Seminário Virtual destaca aplicação dos Cadernos da Ação Social e elaboração do Relatório de Impacto da Inspetoria São João Bosco
21/03/2025

Seminário Virtual destaca aplicação dos Cadernos da Ação Social e elaboração do Relatório de Impacto da Inspetoria São João Bosco

Evento reuniu mais de 130 participantes e reforçou a importância do diálogo em rede para fortalecer projetos sociais salesianos

A Ação Social da Rede Salesiana Brasil, em parceria com a Inspetoria Salesiana São João Bosco (ISJB), realizou nesta terça-feira, 18/03, o 1º Seminário Virtual 2025: Aplicação dos Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da RSB. O evento, que contou com mais de 130 participantes online, teve como tema central o processo de diálogo e elaboração do Relatório de Impacto Social da ISJB, destacando a integração entre os documentos institucionais e as práticas locais.

Durante a abertura, Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora executiva da RSB, reforçou a importância da construção coletiva dos Cadernos da Ação Social e seu impacto na missão salesiana:

“Ao falar sobre o caminho percorrido até aqui, podemos dizer que os Cadernos da Ação Social são frutos de um trabalho em rede, construídos coletivamente para servir como linhas de orientação que fortalecem nossa atuação. Essa construção compartilhada nos permite dizer com orgulho: ‘os nossos cadernos’! É gratificante ver como eles são aplicados e reconhecidos como boas práticas. Hoje, os Cadernos já ganharam o ‘mundo salesiano’, pois apresentamos e disponibilizamos a coleção completa em português, inglês, espanhol e italiano. Tenho certeza de que estamos contribuindo com a força do carisma salesiano, transformando sonhos em realidade, as lutas em conquistas, desafios em oportunidades, ou seja, sendo geradores de vida!”

Camila de Paula, Relações Públicas da ISJB, reforçou o papel dos Seminários na articulação da rede e destacou que são momentos muito importantes para ampliar o diálogo e fortalecer a Ação Social em rede. “A reflexão sobre a ‘Coleção dos Cadernos da Ação Social da RSB é uma fonte de aprendizado contínuo, uma vez que nos convida a pensar globalmente e agir localmente, a fazer experiência educativo-pastoral com crianças e jovens considerando a realidade delas, sem perder de vista o verdadeiro sentido que faz de cada um de nós um educador salesiano”.

Camila compartilhou a experiência prática da elaboração do Relatório de Impacto Social 2022-2023, desenvolvido com base no Programa Orgânico Inspetorial (POI 2022-2027) e no Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS 2023-2027). O relatório, que demandou 2.500 horas de trabalho, tem como objetivos:

  • Fortalecer a imagem dos Salesianos local e globalmente.
  • Ampliar a visibilidade de 96 unidades de missão (educação, ação social e evangelização).
  • Estreitar parcerias com setores público, privado e terceiro setor.

“O relatório é uma ferramenta estratégica para comunicar nosso impacto e engajar colaboradores, beneficiários e parceiros”, explicou Camila, cuja apresentação detalhou a metodologia de coleta de dados, envolvendo questionários digitais aplicados em unidades educacionais, centros sociais e paróquias.

A inspetoria - A ISJB também celebrou recentemente conquistas como o Prêmio Melhores ONGs para Doar 2022 e os 75 anos de fundação, reforçando seu compromisso com a missão de ser “sinal do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres”.

Cadernos da Ação Social: um guia para a missão salesiana - Os Cadernos da RSB, para Ação Social, elaborados entre 2015 e 2021, são fruto de um processo coletivo e sinodal, alinhados ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Divididos em quatro volumes (sendo o último composto por seis fascículos), eles abordam:

  • Caderno 1: Identidade Organizacional da RSB, com foco nos compromissos sociais e na espiritualidade salesiana.
  • Caderno 2: Identidade Educativo-Pastoral, vinculada à formação integral de jovens.
  • Caderno 3: Identidade Carismática Salesiana, integrando a Educação Social ao Sistema Preventivo e os Direitos Humanos.
  • Caderno 4: Compromissos Fundamentais, fortalecendo a conexão entre as ações em rede entre comunidades, territórios e famílias.

Ana Paula Costa e Silva, Gestora de Projetos Educacionais da RSB, destacou a relevância dos documentos: “Os Cadernos estão vivos e presentes em diversos processos e projetos das obras sociais. Consistem em um referencial institucional precioso para fortalecer a ação em rede e precisam ser amplamente conhecidos, aplicados e vivenciados por todas as equipes”.

“Precisamos de comunicação que construa pontes”, citou Camila, ecoando as palavras do Papa Francisco. Com os Cadernos e o Relatório de Impacto, a RSB - Social avança na promoção de uma sociedade justa e fraterna, fiel ao legado salesiano.

Angélica Novais da Comunicação da RSB

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Eusébia Palomino

“Se fizer os meus deveres com diligência, agradarei à Virgem Maria e um dia conseguirei ser sua filha no Instituto”

Inspetoria São João Bosco celebra o centenário da Presença Salesiana em Araxá (MG)

A comunidade católica de Araxá celebrou, com solenidade e espírito de gratidão, os 100 anos da presença da Congregação Salesiana no município. A Celebração Eucarística em ação de graças foi realizada no dia 4 de outubro no Santuário São Domingos de Gusmão, reunindo fiéis, educadores, religiosos e representantes da comunidade para marcar esta data histórica que atravessa gerações. A celebração eucarística foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada por sacerdotes salesianos e diocesanos da forania de Araxá. Representando o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, esteve presente Monsenhor Célio Lima, evidenciando a comunhão eclesial e o reconhecimento da relevância da missão salesiana na história religiosa, educativa e social da cidade. Ao longo do dia, a comunidade salesiana, acompanhada pelo Inspetor e pelo Diretor da Presença Salesiana em Araxá, Padre Jonathan Costa, dirigiu-se ao jazigo dos salesianos no cemitério local. No local, foi realizada uma oração em memória de todos os religiosos que, ao longo deste século, dedicaram suas vidas à evangelização, à educação da juventude e ao serviço pastoral na cidade. O gesto reforçou a dimensão de gratidão, memória e continuidade que marca esta celebração centenária. A programação contou ainda com a participação ativa de grupos da Família Salesiana, jovens do Colégio Dom Bosco Araxá, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e membros da comunidade do Santuário, expressando a vitalidade do carisma de Dom Bosco entre as novas gerações. Ao celebrar este centenário, a presença salesiana em Araxá renova seu compromisso de continuar promovendo a educação integral, a evangelização e o cuidado com os jovens, mantendo viva a missão iniciada em 1926 e que, ao longo de cem anos, deixou marcas profundas na história do município. Clique aqui para conhecer um pouco mais das atividades pastoral do Santuário São Domingos de Gusmão em Araxá (MG). Fonte: Padre Jonathan Alex da Costa, SDB, Inspetoria Salesiana São João Boco

Reconhecida a validade do Processo Diocesano da Causa do Servo de Deus Luigi Bolla

No dia 6 de fevereiro de 2026 - data do ‘dies natalis’ (dia do nascimento para o Céu) do Servo de Deus (SdeD) Luigi (Luís) Bolla - foi enviada ao Postulador-Geral para as Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni SDB, a comunicação de que o Dicastério vaticano para as Causas dos Santos, em sua reunião ordinária de 14 de janeiro de 2026, concedeu validade jurídica ao Processo Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do SdeD Luís Bolla (Schio, Itália, 11 de agosto de 1932 - Lima, Peru, 6 de fevereiro de 2013), sacerdote professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco e missionário entre os povos indígenas chuares e achuares, do Equador e do Peru. A decisão foi tomada após a verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez do conjunto probatório, considerando o número e a qualidade das testemunhas, bem como a documentação reunida. O Postulador-Geral disse que se trata de “uma conquista muito significativa, fruto do trabalho realizado com paixão e competência pelos membros do Tribunal Diocesano, de Lima (Peru), e por todos os que deram a sua contribuição, em especial a Comissão Histórica, os Censores Teólogos e o Vice-Postulador, P. Jesús Adrián Jurado Alarcón SDB”. O próximo passo é pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos que nomeie um Relator, responsável por orientar a elaboração da ‘Positio super virtutibus’ do Servo de Deus. O Processo Diocesana foi conduzido na Cúria Arquiepiscopal de Lima, no Peru, entre 27 de setembro de 2021 e 30 de maio de 2025. A vida do P. Luís Bolla, conhecido pelos chuares e achuares como ‘P. Yankuam’, ensina que a missão não consiste simplesmente em “fazer algo”, mas em escolher “estar”, deixando-se transformar profundamente pelo encontro com aqueles a quem se é enviado. Ele soube concretizar o “sonho de Deus” para sua vida: ainda menino, em 1943 e 1944, entre os 11 e 12 anos, no oratório de Schio, Itália, ouviu — com plena convicção — a voz de Jesus que lhe indicava o caminho: seria missionário na selva, entre povos indígenas, levando-lhes a Palavra e caminhando longas distâncias pela floresta. Esse chamado se concretizou ao longo de toda a sua vida missionária, de 1953 a 2013.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil