[CG 29] Um passo à frente para as Comunidades Salesianas (e previsão semanal)
17/03/2025

[CG 29] Um passo à frente para as Comunidades Salesianas (e previsão semanal)

 [CG 29] Um passo à frente para as Comunidades Salesianas (e previsão semanal)

O dia 13 de março no 29º Capítulo Geral (CG29), atualmente em andamento em Valdocco, será lembrado como um marco na história da Congregação Salesiana. Durante a assembleia, foi aprovada uma resolução que permitirá, ad experimentum, confiar o cargo de diretor de uma comunidade salesiana a qualquer membro, sem a exigência de que seja um sacerdote ordenado.

Essa decisão, que requer a aprovação do Conselho Geral e do Reitor-Mor a ser eleito, representa um passo significativo em direção a uma maior valorização da complementaridade vocacional entre os salesianos sacerdotes e os salesianos coadjutores.

A resolução, adotada com o consenso da maioria qualificada dos capitulares, foi acompanhada por um intenso debate e diálogo aberto e fraterno. Reunimos as impressões de três salesianos coadjutores presentes em Valdocco, que compartilharam suas reflexões sobre este importante avanço.

As Vozes dos Coadjutores: Uma nova oportunidade para o Serviço à Comunidade

Albert-Sébastien Ramadan, natural do Chade e atualmente na Tunísia, foi convidado como observador e contribuiu para o debate com uma intervenção na assembleia:

"Após a votação de ontem, que dá aos salesianos coadjutores a oportunidade, de forma experimental, de serem diretores de uma comunidade local, sinto-me satisfeito. Houve um debate sobre o tema para considerar os prós e os contras. Senti que minha intervenção no CG29 foi útil; ela trouxe algo a mais. Mesmo quando intervim em nossa comissão, muitos mudaram seu ponto de vista.

O Espírito Santo garantiu que houvesse um ponto de vista que satisfizesse ambas as partes. Por agora, já é uma porta aberta, este é um passo adiante. Tudo o que Deus fez é bom: estou convencido de que foi o Espírito que agiu. Ele agirá e nos guiará segundo a vontade de Deus."

Van Luan Bui, do Vietnã, também é observador no CG29. Em seu país, os salesianos coadjutores representam uma parte significativa da comunidade:

"Estou feliz com tudo o que foi decidido, porque estamos focados na nossa responsabilidade com a comunidade, nossa missão e os jovens. Escutamos a vontade do Pai e tomamos o tempo necessário para aprender a dialogar sobre o tema. Agora nossa comunicação está aberta e encontramos uma maneira de trabalhar juntos.

No Vietnã, há uma forte presença de coadjutores, mais de 70 membros: um número que resulta da qualidade do trabalho que realizamos e do espírito de comunidade que nos une."

Lucas Mario Mautino, delegado da Argentina Norte, compartilhou um pensamento que remete à figura de Artêmides Zatti, o salesiano coadjutor argentino recentemente canonizado:

"Acredito que também seja um belo sinal dos tempos que os não ordenados, em algumas ocasiões, possam ser chamados ao serviço da autoridade no estilo de Jesus. Vejo com muita esperança esta nova opção que estamos tomando, especialmente para o serviço aos jovens.

Dom Bosco nos pensou como uma única vocação, vivendo em uma complementaridade fraterna, valorizando-nos mutuamente. Para compreender o salesiano sacerdote e o salesiano coadjutor, precisamos considerá-los juntos: este é o caminho a seguir. Também temos Artêmides Zatti como modelo, e é bonito olhar para ele neste momento. Para nós, ele é uma figura muito importante que nos ensina a evangelizar e educar por meio do testemunho e do estilo de vida."

Um passo corajoso para o futuro

A decisão tomada no CG29 representa uma virada significativa e um sinal dos tempos para a Congregação Salesiana. Ela não apenas abre novas perspectivas de serviço e liderança para os salesianos coadjutores, mas também enfatiza o valor da complementaridade vocacional dentro das comunidades.

Na história da Família Salesiana, esta escolha está em continuidade com o espírito de Dom Bosco, que sempre considerou a vocação como uma realidade única, enriquecida pela diversidade de carismas. Olhando para o futuro, o CG29 optou por adotar uma visão mais inclusiva, que fortalece a missão salesiana ao serviço dos jovens e das comunidades locais.

Com a contribuição de todos os membros, sacerdotes e coadjutores, o Capítulo prossegue seu caminho com determinação, reafirmando sua fidelidade ao chamado de Deus e ao carisma salesiano, sempre atento aos sinais dos tempos.

 

Previsão Semanal - De 17 a 23 de março de 2025

A quinta semana do 29º Capítulo Geral (CG29) marca uma etapa significativa na caminhada da Congregação Salesiana. Durante esses dias, serão realizadas discussões e aprovações de decisões relevantes, incluindo a criação da segunda região africana, a finalização dos núcleos do documento capitular e a preparação para o processo eleitoral da semana seguinte.

O programa da semana prevê uma intensa atividade de estudo e diálogo, dividida entre momentos de trabalho em assembleia e em comissões. A seguir, o detalhamento dos dias.

Segunda-feira, 17 de março de 2025

O dia começará com atividades administrativas, incluindo a aprovação das atas e das relações da sessão da manhã. Em seguida, os trabalhos das comissões continuarão com o método da “escuta do Espírito”, finalizando as reflexões sobre os temas em discussão. As contribuições elaboradas nos grupos de trabalho serão compartilhadas com as comissões, que se encarregarão de sintetizá-las para a assembleia.

Às 18h00, o Regulador, o Presidente e 32 membros capitulares se reunirão para uma sessão dedicada à definição da divisão da nova região africana, já aprovada. O objetivo será identificar a configuração mais adequada para garantir uma estruturação eficiente, promovendo ao mesmo tempo a colaboração entre as duas regiões em projetos comuns, como o DBTech (formação técnica e profissional), o SAFCAM (formação permanente) e as casas de formação.

Os materiais produzidos ao longo do dia serão arquivados na pasta capitular, para que os participantes possam revisá-los em preparação para as apresentações do dia seguinte.

Terça-feira, 18 de março de 2025

Na assembleia, os materiais elaborados serão apresentados com o objetivo de tornar os conteúdos claros e acessíveis. Em seguida, será feita a discussão sobre o segundo núcleo do documento capitular.

À tarde, os salesianos africanos apresentarão uma proposta cartográfica para a divisão das duas novas regiões, que será posteriormente analisada pelas comissões.

Entre as moções em discussão, uma se refere aos direitos do Secretário nomeado pelo Reitor-Mor. O conteúdo específico da proposta será examinado nos trabalhos das comissões.

O dia terminará com um momento de oração na Basílica, em preparação à solenidade de São José.

Quarta-feira, 19 de março de 2025

Pela manhã, a assembleia analisará o primeiro esboço do primeiro núcleo do documento capitular. Em seguida, as comissões terão um tempo de trabalho dedicado à análise do texto e à formulação de propostas de eventuais modificações.

À tarde, a assembleia discutirá e responderá às contribuições das comissões sobre dois temas principais:

  1. A moção apresentada nos dias anteriores.
  2. A proposta de divisão da atual região africana.

As conclusões deste dia prepararão os trabalhos para as votações do dia seguinte.

Quinta-feira, 20 de março de 2025

O dia será dedicado a:

  • Votações: A assembleia votará sobre a versão final do primeiro núcleo, a divisão das regiões africanas e a moção em discussão.
  • Trabalhos sobre o terceiro núcleo: Iniciar-se-á a tratar de algumas seções do terceiro núcleo, com atenção especial a cinco temas: As organizações interinspetoriais; As visitas extraordinárias; Avaliações e propostas relacionadas às visitas extraordinárias; A organização e animação das inspetorias; A duração dos mandatos de governo em relação à experiência inspetorial.

Sexta-feira, 21 de março de 2025

Os trabalhos continuarão com a discussão do primeiro rascunho do segundo núcleo e o aprofundamento dos temas do terceiro núcleo. As comissões se concentrarão em duas tarefas principais:

  1. Aprofundar o segundo núcleo e preparar as intervenções.
  2. Elaborar propostas escritas para os cinco temas do terceiro núcleo.

À tarde, as seis comissões apresentarão à assembleia suas observações sobre o segundo núcleo e as propostas relacionadas ao terceiro.

Sendo o penúltimo dia da semana, serão fornecidas orientações metodológicas para o processo eleitoral da semana seguinte, em conformidade com o Regulamento do Capítulo.

Sábado, 22 de março de 2025

O dia começará com a oração da manhã (Lectio Divina às 7h30), seguida da aprovação das atas e de uma apresentação do P. Chávez sobre a quarta intervenção da série muito apreciada do “Fazendo um balanço”.

Se disponível, será apresentada uma segunda versão do segundo núcleo. O objetivo será concluir o primeiro núcleo, avançar na definição do segundo e estruturar pelo menos dois terços do terceiro núcleo.

Ao final do dia, todos os materiais necessários estarão prontos para facilitar as deliberações nas fases finais do Capítulo (1–9 de abril).

Com o início do processo eleitoral previsto para domingo, 23 de março, sob a orientação do P. Amedeo Cencini, o Capítulo entrará na fase de discernimento para a eleição do novo Reitor-Mor e seu Conselho.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

Dirigentes salesianos de todo o mundo se reúnem em Roma para o ‘Conclave’ da Educação Superior Salesiana

Roma acolhe, a partir de hoje, 27 de outubro, um encontro histórico dos responsáveis pela Educação Superior Salesiana de todo o mundo. A Conferência Internacional intitulada «Modelos Participativos na Educação Superior Salesiana: Facilitação Sinodal e Salesiana» (Participatory Models in Salesian Higher Education: Synodal & Salesian Facilitation”). Com duração de cinco dias, o evento faz parte das celebrações do Jubileu do Mundo Educativo (27 de outubro-1º de novembro) e terá por sede a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, e organizado pelas Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS), sob a égide do Setor para a Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana. As atividades terão início na Missa de abertura do Jubileu, às 17h30 (UTC+1), na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Leão XIV. Em seguida, os participantes do evento salesiano serão recebidos num jantar de boas-vindas no Terraço do Sagrado Coração, na Sede Central Salesiana, com panorama aberto para a Estação Termini - ocasião em que o Reitor-Mor, P. Fábio Attard, saudará os presentes. O mesmo formato se aplicará às demais sessões do evento (segundo e terceiro dias). O Encontro reúne 35 participantes de todos os continentes, incluindo 16 representantes da Índia, entre os quais dois especialistas - um testemunho do profundo empenho do país pela educação/instrução salesiana no mundo. Os três dias de trabalho (28-30 de outubro) prometem uma experiência envolvente e direta, voltada para repensar a gestão institucional das IUS, os processos de ensino-aprendizagem, o engajamento comunitário e a pesquisa, a partir de uma perspectiva claramente salesiana e sinodal. “O processo será participativo, sinodal e salesiano - afirma o Prof. P. George Abraham Thadathil, Coordenador-Geral das IUS - . É um convite a explorar a identidade católica e salesiana do nosso serviço no mundo da Educação/Instrução Superior”. Entre os participantes estão Reitores Magníficos, Reitores, Diretores e Vice-Diretores de Universidades e Faculdades Salesianas. A Conferência, uma iniciativa do Secretariado de Coordenação das IUS, em Roma, também servirá para lançar as bases dos próximos encontros regionais, entre eles a Conferência Anual da Ásia Sul, que reunirá os dirigentes de 51 instituições salesianas em Goa (17-20 de novembro), além de outros eventos formativos de nível inspetorial. O último dia, 31 de outubro, incluirá a Audiência com o Papa, a peregrinação do Jubileu e a passagem pela Porta Santa, um passeio pela Cidade Eterna, uma experiência de realidade virtual no ‘Museu Casa Dom Bosco’ (de Roma), e um jantar festivo, o que representará o ápice de uma semana repleta de reflexão, renovação e alegria na missão educativa salesiana. Fonte: Agência Info Salesiana    

Novena rumo à Canonização da Irmã Maria Troncatti (FMA)

Hoje, 10/10, nove dias antes da canonização da Bem-Aventurada Ir. Maria Troncatti FMA (em 19 de outubro de 2025), a Comissão Central, estabelecida pelas FMAs para a ocasião, sugere uma NOVENA temática breve, a ser feita de modo individual ou comunitário, com o objetivo de tomar a religiosa e missionária como exemplo, e renovar o empenho pela atenção ao próximo, ao espírito missionário e à prática de atitudes pacificadoras. Como afirmou a Ir. Chiara Cazzuola, Superiora Geral do Instituto das FMA, "nós também, junto com as comunidades educativas e os muitos jovens que encontramos, podemos brilhar como pequenas luzes em nossa vida cotidiana e ser sinais do amor preveniente e misericordioso do Pai, como o foi a Ir. Maria Troncatti". A novena, composta pela Ir. Luigina Silvestrin, da Inspetoria das FMA Santa Maria Domingas Mazzarello, do Triveneto (ITV), propõe algumas reflexões e orações sobre o tema "Mãos que curam, sanam, constroem paz". O texto foi desenvolvido com base numa homilia do P. Pierluigi Cameroni SDB, Postulador Geral das Causas dos Santos da FS, que apresentou a figura e algumas características da próxima futura ‘Santa’, justamente a partir das mãos. A canonização da 1ª Filha de Maria Auxiliadora após a Cofundadora do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello - representa um presente e um apelo, segundo explica a Madre Chiara Cazzuola: "Ao contemplar o rosto mais belo do Instituto - Santa Maria Domingas Mazzarello – a Ir. Maria Troncatti (a ser canonizada em breve), nossas Bem-Aventuradas e Servas de Deus que viveram as Constituições com total fidelidade - abrimos nosso coração à grande Esperança, com a graça e a ousadia que provêm de Deus. Com gratidão, entoamos o Magnificat pela santidade reconhecida pela Igreja, nessas e em muitas outras Coirmãs, que, em seu dia a dia, ofereceram Amor, Esperança e Alegria". A recente Exortação Apostólica do Papa Leão - Dilexi Te - destaca que a santidade é resultado do zelo pelos pobres, que sempre foram vistos como "o Tesouro da Igreja". Dom Bosco, mencionado no n. 70, foi um exemplo e fonte de inspiração para um método especial de educação dos pobres através do Sistema Preventivo. A Beata Maria Troncatti, conhecida como "Madrecita buena" (boa Mãezinha), tinha como única preocupação os pobres, órfãos, jovens maltratados, moribundos e mais necessitados. Por eles, se dispunha a encarar riscos e adversidades, exibindo uma generosidade ‘materna’ que a levava a cuidar pessoalmente de cada um. Lemos no Summarium elaborado sobre a vida da Irmã Troncatti: "A predileção ativa da Irmã Maria pelos mais pobres, pelos necessitados, pelos abandonados é conhecida: já impossibilitada de trabalhar mais (tem 84 anos), ela fica no hospital e vigia e atende os pobres selvagens que lhe vêm a racontar seus sofrimentos e preocupações". As Mãos da Ir. Troncatti, hoje, se tornam um dom e um modelo: extraindo forças de Maria Auxiliadora, do Espírito Santo, do Amor de Cristo Crucificado, o coração se torna capaz de gestos simples - mas eficazes - de proximidade, cuidado, paz. O texto da NOVENA está disponível, em italiano, aqui.

O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA: uma oportunidade única, a um só clique de distância

 O ‘Museu Casa Dom Bosco’ foi inaugurado em 27 de junho de 2025, durante a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e logo se tornou um ponto de encontro para aqueles que compartilham a missão salesiana e a devoção do Santo piemontês aos jovens. Agora, o Museu faz parte de um itinerário mais abrangente, acessível a todos por meio de somente alguns cliques: "O ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA". O "ITINERÁRIO DE DOM BOSCO EM ROMA" visa mostrar os anos fundamentais para Dom Bosco, período em que se dedicou à fundação da Congregação Salesiana e das Constituições Salesianas. A visita guiada começa na Basílica do Sagrado Coração, local onde ainda é possível sentir a emoção daquele 16 de maio de 1887. Dom Bosco, já cansado e doente, quis celebrar sua única missa no altar de Maria Auxiliadora, na igreja com a qual sempre sonhara e que construíra com imensos sacrifícios. Entretanto, naquela manhã, o altar se havia convertido num mar de emoções: o Santo dos Jovens chorou copiosamente 15 (quinze) vezes, sem conseguir controlar a emoção. Cada palavra era um agradecimento, uma demonstração de amor a Deus e aos jovens a quem ele havia dedicado toda a vida. Pouco depois, Dom Bosco compartilhou com palavras simples e profundas: “Fiz um grande esforço para celebrar. Parecia que eu estava no meio dos meus meninos, observando toda a cena da minha... vida”. O tour prossegue no MUSEU CASA DOM BOSCO, em ROMA, onde todos os fiéis e visitantes poderão vivenciar uma experiência singular graças ao novo museu imersivo que, por meio da realidade virtual, permite viver os momentos mais marcantes da trajetória de Dom Bosco na URBE. Hoje, fazer uma reserva é ainda mais simples: em poucas etapas, um eficaz sistema de reservas on-line ajuda a garantir sua vaga na excursão.  "Faça sua reserva on-line e deixe-se contagiar!" convida a equipe do tour. Para fazer sua reserva, acesse o site – https://www.donboscoaroma.org/Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil