16/02/2024

Selo e Carimbo Postal para o Bicentenário do ‘Sonho dos Nove Anos’

Selo e Carimbo Postal para o Bicentenário do ‘Sonho dos Nove Anos’
Foto: Divulgação

O Vaticano une-se à Família Salesiana para celebrar o Bicentenário do ‘Sonho dos Nove Anos’ de São João Bosco, sonho que inspirou toda a sua Obra e o seu Carisma; e o faz com um Selo e Carimbo Postal especiais, dedicados a esse importante aniversário.

O selo vaticano que celebra o aniversário reproduz uma pintura sobre tela criada em 1999 pelo pintor Mario Bogani (1932-2016) e conservada na Basílica Superior do Templo Dom Bosco, no Colle Don Bosco (Castelnuovo Don Bosco, Província de Ásti, Itália). Tem o valor nominal de 1,30 euro e o formato 40X30 milímetros, impresso em 21.200 folhas em miniatura, de 9 exemplares cada, numa tiragem total de 190.800 selos.

O desenho ilustra a visão do pequeno João, tal como ele próprio a contou nas suas Memórias Biográficas: “Pareceu-me estar perto de casa. Numa área bastante espaçosa onde uma multidão de meninos estava a brincar. Alguns riam, outros divertiam-se, não poucos blasfemavam. Ao ouvir as blasfêmias, lancei-me de pronto no meio deles, tentando, com socos e palavras, fazê-los calar... Neste momento, apareceu um homem venerando, de aspecto varonil, nobremente vestido. Um manto branco cobria-lhe o corpo; seu rosto, porém, era tão luminoso que eu não conseguia fitá-lo. Chamou-me pelo nome e mandou que me pusesse à frente daqueles meninos, acrescentando estas palavras: ‘Não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos. Põe-te imediatamente a instruí-los sobre a fealdade do pecado e a preciosidade da virtude’ – . ... Vi, então, a seu lado uma Senhora de aspecto majestoso, vestida de um manto resplandecente, como se cada uma de suas partes fosse uma estrela fulgurante...  Acenou para que me aproximasse e, tomando-me com bondade pela mão, disse: ‘Olha!’. Vi então que todos os meninos haviam fugido, e em lugar deles estava uma multidão de cabritos, cães, gatos, ursos e outros animais. ‘Eis o teu campo, onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte e robusto; e o que agora vês a esses animais, deves fazê-lo aos meus filhos... A seu tempo tudo compreenderás’”.

O carimbo postal tem formato circular e diâmetro de 38 mm. Traz uma obra gráfica livremente inspirada na temática do selo, representando o jovem João enquanto dorme, rodeado pelas figuras presentes no seu sonho: Jesus, a Virgem Maria, lobos e cordeiros e traz as palavras “IL SOGNO DI SAN GIOVANNI BOSCO” (O Sonho de São João Bosco), “1824 – 2024”, “POSTE VATICANE” e “DIE EMISSIONIS (Dia da Emissão) 19.02.2024”.

Nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024, a Agência dos Correios Arco delle Campane (da ala Carlos Magno da Colunata do Vaticano) utilizará o carimbo especial.

Em alternativa, a obliteração do material filatélico, devidamente carimbado a pedido dos requerentes com os selos a que se refere o carimbo, poderá ser pedida ao Setor de Obliterações dos Correios e Filatelia, até o dia 23 de março de 2024.

No dia 20 de fevereiro de 2024, o jornal Avvenire dedicará uma matéria especial sobre a história dos selos dedicados a Dom Bosco e o significado dos seus Sonhos.

“O sonho dos nove anos de Dom Bosco – lemos numa nota emitida pelo Governo do Estado do Vaticano – foi a origem da vocação do futuro fundador da Congregação Salesiana e a fonte inspiradora da sua filosofia educativa permeada por três princípios: razão, religião e bondade. Para Dom Bosco, era impossível educar um jovem por meio da razão sem alguém que o amasse, compreendesse os seus problemas e o apoiasse para resolvê-los”.

O significado deste sonho e do carisma salesiano para a Igreja universal pode ser bem compreendido pelo que escreveu o Papa Francisco há nove anos, na Carta enviada ao Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, agora Cardeal, por ocasião de outro Bicentenário, o do Nascimento de Dom Bosco (1815-2015): “Dom Bosco nos ensina, antes de tudo, a não ficar parados, a olhar, mas a nos colocar na linha de frente, para oferecer aos jovens uma experiência educativa integral que, solidamente alicerçado na dimensão religiosa, envolve a mente, os afetos, a pessoa inteira, sempre considerada criada e amada por Deus”.

  

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

Mês vocacional: Irmãs FMA celebram 50 anos de consagração com esperança e gratidão

Trinta Filhas de Maria Auxiliadora, vindas de diversos países da Europa, Ásia, África e América, reuniram-se entre os dias 24 e 27 de julho, na Casa Geral das FMA, em Roma, para celebrar o jubileu dos 50 anos de Profissão Religiosa. O encontro, promovido por iniciativa da Madre Geral, Ir. Chiara Cazzuola, foi vivido como uma peregrinação de esperança, oração e comunhão no carisma salesiano. Mais do que uma comemoração, o encontro foi uma oportunidade profunda de escuta da Palavra de Deus, reflexão vocacional e partilha fraterna entre irmãs que, em grande parte, já haviam caminhado juntas no juniorato e na preparação aos votos perpétuos em 1981. “Celebrar o dom de um amor surpreendente e fiel” foi o lema que iluminou cada passo desse tempo de graça. O primeiro dia contou com a reflexão de Ir. Piera Cavaglià, que conduziu o grupo a redescobrir nas Constituições do Instituto a centralidade da Aliança com Deus: um chamado de amor e predileção que se concretiza diariamente, na comunidade, na missão com os jovens e no compromisso com o mundo. “A fidelidade vocacional só é fecunda quando enraizada na resposta generosa ao amor de Deus”, destacou Ir. Piera. Os dias seguintes foram marcados por momentos simbólicos e profundamente espirituais, como a peregrinação jubilar à Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, e a visita à Casa Madre Ersília Canta, onde foi recordado o sonho que originou a comunidade internacional de formação espiritual. Também foram realizadas visitas ao Santuário de Santa Maria Maior e ao “Borgo Laudato si’”, em Castel Gandolfo, um espaço dedicado à ecologia integral e à sustentabilidade, inspirado na encíclica do Papa Francisco. Em cada atividade, as Irmãs puderam renovar sua entrega e expressar a gratidão por uma vida fecunda no serviço aos jovens e à Igreja. Na partilha dos testemunhos, a pergunta que ecoava era: “Amei o suficiente? Dei tudo?”. Interrogações que nascem da consciência de que a fecundidade da vida religiosa está em ser sinal do amor de Deus, com simplicidade, alegria e presença ativa junto aos que mais precisam. O encontro foi encerrado com uma celebração eucarística presidida por Dom Luis Rosón, SDB, com renovação dos votos e a entrega simbólica de uma lâmpada por parte da Madre Chiara, como sinal da fidelidade que permanece acesa, noite e dia, diante do Senhor. A Rede Salesiana Brasil, unida ao Instituto das FMA e a toda a Família Salesiana, celebra com alegria este jubileu de amor e missão. Que o testemunho dessas irmãs inspire novas vocações e fortaleça a entrega de tantas educadoras salesianas que continuam levando adiante, com esperança, o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

FMA participam do Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos em Roma

As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) marcaram presença no histórico Jubileu dedicado aos missionários digitais e influenciadores católicos, realizado pela primeira vez na Igreja em Roma, com a participação de agentes de evangelização que atuam nas redes sociais, blogs e plataformas digitais. O evento, promovido pelo Vaticano em paralelo ao Jubileu dos Jovens, destacou a evangelização digital como uma forma genuína de missão evangelizadora. A programação incluiu missas, palestras, encontros, partilhas, momentos de formação e espiritualidade, além de um festival ao ar livre com arte, música e testemunhos interculturais. O Papa Le XIV participou dos eventos principais, saudando os participantes numa celebração eucarística na Basílica de São Pedro, e exortando-os a se tornarem “agentes de comunhão”, chamados a “reparar as redes”, não apenas digitais, mas especialmente as relações humanas. Para as FMA, o Jubileu representou um momento de visibilidade e comunhão com outros evangelizadores digitais católicos, respondendo à chamada da Igreja para uma presença responsável e formativa no ambiente digital. O Jubileu dos Missionários Digitais teve como principais destaques o reconhecimento eclesial inédito da evangelização digital como missão autêntica; a participação de um público diversificado, incluindo criadores de conteúdo, influencers católicos, religiosos, religiosas e leigos de diversos países; e a reflexão sobre os desafios e perspectivas desse novo campo evangelizador, com provocações que alertaram para os riscos da superficialidade e a necessidade de discernimento e formação. Além disso, a espiritualidade esteve fortemente presente, com momentos de oração, pregação e adoração integrados à linguagem digital, evidenciando que o ambiente online pode ser também um lugar de encontro com Deus e com os irmãos. O Papel das FMA no Jubileu As FMA estiveram presentes como protagonistas e participantes desta jornada de evangelização digital, conectando sua missão educativa e pastoral ao chamado da Igreja por uma presença digital autêntica, criativa e fraterna. Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Festival #SYMJubilee: o encontro de jovens corações salesianos para o Jubileu Peregrinos de Esperança 2025

O tão esperado SYM Jubilee Festival, algo importante do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) no Jubileu da Juventude, ocorreu na praça em frente à Basílica de São João Bosco, em Roma, nesta quarta-feira, 30 de julho de 2025. Trata-se de um entrelaçamento vibrante de manifestações artísticas, depoimentos e espiritualidade, que expressa de forma profunda os valores salesianos de fé, alegria, interculturalidade e protagonismo juvenis. A noite foi marcada pela presença da MGSound do Piemonte, do SYM da América Central, do Oratório de Latina, de grupos do Quênia e de La Spezia, do MJS-MEM (México) e dos DB Sons (Sicília), todos juntos em celebração vibrante de música, dança, criatividade. O grupo MGSound do Piemonte abriu o evento com canções originais que narraram a beleza da Fé vivida em conjunto. Da Costa Rica, jovens da América Central trouxeram ritmos e cores latinos para celebrar a acolhida. Os jovens de Latina emocionaram-se com um trecho da peça "Dom Bosco - O Musical", que relembra a santidade simples e cotidiana; o grupo do Quênia cativou o público com uma apresentação espontânea e autêntica; enquanto os jovens de La Spezia transmitiram energia e esperança com danças animadas e mensagens de unidade. O México, por sua vez, encantou com duas canções simbólicas de sua identidade cultural; e os jovens da Sicília encerraram com os DB Sons, testemunhando por meio da música o valor da vocação e do talento juvenil. "O SYMJubilee Festival foi uma iniciativa que oferecemos à cidade de Roma e à Igreja universal", disseram os organizadores do evento. "Assim, por meio da criatividade e da espiritualidade juvenil, pretendíamos transmitir uma mensagem alinhada com o caminho do Jubileu e com o objetivo de tornar os jovens protagonistas autênticos da transformação do mundo". Depois da parte mais recreativa do evento, que incluiu apresentações artísticas e musicais, e do grande momento de ágape fraterno com o jantar na praça, veio o momento mais elevante: um momento de espiritualidade e a Vigília Eucarística, conduzida pelo P. Rafael Bejarano, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, seguido pela mensagem da boa-noite do Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fábio Attard, e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola. A Vigília entrelaçou cânticos, leituras, orações em diferentes idiomas, com momentos de reflexão, confiança e silente contemplação. Milhares de jovens, que até então demonstravam seu entusiasmo de forma efusiva, tiveram a oportunidade de se conectar de maneira profunda em diálogo íntimo e pessoal com o seu Senhor. Eles expressaram sua Fé por meio de gestos significativos (recordações simbólicas de seu batismo, "entrega dos medos" previamente anotados em papel e mais...). O momento de oração serviu também para refletir sobre as múltiplas realidades do mundo e sobre o empenho pela paz, reiteradamente solicitado pelo Santo Padre Leão XIV, pelo P. Attard, pela Madre Chiara. "Ser construtores de paz é missão urgente", disse o P. Bejarano às pessoas de todas as idades presentes na Praça. "Em tempo marcado pela guerra, pela divisão e pela violência, o seu olhar puro e o seu desejo de unidade podem abrir novos caminhos. A paz constrói-se através do diálogo, do respeito, da capacidade de perdoar". Os jovens presentes foram, assim, convidados a afastar gradualmente o foco dos seus medos para dar espaço à luz, ecoando o convite que o Papa Leão XIV dirigiu a todos eles na noite de 29 de julho: "Vocês são o sal da Terra! Vocês são a luz do mundo!". A noite de alegria e espiritualidade concluiu-se com as mensagens proferidas pelos Superiores Gerais dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. "Estou muito feliz por estar aqui, com Vocês, neste tempo jubilar - único e especial -, em que podemos caminhar juntos como Igreja e na Igreja: Vocês são o recurso, o grande potencial do mundo; para nós, são a parte mais preciosa da Humanidade, como afirmaram Dom Bosco e Madre Mazzarello", disse a Madre Chiara Cazzuola. "Acredito que a primeira graça do Jubileu seja o encontro com Jesus Cristo, a nossa vera Esperança. Costumamos pensar que, para encontrar Jesus, devemos fazer tudo sozinhos. Mas, ao contrário, é Ele quem pode fazer tudo em Vocês, desde que se deixem encontrar por Ele (...) Pensem em quanto são amados e desejados por Deus, que os acolhe como são, e realiza grandes coisas em Vocês como fez em Maria. A Esperança nasce desta consciência: o Senhor Jesus é uma Pessoa que caminha conosco e nos enche com a sua graça, com a sua força. Nunca se sintam sozinhos!". Por sua vez, o Reitor-Mor convidou os jovens a serem pacificadores: "Na medida em que nos tornamos pacificadores, também nos tornamos missionários da Esperança, onde quer que estejamos, por meio do nosso testemunho, da nossa presença, da nossa bondade, do nosso exemplo. Que Jesus seja a Fonte que fortalece a nossa bondade e afasta o medo, porque o mundo precisa de cada um de Vocês. O mundo precisa de vocês - hoje - mais do que nunca!". Fonte: Agencia Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil