A Vigária Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Maria do Rosário Garcia Ribas, escreveu uma carta às Inspetoras e Superioras de Visitadoria, todas as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e Comunidades Educativas do Instituto das FMA presentes nos cinco Continentes, para compartilhar o tema da Festa da Gratidão 2024 e as indicações para a preparação e realização.
A Festa da Gratidão mundial 2024 acontecerá em Moçambique, em Maputo Infulene, no dia 26 de abril, será animado pela Província Moçambicana de São João Bosco (MOZ) e terá como tema: “Com Maria, guiados pelo ‘sonho’,
geremos paz cuidando da Casa comum’.
A Carta expressa a motivação do tema:
Em resposta à Deliberação Capitular, no contexto da Ecologia Integral, a celebração da Festa Mundial da Gratidão pretende ser um hino de louvor. Com o salmista, proclamamos também: «Senhor, nosso Deus, destes ao homem poder sobre a obra das tuas mãos» (cf. Salmo 8). Somos convidados a abrir os olhos e a contemplar a majestade do Senhor nosso Deus no livro da natureza. Que mais se pode fazer, diante de tão maravilhoso espetáculo, senão deixar-nos cativar e cantar? O céu, o mar, a terra, as estrelas, as flores, o homem que Deus fez “pouco menor que os anjos”, falam-nos do mesmo Autor que nos criou.
O logotipo da Festa, oferece-nos um belo simbolismo, através de alguns elementos significativos: Maria, protótipo de cuidado que abraça o mundo da nossa Casa Comum; os diversos rostos dos jovens e das jovens dos cinco continentes, que expressam a nossa missão educativa entregue a Joãozinho Bosco no sonho dos nove anos; o baobá, árvore sagrada, que simboliza a vida, poderoso símbolo da África, que parece unir o céu à terra, e que fornece ao povo alimento e remédio para diversos males; as cores da bandeira de Moçambique que representam o país com as suas riquezas, a sua história e o seu empenho pela paz.
Em preparação ao evento, a Inspetoria moçambicana propõe um itinerário de quatro semanas, com aprofundamentos sobre o “cuidar” de Madre Mazzarello na 1ª semana, sobre o “cuidar” de Dom Bosco na 2ª semana, sobre a educação e a espiritualidade ecológica na 3ª semana, e com a Lectio sobre as Bem-Aventuranças na última semana.
Está em curso a criação da página web da Festa das Graças 2024, onde se encontra o material para o caminho preparatório, repartido pelas quatro semanas, a oração diária, as indicações e as informações necessárias. Em breve, no site do Instituto das FMA será disponibilizado o endereço.
A Festa da Gratidão, – acontecimento anual que nos convida a expressar gratidão ao Senhor por cada irmã, pelos jovens e pelas jovens, por quantos partilham conosco a missão educativa, – é para nós um momento significativo de vida de família, sinal de amor e de fidelidade ao Instituto. Desde o início da preparação para a festa deste ano, queremos reconhecer o dom inestimável que é para todas nós, a nossa querida Madre, Irmã Chiara Cazzuola, para cada Filha de Maria Auxiliadora e para as comunidades educativas do mundo.
Confira a Carta da Vigária Geral para a Festa da Gratidão 2024 na íntegra, em língua portuguesa, clicando aqui.