Selo e Carimbo Postal para o Bicentenário do ‘Sonho dos Nove Anos’
16/02/2024

Selo e Carimbo Postal para o Bicentenário do ‘Sonho dos Nove Anos’

Selo e Carimbo Postal para o Bicentenário do ‘Sonho dos Nove Anos’
Foto: Divulgação

O Vaticano une-se à Família Salesiana para celebrar o Bicentenário do ‘Sonho dos Nove Anos’ de São João Bosco, sonho que inspirou toda a sua Obra e o seu Carisma; e o faz com um Selo e Carimbo Postal especiais, dedicados a esse importante aniversário.

O selo vaticano que celebra o aniversário reproduz uma pintura sobre tela criada em 1999 pelo pintor Mario Bogani (1932-2016) e conservada na Basílica Superior do Templo Dom Bosco, no Colle Don Bosco (Castelnuovo Don Bosco, Província de Ásti, Itália). Tem o valor nominal de 1,30 euro e o formato 40X30 milímetros, impresso em 21.200 folhas em miniatura, de 9 exemplares cada, numa tiragem total de 190.800 selos.

O desenho ilustra a visão do pequeno João, tal como ele próprio a contou nas suas Memórias Biográficas: “Pareceu-me estar perto de casa. Numa área bastante espaçosa onde uma multidão de meninos estava a brincar. Alguns riam, outros divertiam-se, não poucos blasfemavam. Ao ouvir as blasfêmias, lancei-me de pronto no meio deles, tentando, com socos e palavras, fazê-los calar... Neste momento, apareceu um homem venerando, de aspecto varonil, nobremente vestido. Um manto branco cobria-lhe o corpo; seu rosto, porém, era tão luminoso que eu não conseguia fitá-lo. Chamou-me pelo nome e mandou que me pusesse à frente daqueles meninos, acrescentando estas palavras: ‘Não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos. Põe-te imediatamente a instruí-los sobre a fealdade do pecado e a preciosidade da virtude’ – . ... Vi, então, a seu lado uma Senhora de aspecto majestoso, vestida de um manto resplandecente, como se cada uma de suas partes fosse uma estrela fulgurante...  Acenou para que me aproximasse e, tomando-me com bondade pela mão, disse: ‘Olha!’. Vi então que todos os meninos haviam fugido, e em lugar deles estava uma multidão de cabritos, cães, gatos, ursos e outros animais. ‘Eis o teu campo, onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte e robusto; e o que agora vês a esses animais, deves fazê-lo aos meus filhos... A seu tempo tudo compreenderás’”.

O carimbo postal tem formato circular e diâmetro de 38 mm. Traz uma obra gráfica livremente inspirada na temática do selo, representando o jovem João enquanto dorme, rodeado pelas figuras presentes no seu sonho: Jesus, a Virgem Maria, lobos e cordeiros e traz as palavras “IL SOGNO DI SAN GIOVANNI BOSCO” (O Sonho de São João Bosco), “1824 – 2024”, “POSTE VATICANE” e “DIE EMISSIONIS (Dia da Emissão) 19.02.2024”.

Nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024, a Agência dos Correios Arco delle Campane (da ala Carlos Magno da Colunata do Vaticano) utilizará o carimbo especial.

Em alternativa, a obliteração do material filatélico, devidamente carimbado a pedido dos requerentes com os selos a que se refere o carimbo, poderá ser pedida ao Setor de Obliterações dos Correios e Filatelia, até o dia 23 de março de 2024.

No dia 20 de fevereiro de 2024, o jornal Avvenire dedicará uma matéria especial sobre a história dos selos dedicados a Dom Bosco e o significado dos seus Sonhos.

“O sonho dos nove anos de Dom Bosco – lemos numa nota emitida pelo Governo do Estado do Vaticano – foi a origem da vocação do futuro fundador da Congregação Salesiana e a fonte inspiradora da sua filosofia educativa permeada por três princípios: razão, religião e bondade. Para Dom Bosco, era impossível educar um jovem por meio da razão sem alguém que o amasse, compreendesse os seus problemas e o apoiasse para resolvê-los”.

O significado deste sonho e do carisma salesiano para a Igreja universal pode ser bem compreendido pelo que escreveu o Papa Francisco há nove anos, na Carta enviada ao Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, agora Cardeal, por ocasião de outro Bicentenário, o do Nascimento de Dom Bosco (1815-2015): “Dom Bosco nos ensina, antes de tudo, a não ficar parados, a olhar, mas a nos colocar na linha de frente, para oferecer aos jovens uma experiência educativa integral que, solidamente alicerçado na dimensão religiosa, envolve a mente, os afetos, a pessoa inteira, sempre considerada criada e amada por Deus”.

  

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Eusébia Palomino

“Se fizer os meus deveres com diligência, agradarei à Virgem Maria e um dia conseguirei ser sua filha no Instituto”

Inspetoria São João Bosco celebra o centenário da Presença Salesiana em Araxá (MG)

A comunidade católica de Araxá celebrou, com solenidade e espírito de gratidão, os 100 anos da presença da Congregação Salesiana no município. A Celebração Eucarística em ação de graças foi realizada no dia 4 de outubro no Santuário São Domingos de Gusmão, reunindo fiéis, educadores, religiosos e representantes da comunidade para marcar esta data histórica que atravessa gerações. A celebração eucarística foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada por sacerdotes salesianos e diocesanos da forania de Araxá. Representando o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, esteve presente Monsenhor Célio Lima, evidenciando a comunhão eclesial e o reconhecimento da relevância da missão salesiana na história religiosa, educativa e social da cidade. Ao longo do dia, a comunidade salesiana, acompanhada pelo Inspetor e pelo Diretor da Presença Salesiana em Araxá, Padre Jonathan Costa, dirigiu-se ao jazigo dos salesianos no cemitério local. No local, foi realizada uma oração em memória de todos os religiosos que, ao longo deste século, dedicaram suas vidas à evangelização, à educação da juventude e ao serviço pastoral na cidade. O gesto reforçou a dimensão de gratidão, memória e continuidade que marca esta celebração centenária. A programação contou ainda com a participação ativa de grupos da Família Salesiana, jovens do Colégio Dom Bosco Araxá, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e membros da comunidade do Santuário, expressando a vitalidade do carisma de Dom Bosco entre as novas gerações. Ao celebrar este centenário, a presença salesiana em Araxá renova seu compromisso de continuar promovendo a educação integral, a evangelização e o cuidado com os jovens, mantendo viva a missão iniciada em 1926 e que, ao longo de cem anos, deixou marcas profundas na história do município. Clique aqui para conhecer um pouco mais das atividades pastoral do Santuário São Domingos de Gusmão em Araxá (MG). Fonte: Padre Jonathan Alex da Costa, SDB, Inspetoria Salesiana São João Boco

Reconhecida a validade do Processo Diocesano da Causa do Servo de Deus Luigi Bolla

No dia 6 de fevereiro de 2026 - data do ‘dies natalis’ (dia do nascimento para o Céu) do Servo de Deus (SdeD) Luigi (Luís) Bolla - foi enviada ao Postulador-Geral para as Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni SDB, a comunicação de que o Dicastério vaticano para as Causas dos Santos, em sua reunião ordinária de 14 de janeiro de 2026, concedeu validade jurídica ao Processo Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do SdeD Luís Bolla (Schio, Itália, 11 de agosto de 1932 - Lima, Peru, 6 de fevereiro de 2013), sacerdote professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco e missionário entre os povos indígenas chuares e achuares, do Equador e do Peru. A decisão foi tomada após a verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez do conjunto probatório, considerando o número e a qualidade das testemunhas, bem como a documentação reunida. O Postulador-Geral disse que se trata de “uma conquista muito significativa, fruto do trabalho realizado com paixão e competência pelos membros do Tribunal Diocesano, de Lima (Peru), e por todos os que deram a sua contribuição, em especial a Comissão Histórica, os Censores Teólogos e o Vice-Postulador, P. Jesús Adrián Jurado Alarcón SDB”. O próximo passo é pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos que nomeie um Relator, responsável por orientar a elaboração da ‘Positio super virtutibus’ do Servo de Deus. O Processo Diocesana foi conduzido na Cúria Arquiepiscopal de Lima, no Peru, entre 27 de setembro de 2021 e 30 de maio de 2025. A vida do P. Luís Bolla, conhecido pelos chuares e achuares como ‘P. Yankuam’, ensina que a missão não consiste simplesmente em “fazer algo”, mas em escolher “estar”, deixando-se transformar profundamente pelo encontro com aqueles a quem se é enviado. Ele soube concretizar o “sonho de Deus” para sua vida: ainda menino, em 1943 e 1944, entre os 11 e 12 anos, no oratório de Schio, Itália, ouviu — com plena convicção — a voz de Jesus que lhe indicava o caminho: seria missionário na selva, entre povos indígenas, levando-lhes a Palavra e caminhando longas distâncias pela floresta. Esse chamado se concretizou ao longo de toda a sua vida missionária, de 1953 a 2013.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil