[CG 29] Um passo à frente para as Comunidades Salesianas (e previsão semanal)
17/03/2025

[CG 29] Um passo à frente para as Comunidades Salesianas (e previsão semanal)

 [CG 29] Um passo à frente para as Comunidades Salesianas (e previsão semanal)

O dia 13 de março no 29º Capítulo Geral (CG29), atualmente em andamento em Valdocco, será lembrado como um marco na história da Congregação Salesiana. Durante a assembleia, foi aprovada uma resolução que permitirá, ad experimentum, confiar o cargo de diretor de uma comunidade salesiana a qualquer membro, sem a exigência de que seja um sacerdote ordenado.

Essa decisão, que requer a aprovação do Conselho Geral e do Reitor-Mor a ser eleito, representa um passo significativo em direção a uma maior valorização da complementaridade vocacional entre os salesianos sacerdotes e os salesianos coadjutores.

A resolução, adotada com o consenso da maioria qualificada dos capitulares, foi acompanhada por um intenso debate e diálogo aberto e fraterno. Reunimos as impressões de três salesianos coadjutores presentes em Valdocco, que compartilharam suas reflexões sobre este importante avanço.

As Vozes dos Coadjutores: Uma nova oportunidade para o Serviço à Comunidade

Albert-Sébastien Ramadan, natural do Chade e atualmente na Tunísia, foi convidado como observador e contribuiu para o debate com uma intervenção na assembleia:

"Após a votação de ontem, que dá aos salesianos coadjutores a oportunidade, de forma experimental, de serem diretores de uma comunidade local, sinto-me satisfeito. Houve um debate sobre o tema para considerar os prós e os contras. Senti que minha intervenção no CG29 foi útil; ela trouxe algo a mais. Mesmo quando intervim em nossa comissão, muitos mudaram seu ponto de vista.

O Espírito Santo garantiu que houvesse um ponto de vista que satisfizesse ambas as partes. Por agora, já é uma porta aberta, este é um passo adiante. Tudo o que Deus fez é bom: estou convencido de que foi o Espírito que agiu. Ele agirá e nos guiará segundo a vontade de Deus."

Van Luan Bui, do Vietnã, também é observador no CG29. Em seu país, os salesianos coadjutores representam uma parte significativa da comunidade:

"Estou feliz com tudo o que foi decidido, porque estamos focados na nossa responsabilidade com a comunidade, nossa missão e os jovens. Escutamos a vontade do Pai e tomamos o tempo necessário para aprender a dialogar sobre o tema. Agora nossa comunicação está aberta e encontramos uma maneira de trabalhar juntos.

No Vietnã, há uma forte presença de coadjutores, mais de 70 membros: um número que resulta da qualidade do trabalho que realizamos e do espírito de comunidade que nos une."

Lucas Mario Mautino, delegado da Argentina Norte, compartilhou um pensamento que remete à figura de Artêmides Zatti, o salesiano coadjutor argentino recentemente canonizado:

"Acredito que também seja um belo sinal dos tempos que os não ordenados, em algumas ocasiões, possam ser chamados ao serviço da autoridade no estilo de Jesus. Vejo com muita esperança esta nova opção que estamos tomando, especialmente para o serviço aos jovens.

Dom Bosco nos pensou como uma única vocação, vivendo em uma complementaridade fraterna, valorizando-nos mutuamente. Para compreender o salesiano sacerdote e o salesiano coadjutor, precisamos considerá-los juntos: este é o caminho a seguir. Também temos Artêmides Zatti como modelo, e é bonito olhar para ele neste momento. Para nós, ele é uma figura muito importante que nos ensina a evangelizar e educar por meio do testemunho e do estilo de vida."

Um passo corajoso para o futuro

A decisão tomada no CG29 representa uma virada significativa e um sinal dos tempos para a Congregação Salesiana. Ela não apenas abre novas perspectivas de serviço e liderança para os salesianos coadjutores, mas também enfatiza o valor da complementaridade vocacional dentro das comunidades.

Na história da Família Salesiana, esta escolha está em continuidade com o espírito de Dom Bosco, que sempre considerou a vocação como uma realidade única, enriquecida pela diversidade de carismas. Olhando para o futuro, o CG29 optou por adotar uma visão mais inclusiva, que fortalece a missão salesiana ao serviço dos jovens e das comunidades locais.

Com a contribuição de todos os membros, sacerdotes e coadjutores, o Capítulo prossegue seu caminho com determinação, reafirmando sua fidelidade ao chamado de Deus e ao carisma salesiano, sempre atento aos sinais dos tempos.

 

Previsão Semanal - De 17 a 23 de março de 2025

A quinta semana do 29º Capítulo Geral (CG29) marca uma etapa significativa na caminhada da Congregação Salesiana. Durante esses dias, serão realizadas discussões e aprovações de decisões relevantes, incluindo a criação da segunda região africana, a finalização dos núcleos do documento capitular e a preparação para o processo eleitoral da semana seguinte.

O programa da semana prevê uma intensa atividade de estudo e diálogo, dividida entre momentos de trabalho em assembleia e em comissões. A seguir, o detalhamento dos dias.

Segunda-feira, 17 de março de 2025

O dia começará com atividades administrativas, incluindo a aprovação das atas e das relações da sessão da manhã. Em seguida, os trabalhos das comissões continuarão com o método da “escuta do Espírito”, finalizando as reflexões sobre os temas em discussão. As contribuições elaboradas nos grupos de trabalho serão compartilhadas com as comissões, que se encarregarão de sintetizá-las para a assembleia.

Às 18h00, o Regulador, o Presidente e 32 membros capitulares se reunirão para uma sessão dedicada à definição da divisão da nova região africana, já aprovada. O objetivo será identificar a configuração mais adequada para garantir uma estruturação eficiente, promovendo ao mesmo tempo a colaboração entre as duas regiões em projetos comuns, como o DBTech (formação técnica e profissional), o SAFCAM (formação permanente) e as casas de formação.

Os materiais produzidos ao longo do dia serão arquivados na pasta capitular, para que os participantes possam revisá-los em preparação para as apresentações do dia seguinte.

Terça-feira, 18 de março de 2025

Na assembleia, os materiais elaborados serão apresentados com o objetivo de tornar os conteúdos claros e acessíveis. Em seguida, será feita a discussão sobre o segundo núcleo do documento capitular.

À tarde, os salesianos africanos apresentarão uma proposta cartográfica para a divisão das duas novas regiões, que será posteriormente analisada pelas comissões.

Entre as moções em discussão, uma se refere aos direitos do Secretário nomeado pelo Reitor-Mor. O conteúdo específico da proposta será examinado nos trabalhos das comissões.

O dia terminará com um momento de oração na Basílica, em preparação à solenidade de São José.

Quarta-feira, 19 de março de 2025

Pela manhã, a assembleia analisará o primeiro esboço do primeiro núcleo do documento capitular. Em seguida, as comissões terão um tempo de trabalho dedicado à análise do texto e à formulação de propostas de eventuais modificações.

À tarde, a assembleia discutirá e responderá às contribuições das comissões sobre dois temas principais:

  1. A moção apresentada nos dias anteriores.
  2. A proposta de divisão da atual região africana.

As conclusões deste dia prepararão os trabalhos para as votações do dia seguinte.

Quinta-feira, 20 de março de 2025

O dia será dedicado a:

  • Votações: A assembleia votará sobre a versão final do primeiro núcleo, a divisão das regiões africanas e a moção em discussão.
  • Trabalhos sobre o terceiro núcleo: Iniciar-se-á a tratar de algumas seções do terceiro núcleo, com atenção especial a cinco temas: As organizações interinspetoriais; As visitas extraordinárias; Avaliações e propostas relacionadas às visitas extraordinárias; A organização e animação das inspetorias; A duração dos mandatos de governo em relação à experiência inspetorial.

Sexta-feira, 21 de março de 2025

Os trabalhos continuarão com a discussão do primeiro rascunho do segundo núcleo e o aprofundamento dos temas do terceiro núcleo. As comissões se concentrarão em duas tarefas principais:

  1. Aprofundar o segundo núcleo e preparar as intervenções.
  2. Elaborar propostas escritas para os cinco temas do terceiro núcleo.

À tarde, as seis comissões apresentarão à assembleia suas observações sobre o segundo núcleo e as propostas relacionadas ao terceiro.

Sendo o penúltimo dia da semana, serão fornecidas orientações metodológicas para o processo eleitoral da semana seguinte, em conformidade com o Regulamento do Capítulo.

Sábado, 22 de março de 2025

O dia começará com a oração da manhã (Lectio Divina às 7h30), seguida da aprovação das atas e de uma apresentação do P. Chávez sobre a quarta intervenção da série muito apreciada do “Fazendo um balanço”.

Se disponível, será apresentada uma segunda versão do segundo núcleo. O objetivo será concluir o primeiro núcleo, avançar na definição do segundo e estruturar pelo menos dois terços do terceiro núcleo.

Ao final do dia, todos os materiais necessários estarão prontos para facilitar as deliberações nas fases finais do Capítulo (1–9 de abril).

Com o início do processo eleitoral previsto para domingo, 23 de março, sob a orientação do P. Amedeo Cencini, o Capítulo entrará na fase de discernimento para a eleição do novo Reitor-Mor e seu Conselho.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

Celebração Litúrgica de Eusébia Palomino

“Se fizer os meus deveres com diligência, agradarei à Virgem Maria e um dia conseguirei ser sua filha no Instituto”

Inspetoria São João Bosco celebra o centenário da Presença Salesiana em Araxá (MG)

A comunidade católica de Araxá celebrou, com solenidade e espírito de gratidão, os 100 anos da presença da Congregação Salesiana no município. A Celebração Eucarística em ação de graças foi realizada no dia 4 de outubro no Santuário São Domingos de Gusmão, reunindo fiéis, educadores, religiosos e representantes da comunidade para marcar esta data histórica que atravessa gerações. A celebração eucarística foi presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada por sacerdotes salesianos e diocesanos da forania de Araxá. Representando o Arcebispo Metropolitano de Uberaba, esteve presente Monsenhor Célio Lima, evidenciando a comunhão eclesial e o reconhecimento da relevância da missão salesiana na história religiosa, educativa e social da cidade. Ao longo do dia, a comunidade salesiana, acompanhada pelo Inspetor e pelo Diretor da Presença Salesiana em Araxá, Padre Jonathan Costa, dirigiu-se ao jazigo dos salesianos no cemitério local. No local, foi realizada uma oração em memória de todos os religiosos que, ao longo deste século, dedicaram suas vidas à evangelização, à educação da juventude e ao serviço pastoral na cidade. O gesto reforçou a dimensão de gratidão, memória e continuidade que marca esta celebração centenária. A programação contou ainda com a participação ativa de grupos da Família Salesiana, jovens do Colégio Dom Bosco Araxá, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e membros da comunidade do Santuário, expressando a vitalidade do carisma de Dom Bosco entre as novas gerações. Ao celebrar este centenário, a presença salesiana em Araxá renova seu compromisso de continuar promovendo a educação integral, a evangelização e o cuidado com os jovens, mantendo viva a missão iniciada em 1926 e que, ao longo de cem anos, deixou marcas profundas na história do município. Clique aqui para conhecer um pouco mais das atividades pastoral do Santuário São Domingos de Gusmão em Araxá (MG). Fonte: Padre Jonathan Alex da Costa, SDB, Inspetoria Salesiana São João Boco

Reconhecida a validade do Processo Diocesano da Causa do Servo de Deus Luigi Bolla

No dia 6 de fevereiro de 2026 - data do ‘dies natalis’ (dia do nascimento para o Céu) do Servo de Deus (SdeD) Luigi (Luís) Bolla - foi enviada ao Postulador-Geral para as Causas dos Santos da FS, P. Pierluigi Cameroni SDB, a comunicação de que o Dicastério vaticano para as Causas dos Santos, em sua reunião ordinária de 14 de janeiro de 2026, concedeu validade jurídica ao Processo Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do SdeD Luís Bolla (Schio, Itália, 11 de agosto de 1932 - Lima, Peru, 6 de fevereiro de 2013), sacerdote professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco e missionário entre os povos indígenas chuares e achuares, do Equador e do Peru. A decisão foi tomada após a verificação dos aspectos formais dos atos processuais e da solidez do conjunto probatório, considerando o número e a qualidade das testemunhas, bem como a documentação reunida. O Postulador-Geral disse que se trata de “uma conquista muito significativa, fruto do trabalho realizado com paixão e competência pelos membros do Tribunal Diocesano, de Lima (Peru), e por todos os que deram a sua contribuição, em especial a Comissão Histórica, os Censores Teólogos e o Vice-Postulador, P. Jesús Adrián Jurado Alarcón SDB”. O próximo passo é pedir ao Dicastério para as Causas dos Santos que nomeie um Relator, responsável por orientar a elaboração da ‘Positio super virtutibus’ do Servo de Deus. O Processo Diocesana foi conduzido na Cúria Arquiepiscopal de Lima, no Peru, entre 27 de setembro de 2021 e 30 de maio de 2025. A vida do P. Luís Bolla, conhecido pelos chuares e achuares como ‘P. Yankuam’, ensina que a missão não consiste simplesmente em “fazer algo”, mas em escolher “estar”, deixando-se transformar profundamente pelo encontro com aqueles a quem se é enviado. Ele soube concretizar o “sonho de Deus” para sua vida: ainda menino, em 1943 e 1944, entre os 11 e 12 anos, no oratório de Schio, Itália, ouviu — com plena convicção — a voz de Jesus que lhe indicava o caminho: seria missionário na selva, entre povos indígenas, levando-lhes a Palavra e caminhando longas distâncias pela floresta. Esse chamado se concretizou ao longo de toda a sua vida missionária, de 1953 a 2013.   Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil