batista.

A certificação do Selo Social no DF foi comandada pelo Presidente do Instituto Selo Social, Fernando Assanti, e a Diretora Executiva, Carina Giunco. A abertura do evento contou com a apresentação de dança dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Salesiana Brasília (ESB). Este ano, o Selo Social também celebrou a parceria com os influencers Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos, um casal que decidiu vender tudo e para viajar pelo mundo, em busca de bons exemplos. Eles não puderam estar presentes no evento, mas enviaram um recado emocionante aos participantes com o pedido de que “não parem o bem que estão fazendo”.

  

Relembrando a tocante pedido dos Caçadores de Bons Exemplos, Ir. Silvia também deixou um recado às instituições participantes: “Quem diz para não pararmos? São aqueles que estão juntos conosco, nas nossas instituições, ajudando a transformar o nosso mundo. Se a gente perder essa capacidade de sonhar, de acreditar que um outro lugar é possível, que a gente consegue viver em harmonia, respeitando o ser humano naquilo que ele tem de essência, a gente vira um zumbi, perambulando pelas metrópoles do nosso país e não estaríamos vivendo o sonho que Deus tem para cada um de nós de que tenhamos vida e vida plena. Então, em nome da Rede Salesiana Brasil, eu gostaria de, mais uma vez, reafirmar o nosso compromisso junto aos Selo Social de espalhar essa corrente do bem por todos os estados do Brasil”.

Logo em seguida, em sua fala, Pe. Sérgio traz uma bonita relação do trabalho desenvolvido pelas instituições certificadas e o sonho de Dom Bosco: “A ação e a responsabilidade social que todos nós cultivamos e cada um de vocês também premiados nessa tarde, exige muito mais de nós, exige várias competências correlatas para que a gente possa, de fato, chegar onde a gente traz como objetivo, não para nós, mas para quem precisa, para situações, espaços, pessoas que realmente precisam dessa ação de maneira qualificada. Nós estamos refletindo, como Rede Salesiana, o Sonho de Dom Bosco esse ano no mundo todo e a gente compartilha com vocês o sonho que cada instituição, cada grupo, cada organização também vem sonhando junto aqui nas terras do Distrito Federal”.

   

Ao todo, foram certificados 194 projetos, que somaram 626 impactos sociais e 193.510 atendimentos à população. Além das iniciativas que cada organização já desenvolve individualmente, os participantes se uniram e criaram projetos coletivos em prol da comunidade, somando um total de seis projetos coletivos:

Projeto educacional “FortaleSER” - ofertou aulas e oficinas nos eixos de direitos humanos, educação para a cidadania e cultura de paz.

Iniciativa “DiverCidade” - criou um catálogo on-line mostrando a multiplicidade de opções de cultura, lazer, esporte e iniciativas sociais no Distrito Federal. 

Projeto “Multiplica” - promoveu oficinas sobre cultivo, plantio e colheita, resultando na criação de uma horta no Instituto Pipoquinha, que atende crianças, idosos e famílias vulneráveis.

Iniciativa “Mais de Nós” - promoveu diversas atividades gratuitas de estímulo à atividade física, saúde emocional e atividades recreativas.

Projeto “Empodera” - fez intervenções para estimular o empoderamento feminino em mulheres que vivem em condições de vulnerabilidade social.

Projeto “Ponte Social” - criou uma cartilha com informações sobre captações de recursos para instituições.

Além da placa celebrativa pelo patrocínio nacional da Rede Salesiana Brasil, o que permite que o Selo Social seja gratuito para as instituições que desejarem aderir à proposta, a RSB também foi novamente certificada pelos trabalhos sociais desenvolvidos. Como presenças locais da RSB, também foram certificadas a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Escola Salesiana Brasília (ESB) e a Obra Social Centro Salesiano do Jovem Aprendiz do Distrito Federal (CESAM/DF).

   

A certificação do Selo Social é concedida às organizações que demostrem compromisso social alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o ano de 2023, os participantes tiveram formações presenciais e assessoria individual com especialistas do Selo, com intuito de mensurarem o impacto social das ações que desenvolvem, além de planejarem projetos em parceria.

Conheça mais sobre o Selo Social e saiba como participar do próximo ciclo clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Mais Recentes

Setores para a Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA refletem sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano

Na quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, os Setores de Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) iniciaram o novo ano com renovado entusiasmo e um compromisso conjunto com os jovens, movidos pelo intenso amor de Dom Bosco e Madre Mazzarello pelos jovens. Em uma tarde de trabalho on-line, os dois Setores participaram de um encontro significativo voltado à escuta e à reflexão sobre os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), com o objetivo de identificar novas estratégias para fortalecer e dinamizar o Movimento no contexto atual. O encontro foi marcado por uma abordagem centrada no diálogo, colocando no centro da reflexão as vozes, as esperanças e as expectativas dos jovens, com especial atenção ao presente e ao futuro do MJS. Um primeiro momento de oração, que chamou a presença de Deus e a atuação do Espírito Santo, precedido por uma mensagem introdutória do P. Rafael Bejarano, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, definiu o clima e orientou os temas dos diálogos e partilhas que se seguiram. O centro da reflexão foi o Decálogo SDB–FMA, que ressalta a colaboração como condição indispensável para a eficácia da missão compartilhada. Também receberam atenção especial os sonhos dos jovens para o Movimento Juvenil Salesiano e a necessidade de fortalecer a Espiritualidade Juvenil Salesiana como valor fundamental e elemento unificador do Movimento. Os sonhos expressos pelos jovens revelaram-se, ao mesmo tempo, desafio e oportunidade: desafio que convida a Família Salesiana a repensar suas opções educativas e pastorais e oportunidade que abre caminhos de renovação, participação e corresponsabilidade. Nessa perspectiva, o percurso iniciado pelos dois Setores se configura como uma expressão concreta da sinodalidade, não apenas como método de trabalho, mas como modo de ser Igreja e de viver o espírito salesiano. Por meio de um diálogo aberto e de um discernimento compartilhado, os Setores de Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA iniciaram uma busca conjunta por estratégias que fortaleçam a colaboração e tornem a ação pastoral ainda mais eficaz. O encontro reafirmou o desejo comum de caminhar juntos, valorizando a complementaridade dos carismas e promovendo um Movimento Juvenil Salesiano fiel ao sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, cada vez mais próximo da vida concreta e das aspirações dos jovens de hoje. O encontro terminou em clima de alegria e esperança, com uma mensagem final da Ir. Runita Borja, Conselheira Geral responsável pela Pastoral Juvenil das FMA. Ela enfatizou o senso de união e o compromisso conjunto de caminhar com os representantes locais e regionais na missão em prol dos jovens. Inspirando-se na Evangelii Gaudium, a religiosa enfatizou a relevância de atuar com os jovens, e não somente para eles, ressaltando a necessidade de acompanhar, ouvir e trilhar o caminho juntos em todas as ações pastorais. Fonte: Agência Info Salesiana

Educação salesiana a serviço da Igreja: Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora dialogam com o Dicastério para a Cultura e a Educação

Na segunda-feira passada, 12 de janeiro de 2026, algumas das principais autoridades dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com representantes de suas instituições acadêmicas e do Dicastério da Santa Sé encarregado dos campos da cultura e educação, se reuniram no Vaticano para uma ocasião de escuta e ponderação conjunta sobre o significado e as perspectivas da missão educativa salesiana no cenário contemporâneo. O encontro foi presidido pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Em nome da Família Salesiana, estiveram presentes o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio SDB e a Vigária da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. María del Rosario García Ribas. Também participaram os responsáveis pelas duas principais instituições universitárias da Família Salesiana: representando a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), o Reitor Magnífico, P. Andrea Bozzolo, acompanhado pelo Decano da área educacional da UPS, P. Antonio Dellagiulia SDB e, como representante da área universitária das FMA, a Diretora da Faculdade Auxilium, Ir. Piera Ruffinatto e a Vice-Diretora, Ir. Martha Séïde. O evento contou ainda com a participação dos dois Conselheiros Gerais para a Pastoral Juvenil: para a FMA, Ir. Runita Borja e, para os Salesianos de Dom Bosco, o P. Rafael Bejarano. O assunto focou na missão educacional e carismática que os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora realizam conjuntamente, com ênfase nas áreas do ensino superior, nas instituições de ensino e nos centros de formação profissional. Ficou evidente que essa missão tem origem no carisma herdado de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e segue direcionada, de forma prioritária, ao atendimento dos jovens mais pobres e vulneráveis. Os participantes admitiram que um dos desafios preponderantes dos dias atuais consiste em manter, de maneira autêntica, o carisma salesiano, sem negligenciar sua força profética e, ao mesmo tempo, dedicar atenção à esfera institucional das iniciativas educativas e acadêmicas. Esse cuidado é fundamental para garantir a qualidade da proposta formativa e manter um diálogo credível e fecundo com as realidades culturais, sociais e eclesiais dos países e continentes onde a Família Salesiana está presente. O diálogo com o cardeal Tolentino de Mendonça esclareceu que as instituições educativas salesianas, em particular as de ensino superior, têm a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento holístico do ser humano e para a transformação cultural, favorecendo uma perspectiva fundamentada no Evangelho e direcionada à edificação do Reino de Deus. A educação vivida no estilo salesiano foi reconhecida como um espaço privilegiado de encontro entre fé e cultura, capaz de gerar esperança, responsabilidade social e compromisso com o bem comum. A reunião foi finalizada com o compromisso mútuo de perpetuar a trajetória de cooperação entre as distintas realidades salesianas, reforçando as sinergias já estabelecidas e valorizando o legado educativo e carismático comum, a fim de que as instituições universitárias, escolares e formativas consigam responder com inovadora criatividade aos desafios do mundo atual, mantendo-se fiéis à sua origem e à sua missão em prol dos jovens. Fonte: Agência Info Salesiana

Salesianos realizam retiro anual em Campo Grande e renovam votos religiosos

Os salesianos da Inspetoria de Campo Grande realizaram o Retiro Anual dos SDBs entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2026, na Casa de Retiros Lagoa da Cruz, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu membros da congregação em uma programação que integrou oração, liturgia, reflexão e convivência comunitária, sob a direção do padre Paulo Fernando Vendrame. Abertura e condução do retiro A programação começou no domingo (04/01) com jantar seguido da abertura. O primeiro momento teve as palavras do inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, uma reflexão inicial do pregador, P. Damásio Raimundo Santos de Medeiros, SDB, e a oração das Completas, marcando o início do tempo de recolhimento e escuta. Ritmo diário de oração e reflexão Entre os dias 5 e 9 de janeiro, o retiro seguiu um ritmo diário que começou às 6h30 com o despertar e prosseguiu com Laudes, café da manhã e reflexão do pregador. O período da manhã incluiu meditação pessoal e celebração da Eucaristia às 11h15. À tarde, os participantes rezaram juntos a Hora Média, seguida por uma nova reflexão, meditação pessoal e Vésperas. Os dias se encerraram com jantar, Oração do Santo Terço e ‘Boa-noite’ com Completas, compondo um itinerário contínuo de oração e silêncio. Celebrações especiais ao longo da semana A programação teve ainda momentos específicos de celebração. Na quinta-feira (08/01), aconteceu a Adoração Eucarística com Vésperas às 17h30, sob a condução do padre João Molina. Já na sexta-feira (09/01), às 15h45, aconteceu a Celebração Penitencial, conduzida pelo padre Andelson, oferecendo espaço para exame de consciência e reconciliação. Houve ainda uma celebração especial no mausoléu dos salesianos, em sufrágio das almas de todos os salesianos falecidos. A Santa Missa foi presidida pelo P. Klemens (Clemente) Deja. Outro momento especial foi o ‘Boa noite’ e a Santa Missa presidida pelo P. Delmiro Júnior. O salesiano completou 15 anos de ordenação sacerdotal e contou um pouco da sua história de vocação para os irmãos. Na homilia, fez referência à liturgia da Epifania do Senhor e lembrou a importância do fortalecimento diário da fé. “O coração humano é guiado pela fé! Muitas vezes, as pessoas pensam que “ter fé” é esperar e constatar atos miraculosos, por meio dos quais, Deus intervém na ordem natural das coisas. (…) O “homem de fé age” mediante a virtude da caridade,” destacou.Na terça-feira (06/01), a Santa Missa foi presidida pelo P. Elias Roberto que, naquela data, completava 25 anos de sacerdócio. O jubileu sacerdotal foi recordado na homilia com a memória histórica das presenças onde atuou na inspetoria e nas funções exercidas ao longo do período. Encerramento com renovação e envio O retiro se encerrou no sábado (10/01). As atividades começaram com as Laudes, café da manhã e reflexão do pregador, seguida dos agradecimentos. Às 10h30, a Santa Eucaristia, presidida pelo inspetor, P. Adalberto Alves de Jesus, marcou a renovação da profissão religiosa dos salesianos e o envio. Nesse momento, os padres Adalberto e Paulo Fernando conduziram a renovação dos votos, reafirmando o compromisso salesiano diante da comunidade reunida. O encontro se concluiu com o almoço ao meio-dia.   Euclides Fernandes da MSMT

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil