21/03/2025

Seminário Virtual destaca aplicação dos Cadernos da Ação Social e elaboração do Relatório de Impacto da Inspetoria São João Bosco

Evento reuniu mais de 130 participantes e reforçou a importância do diálogo em rede para fortalecer projetos sociais salesianos

A Ação Social da Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Inspetoria Salesiana São João Bosco (ISJB), realizou nesta terça-feira, 18/03, o 1º Seminário Virtual 2025: Aplicação dos Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da RSB. O evento, que contou com mais de 130 participantes online, teve como tema central o processo de diálogo e elaboração do Relatório de Impacto Social da ISJB, destacando a integração entre os documentos institucionais e as práticas locais.

Durante a abertura, Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora executiva da RSB, reforçou a importância da construção coletiva dos Cadernos da Ação Social e seu impacto na missão salesiana:

“Ao falar sobre o caminho percorrido até aqui, podemos dizer que os Cadernos da Ação Social são frutos de um trabalho em rede, construídos coletivamente para servir como linhas de orientação que fortalecem nossa atuação. Essa construção compartilhada nos permite dizer com orgulho: ‘os nossos cadernos’! É gratificante ver como eles são aplicados e reconhecidos como boas práticas. Hoje, os Cadernos já ganharam o ‘mundo salesiano’, pois apresentamos e disponibilizamos a coleção completa em português, inglês, espanhol e italiano. Tenho certeza de que estamos contribuindo com a força do carisma salesiano, transformando sonhos em realidade, as lutas em conquistas, desafios em oportunidades, ou seja, sendo geradores de vida!”

Camila de Paula, Relações Públicas da ISJB, reforçou o papel dos Seminários na articulação da rede e destacou que são momentos muito importantes para ampliar o diálogo e fortalecer a Ação Social em rede. “A reflexão sobre a ‘Coleção dos Cadernos da Ação Social da RSB é uma fonte de aprendizado contínuo, uma vez que nos convida a pensar globalmente e agir localmente, a fazer experiência educativo-pastoral com crianças e jovens considerando a realidade delas, sem perder de vista o verdadeiro sentido que faz de cada um de nós um educador salesiano”.

Camila compartilhou a experiência prática da elaboração do Relatório de Impacto Social 2022-2023, desenvolvido com base no Programa Orgânico Inspetorial (POI 2022-2027) e no Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS 2023-2027). O relatório, que demandou 2.500 horas de trabalho, tem como objetivos:

  • Fortalecer a imagem dos Salesianos local e globalmente.
  • Ampliar a visibilidade de 96 unidades de missão (educação, ação social e evangelização).
  • Estreitar parcerias com setores público, privado e terceiro setor.

“O relatório é uma ferramenta estratégica para comunicar nosso impacto e engajar colaboradores, beneficiários e parceiros”, explicou Camila, cuja apresentação detalhou a metodologia de coleta de dados, envolvendo questionários digitais aplicados em unidades educacionais, centros sociais e paróquias.

A inspetoria - A ISJB também celebrou recentemente conquistas como o Prêmio Melhores ONGs para Doar 2022 e os 75 anos de fundação, reforçando seu compromisso com a missão de ser “sinal do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres”.

Cadernos da Ação Social: um guia para a missão salesiana - Os Cadernos da RSB, para Ação Social, elaborados entre 2015 e 2021, são fruto de um processo coletivo e sinodal, alinhados ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Divididos em quatro volumes (sendo o último composto por seis fascículos), eles abordam:

  • Caderno 1: Identidade Organizacional da RSB, com foco nos compromissos sociais e na espiritualidade salesiana.
  • Caderno 2: Identidade Educativo-Pastoral, vinculada à formação integral de jovens.
  • Caderno 3: Identidade Carismática Salesiana, integrando a Educação Social ao Sistema Preventivo e os Direitos Humanos.
  • Caderno 4: Compromissos Fundamentais, fortalecendo a conexão entre as ações em rede entre comunidades, territórios e famílias.

Ana Paula Costa e Silva, Gestora de Projetos Educacionais da RSB, destacou a relevância dos documentos: “Os Cadernos estão vivos e presentes em diversos processos e projetos das obras sociais. Consistem em um referencial institucional precioso para fortalecer a ação em rede e precisam ser amplamente conhecidos, aplicados e vivenciados por todas as equipes”.

“Precisamos de comunicação que construa pontes”, citou Camila, ecoando as palavras do Papa Francisco. Com os Cadernos e o Relatório de Impacto, a RSB - Social avança na promoção de uma sociedade justa e fraterna, fiel ao legado salesiano.

Angélica Novais da Comunicação da RSB

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23ª Caminhada com Maria: “Caminhamos com Maria, Mãe da Esperança”

A cidade de Fortaleza se prepara para viver em 15 de agosto a 23ª edição da Caminhada com Maria, uma das maiores manifestações públicas de Fé do  Brasil. Realizada anualmente pela Arquidiocese de Fortaleza, a Caminhada reúne mais de um milhão de pessoas  em um grande ato público de devoção à Nossa Senhora da Assunção, padroeira da capital cearense. Este ano, o evento traz como tema “Caminhamos com Maria, Mãe da Esperança” e pretende inspirar os participantes a renovar sua confiança em Deus diante dos desafios sociais e espirituais da atualidade. A Caminhada com a colaboração de uma média de três mil voluntários das mais diversas expressões eclesiais da Arquidiocese de Fortaleza, mobilizados em pelo menos trinta equipes que dão suporte a todo o evento. A programação terá início ao meio-dia, com a celebração da Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB. Às 14h, após a fala de abertura oficial da Caminhada, os peregrinos saem do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, bairro Vila Velha, com destino à esplanada da Igreja de Santa Edwiges, no Jacarecanga.b Pela primeira vez, o novo espaço será o ponto de encerramento oficial do evento, oferecendo melhor estrutura, visibilidade e segurança para os fiéis. Ao longo de aproximadamente 11 km de percurso, os devotos participarão de momentos de oração, louvor e cânticos marianos. A organização pede que os participantes vão com roupas leves, bem alimentados e hidratados. A imagem de Nossa Senhora da Assunção será conduzida em um carro andor da Polícia Rodoviária Federal. A sonorização da Caminhada com Maria acontece mediante a retransmissão do sinal gerado pelas emissoras de Rádio católica para os trios elétricos e vinte carros de som espalhados no percurso da procissão. Um dos destaques desta edição será a presença do chamado “Manto  de Maria”, um grande tecido com cem metros de comprimento por três de largura que ficará por cima dos fiéis a partir de determinado ponto na avenida Leste- Oeste. O manto simbólico que passará sobre os fiéis será um  sinal da intercessão e proteção materna da Virgem Maria. O encerramento contará com a tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora e, pela primeira vez, com shows  com o Ministério Missionário Shalom e  Irmã Kelly Patrícia, encerrando a noite com uma grande apresentação musical. A Caminhada com Maria conta com uma grande operação de segurança e apoio logístico. Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e SAMU, socorristas,  estarão mobilizadas ao longo do percurso. As secretarias regionais 1  e 12, além de outros órgãos da Prefeitura e Governo do Estado estão empenhados no apoio desta edição do evento em honra à padroeira de Fortaleza. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) será responsável pelo bloqueio e organização das vias, além do reforço no transporte público, que será feito pela Etufor. A Secretaria Municipal da Saúde atuará com ambulâncias, postos médicos e suporte a possíveis atendimentos de emergência. Outro ponto importante será a ala dedicada às pessoas com deficiência (PCDs), com estrutura especial de acessibilidade, reafirmando o compromisso da Arquidiocese com uma Igreja inclusiva e acolhedora. Criada em 2003, a Caminhada com Maria surgiu como parte das comemorações dos 150 anos da Diocese do Ceará e se consolidou como uma das maiores expressões de fé popular do Brasil. Em 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pela sua importância espiritual, cultural e social. Mais do que uma procissão, o evento é um testemunho público de evangelização e unidade do povo de Deus, transformando as ruas da cidade em um verdadeiro santuário a céu aberto. Em mensagem ao povo, Dom Gregório Paixão destacou o valor profundo do evento: “Mais do que uma simples procissão, a Caminhada com Maria é um sinal da nossa fé viva, uma peregrinação de esperança e amor. Caminhamos com Maria para aprendermos com ela a caminhar com Cristo e com nossos irmãos, sobretudo os que mais sofrem.”   Serviço – 23ª Caminhada com Maria Data: 15 de agosto de 2025 (sexta-feira) Horário: Missa às 12h | Saída às 14h Local de saída: Santuário de Nossa Senhora da Assunção – Bairro Vila Velha Chegada: Esplanada da Igreja de Santa Edwiges – Bairro Jacarecanga Tema: “Caminhamos com Maria, Mãe da Esperança” Organização: Arquidiocese de Fortaleza Site oficial: www.caminhadacommaria.org.br Instagram: @caminhadacommariaoficial   Fonte: Portal de notícias - FM Dom Bosco

ENAC 2025 se despede em Aparecida com compromisso renovado dos comunicadores salesianos

Quarto e último dia do Encontro Nacional de Comunicação da RSB foi marcado por escuta ativa, construção de compromissos conjuntos e Celebração Eucarística Chegou ao fim, neste sábado (09), o III Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC 2025), reunindo comunicadores, gestores e representantes das Inspetorias Salesianas de todo o país no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). A primeira atividade do dia foi a orientação aos grupos por Inspetoria, conduzida pelos moderadores do dia, Pe. Francisco Alves de Lima (Chicão) e Ir. Luzinete Rego Freitas. Em seguida, os participantes foram encaminhados às salas temáticas, por inspetoria, para um momento de partilha, escuta e definição de compromissos, baseados nas reflexões, oficinas e vivências dos dias anteriores. As devolutivas coletadas foram apresentadas em uma plenária final, marcada por entusiasmo, senso de missão e o desejo comum de fortalecer a presença salesiana nos ambientes comunicacionais, com foco em planejamento estratégico, inovação tecnológica com ética, capacitação contínua e sinergia entre pastoral, escola e ação social.  Encerrando oficialmente o ENAC 2025, todos se reuniram na arena do Centro de Eventos para a Celebração Eucarística, que selou o encontro com um clima de espiritualidade, agradecimento e envio missionário. Foi um momento de profunda comunhão, no qual os participantes puderam entregar a Deus os frutos do encontro e renovar seu compromisso como comunicadores a serviço da esperança, da paz e da juventude. “Foram dias intensos e profundamente inspiradores. O ENAC 2025 confirmou que a comunicação salesiana é, de fato, uma dimensão carismática, essencial e imprescindível para o fortalecimento e o posicionamento de nossas presenças. É uma missão que exige profissionalismo, dedicação, espiritualidade e escuta atenta, e que merece ser reconhecida e valorizada. Partimos daqui enviados, com o compromisso de levar essa experiência transformadora a cada canto do Brasil”, destacou Maria Dantas, Coordenadora Nacional de Comunicação. Um encontro, muitos frutos O ENAC 2025 reuniu mais de 220 participantes de diversas regiões do Brasil, entre salesianos, salesianas, leigos e jovens, durante quatro dias de atividades formativas, espirituais e colaborativas. A programação contou com palestras, workshops, painéis temáticos e oficinas sobre temas como inteligência artificial, captação de recursos e alunos, planejamento de comunicação, LGPD, gestão de crises e inovação no setor educacional. Além da formação, o evento promoveu espaços de convivência, espiritualidade e articulação em rede, reforçando a identidade comum e a corresponsabilidade de todos que atuam na missão salesiana de educar e evangelizar por meio da comunicação. Com o tema “Comunicação Salesiana e Tecnologias Emergentes”, o encontro reafirmou a importância de uma comunicação enraizada nos valores de Dom Bosco e Madre Mazzarello, uma comunicação que educa para o bem, transforma vidas e constrói pontes entre os jovens e a Igreja, integrando com responsabilidade e criatividade as tecnologias e os desafios próprios do nosso tempo.     Acesse as fotos da tarde deste quarto dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

ENAC 2025: Tarde do terceiro dia destaca tecnologias emergentes e promove formação prática em oficinas temáticas

O terceiro dia do III Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC 2025), realizado nesta sexta-feira (08/08), foi marcado por uma intensa programação formativa voltada para a reflexão e a prática da comunicação em sintonia com as tecnologias emergentes e os desafios contemporâneos da missão salesiana. No período da tarde, os participantes se dividiram em salas para vivenciar duas rodadas de oficinas temáticas, que abordaram conteúdos fundamentais para o aprimoramento da atuação nas presenças locais: A oficina de “Captação de recursos e inovações no mercado da ação social”, com Sandra Sahd, convidou os participantes a refletir sobre a premissa de que “captar recursos é, antes de tudo, construir vínculos” e que, sem comunicação, não há vínculo possível. Sandra destacou a importância do storytelling e da prestação de contas como diferencial para resultados sustentáveis. Confira o relato de alguns participantes da oficina:- Giuliano: “Montar um plano, além do planejamento, e saber comunicar seus objetivos é fundamental para a captação, reforçando nosso trabalho na captação para nossas frentes de trabalho”.- Karina Bilhalva da Cunha: “Se entenda como potência! Se é para captar recursos ou mobilizar pessoas, que o sonho seja grande como tudo o que envolve Dom Bosco!”. “Captação de alunos e inovações no mercado da educação”, com Renato da Rocha, convidou a olhar o ambiente externo (político, econômico, social, ecológico) como variável estratégica na construção da imagem e na captação. Renato ressaltou a necessidade de monitoramento de cenários e de clareza sobre o contexto que envolve cada instituição. Confira o relato de uma participante da oficina:- Tábata Corso: “O quanto temos clareza do que acontece, um pouco mais distante da nossa escola, mas que impacta diretamente… temos que monitorar esses cenários para fortalecer comportamentos de consumo. Para mim, é de grande valia, pois não há fortalecimento de imagem sem compreender o momento histórico, social e cultural em que a instituição está inserida.” “Planejamento de comunicação no âmbito da Pastoral", com Ricardo Alvarenga, partiu do princípio de que “a comunicação é a espinha dorsal de qualquer organização” e apresentou fundamentos teóricos, pressupostos do Magistério e elementos de um projeto pastoral de comunicação. Alvarenga enfatizou o caráter sistêmico da comunicação, a gestão dos fluxos de informação e a necessidade de conhecer a realidade local antes de propor conteúdos pastorais. Confira o relato de alguns participantes da oficina:- Euclides Brites: Em síntese, o professor apresentou: fundamentos do planejamento de comunicação; pressupostos do Magistério; elementos de um projeto pastoral. Destacou que o planejamento é ferramenta estratégica que dá sentido às ações comunicativas e que não se pode inventar novidades fora da identidade institucional. “Se não conheço a realidade na qual estou inserido, não poderei propor ideias e conteúdos adequados a essa realidade”.- Camila Rosero: “Super importante para auxiliar na elaboração de um projeto de comunicação. Maravilhosa!” "Inteligência artificial aplicada ao marketing", com Fabrício Felix Vieira, trouxe perspectivas práticas sobre como a IA pode apoiar planejamento, personalização de conteúdo e tomada de decisão, sem substituir a inteligência humana. Fabrício destacou que não é possível planejar marketing sem considerar a jornada do consumidor. Confira o relato de alguns participantes da oficina:Eduarda Victória Bezerra de Souza: “Foi uma oficina muito boa; aprendemos uma ferramenta de IA para planejamento e estratégia, aplicável a paróquias, obras sociais, escolas ou universidades. Muito interessante: a IA vai otimizar tempo para planejamento, ideias de posts e vídeos, porém sempre usando nossa inteligência humana e criatividade para ‘educá-la’ e alimentá-la com dados do nicho.”Nathalya Castro: (sobre a fala do palestrante) “Comunicação não se resume a ‘posts’ nas redes sociais.” Opinião: “Impactante, enriquecedora! Voltarei para casa com várias ideias novas e projetos para executar.”Ademilson Gonçalves: “O marketing é adaptável a todas as realidades. A palestra mostrou como a IA pode ser grande aliada na criação de estratégias, ajudando a entender o comportamento do público, personalizar conteúdos e tomar decisões com mais agilidade e precisão.”Reberson Ricci Ius: “Nós somos responsáveis por como queremos ser medidos.” "Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD": diretrizes práticas para a realidade salesiana, com Frank Ned, ofereceu orientações aplicáveis ao cotidiano das obras salesianas, com foco em procedimentos práticos, responsabilização e proteção de dados de alunos, famílias e colaboradores. A oficina buscou traduzir a legislação para rotinas institucionais e enfatizar a necessidade de políticas claras e prevenção. Confira o relato de um participante da oficina:Euclides Fernandes: A partir da descrição do tema da lei geral de proteção de dados, foi apresentada a definição de que o objetivo da lei é a proteção do indivíduo. "Os gestores de empresas se preocupam com a multa pela não aplicação da lei, mas ela fala da proteção do indivíduo", declarou. "Gestão de crise e comunicação institucional: estratégias para proteger a reputação em tempos de turbulência", com Jakson Pereira, tratou da inevitabilidade das crises e da necessidade de preparação, planejamento e fala firme. A oficina ressaltou que silêncio e improviso pioram crises e que a atuação em rede fortalece marcas e credibilidade. Confira o relato de alguns participantes da oficina:Gislan Vitalino: “Gostei da frase do Jakson, que disse: ‘Crises são inevitáveis. Desespero é opcional’. O momento foi muito enriquecedor. Permitiu que pensemos sobre direcionamento em rede que incentiva ações estratégicas e preventivas para fortalecer, conjuntamente, as marcas das escolas e instituições.”Saulo Queiroz: “Eu destacaria do palestrante, a frase: ‘O silêncio também comunica: geralmente, culpa ou descaso.’ Em tempos de comunicação midiática e viral, momentos como este fortalecem nossa rede para agir com mais eficiência em caso de crise.”Andréa Azevedo Lopes: “Destaco a frase do palestrante: Silêncio e improviso agravam qualquer crise; é preciso firmeza ao comunicar o problema. O palestrante conduziu uma excelente palestra, com muitos tópicos práticos da nossa realidade e dicas importantes para conduzir crises da melhor forma possível.” As oficinas ofereceram um espaço de escuta, partilha e aprofundamento técnico, promovendo o fortalecimento das competências comunicacionais em todas as frentes da missão: educação, pastoral, ação social e gestão institucional, reafirmando o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a qualidade, a identificação carismática e a presença efetiva junto aos jovens e às comunidades. O dia foi encerrado com a tradicional “Boa Noite Salesiana”, conduzida pelos coordenadores Eduardo Rogério Schmitz (Inspetoria São Pio X) e Euclides Fernandes Brites (Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório), reforçando o sentido de comunhão e corresponsabilidade no compromisso de comunicar com autenticidade, zelo pastoral e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. O ENAC 2025 seguiu até sábado (09/08), aprofundando temas estratégicos da comunicação e consolidando redes de cooperação e protagonismo entre os comunicadores das diversas presenças salesianas do Brasil.     Acesse as fotos da tarde deste terceiro dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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