29/02/2024

RSB na Cerimônia de Certificação 2024 do Selo Social DF

RSB na Cerimônia de Certificação 2024 do Selo Social DF
Fotos: Rede Salesiana Brasil

Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (28), no auditório da Escola Salesiana Brasília (ESB), mais uma edição da Cerimônia de Certificação do Selo Social DF. O evento certificou 65 instituições da capital federal que concluíram as etapas do Programa a partir de projetos que impactam positivamente suas comunidades.

Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), patrocinadora nacional do Selo Social, estiveram presentes os Diretores Executivos, Irmã Silvia Aparecida da Silva e Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, além do Formador da Ação Social, Eduardo dos Santos Batista.

A certificação do Selo Social no DF foi comandada pelo Presidente do Instituto Selo Social, Fernando Assanti, e a Diretora Executiva, Carina Giunco. A abertura do evento contou com a apresentação de dança dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Salesiana Brasília (ESB). Este ano, o Selo Social também celebrou a parceria com os influencers Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos, um casal que decidiu vender tudo e para viajar pelo mundo, em busca de bons exemplos. Eles não puderam estar presentes no evento, mas enviaram um recado emocionante aos participantes com o pedido de que “não parem o bem que estão fazendo”.

  

Relembrando a tocante pedido dos Caçadores de Bons Exemplos, Ir. Silvia também deixou um recado às instituições participantes: “Quem diz para não pararmos? São aqueles que estão juntos conosco, nas nossas instituições, ajudando a transformar o nosso mundo. Se a gente perder essa capacidade de sonhar, de acreditar que um outro lugar é possível, que a gente consegue viver em harmonia, respeitando o ser humano naquilo que ele tem de essência, a gente vira um zumbi, perambulando pelas metrópoles do nosso país e não estaríamos vivendo o sonho que Deus tem para cada um de nós de que tenhamos vida e vida plena. Então, em nome da Rede Salesiana Brasil, eu gostaria de, mais uma vez, reafirmar o nosso compromisso junto aos Selo Social de espalhar essa corrente do bem por todos os estados do Brasil”.

Logo em seguida, em sua fala, Pe. Sérgio traz uma bonita relação do trabalho desenvolvido pelas instituições certificadas e o sonho de Dom Bosco: “A ação e a responsabilidade social que todos nós cultivamos e cada um de vocês também premiados nessa tarde, exige muito mais de nós, exige várias competências correlatas para que a gente possa, de fato, chegar onde a gente traz como objetivo, não para nós, mas para quem precisa, para situações, espaços, pessoas que realmente precisam dessa ação de maneira qualificada. Nós estamos refletindo, como Rede Salesiana, o Sonho de Dom Bosco esse ano no mundo todo e a gente compartilha com vocês o sonho que cada instituição, cada grupo, cada organização também vem sonhando junto aqui nas terras do Distrito Federal”.

   

Ao todo, foram certificados 194 projetos, que somaram 626 impactos sociais e 193.510 atendimentos à população. Além das iniciativas que cada organização já desenvolve individualmente, os participantes se uniram e criaram projetos coletivos em prol da comunidade, somando um total de seis projetos coletivos:

Projeto educacional “FortaleSER” - ofertou aulas e oficinas nos eixos de direitos humanos, educação para a cidadania e cultura de paz.

Iniciativa “DiverCidade” - criou um catálogo on-line mostrando a multiplicidade de opções de cultura, lazer, esporte e iniciativas sociais no Distrito Federal. 

Projeto “Multiplica” - promoveu oficinas sobre cultivo, plantio e colheita, resultando na criação de uma horta no Instituto Pipoquinha, que atende crianças, idosos e famílias vulneráveis.

Iniciativa “Mais de Nós” - promoveu diversas atividades gratuitas de estímulo à atividade física, saúde emocional e atividades recreativas.

Projeto “Empodera” - fez intervenções para estimular o empoderamento feminino em mulheres que vivem em condições de vulnerabilidade social.

Projeto “Ponte Social” - criou uma cartilha com informações sobre captações de recursos para instituições.

Além da placa celebrativa pelo patrocínio nacional da Rede Salesiana Brasil, o que permite que o Selo Social seja gratuito para as instituições que desejarem aderir à proposta, a RSB também foi novamente certificada pelos trabalhos sociais desenvolvidos. Como presenças locais da RSB, também foram certificadas a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Escola Salesiana Brasília (ESB) e a Obra Social Centro Salesiano do Jovem Aprendiz do Distrito Federal (CESAM/DF).

   

A certificação do Selo Social é concedida às organizações que demostrem compromisso social alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o ano de 2023, os participantes tiveram formações presenciais e assessoria individual com especialistas do Selo, com intuito de mensurarem o impacto social das ações que desenvolvem, além de planejarem projetos em parceria.

Conheça mais sobre o Selo Social e saiba como participar do próximo ciclo clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

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ENAC 2025 se despede em Aparecida com compromisso renovado dos comunicadores salesianos

Quarto e último dia do Encontro Nacional de Comunicação da RSB foi marcado por escuta ativa, construção de compromissos conjuntos e Celebração Eucarística Chegou ao fim, neste sábado (09), o III Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC 2025), reunindo comunicadores, gestores e representantes das Inspetorias Salesianas de todo o país no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). A primeira atividade do dia foi a orientação aos grupos por Inspetoria, conduzida pelos moderadores do dia, Pe. Francisco Alves de Lima (Chicão) e Ir. Luzinete Rego Freitas. Em seguida, os participantes foram encaminhados às salas temáticas, por inspetoria, para um momento de partilha, escuta e definição de compromissos, baseados nas reflexões, oficinas e vivências dos dias anteriores. As devolutivas coletadas foram apresentadas em uma plenária final, marcada por entusiasmo, senso de missão e o desejo comum de fortalecer a presença salesiana nos ambientes comunicacionais, com foco em planejamento estratégico, inovação tecnológica com ética, capacitação contínua e sinergia entre pastoral, escola e ação social.  Encerrando oficialmente o ENAC 2025, todos se reuniram na arena do Centro de Eventos para a Celebração Eucarística, que selou o encontro com um clima de espiritualidade, agradecimento e envio missionário. Foi um momento de profunda comunhão, no qual os participantes puderam entregar a Deus os frutos do encontro e renovar seu compromisso como comunicadores a serviço da esperança, da paz e da juventude. “Foram dias intensos e profundamente inspiradores. O ENAC 2025 confirmou que a comunicação salesiana é, de fato, uma dimensão carismática, essencial e imprescindível para o fortalecimento e o posicionamento de nossas presenças. É uma missão que exige profissionalismo, dedicação, espiritualidade e escuta atenta, e que merece ser reconhecida e valorizada. Partimos daqui enviados, com o compromisso de levar essa experiência transformadora a cada canto do Brasil”, destacou Maria Dantas, Coordenadora Nacional de Comunicação. Um encontro, muitos frutos O ENAC 2025 reuniu mais de 220 participantes de diversas regiões do Brasil, entre salesianos, salesianas, leigos e jovens, durante quatro dias de atividades formativas, espirituais e colaborativas. A programação contou com palestras, workshops, painéis temáticos e oficinas sobre temas como inteligência artificial, captação de recursos e alunos, planejamento de comunicação, LGPD, gestão de crises e inovação no setor educacional. Além da formação, o evento promoveu espaços de convivência, espiritualidade e articulação em rede, reforçando a identidade comum e a corresponsabilidade de todos que atuam na missão salesiana de educar e evangelizar por meio da comunicação. Com o tema “Comunicação Salesiana e Tecnologias Emergentes”, o encontro reafirmou a importância de uma comunicação enraizada nos valores de Dom Bosco e Madre Mazzarello, uma comunicação que educa para o bem, transforma vidas e constrói pontes entre os jovens e a Igreja, integrando com responsabilidade e criatividade as tecnologias e os desafios próprios do nosso tempo.     Acesse as fotos da tarde deste quarto dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Confira o relato de alguns participantes da oficina:- Giuliano: “Montar um plano, além do planejamento, e saber comunicar seus objetivos é fundamental para a captação, reforçando nosso trabalho na captação para nossas frentes de trabalho”.- Karina Bilhalva da Cunha: “Se entenda como potência! Se é para captar recursos ou mobilizar pessoas, que o sonho seja grande como tudo o que envolve Dom Bosco!”. “Captação de alunos e inovações no mercado da educação”, com Renato da Rocha, convidou a olhar o ambiente externo (político, econômico, social, ecológico) como variável estratégica na construção da imagem e na captação. Renato ressaltou a necessidade de monitoramento de cenários e de clareza sobre o contexto que envolve cada instituição. Confira o relato de uma participante da oficina:- Tábata Corso: “O quanto temos clareza do que acontece, um pouco mais distante da nossa escola, mas que impacta diretamente… temos que monitorar esses cenários para fortalecer comportamentos de consumo. 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Destacou que o planejamento é ferramenta estratégica que dá sentido às ações comunicativas e que não se pode inventar novidades fora da identidade institucional. “Se não conheço a realidade na qual estou inserido, não poderei propor ideias e conteúdos adequados a essa realidade”.- Camila Rosero: “Super importante para auxiliar na elaboração de um projeto de comunicação. Maravilhosa!” "Inteligência artificial aplicada ao marketing", com Fabrício Felix Vieira, trouxe perspectivas práticas sobre como a IA pode apoiar planejamento, personalização de conteúdo e tomada de decisão, sem substituir a inteligência humana. Fabrício destacou que não é possível planejar marketing sem considerar a jornada do consumidor. Confira o relato de alguns participantes da oficina:Eduarda Victória Bezerra de Souza: “Foi uma oficina muito boa; aprendemos uma ferramenta de IA para planejamento e estratégia, aplicável a paróquias, obras sociais, escolas ou universidades. 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A palestra mostrou como a IA pode ser grande aliada na criação de estratégias, ajudando a entender o comportamento do público, personalizar conteúdos e tomar decisões com mais agilidade e precisão.”Reberson Ricci Ius: “Nós somos responsáveis por como queremos ser medidos.” "Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD": diretrizes práticas para a realidade salesiana, com Frank Ned, ofereceu orientações aplicáveis ao cotidiano das obras salesianas, com foco em procedimentos práticos, responsabilização e proteção de dados de alunos, famílias e colaboradores. A oficina buscou traduzir a legislação para rotinas institucionais e enfatizar a necessidade de políticas claras e prevenção. Confira o relato de um participante da oficina:Euclides Fernandes: A partir da descrição do tema da lei geral de proteção de dados, foi apresentada a definição de que o objetivo da lei é a proteção do indivíduo. "Os gestores de empresas se preocupam com a multa pela não aplicação da lei, mas ela fala da proteção do indivíduo", declarou. "Gestão de crise e comunicação institucional: estratégias para proteger a reputação em tempos de turbulência", com Jakson Pereira, tratou da inevitabilidade das crises e da necessidade de preparação, planejamento e fala firme. A oficina ressaltou que silêncio e improviso pioram crises e que a atuação em rede fortalece marcas e credibilidade. Confira o relato de alguns participantes da oficina:Gislan Vitalino: “Gostei da frase do Jakson, que disse: ‘Crises são inevitáveis. Desespero é opcional’. O momento foi muito enriquecedor. 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O palestrante conduziu uma excelente palestra, com muitos tópicos práticos da nossa realidade e dicas importantes para conduzir crises da melhor forma possível.” As oficinas ofereceram um espaço de escuta, partilha e aprofundamento técnico, promovendo o fortalecimento das competências comunicacionais em todas as frentes da missão: educação, pastoral, ação social e gestão institucional, reafirmando o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a qualidade, a identificação carismática e a presença efetiva junto aos jovens e às comunidades. O dia foi encerrado com a tradicional “Boa Noite Salesiana”, conduzida pelos coordenadores Eduardo Rogério Schmitz (Inspetoria São Pio X) e Euclides Fernandes Brites (Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório), reforçando o sentido de comunhão e corresponsabilidade no compromisso de comunicar com autenticidade, zelo pastoral e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. O ENAC 2025 seguiu até sábado (09/08), aprofundando temas estratégicos da comunicação e consolidando redes de cooperação e protagonismo entre os comunicadores das diversas presenças salesianas do Brasil.     Acesse as fotos da tarde deste terceiro dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

ENAC 2025: Manhã do terceiro dia discute como a inteligência artificial pode fortalecer a comunicação nas presenças salesianas

O terceiro dia do III Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC 2025), realizado nesta sexta-feira (08/08), foi marcado por uma intensa programação formativa voltada para a reflexão e a prática da comunicação em sintonia com as tecnologias emergentes e os desafios contemporâneos da missão salesiana. As atividades foram iniciadas com um momento de oração conduzido pela Ir. Kelly Gaioso de Andrade, Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Maria Auxiliadora, que acolheu os participantes no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida/SP. “Somos comunicadores no tempo do cansaço, mas escolhemos semear esperança. Esperança que nasce do Evangelho, que se traduz em gestos simples, em palavras que consolam, em redes que se aproximam”, disse Ir. Kelly durante a oração. A espiritualidade salesiana norteou a abertura do dia, lembrando que comunicar é também um ato de esperança, de fé e de compromisso com os jovens. Na sequência, o workshop conduzido por Felipe Rodrigues, com o tema “Tecnologias emergentes e IAs que potencializam o trabalho salesiano”, proporcionou uma imersão nas possibilidades de uso da inteligência artificial na comunicação institucional, educativa e pastoral.  Felipe mostrou que a IA já é uma realidade presente em diversos setores e destacou a importância de utilizá-la com intencionalidade, ética e discernimento. “A IA não é um gênio da lâmpada, mas um adolescente genial que precisa de orientação”, afirmou, alertando para o risco da dependência tecnológica sem criticidade. Segundo ele, o diferencial humano, como a criatividade, o senso de propósito e a escuta sensível, permanece insubstituível, especialmente em ambientes educativos carismáticos como os da missão salesiana.  Felipe convidou os participantes a refletirem sobre como a IA pode ser usada para ampliar a personalização do ensino, otimizar tarefas administrativas e potencializar a comunicação sem perder de vista aquilo que é essencial: o relacionamento próximo, a presença ativa e a formação integral dos jovens. “A inteligência artificial já não é mais futuro, ela está entre nós, moldando como buscamos informações, consumimos conteúdo e nos relacionamos com o mundo digital. O desafio não é mais adotar ou não, mas como fazer isso com responsabilidade e propósito” Destacou-se, ainda, um estudo recente do MIT, que comparou o desempenho de pessoas que escreveram textos com ou sem o apoio de ferramentas de IA. A pesquisa revelou que aqueles que recorreram diretamente à inteligência artificial apresentaram menor conectividade cerebral, menos senso de autoria sobre o que escreveram e dificuldade em lembrar ou citar suas próprias produções.  Para Felipe, o dado é um alerta: “A IA não é para preguiçosos. Ela pode ser uma aliada poderosa, desde que venha depois do pensamento crítico e da ativação da nossa própria inteligência”. Inspirado por essa lógica, o palestrante propôs uma reflexão: como Dom Bosco utilizaria a IA hoje? A resposta, segundo ele, passa pelo uso virtuoso e educativo da tecnologia, automatizando tarefas repetitivas, personalizando o aprendizado e ampliando a comunicação, sem jamais substituir o relacionamento humano. Entre os principais insights deixados por Felipe Rodrigues, destacam-se: “Se algo é repetitivo, pode ser automatizado. Isso não é um problema, é uma oportunidade para que comunicadores dediquem mais tempo ao essencial: o relacionamento humano.” “A inteligência artificial já não é mais futuro, ela está entre nós, moldando como buscamos informações, consumimos conteúdo e nos relacionamos com o mundo digital. O desafio não é mais adotar ou não, mas como fazer isso com responsabilidade e propósito.” A manhã do ENAC 2025, assim, reforçou o papel estratégico da comunicação como ponte entre o carisma salesiano e as transformações do nosso tempo, com os olhos no futuro, mas os pés firmes na missão de educar e evangelizar jovens.     Acesse as fotos da manhã deste terceiro dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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