Os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2024 (DEFS 2024) começarão amanhã à tarde, quinta-feira (18), em Turim-Valdocco: evento de comunhão e fraternidade entre os diversos Grupos que surgiram, ao longo do tempo, da grande árvore carismática originada de Dom Bosco, que todos os anos se debruça sobre o tema da Estreia do Reitor-Mor. Para este ano, portanto, o centro das reflexões e dos trabalhos em grupo será: “O sonho que faz sonhar. Um coração que transforma 'lobos' em 'cordeiros'”.
“Uma Estreia que propõe-se a reacender o sonho que Deus tem sobre cada um de nós. Um sonho, um sinal do Seu chamado e do Seu amor por todos os membros da Família Salesiana (FS) no segundo Centenário do sonho tido por Joãozinho Bosco, nos Becchi, e descrito em suas “Memórias do Oratório”, observou o Delegado do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana (FS), Pe. Joan Lluís Playà. Um sonho que norteará todo o trabalho do evento, já em sua 42ª edição e que, mais uma vez, como enfatiza o Pe. Playà, serve para “celebrar a profunda comunhão que existe entre todos os Grupos e continentes, e alimenta a nossa comum espiritualidade a serviço da missão”.
Assim como ocorreu nos últimos anos, o evento terá a participação de cerca de 370 pessoas em Turim. Alguns momentos serão transmitidos ao vivo, com tradução simultânea para quatro línguas, alargando o acompanhamento e a participação para um nível realmente global.
Em nível operacional, após a recepção dos participantes, que chegarão pela manhã a Valdocco, a Abertura Oficial dos DEFS 2024 está prevista para o início da tarde de quinta-feira (18), com as boas-vindas a todos, a introdução aos trabalhos e a apresentação da Estreia feita pelo Reitor-Mor e Cardeal Ángel Fernández Artime. O dia findará na Santa Missa na Basílica de Maria Auxiliadora e, após o jantar, haverá um Boa-Noite novamente na Basílica.
A sexta-feira (19), será dedicada ao estudo da Estreia. O dia será aberto com Laudes comunitárias e incluirá, como evento principal da manhã, uma mesa-redonda, moderada por Túlio Lucca, com diversos especialistas: Pe. Bruno Ferrero, Diretor do Boletim Salesiano; Pe. Rafael Bejarano, do Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana; e Sras. Emilde Cuda e Blazka Merkac. Após este diálogo direto com os palestrantes, a parte da tarde prevê visitas aos lugares salesianos, partilha em grupos sobre os trabalhos da manhã, Concelebração Eucarística e, para concluir, a Adoração Eucarística na Basílica.
A manhã de sábado (20) incluirá experiências juvenis com o tema do dia, que - não por acaso - será: “Sonhos que se tornam realidade”. Depois da Santa Missa matutina, serão apresentados vários testemunhos de sucesso na educação salesiana, nas diversas realidades do mundo e dos grupos da FS. O mesmo tema será aprofundado nos grupos de trabalho da tarde. A noite de fraternidade que encerrará o dia será animada pelos noviços salesianos do Colle Don Bosco e consistirá numa homenagem ao Cardeal Ángel Fernández Artime, que participará dos DEFS pela última vez como Reitor-Mor.
O último dia do evento, domingo (21), será dedicado às perspectivas de futuro e terá como tema: “O sonho continua”. A programação prevê a Liturgia de Laudes e a Missa de encerramento na Basílica de Maria Auxiliadora, além de um Encontro para grupos de pertencimento, um momento de assembleia e as conclusões.
As atividades ‘mundiais’ serão transmitidas, ao vivo, pelo canal oficial da Família Salesiana no YouTube, em cinco idiomas. Para acompanhar a transmissão em língua portuguesa, clique aqui.
Para mais informações, visite-se o sítio web: famigliasalesiana.org
Confira o cartaz da programação em língua portuguesa:
Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)