“Somos Rede” - Um hino nascido no Encontro Nacional da RSB 
26/01/2024

“Somos Rede” - Um hino nascido no Encontro Nacional da RSB 

“Somos Rede” - Um hino nascido no Encontro Nacional da RSB 

De 28 a 30 de agosto de 2023, em Aparecida (SP), aconteceu o I Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), um grande movimento que reuniu representantes das 10 Inspetorias Salesianas do país para refletir sobre o tema «Onde Estão as Juventudes? “Vinde e Vede”. No 'sacramento da presença', o segredo salesiano de educar e evangelizar».

Vários foram os frutos oriundos deste grande movimento em rede, como por exemplo o Manifesto às Juventudes, um documento elaborado conjuntamente pelos participantes do Encontro, os quais enviaram suas reflexões, iluminações e propostas ao longo do evento. No documento são apresentados 12 compromissos que foram assumidos como Rede Salesiana Brasil, no qual se firma, entre outros pontos, o compromisso de uma escuta atenta das juventudes, o incentivo ao protagonismo juvenil, a construção de pontes, o fortalecimento da atuação em defesa da vida e a superação das violências impostas aos jovens. 

Outro fruto original deste evento foi a criação e lançamento do que veio a se tornar o Hino da RSB. Irmã Celene Couto e Jean Lopes, responsáveis pela animação musical do encontro, tiveram a ideia de criar uma música que representasse todo esse grande movimento em rede que Aparecida sediava naqueles três dias. “A ideia de compor uma música para o encontro foi da Ir. Celene. Quando fomos convidados, ela já me mandou mensagem dizendo que tínhamos que compor uma música com o tema do congresso”, diz Jean. “Na noite anterior à abertura do encontro, Jean e eu resolvemos compor um refrão para ser cantado com a temática do evento e ali, no mezanino do hotel, nasceu a canção que, ao ser apresentada aos participantes, tornou-se o novo hino da RSB”, completa Ir. Celene.

Logo na primeira apresentação, o hino foi muito bem recebido pelos participantes que, no último dia já faziam coro, sabendo a letra do começo ao fim. “As músicas sobre a missão salesiana nos dão a possibilidade de cantar nossa espiritualidade e a nossa identidade”, comenta Ir. Celene. “A música consegue penetrar onde somente a letra talvez não consiga. A mistura de melodia, letra e os arranjos musicais entregam a mensagem com mais facilidade às nossas mentes e corações”, completa Jean.

Acesse o Hino da RSB nas diversas plataformas (Spotify, Deezer, YouTube...) clicando aqui.

Acesse a letra e as cifras clicando aqui.

 

SOBRE OS COMPOSITORES E A VIDA SALESIANA

Ir. Celene Couto é uma Filha de Maria Auxiliadora natural de Santos (SP). Atualmente é Coordenadora de Pastoral do Instituto São José e do Instituto Laura Vicuña, ambos em São José dos Campos (SP). “Estudei música desde criança e acredito que Deus me chama para, por meio da música, educar e evangelizar as juventudes. Minha primeira composição salesiana foi em 2014, ‘Meu jeito é Dom Bosco’, inspirada na identificação direta com esse carisma ao qual entrego a minha vida todos os dias”.

Jean Lopes é natural de Taubaté, interior de São Paulo. Aos 4 anos de idade o cantor teve seu primeiro contato com uma casa Salesiana: “Com a morte do meu avô, viemos do interior para morar em São Paulo. Minha mãe trabalhava no Instituto Teológico Pio XI, minha tia era professora no Instituto Anjo da Guarda onde estudei do infantil até o terceiro ano do fundamental quando a escola fechou. Depois fui para o Liceu Coração de Jesus onde só fiz a 4 série, mas minha paixão salesiana veio mesmo quando participei, aos finais de semana, do oratório na Paróquia São João Bosco no bairro do Alto da Lapa”, comenta. “Lá, quando eu tinha por volta de 12 anos, Padre Edson Donizete Castilho, que na época ainda era seminarista, formou um coral de crianças. Sei que depois disso nunca mais parei de cantar e tocar. Na época ele me deu um cavaquinho e foi assim que iniciei na música”, completa Jean.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Celebração do 4º Domingo do Advento

Neste domingo, 22 de dezembro de 2024, celebramos o 4º Domingo do Advento, marcado pela proximidade do Natal e pela meditação do amor de Deus manifestado no mistério da Encarnação. Este último domingo antes do Natal convida os cristãos a refletirem sobre o papel de Maria na história da salvação, como aquela que disse "sim" ao plano de Deus, tornando-se a Mãe do Salvador. A liturgia nos apresenta o evangelho da Anunciação, em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela será a mãe de Jesus. Este momento reflete a fé, a confiança e a total entrega de Maria à vontade divina, sendo um modelo para todos os cristãos. O 4º Domingo do Advento nos chama a intensificar a preparação espiritual para acolher o Menino Jesus com o coração cheio de amor, esperança e gratidão. Que esta semana final de Advento seja uma oportunidade para renovar nossa fé e preparar a "manjedoura" do nosso coração para receber Cristo no Natal. "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado Emanuel, que significa Deus conosco." (Mt 1, 23).   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

18 de dezembro - Fundação da Congregação Salesiana

Em um domingo de 1859, Dom Bosco convocou aqueles que decidiram participar da Pia Sociedade de São Francisco de Sales

Vocacionados em confraternização na CIB/CISBrasil no Distrito Federal

No dia 13/12, Festa de Santa Luzia, aconteceu o último momento do GOV (Grupo de Orientação Vocacional) do Distrito Federal, uma confraternização iniciada com Celebração Eucarística seguida de um saboroso almoço com pratos variados. Pe. Sérgio Baldin pensou em detalhes esse momento. Ele mesmo cozinhou e se fez presente de forma espontânea e alegre entre os vocacionados. Antes, ele explicou todo o espaço onde está sediada a Cisbrasil (Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil), a Cib (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), os escritórios da Rede Salesiana Brasil, que articula os comitês de Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior e Comunicação Social e a Edebê, que trabalha com a produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil, juvenil, salesiana, além de materiais didáticos digitais e tecnologias para a área da educação, atendendo a todo o mercado, contando com diversas redes de escolas entre seus clientes atuais. Ir. Fabiane, Salesiana, fez um “tour” com os presentes por todos os espaços. “Na vida salesiana existe uma alegria que é segredo”, venha descobrir esse segredo, completou a irmã. Inspetoria São João Bosco

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil