Salesianas comemoram 100 anos de presença na Amazônia
29/02/2024

Salesianas comemoram 100 anos de presença na Amazônia

Salesianas comemoram 100 anos de presença na Amazônia
Foto: Vatican News

A Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia está recebendo a visita da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola. O motivo da presença da Superiora Geral da Congregação é a celebração dos 100 anos da chegada das primeiras salesianas na Amazônia.

Um momento de grande animação para aquelas que hoje continuam o trabalho iniciado em 1923, na diocese de São Gabriel da Cachoeira, e que têm esperado a chegada da Madre Geral com muita alegria, segundo foi comentado na Missa de Ação de Graças, presidida pelo cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1), realizada nesta sexta-feira (23), na sede da Inspetoria, em Manaus.

A Madre Geral destacou que comemorar o centenário é um acontecimento muito grande, afirmando que “nós estamos aqui porque as irmãs, corajosas e sem medo, chegaram aqui com a força do amor”. A religiosa insistiu em que “hoje, Deus nos pede o mesmo coração, o mesmo entusiasmo, a mesma convicção”, mostrando seu desejo de que “nós saibamos encarnar a força do carisma neste momento histórico, que não é muito feliz, mas é o nosso momento”. Finalmente ela pediu que a Inspetoria possa continuar crescendo com santas vocações. A Madre Geral também visita São Gabriel da Cachoeira, o local onde iniciou a presença das salesianas na Amazônia, “um momento de celebração, de lembrança, memória, agradecimento a Deus”, segundo a Ir. Carmelita Conceição, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia.

Dom Leonardo agradeceu o convite para poder participar do encerramento da celebração dos 100 anos de presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Amazônia, “uma presença fecunda, uma presença missionária, uma presença consoladora, uma presença educadora”. O arcebispo insistiu em “recordar tantas irmãs que deram a vida pela missão”.

Uma presença inspirada nas palavras da Madre Mazzarello, cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA): “coragem, avancemos com um coração grande e generoso”. Mas também nas palavras do Papa Francisco às capitulares: “não esquecer a graça das origens”, que as salesianas querem viver nestes dias, um tempo especial de graça, um kairós, que as leve a lembrar “as remadas nas viagens nesta exuberante Amazônia, feitas com fé, amor, alguns espinhos, coragem e gratidão”, sabendo que o rio continua.

O cardeal Steiner, inspirado no texto evangélico da Visitação de Maria a Isabel, disse que “talvez, as irmãs que vieram 100 anos atrás, vieram também com passos apressados porque haviam concebido Jesus”, uma ideia presente em São Francisco de Assis, que dizia que “nós devemos conceber a Palavra de Deus a dá-lo à luz”. Ele disse imaginar “aquelas irmãs que no despojamento vieram com alegria, apressadamente, porque vieram com disposição, com disponibilidade, vieram como verdadeiras missionárias, porque perceberam que Deus havia dado a elas uma tarefa, uma verdadeira missão”.

O presidente do Regional Norte1 da CNBB destacou a falta de arrogância, o despojamento e a simplicidade nas irmãs que “tiveram que vir descalças, disponíveis, para pode fazer com que a presença fosse um anúncio”. Ele ressaltou as muitas comunidades indígenas que “pela presença de Deus nas irmãs, pela presença do Verbo Encarnado nas irmãs, começaram a perceber que havia uma novidade, que havia uma Boa Nova, que havia um Evangelho, a ser ouvido, mas também vivido”.

O cardeal pediu “seguir os passos dessas primeiras irmãs, termos um mesmo passo apressado, um passo alegre, um passo disponível, um passo livre, para que de novo Deus possa se encarnar no mundo de hoje, para que a Palavra seja encarnada, vivida, para que a Palavra dê novo motivo de transformação”. Se dirigindo à Madre Geral, ele pediu que sua presença seja “essa presença do carisma, e no carisma ser essa presença de Jesus”, e que sua presença “nos ajude a todos a sermos cada vez mais essa presença que anuncia”.

Confira as fotos da visita clicando aqui.

Fonte: Vatican News / Por Padre Modino – Regional Norte 1 da CNBB

Mais Recentes

Novembro Azul: RSB reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde

Durante todo o mês de novembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) se une ao movimento mundial conhecido como Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa busca promover informação, cuidado e acolhimento, fortalecendo a cultura da prevenção entre colaboradores, educadores e comunidades educativas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele não melanoma. Apesar disso, muitos casos poderiam ser tratados com maior eficácia se identificados nas fases iniciais da doença. Por essa razão, o Novembro Azul desempenha um papel essencial na quebra de tabus, no incentivo ao autocuidado e na promoção do diálogo aberto sobre saúde masculina. Ao longo do mês, a RSB reforça mensagens de orientação e estímulo à prevenção, lembrando que exames regulares e acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce. Além disso, a campanha também chama atenção para outros aspectos importantes da saúde do homem, como a adoção de hábitos saudáveis, a prática regular de atividades físicas e o cuidado integral com o bem-estar físico e emocional. Mais do que aderir a uma campanha, a RSB reafirma seu compromisso institucional com a vida, a saúde e a dignidade dos homens que atuam nas presenças salesianas em todo o país. Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade, amor próprio e valorização da vida. Neste Novembro Azul, renovamos o convite: informar-se, prevenir-se e cuidar-se são atitudes que salvam vidas.

Ex-aluno salesiano é selecionado para a delegação oficial do Brasil na COP 30, na Amazônia

Manaus (AM) – O ex-aluno da Escola Salesiana Santa Teresinha, Netto Santos, 29 anos, foi selecionado para compor a delegação oficial do Brasil na COP 30 — Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que está sendo realizada em Belém (PA). Atualmente gestor de marketing da Escola Salesiana Mazzarello, em Manaus, Netto desembarcou na capital paraense para participar do maior evento global dedicado às negociações climáticas. Durante o evento, Netto não apenas acompanhará as principais pautas ambientais que envolvem o futuro do planeta, como também atuará como representante do Projeto Intercâmbio Educacional do Colégio Mazzarello — iniciativa que leva alunos da região amazônica a vivenciar a realidade local, estimulando tanto o resgate das raízes regionais quanto o aprendizado que vai além da sala de aula. Além disso, ele faz parte de um painel focado nos negócios da Amazônia, no qual apresentará como a educação e o empreendedorismo sustentável podem caminhar juntos para a preservação ambiental e a valorização das comunidades locais. “É uma honra representar o Mazzarello e poder levar a voz da Amazônia para um espaço global de decisões. A COP 30 é uma oportunidade de mostrar que a educação pode transformar realidades e inspirar soluções sustentáveis”, destacou Netto.   O que já foi debatido de domingo até aqui Desde a abertura da COP 30, alguns dos principais temas tratados incluem: A conferência teve início oficialmente em 10 de novembro de 2025 em Belém, com um forte tom de urgência: foi ressaltado que o aquecimento global de +1,5 °C já será ultrapassado, o que exige uma virada de atitude. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que essa COP deve ser “a COP da verdade” e a “COP da implementação”, apontando que é preciso menos discurso e mais ação. Um dos eixos centrais foi a financiamento climático: países em desenvolvimento exigem compromissos concretos em financiamento para adaptação e perdas e danos, enquanto países desenvolvidos enfrentam pressões para cumprir promessas anteriores. A tecnologia aparece como ferramenta estratégica: foi lançado, por exemplo, o hub digital “Green Digital Action Hub” e iniciativas de IA voltadas ao clima. A participação e protagonismo dos povos indígenas e das comunidades amazônicas também ganharam destaque, reivindicando voz ativa nas negociações. A COP 30 reúne líderes mundiais, cientistas, jovens e representantes da sociedade civil para definir estratégias e compromissos no combate às mudanças climáticas. A realização do evento na Amazônia reforça o protagonismo do Brasil nas discussões ambientais e destaca a importância da região na preservação do equilíbrio climático do planeta.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Escola Salesiana Mazzarello

COP30 Belém: esperança, compromisso e protagonismo juvenil amazônico iluminam o caminho rumo a um futuro sustentável

A COP30, que será realizada em Belém em 2025, destaca o protagonismo juvenil amazônico e o compromisso da educação salesiana com o cuidado da Casa ComumA 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada pela primeira vez no Brasil, ocorrerá entre 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém (PA). A edição histórica reunirá líderes mundiais, cientistas, representantes de povos originários, educadores, jovens e organizações da sociedade civil para debater soluções urgentes para a crise climática.O portal de notícias BBC destacou que esta será a maior COP já realizada em território brasileiro, com expectativa de mais de 75 mil participantes, um marco que coloca a Amazônia no centro das decisões globais sobre o futuro do planeta. Para a Rede Salesiana Brasil, cuja missão educativa inclui o cuidado com a “Casa Comum”, inspirada na espiritualidade de Dom Bosco, Madre Mazzarello e na Encíclica Laudato Si’, a COP30 representa um momento de reflexão, diálogo e ação concreta em defesa da vida. O que é a COP30?  O professor Ary Junior, do Colégio Mazzarello - Recife, preparou um conteúdo especial em seu perfil no Instagram ajudando os estudantes e educadores a entenderem a importância da conferência.No vídeo, ele explica que a COP é “o principal encontro mundial para discutir as mudanças climáticas e negociar acordos climáticos entre os países”. A COP30, em particular, será fundamental porque: marcará a revisão global dos esforços para limitar o aquecimento da Terra a 1,5°C; cobrará compromissos mais ambiciosos de descarbonização; trará a Amazônia como símbolo central da urgência ambiental; contará com forte participação de povos indígenas, juventudes e educadores. Segundo o professor Ary, “entender a COP é essencial para perceber que cada escolha, individual, comunitária ou governamental, impacta diretamente a vida na Terra”.Essa perspectiva dialoga profundamente com a pedagogia salesiana, que forma jovens conscientes, críticos e comprometidos com a construção do bem comum. Protagonismo salesiano na Amazônia: Netto Santos representa a região Norte na COP30 Entre os jovens brasileiros selecionados para integrar a delegação oficial está o amazonense Netto Santos, ex-aluno salesiano e atual gestor de marketing das SALESIANAS MAZZARELLO, em Manaus. Aos 24 anos, Netto leva para Belém o lema que tem guiado sua atuação: “Falar da Amazônia é nosso direito.” Com foco em inovação social, educomunicação e defesa dos territórios amazônicos, ele idealizou o Projeto de Letramento Digital Amazônico, que leva mini laboratórios de tecnologia para comunidades indígenas do Amazonas. A iniciativa capacita jovens e lideranças locais em: Inteligência Artificial Programação Cultura digital Negócios comunitários Uso ético e responsável da tecnologia O projeto envolve parcerias com DiversiData, LinuxTips e Makira-e’ta, Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas. “A tecnologia pode (e deve) estar a favor dos amazônidas.” Segundo ele, a COP30 será uma oportunidade de amplificar vozes que historicamente foram silenciadas. A matéria completa sobre o projeto está disponível em https://i9brasil.com.br/projeto-letramento-digital-amazonico-e-levado-para-cop30/ Educar para o cuidado: o compromisso salesiano com a Casa Comum A presença de educadores e ex-alunos salesianos na COP30 reforça a vocação da Rede Salesiana. Dom Bosco dizia que “a educação é coisa do coração”. Hoje, cuidar do coração do mundo (a Amazônia) é também missão educativa. Inspirados pelo convite do Papa Leão XIV a promover uma ética da responsabilidade diante dos desafios da Inteligência Artificial e da sustentabilidade, as escolas salesianas seguem empenhadas em: fortalecer projetos de educação ambiental; promover o protagonismo juvenil; incentivar práticas pedagógicas que integrem ciência, tecnologia e valores humanos; dialogar com comunidades tradicionais e iniciativas socioambientais. A COP30 não é apenas um evento internacional: é um chamado. E jovens como Netto Santos e educadores como o professor Ary Junior são sinais concretos de que a educação salesiana continua gerando líderes comprometidos com a vida, com o Evangelho e com o futuro da humanidade. Que a participação da Amazônia e da juventude brasileira ilumine caminhos de diálogo, justiça climática e cuidado integral com nossa Casa Comum. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil