17/03/2025

[CG 29] Um passo à frente para as Comunidades Salesianas (e previsão semanal)

 [CG 29] Um passo à frente para as Comunidades Salesianas (e previsão semanal)

O dia 13 de março no 29º Capítulo Geral (CG29), atualmente em andamento em Valdocco, será lembrado como um marco na história da Congregação Salesiana. Durante a assembleia, foi aprovada uma resolução que permitirá, ad experimentum, confiar o cargo de diretor de uma comunidade salesiana a qualquer membro, sem a exigência de que seja um sacerdote ordenado.

Essa decisão, que requer a aprovação do Conselho Geral e do Reitor-Mor a ser eleito, representa um passo significativo em direção a uma maior valorização da complementaridade vocacional entre os salesianos sacerdotes e os salesianos coadjutores.

A resolução, adotada com o consenso da maioria qualificada dos capitulares, foi acompanhada por um intenso debate e diálogo aberto e fraterno. Reunimos as impressões de três salesianos coadjutores presentes em Valdocco, que compartilharam suas reflexões sobre este importante avanço.

As Vozes dos Coadjutores: Uma nova oportunidade para o Serviço à Comunidade

Albert-Sébastien Ramadan, natural do Chade e atualmente na Tunísia, foi convidado como observador e contribuiu para o debate com uma intervenção na assembleia:

"Após a votação de ontem, que dá aos salesianos coadjutores a oportunidade, de forma experimental, de serem diretores de uma comunidade local, sinto-me satisfeito. Houve um debate sobre o tema para considerar os prós e os contras. Senti que minha intervenção no CG29 foi útil; ela trouxe algo a mais. Mesmo quando intervim em nossa comissão, muitos mudaram seu ponto de vista.

O Espírito Santo garantiu que houvesse um ponto de vista que satisfizesse ambas as partes. Por agora, já é uma porta aberta, este é um passo adiante. Tudo o que Deus fez é bom: estou convencido de que foi o Espírito que agiu. Ele agirá e nos guiará segundo a vontade de Deus."

Van Luan Bui, do Vietnã, também é observador no CG29. Em seu país, os salesianos coadjutores representam uma parte significativa da comunidade:

"Estou feliz com tudo o que foi decidido, porque estamos focados na nossa responsabilidade com a comunidade, nossa missão e os jovens. Escutamos a vontade do Pai e tomamos o tempo necessário para aprender a dialogar sobre o tema. Agora nossa comunicação está aberta e encontramos uma maneira de trabalhar juntos.

No Vietnã, há uma forte presença de coadjutores, mais de 70 membros: um número que resulta da qualidade do trabalho que realizamos e do espírito de comunidade que nos une."

Lucas Mario Mautino, delegado da Argentina Norte, compartilhou um pensamento que remete à figura de Artêmides Zatti, o salesiano coadjutor argentino recentemente canonizado:

"Acredito que também seja um belo sinal dos tempos que os não ordenados, em algumas ocasiões, possam ser chamados ao serviço da autoridade no estilo de Jesus. Vejo com muita esperança esta nova opção que estamos tomando, especialmente para o serviço aos jovens.

Dom Bosco nos pensou como uma única vocação, vivendo em uma complementaridade fraterna, valorizando-nos mutuamente. Para compreender o salesiano sacerdote e o salesiano coadjutor, precisamos considerá-los juntos: este é o caminho a seguir. Também temos Artêmides Zatti como modelo, e é bonito olhar para ele neste momento. Para nós, ele é uma figura muito importante que nos ensina a evangelizar e educar por meio do testemunho e do estilo de vida."

Um passo corajoso para o futuro

A decisão tomada no CG29 representa uma virada significativa e um sinal dos tempos para a Congregação Salesiana. Ela não apenas abre novas perspectivas de serviço e liderança para os salesianos coadjutores, mas também enfatiza o valor da complementaridade vocacional dentro das comunidades.

Na história da Família Salesiana, esta escolha está em continuidade com o espírito de Dom Bosco, que sempre considerou a vocação como uma realidade única, enriquecida pela diversidade de carismas. Olhando para o futuro, o CG29 optou por adotar uma visão mais inclusiva, que fortalece a missão salesiana ao serviço dos jovens e das comunidades locais.

Com a contribuição de todos os membros, sacerdotes e coadjutores, o Capítulo prossegue seu caminho com determinação, reafirmando sua fidelidade ao chamado de Deus e ao carisma salesiano, sempre atento aos sinais dos tempos.

 

Previsão Semanal - De 17 a 23 de março de 2025

A quinta semana do 29º Capítulo Geral (CG29) marca uma etapa significativa na caminhada da Congregação Salesiana. Durante esses dias, serão realizadas discussões e aprovações de decisões relevantes, incluindo a criação da segunda região africana, a finalização dos núcleos do documento capitular e a preparação para o processo eleitoral da semana seguinte.

O programa da semana prevê uma intensa atividade de estudo e diálogo, dividida entre momentos de trabalho em assembleia e em comissões. A seguir, o detalhamento dos dias.

Segunda-feira, 17 de março de 2025

O dia começará com atividades administrativas, incluindo a aprovação das atas e das relações da sessão da manhã. Em seguida, os trabalhos das comissões continuarão com o método da “escuta do Espírito”, finalizando as reflexões sobre os temas em discussão. As contribuições elaboradas nos grupos de trabalho serão compartilhadas com as comissões, que se encarregarão de sintetizá-las para a assembleia.

Às 18h00, o Regulador, o Presidente e 32 membros capitulares se reunirão para uma sessão dedicada à definição da divisão da nova região africana, já aprovada. O objetivo será identificar a configuração mais adequada para garantir uma estruturação eficiente, promovendo ao mesmo tempo a colaboração entre as duas regiões em projetos comuns, como o DBTech (formação técnica e profissional), o SAFCAM (formação permanente) e as casas de formação.

Os materiais produzidos ao longo do dia serão arquivados na pasta capitular, para que os participantes possam revisá-los em preparação para as apresentações do dia seguinte.

Terça-feira, 18 de março de 2025

Na assembleia, os materiais elaborados serão apresentados com o objetivo de tornar os conteúdos claros e acessíveis. Em seguida, será feita a discussão sobre o segundo núcleo do documento capitular.

À tarde, os salesianos africanos apresentarão uma proposta cartográfica para a divisão das duas novas regiões, que será posteriormente analisada pelas comissões.

Entre as moções em discussão, uma se refere aos direitos do Secretário nomeado pelo Reitor-Mor. O conteúdo específico da proposta será examinado nos trabalhos das comissões.

O dia terminará com um momento de oração na Basílica, em preparação à solenidade de São José.

Quarta-feira, 19 de março de 2025

Pela manhã, a assembleia analisará o primeiro esboço do primeiro núcleo do documento capitular. Em seguida, as comissões terão um tempo de trabalho dedicado à análise do texto e à formulação de propostas de eventuais modificações.

À tarde, a assembleia discutirá e responderá às contribuições das comissões sobre dois temas principais:

  1. A moção apresentada nos dias anteriores.
  2. A proposta de divisão da atual região africana.

As conclusões deste dia prepararão os trabalhos para as votações do dia seguinte.

Quinta-feira, 20 de março de 2025

O dia será dedicado a:

  • Votações: A assembleia votará sobre a versão final do primeiro núcleo, a divisão das regiões africanas e a moção em discussão.
  • Trabalhos sobre o terceiro núcleo: Iniciar-se-á a tratar de algumas seções do terceiro núcleo, com atenção especial a cinco temas: As organizações interinspetoriais; As visitas extraordinárias; Avaliações e propostas relacionadas às visitas extraordinárias; A organização e animação das inspetorias; A duração dos mandatos de governo em relação à experiência inspetorial.

Sexta-feira, 21 de março de 2025

Os trabalhos continuarão com a discussão do primeiro rascunho do segundo núcleo e o aprofundamento dos temas do terceiro núcleo. As comissões se concentrarão em duas tarefas principais:

  1. Aprofundar o segundo núcleo e preparar as intervenções.
  2. Elaborar propostas escritas para os cinco temas do terceiro núcleo.

À tarde, as seis comissões apresentarão à assembleia suas observações sobre o segundo núcleo e as propostas relacionadas ao terceiro.

Sendo o penúltimo dia da semana, serão fornecidas orientações metodológicas para o processo eleitoral da semana seguinte, em conformidade com o Regulamento do Capítulo.

Sábado, 22 de março de 2025

O dia começará com a oração da manhã (Lectio Divina às 7h30), seguida da aprovação das atas e de uma apresentação do P. Chávez sobre a quarta intervenção da série muito apreciada do “Fazendo um balanço”.

Se disponível, será apresentada uma segunda versão do segundo núcleo. O objetivo será concluir o primeiro núcleo, avançar na definição do segundo e estruturar pelo menos dois terços do terceiro núcleo.

Ao final do dia, todos os materiais necessários estarão prontos para facilitar as deliberações nas fases finais do Capítulo (1–9 de abril).

Com o início do processo eleitoral previsto para domingo, 23 de março, sob a orientação do P. Amedeo Cencini, o Capítulo entrará na fase de discernimento para a eleição do novo Reitor-Mor e seu Conselho.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

[CG29] Período pós-eleitoral: debate sobre regulamentos, normas jurídicas e ‘Ratio Fundamentalis’

"É uma semana atípica": com essa expressão, o Regulador do CG29 dos Salesianos de Dom Bosco, P. Alphonse Owoudou, saudou os Capitulares reunidos em Valdocco, ao abrir os trabalhos na segunda-feira, 31 de março. Após a etapa de seleção dos membros do Conselho Geral, realizada com grande harmonia, aguarda-se agora a aprovação dos textos que sintetizam a reflexão conduzida nos níveis mais elevados da Congregação, com a colaboração de Inspetores e Delegados de todas as partes do mundo. Esses são autênticos "endereços" que levarão cada comunidade a destacar a figura de Dom Bosco entre os jovens, especialmente os mais frágeis e excluídos. Com as novas nomeações, o número de integrantes do Capítulo subiu para 229. O começo da manhã também oficializou todas as eleições para novos conselheiros, validando a Ata da semana anterior. O Reitor-Mor, P. Fábio Attard, expressou à Congregação "gratidão ao Deus compassivo que nos sustenta e nos pede estejamos sempre prontos a atender o seu chamado". O que ocorreu até o CG29 nos proporcionou algo que nos alegra e nos motiva a seguir em frente. É um presente para a nossa querida Congregação: o espírito de Fé, Esperança e Caridade Pastoral. Passamos a considerar o conteúdo de 10 resoluções e cinco conselhos das Comissões, que voltaram a ser interlinguísticas, após o interlúdio reservado para a discussão e a escolha de novos conselheiros regionais. O P. Luca Barone expôs os textos em análise e, ao término do dia, os integrantes do Capítulo decidiram pela aprovação ou rejeição dos mesmos. Em resumo: a decisão foi de abertura nos aspectos considerados maduros, relacionados com o nível dos Regulamentos; enquanto que nos aspectos que demandariam alterações nas Constituições, não foi alcançada a maioria qualificada dos votantes. Em síntese: pede-se que a natureza e as tarefas do Curatorium sejam tanto especificadas quanto atribuída a relativa responsabilidade final (del. 18); para as Visitas Extraordinárias, há que planejar com a maior antecedência possível, a fim de envolver plenamente os membros da Inspetoria, para interligá-los favoravelmente com o trabalho ordinário das Regiões, reservar o tempo necessário para o encontro individual dos coirmãos com os Visitadores. (del. 19); da mesma forma, para a Visita de Conjunto, a metodologia pode ser ainda mais especificada (e o resultado verificado) para garantir uma preparação eficiente e geral, um desenvolvimento ao estilo sinodal com atenção a problemas específicos (resolução 20); de maneira análoga ao que ocorre com o Vigário do Reitor-Mor, os Vigários dos Inspetores também devem se encarregar dos aspectos da disciplina religiosa, de modo que o Inspetor possa permanecer num papel mais de pai” (del. 21); no que se refere à prevenção e à tutela dos menores, o CCG29 pretende indicar uma linha de plena responsabilidade da Congregação (resolução 25); as comunidades podem ser constituídas com base em pelo menos quatro coirmãos consagrados, para lidar com as situações de forte diminuição numérica em algumas Inspetorias ou de início de presenças em novos territórios (resolução 26); foram definitivamente aprovadas as diretrizes para a plena implementação de obras e serviços para jovens em condições de vulnerabilidade e exclusão, e para responder a situações de pobreza econômica, emocional e espiritual (resolução 27). Embora as resoluções pudessem ser votadas no começo da noite, nas cédulas fornecidas pelo P. Pier Fausto Frisoli, Procurador Geral da Congregação, pediu que fossem consideradas e levadas à mesa das seis Comissões, para uma extensa reunião durante a tarde. Concluindo a escuta dos elementos que enriquecem este Capítulo, com seus muito exigentes conteúdos, foi apresentado o trabalho sobre a definição da ‘Ratio Fundamentalis’ realizado nos últimos seis anos e realizado de modo muito articulado: reuniões preliminares do Conselho, questionários enviados a todos os irmãos das comunidades educativo-pastorais, grupos de reflexão, revisão pelas comissões de estudo, sete grupos de jovens salesianos. Ao apresentá-lo, o P. Ivo Coelho, Conselheiro para a Formação cessante, disse que o CG29 não está sendo solicitado a uma resolução ‘ad hoc’, mas a se manifestar, a partir de um pedido do Reitor-Mor, Dom Ángel Fernández Artime. “Procure fazer-se amar” é a frase de Dom Bosco que aparece em marca d’água no papel em que foi escrito o documento. A Formação Permanente é vista como uma atenção constante em todas as fases da vida; também se pode afirmar que a formação ocorra na missão e graças a ela.  "Prestemos atenção ao que se passa em nosso interior durante nossa atividade", enfatizou o P. Coelho. "O convite é do Papa Francisco, e a ‘Ratio’ surge como uma ferramenta de acompanhamento pastoral, para que experienciemos os princípios da vocação salesiana». Agência Info Salesiana - ANS

91 anos da Canonização de Dom Bosco: um marco para a Igreja e a Família Salesiana

No dia 1º de abril de 1934, em um Domingo de Páscoa chuvoso, o Papa Pio XI proclamava santo João Melchior Bosco. A cerimônia, realizada na Praça de São Pedro, marcou o Jubileu Extraordinário da Redenção e reuniu milhares de fiéis, tornando-se um dos momentos mais emblemáticos da história da Família Salesiana. O caminho para a canonização de Dom Bosco durou 44 anos, iniciado em Turim em 1890 e passando por diversas etapas, incluindo a comprovação de quatro milagres. O anúncio da santidade do “Pai e Mestre da Juventude” foi celebrado com entusiasmo em todo o mundo, especialmente em Roma e Turim, onde multidões acompanharam o cortejo da urna de Dom Bosco, mesmo sob chuva incessante. Leia a íntegra da carta de proclamação da santidade de Dom Bosco, escrita pelo Papa Pio XI, clicando aqui. Assista a vídeos históricos da canonização, incluindo a chegada do Papa Pio XI e a procissão em Turim. Acesse também a versão em português do Boletim Salesiano de 1934 e reviva esse grande momento da missão salesiana no Brasil e no mundo!

Encontro do Comitê de Comunicação da RSB refletiu sobre o Boletim Salesiano Brasil

Foi realizado no dia 28 de março (sexta-feira), na casa Salesianas Eventos, em Porto Alegre, RS, o Encontro entre o Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) e o Conselho Editorial do Boletim Salesiano, com os objetivos de avançar no alinhamento de expectativas e na definição de encaminhamentos em relação às ações voltadas ao Boletim Salesiano, em vista de melhorias nos processos de produção, divulgação e distribuição do BS. Participaram do Encontro os coordenadores de Comunicação das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil, que compõem o Comitê encabeçado pela Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas; os membros do Conselho Editorial do Boletim Salesiano Brasil, dirigido pelo Padre Tarcizio Paulo Odelli (considerando que alguns dos presentes participam tanto do Comitê quanto do Conselho); o Diretor-Executivo da Rede Salesiana Brasi, Padre Sérgio Augusto Baldin Jr; e a equipe técnica de produção do BS, representada pela jornalista Ana Cosenza e pelo designer digital Luís Felipe Moura.    História e diretrizes do BS Brasil Após as boas-vindas do Padre Tarcizio Odelli, que enfatizou a importância do encontro no sentido de uma maior integração entre as instâncias de Comunicação da RSB e do conhecimento sobre a história e as ações do Boletim Salesiano no Brasil, Ana Cosenza fez uma apresentação sobre o que é o Boletim Salesiano, sua história e as plataformas em que se apresenta no país. O Boletim Salesiano foi criado pelo próprio Dom Bosco, em 1877, e teve sua primeira edição em língua portuguesa já no ano de 1902. Em cada uma de suas 66 edições, publicadas em 33 línguas, o BS é um instrumento de informação e de formação da Família Salesiana, assumindo as características e necessidades regionais da Congregação. No Brasil, entre as particularidades do Boletim Salesiano, estão: a presença não só dos SDB, mas também das FMA e dos Salesianos Cooperadores em seu Conselho Editorial; a distribuição/divulgação em todo o território nacional, composto por 6 Inspetorias SDB e 4 Inspetorias FMA; e a presença em diversos formatos e plataformas, como revista impressa, revista digital, portal de notícias e redes sociais. A partir de uma ampla reflexão sobre o papel do Boletim Salesiano no contexto atual da Rede Salesiana Brasil, do público-alvo e das formas de divulgação do BS, os participantes da reunião decidiram montar um Grupo de Trabalho para aprofundar as discussões e elaborar um planejamento para ser apresentado posteriormente à RSB.   Distribuição e pesquisa Na parte da tarde, Maria Dantas apresentou um ponto sobre a atual distribuição do BS impresso e Ana Cosenza tratou sobre a pesquisa do Boletim Salesiano, realizada em 2021. Ao discutirem esses pontos e outras formas de colaboração entre o Comitê de Comunicação e o Conselho Editorial do Boletim Salesiano, os participantes indicaram algumas ações práticas conjuntas, como um levantamento, por inspetoria, das casas salesianas que recebem o BS impresso e os responsáveis por sua distribuição; a possibilidade de realização de uma nova pesquisa sobre o Boletim Salesiano; a publicação conjunta (pelo BS e pelas Inspetorias) de conteúdos em parceria com a Pastoral Juvenil Salesiana e a participação da jornalista Ana Cosenza na oficina sobre produção de notícias que será realizada pelo Centro Salesiano de Formação em 24 de abril.    Temas do Boletim Salesiano para 2025 Os membros do Conselho Editorial do Boletim Salesiano deram continuidade à sua reunião na manhã de 29/03, com a discussão de questões específicas do BS.  A reunião teve início com uma formação conduzida pelo jornalista Euclides Fernandes sobre a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações, com o tema “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)”.  Em seguida, os participantes discutiram os temas e as ações específicas do Boletim Salesiano para o ano de 2025, que terá como centro de suas publicações o Jubileu da Esperança 2025; a celebração dos 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana (com uma visão conjunta dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora); o impulso à Pastoral Juvenil Salesiana e as Vocações.  Ana Cosenza do Boletim Salesiano

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil