Visita do Reitor-Mor à Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga
10/01/2024

Visita do Reitor-Mor à Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Visita do Reitor-Mor à Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

De 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, de Recife (PE), recebe o superior geral dos salesianos de Dom Bosco, o Reitor-Mor e Cardeal Ángel Fernández Artime. Entre os objetivos da visita estão: festejar Dom Bosco, participar da Dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus (Juazeiro do Norte) e declarar o Servo de Deus, Pe. Cícero Romão Batista, como Salesiano Cooperador.

Com o lema “DOM BOSCO ENTRE NÓS”, a visita se desenvolverá com intensa programação, movimentando o Nordeste Salesiano, em especial, as Obras de Juazeiro do Norte (CE) e da Região Metropolitana do Recife (PE).


PROGRAMAÇÃO

O Pe. Ángel inicia sua visita com a chegada ao Recife (PE) na noite da segunda-feira, 29 de janeiro. Sua acolhida será realizada por diretores de Obras Salesianas do Nordeste, na Casa Inspetorial. A seguir, confira a programação completa das atividades:

30 de janeiro, terça-feira
10:30h – Conselho Inspetorial – Encontro (Casa Inspetorial – Recife-PE)
17:30h – Primeiras Vésperas da Solenidade de São João Bosco com a Família Salesiana (Basílica do Sagrado Coração – Recife)

31 de janeiro, quarta-feira
10:00h – 1ª Profissão Religiosa dos Noviços (Jaboatão dos Guararapes – Colônia Salesiana)
14:30 – Bênção da Nova Casa dos Idosos (Bongi, Recife, PE)
18:00 – Jantar com o Arcebispo de Olinda e Recife (Casa Inspetorial)

01 de fevereiro, quinta-feira
09:00h – Missa na Igreja do Horto
16:00h – Coletiva de Imprensa (Auditório do Colégio Salesiano São João Bosco – Juazeiro do Norte)

02 de fevereiro, sexta-feira
10:00h – Visita Casa-Museu Padre Cícero
12:00h – Bênção do Chapéu (Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores – Juazeiro do Norte)
17:00h – Procissão e Encerramento da Romaria das Candeias (Praça dos Romeiros)

03 de fevereiro, sábado
09:00h – Encontro e Festa da Comunidade Inspetorial: salesianos, formandos e aspirantes.
15:00h – Adoração Eucarística (Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto)
18:00h – Celebração Eucarística – Dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus / Declaração do Servo de Deus, Pe. Cícero, como Salesiano Cooperador Póstumo / Inauguração do Monumento (Horto do Padre Cícero)
Momento Cultural: Filarmônica Bom Jesus de Matriz de Camaragibe/AL

04 de fevereiro, domingo
10:00 – Encontro com Inspetores e Coordenadores da Família Salesiana
12:00 – Almoço com os Inspetores e Bispo Diocesano
16:00 – Participação no Encontrão Inspetorial da Juventude
17:00 –  Adoração Eucarística (Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto)
19:00 – Celebração Eucarística – Profissão Religiosa Perpétua (Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto)
21:00 – Jantar e Momento Cultural no Colégio Salesiano São João Bosco

05 de fevereiro, segunda-feira
06:20 – Voo Juazeiro – Recife (Casa Inspetorial)


DEDICAÇÃO DA IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DO HORTO

A Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte (CE) é um sonho do Servo de Deus, Pe. Cícero Romão.  Prometida desde 1899, o tão sonhado templo será dedicado em 03 de fevereiro de 2024, concretizando o desejo do Patriarca do Nordeste.

Devido à severa seca que assolava o sertão, Pe. Cícero Romão, junto a outros sacerdotes, fez uma promessa ao Sagrado Coração de Jesus, pedindo chuvas e prometendo a construção de uma igreja, como forma de agradecimento. As chuvas vieram e Pe. Cícero iniciou a construção da capela com ajuda da comunidade. A construção da igreja foi interrompida em duas ocasiões, por mandato da autoridade diocesana. Nas ruínas da segunda tentativa de construção, ergue-se hoje a estátua do Padre Cícero.

Os salesianos, que chegaram anos depois da morte do patriarca, construíram em baixo, na cidade, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus e, como lê-se na placa de inauguração, o fizeram em realização da promessa do Pe. Cícero. Com o aumento de peregrinos no Horto, viu-se décadas mais tarde, a necessidade da ereção de uma igreja também no Horto, esta que será dedicada em 03 de fevereiro. Desta forma, o pedido que o Pe. Cícero fez explicitamente aos salesianos fica atendido.

A igreja vem sendo edificada a quase duas décadas, com recursos oferecidos pelos romeiros, particularmente dos Afilhados do Padre Cícero e pela Congregação Salesiana. A Dedicação é uma cerimônia religiosa pela qual consagra-se uma Igreja ao culto divino. O bispo diocesano presidirá a solene liturgia de Dedicação do novo Templo. O Cardeal (que ainda não foi ordenado bispo), estará ao seu lado.


O SERVO DE DEUS PADRE CÍCERO ROMÃO

Padre Cícero Romão Batista nasceu em Crato (Ceará), no dia 24 de março de 1844. Era filho de Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana, conhecida como dona Quinô.

Pe. Cícero foi ordenado no dia 30 de novembro de 1870, em Fortaleza. Após sua ordenação, retornou ao Crato, onde no dia 8 de janeiro de 1871 celebrou sua primeira missa na terra natal. Enquanto o Bispo não lhe dava paróquia para administrar, ficou ensinando Latim no Colégio Padre Ibiapina, em Crato, fundado e dirigido pelo professor José Joaquim Teles Marrocos, seu primo e grande amigo.

No Natal de 1871, convidado pelo professor Semeão Correia de Macêdo, Pe. Cícero visitou pela primeira vez o povoado de Juazeiro (então pertencente a Crato), e aí celebrou a tradicional Missa do Galo. Em 11 de abril de 1872, lá estava de volta, com bagagem e família (a mãe, as duas irmãs e uma criada conhecida como Tereza do Padre), para fixar residência definitiva no Juazeiro.

Segundo o atestado de óbito assinado por Dr. Mozart Cardoso de Alencar, registrado no Cartório sob o nº 2088, Pe. Cícero faleceu às 7 horas do dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos de idade, tendo como causa mortis paralisia intestinal. Foi sepultado no dia seguinte, às 10h30min, no interior da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e seu enterro foi acompanhado por uma grande multidão.

(Fonte: Site da Basílica Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte- CE, Blog do Pe. Cícero- Daniel Walker e TV Assembleia)


A PRESENÇA DOS SALESIANOS EM JUAZEIRO

Foi o Pe. Cícero Romão Batista que trouxe para Juazeiro a Congregação dos Salesianos, contribuindo para instalação do Colégio Salesiano e as demais atividades presentes na cidade. A chegada da congregação aconteceu em 1938, quatro anos após o falecimento do “Padim”, com a ideia de educar e evangelizar os jovens do Cariri.

Atualmente, após 85 anos, a Obra Salesiana de Juazeiro do Norte possui várias frentes de atividades: Colégio Salesiano São João Bosco, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rádio FM Padre Cícero, Horto do Padre Cícero, Casa Museu do Padre Cícero, Seminário e Oratórios.

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Mais Recentes

Pe. Luis Eugenio é o novo Animador Espiritual da ADMA

A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) acolhe com alegria a nomeação do Pe. Luis Eugenio Vargas Isaza, salesiano colombiano de Medellín, como novo Animador Espiritual Mundial. Ordenado sacerdote em 2002, o novo animador traz consigo uma profunda vivência pastoral, marcada pelo amor a Maria Auxiliadora e pelo compromisso com a Família Salesiana. Pe. Luis Eugenio recebeu a nomeação com espírito de fé e disponibilidade, afirmando: “Aceito essa tarefa com grande surpresa e fé, com a esperança de viver a vontade de Deus e de servir com amor e obediência a minha Congregação e a Associação de Maria Auxiliadora, que tanto amo. Considero-a uma grande responsabilidade e um campo de ação evangelizadora salesiana onde o Senhor nos pede para O servirmos e, se é a Sua vontade, Ele mesmo nos sustentará e nos dará força.” Ligado há anos à ADMA, o sacerdote já a acompanhou em diversas realidades locais, como Cali e Medellín. Desde 2020, atuava como Conselheiro da Associação, promovendo com entusiasmo a formação espiritual e a comunhão com toda a Família Salesiana. Atualmente, ele se prepara para transferir suas responsabilidades no Santuário de Maria Auxiliadora em Medellín ao seu sucessor, antes de assumir a nova missão em Turim, berço do carisma salesiano. Durante este período de transição, o Pe. Gabriel Cruz Trejo continuará acompanhando as atividades programadas da ADMA até a chegada do novo animador. A Associação expressa profunda gratidão a ele por sua dedicação e disponibilidade, preparando também um momento especial de despedida. A Família Salesiana confia esta nova etapa à intercessão de Maria Auxiliadora e ao abraço espiritual de Dom Bosco, na certeza de que Pe. Luis Eugenio conduzirá a ADMA com coração salesiano e zelo apostólico, fortalecendo ainda mais a missão de evangelizar e difundir a devoção mariana no mundo. Angélica Novais com informações da ADMA

Leão XIV reza o Ângelus em seu aniversário: 'Agradeço a Deus e a meus pais'

O papa Leão XIV rezou o Ângelus de domingo com os fiéis hoje (14) em uma data especial: seu 70.º aniversário. Desde o início da manhã, a praça de São Pedro encheu-se de peregrinos com faixas, cartazes de felicitações e bandeiras de felicitações. «Parece que vocês sabem: hoje eu completo 70 anos», disse o Pontífice com um sorriso, improvisando algumas palavras de agradecimento. «Agradeço ao Senhor e aos meus pais, e a todos aqueles que se lembraram de mim nas suas orações». O papa mostrou-se visivelmente emocionado ao ouvir as bandas musicais que, na praça do Vaticano, tocaram Parabéns a Você. Os milhares de participantes acompanharam o gesto com aplausos e vivas, agitando os seus cartazes com mensagens de gratidão e bênçãos. Durante seu discurso após a oração do Angelus, Leão XIV lembrou os 60 anos da criação do Sínodo dos Bispos por são Paulo VI, e encorajou um compromisso renovado com a sinodalidade na missão da Igreja. As suas reflexões durante o Angelus centraram-se na Exaltação da Santa Cruz, que a Igreja Católica celebra neste domingo. Ao comentar o evangelho do dia, o encontro de Jesus com Nicodemos (cf. Jo 3,13-17), ele assegurou que o líder judeu «tem necessidade de luz, de orientação, procura Deus e pede ajuda ao Mestre de Nazaré, porque nele reconhece um profeta, um homem que realiza sinais extraordinários». Jesus revela-se como o Filho de Deus ao dizer-lhe: «Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna». No entanto, Nicodemos «não compreende plenamente o sentido destas palavras», mas compreenderá após a morte e «depois da crucificação, ajudará a sepultar o corpo do Salvador». Deus, para redimir os homens, fez-se homem e morreu na cruz «Compreenderá então que Deus, para redimir os homens, fez-se homem e morreu na cruz», explicou o Papa. “Deus salvou-nos revelando-se a nós, oferecendo-se como nosso companheiro, mestre, médico, amigo, até se tornar por nós pão partido na Eucaristia. E para realizar esta obra, serviu-se de um dos instrumentos de morte mais cruéis que o homem jamais inventou: a cruz”. Para Leão XIV, esta é a “exaltação” da cruz. Ele definiu-a como uma celebração que “fazemos pelo amor imenso com que Deus, abraçando-a para a nossa salvação, a transformou de meio de morte em instrumento de vida, ensinando-nos que nada pode separar-nos Dele e que a sua caridade é maior do que o nosso próprio pecado”. O papa concluiu a sua reflexão antes da oração pedindo com Maria «que também em nós se enraíze e cresça o seu amor que salva, e que também nós saibamos doar-nos uns aos outros, como Ele se doou inteiramente a todos». Mensagem do Reitor-mor dos salesianos Neste dia de alegria em que a Igreja universal dá graças a Deus pelos 70 anos de vida do Santo Padre Leão XIV, o Reitor-Mor dos Salesianos, em nome da Congregação e de toda a Família Salesiana, expressa ao Papa seus votos, proximidade e oração. Em sua mensagem, ele assegura ao Sucessor de Pedro, a fidelidade filial e o serviço da Família de Dom Bosco, reconhecendo n’Ele um guia profético que convida à paz, à unidade e à renovada Fé em Jesus Cristo. Acesse aqui a Mensagem do Reitor-Mor ao Santo Padre.  Fonte: Com informações de Victoria Cardiel da ACI Digital e ANS.

Madre Chiara Cazzuola acolhe participantes do Projeto Mornese em Roma

No dia 10 de setembro, quarta-feira, na Casa Sagrado Coração, em Roma, a Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), dirigiu a tradicional “Boa Noite” salesiana aos 34 participantes do Projeto Mornese em Português, vindos do Brasil, Angola, Madagascar, Moçambique e Portugal, entre estes, 20 leigos. Maria Dantas, coordenadora executiva da Rede Salesiana Brasil e participante do projeto, ao falar sobre o que mais a marcou nesta jornada até agora, ressaltou que todos os momentos e partilhas vividos foram profundamente significativos. “A alegria das Filhas de Maria Auxiliadora contagiou a todos os participantes deste projeto e fez grande diferença. Viver e experimentar o carisma salesiano renova o sentido da vida, fortalece a fé e reaviva a esperança”.  Maria complementou, dizendo que “estar no coração do catolicismo, na casa do Santo Padre; participar da canonização de Carlo Acutis e Giorgio Frassati; conhecer mais de perto o Instituto; e estar em comunhão com a Madre Geral Chiara, entre tantas outras experiências, renovaram em nós a certeza da fé e do imenso amor de Deus por cada um de nós”. Em sua mensagem, a Madre convidou os presentes a viverem a experiência de Mornese e Valdocco com o coração aberto, confiando a Maria Domingas Mazzarello e a Maria Auxiliadora suas intenções pessoais, familiares e missionárias. Recordou ainda a figura de Suor Maria Troncatti, que será canonizada em outubro, destacando-a como “mãe, missionária e artesã da paz e da reconciliação”. A Madre Chiara sublinhou que a educação é um instrumento fundamental para promover a paz e encorajou todos a assumirem essa missão em seus contextos. Ao final, cada Inspetoria presenteou a Madre com símbolos de sua terra, gesto retribuído com uma imagem de Suor Maria Troncatti. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil