Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (28), no auditório da Escola Salesiana Brasília (ESB), mais uma edição da Cerimônia de Certificação do Selo Social DF. O evento certificou 65 instituições da capital federal que concluíram as etapas do Programa a partir de projetos que impactam positivamente suas comunidades.
Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), patrocinadora nacional do Selo Social, estiveram presentes os Diretores Executivos, Irmã Silvia Aparecida da Silva e Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, além do Formador da Ação Social, Eduardo dos Santos Batista.
A certificação do Selo Social no DF foi comandada pelo Presidente do Instituto Selo Social, Fernando Assanti, e a Diretora Executiva, Carina Giunco. A abertura do evento contou com a apresentação de dança dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Salesiana Brasília (ESB). Este ano, o Selo Social também celebrou a parceria com os influencers Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos, um casal que decidiu vender tudo e para viajar pelo mundo, em busca de bons exemplos. Eles não puderam estar presentes no evento, mas enviaram um recado emocionante aos participantes com o pedido de que “não parem o bem que estão fazendo”.
Relembrando a tocante pedido dos Caçadores de Bons Exemplos, Ir. Silvia também deixou um recado às instituições participantes: “Quem diz para não pararmos? São aqueles que estão juntos conosco, nas nossas instituições, ajudando a transformar o nosso mundo. Se a gente perder essa capacidade de sonhar, de acreditar que um outro lugar é possível, que a gente consegue viver em harmonia, respeitando o ser humano naquilo que ele tem de essência, a gente vira um zumbi, perambulando pelas metrópoles do nosso país e não estaríamos vivendo o sonho que Deus tem para cada um de nós de que tenhamos vida e vida plena. Então, em nome da Rede Salesiana Brasil, eu gostaria de, mais uma vez, reafirmar o nosso compromisso junto aos Selo Social de espalhar essa corrente do bem por todos os estados do Brasil”.
Logo em seguida, em sua fala, Pe. Sérgio traz uma bonita relação do trabalho desenvolvido pelas instituições certificadas e o sonho de Dom Bosco: “A ação e a responsabilidade social que todos nós cultivamos e cada um de vocês também premiados nessa tarde, exige muito mais de nós, exige várias competências correlatas para que a gente possa, de fato, chegar onde a gente traz como objetivo, não para nós, mas para quem precisa, para situações, espaços, pessoas que realmente precisam dessa ação de maneira qualificada. Nós estamos refletindo, como Rede Salesiana, o Sonho de Dom Bosco esse ano no mundo todo e a gente compartilha com vocês o sonho que cada instituição, cada grupo, cada organização também vem sonhando junto aqui nas terras do Distrito Federal”.
Ao todo, foram certificados 194 projetos, que somaram 626 impactos sociais e 193.510 atendimentos à população. Além das iniciativas que cada organização já desenvolve individualmente, os participantes se uniram e criaram projetos coletivos em prol da comunidade, somando um total de seis projetos coletivos:
Projeto educacional “FortaleSER” - ofertou aulas e oficinas nos eixos de direitos humanos, educação para a cidadania e cultura de paz.
Iniciativa “DiverCidade” - criou um catálogo on-line mostrando a multiplicidade de opções de cultura, lazer, esporte e iniciativas sociais no Distrito Federal.
Projeto “Multiplica” - promoveu oficinas sobre cultivo, plantio e colheita, resultando na criação de uma horta no Instituto Pipoquinha, que atende crianças, idosos e famílias vulneráveis.
Iniciativa “Mais de Nós” - promoveu diversas atividades gratuitas de estímulo à atividade física, saúde emocional e atividades recreativas.
Projeto “Empodera” - fez intervenções para estimular o empoderamento feminino em mulheres que vivem em condições de vulnerabilidade social.
Projeto “Ponte Social” - criou uma cartilha com informações sobre captações de recursos para instituições.
Além da placa celebrativa pelo patrocínio nacional da Rede Salesiana Brasil, o que permite que o Selo Social seja gratuito para as instituições que desejarem aderir à proposta, a RSB também foi novamente certificada pelos trabalhos sociais desenvolvidos. Como presenças locais da RSB, também foram certificadas a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Escola Salesiana Brasília (ESB) e a Obra Social Centro Salesiano do Jovem Aprendiz do Distrito Federal (CESAM/DF).
A certificação do Selo Social é concedida às organizações que demostrem compromisso social alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o ano de 2023, os participantes tiveram formações presenciais e assessoria individual com especialistas do Selo, com intuito de mensurarem o impacto social das ações que desenvolvem, além de planejarem projetos em parceria.
Conheça mais sobre o Selo Social e saiba como participar do próximo ciclo clicando aqui.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil