Aprendizado, espiritualidade e convivência nas Colônias de Férias Salesianas
13/02/2025

Aprendizado, espiritualidade e convivência nas Colônias de Férias Salesianas

Aprendizado, espiritualidade e convivência nas Colônias de Férias Salesianas
Foto: AJS Maceió - Bruna Araujo

Em todo o Brasil, as Colônias de Férias Salesianas, animadas pela espiritualidade do Pai e Mestre da Juventude, promoveram atividades de lazer e esportes para crianças e adolescente

Jovens e adultos, religiosos e leigos, se mobilizaram durante o mês de janeiro para promover as Colônias de Férias Salesianas em todas as regiões do Brasil, levando para crianças e adolescentes, muitos em situação de vulnerabilidade social, momentos de aprendizado, espiritualidade e convivência fraterna.

A 20ª edição da Colônia de Férias Salesiana no Nordeste
Em 2025, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga celebrou um marco: a 20ª edição da Colônia de Férias. Realizado anualmente durante os meses de janeiro e julho em diversas localidades do Nordeste, o evento se consolidou como uma das mais importantes iniciativas da Rede Salesiana Brasil, oferecendo um espaço de aprendizado, espiritualidade e convivência para a juventude.

Com o tema “O Sonho que Vos Faz Sonhar”, a edição de 2025 convidou os participantes a refletirem sobre seus sonhos, projetos e vocações, alinhando-se com o legado de Dom Bosco e sua missão de educar e evangelizar com alegria e dedicação. Ao longo de 20 anos, a Colônia de Férias tem sido um ponto de encontro para jovens de diferentes contextos, onde são cultivados a fraternidade, o respeito e a vivência do carisma salesiano.

Em Oeiras, PI, de 7 a 11 de janeiro, a Comunidade Salesiana, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, promoveu mais uma edição da Colônia de Férias Salesiana. Com o apoio de uma equipe dedicada de 16 voluntários, a iniciativa reuniu cerca de 100 crianças e adolescentes, oferecendo uma programação educativa e religiosa. Foi uma semana que contou com diversas atividades recreativas, entre elas: gincanas, brincadeiras, futebol, capoeira, pintura, além de momentos oracionais e celebrativos, tanto com os adolescentes quanto com os voluntários.

Pela primeira vez, a Colônia de Férias Salesiana foi realizada em Santana do Acaraú, CE, entre os dias 9 e 12 de janeiro. O evento aconteceu em parceria com a Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana, com a presença das Irmãs da Congregação das Filhas de Sant'Ana, Salesianos de Dom Bosco e a abertura de coração do pároco, Pe. Júnior Melo. A presença da comunidade local, que se uniu aos animadores e participantes, destacou a força da união em torno de um propósito comum: educar pelo amor e pela alegria.

Nos dias 11 e 12 de janeiro, o bairro Santos Dumont, em Maceió, AL, recebeu a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) para momentos inesquecíveis com crianças e adolescentes que participaram da Colônia de Férias. O evento, que reuniu jovens de diferentes idades, levou atividades que combinaram diversão, animação e carisma, sempre com a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco.

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Juazeiro do Norte encerrou no domingo, 19 de janeiro, a primeira temporada da Colônia de Férias 2025. Neste ano, foram realizadas três colônias, duas na zona rural da cidade e uma no Horto do Padre Cícero. Entre os dias 11 e 19 de janeiro, cerca de 130 crianças puderam experienciar momentos de oração, brincadeiras e oficinas, traços marcantes do carisma de Dom Bosco.

Entre os dias 13 e 18 de janeiro, a tradicional Colônia de Férias Salesiana foi realizada no Colégio Salesiano de Carpina, PE, com momentos marcados por muita alegria, diversão e carisma salesiano. De 13 a 17, as atividades aconteceram no Colégio Salesiano, e no dia 18, foram encerradas na comunidade de Florestinha.

Enquanto isso, a sede do Movimento CJC em Carpina foi tomada pela alegria e energia das crianças do Oratório Festivo, que participaram de uma semana especial de Colônia de Férias. Cada dia foi cuidadosamente planejado pelos jovens do Movimento CJC para proporcionar momentos de fé, diversão e aprendizado.

No mesmo período, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, PE, o Colégio Salesiano se transformou em um espaço de alegria e acolhimento, onde o espírito de Dom Bosco se fez presente durante a Colônia de Férias.

No Rio Grande do Norte, a Colônia de Férias realizada em Areia Branca de 20 a 25 de janeiro reuniu diariamente cerca de 400 crianças e adolescentes com uma programação rica em atividades educativas, esportivas, culturais e recreativas.

Colônias de Férias nas obras sociais da MSMT
As obras sociais da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) também promoveram Colônia de Férias Salesianas durante o mês de janeiro.

A Obra Social Salesiano Ampare, em Campo Grande, MS, deu início a sua animada Colônia de Férias na segunda-feira (06/01). A programação seguiu até dia 31 de janeiro, oferecendo às crianças e aos adolescentes um espaço de diversão e aprendizado durante o período de férias escolares.

No Centro Juvenil Jesus Adolescente, em Três Lagoas, MS, a Colônia de Férias foi realizada nos dias 16 a 24 de janeiro, com atividades recreativas que transformaram os dias de férias em momentos de aprendizado, amizade e diversão. Participaram cerca de 300 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, atendidos pela instituição.

As crianças que participam da Colônia de Férias realizada na segunda semana de janeiro pela Cidade Dom Bosco em Corumbá, MS, viveram uma experiência inesquecível na terça-feira (14/01). A programação especial incluiu a “Caça ao Tesouro da Esperança”, realizada no Porto Geral de Corumbá, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de cuidar do Pantanal e preservar o bioma.

Na semana de 20 a 24 de janeiro, foi a vez dos adolescentes atendidos pela Cidade Dom Bosco desfrutarem de uma Colônia de Férias repleta de atividades educativas e recreativas, como gincanas e ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Em 21 de janeiro, os adolescentes participaram de uma ação de limpeza no Porto Geral de Corumbá, em parceria com os brigadistas do Prevfogo.

Colégio Dom Bosco promove evento gratuito em Manaus
Colégio Dom Bosco, localizado no centro de Manaus, AM, realizou entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025 a Colônia de Férias Salesiana. Com uma proposta educativa e recreativa, o evento gratuito foi voltado para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, atendendo tanto alunos quanto não alunos do colégio. Ao todo, 60 participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma programação especial durante as férias escolares.

As atividades ocorreram no período da manhã e seguiram a estrutura tradicional das acolhidas com o “bom-dia salesiano”. A programação da Colônia de Férias incluiu lanche, brincadeiras, esportes e uma diversidade de oficinas temáticas, tais como: edição de vídeo, fotografia, dança, música, culinária, comunicação, etiqueta e cidadania, entre outras, proporcionando aprendizado e diversão em um ambiente acolhedor e educativo.

Parcerias são destaque em Pará de Minas
O Centro Juvenil Salesiano na cidade de Pará de Minas, MG, realizou entre os dias 16 e 24 de janeiro, a sua tradicional Colônia de Férias, tendo como tema central o lema proposto pelo Papa Francisco para o Ano Santo de 2025: Peregrinos da Esperança.

Um destaque desta edição da Colônia de Férias foi a presença especial dos jovens da Juventude Missionária Salesiana (JMS) de Pará de Minas e dos jovens formandos salesianos Filipe Antônio da Silva Lopes, Hudson Henrique Campos Silva, Leonardo Tadeu Oliveira, Murilo Souza Oliveira e Mario Carlos Vieira Fernandes.

Outros dois grupos também marcaram presença na Colônia de Férias: os aspirantes a Salesianos Cooperadores, que realizaram uma experiência pastoral guiada; e a ONG Bichinhos Protegidos, que mais uma vez se fez presente como parceira na execução de uma das oficinas de férias.

Faislândia 2025 é realizada em Pindamonhangaba, SP
De 13 a 25 de janeiro, foi realizada na Obra Social Salesiana, em Pindamonhangaba, SP, a Faislândia 2025, com atividades que envolveram cerca de 300 crianças e adolescentes nos períodos da manhã, tarde e noite, com muita animação e alegria.

O evento contou ainda com o apoio de um grupo de animadores, adolescentes e jovens, que foi preparado para atuar na Faislândia no início de janeiro, em uma “Imersão para a Formação de Jovens Líderes”. Os participantes foram selecionados para uma capacitação em temas como Autoconhecimento, Comunicação Efetiva, Trabalho em Equipe e Gestão de Conflitos, Planejamento e Organização, Criatividade e Inovação, e Espiritualidade e Valores.

Já os inscritos na Faislândia participaram de torneios de futsal, vôlei, jogos de mesa, gincanas, oficinas de judô e muito mais, embalados pela beleza da Serra da Mantiqueira e tendo a réplica da “Casa de Dom Bosco” como cenário das ações.

Colônia de Férias em Palmas, TO
Entre os dias 20 e 24 de janeiro, o Centro Juvenil Salesiano de Palmas aconteceu a colônia de férias, repleta de atividades que proporcionaram uma experiência inesquecível para todos os participantes. Durante essa semana intensa, crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos se divertiram em um ambiente acolhedor. Com o tema inspirador “O sonho que vos faz sonhar”, os participantes puderam explorar sua criatividade e imaginação com uma variedade de brincadeiras, jogos, apresentação teatral e momentos de reflexão. Cada dia foi cuidadosamente planejado pelos educadores do Centro Juvenil, que se dedicaram a criar uma programação diversificada e envolvente.

Parque Dom Bosco inicia atividades de 2025 com Colônia de Férias
O Parque Dom Bosco, em Itajaí, SC, abriu oficialmente suas atividades educativas de 2025 com a tradicional Colônia de Férias, proporcionando momentos de diversão, aprendizado e espiritualidade. Desde o primeiro dia, 150 crianças participaram das várias modalidades esportivas, oficinas educativas, animações e atividades recreativas que promovem integração e alegria. Além disso, são oferecidos momentos de espiritualidade que reforçam os valores cristãos e salesianos.

Colaboraram nesta matéria: João Eduardo Porfírio Barbosa, Renata Barbosa, Rafael Cunha, Brendha Oliveira, Denilson Rodrigues, Gabriel Ferreira, Bruna Araujo, Eduarda Victória, padre Renato dos Santos, Lavínia Pimpão, Antônio Veiga Neto, Ana Carolina de Jesus, Rosangela Barbosa Campos e Eduardo Freire.

Fonte: Boletim Salesiano com informações das Inspetorias Salesianas

Mais Recentes

AREIA BRANCA | Um momento de escuta, partilha e fortalecimento da nossa missão!

A Obra Social Dom Bosco recebeu a visita do Diretor Executivo de Obras Sociais da Rede Salesiana Brasil, Pe. Sérgio Baldin, do Gestor Nacional Eduardo Batista e do Gestor do Nordeste, Pe. Josemar Abel, em mais uma importante etapa do PRO REDE. O encontro foi marcado por momentos de diálogo, reflexão e acompanhamento das ações desenvolvidas pela obra social, utilizando metodologias participativas que contribuem para o fortalecimento da gestão e da missão salesiana. Mais do que uma visita técnica, este foi um momento de renovação do compromisso com a educação, a promoção social e os valores deixados por Dom Bosco, reafirmando o propósito de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado às crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Por Danny Mendonça

CESAM Goiânia recebe Comenda Municipal da Juventude em reconhecimento à sua atuação na formação integral de jovens

Na última segunda-feira (15/06), o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia foi homenageado pela Câmara Municipal de Goiânia com a Comenda Municipal da Juventude, honraria concedida àqueles que se destacam na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. A solenidade representa um reconhecimento público à trajetória da instituição, que há mais de cinco décadas atua na formação integral da juventude por meio do Programa de Socioaprendizagem. A Comenda Municipal da Juventude foi instituída com o objetivo de valorizar iniciativas desenvolvidas em áreas como educação, cidadania, cultura, saúde, sustentabilidade, tecnologia e políticas públicas voltadas à juventude. A homenagem destaca o compromisso de pessoas e organizações que contribuem para ampliar oportunidades, garantir direitos e promover a transformação social por meio do cuidado e do investimento nas novas gerações. O diretor-geral da Presença Salesiana de Goiânia, Pe. Wagner Gama, destaca que o recebimento da comenda representa o reconhecimento de uma missão coletiva, construída diariamente por educadores, parceiros, famílias e pelos próprios jovens. Segundo ele, a honraria evidencia a relevância de um trabalho que busca oferecer oportunidades concretas e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. “Essa homenagem é o coroamento de um trabalho de mais de 50 anos a favor daqueles que mais precisam. Que Deus abençoe a nossa missão e que nós continuemos trazendo o bem à juventude, proporcionando a eles serem cada vez mais ‘bons cristãos e honestos cidadãos’, como queria Dom Bosco.” A entrega da comenda ao CESAM Goiânia reconhece uma história construída ao lado de milhares de adolescentes e jovens. Inspirada no legado de Dom Bosco e fundamentada no Sistema Preventivo, a instituição desenvolve uma proposta educativa baseada na razão, na espiritualidade e na amorosidade. Aliando a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) à pedagogia salesiana, o Programa de Socioaprendizagem promove não apenas a qualificação profissional, mas também o fortalecimento da autonomia, do protagonismo juvenil e da construção de projetos de vida. A aprendiz Kamilly Maciel ressalta que sua trajetória no CESAM Goiânia possibilitou importantes transformações pessoais e profissionais. Para ela, a instituição oferece oportunidades que vão além da aprendizagem técnica, contribuindo para a construção de novos sonhos e perspectivas para o futuro. “O CESAM Goiânia me deu novas oportunidades. Aqui, tenho ganhado muitos aprendizados que vou levar para minha vida pessoal e profissional. Temos os benefícios do emprego formalizado, muito cuidado e atenção profissional no trabalho. É um lugar muito bom, um lugar onde a educação, o respeito e o acolhimento fazem parte do dia a dia.” Já o aprendiz Yago Silva afirma que estar no Programa de Socioaprendizagem da instituição significa participar de um ambiente de acolhida, aprendizado e crescimento. De acordo com ele, os ensinamentos vivenciados na qualificação socioprofissional serão levados para sua vida pessoal, espiritual e profissional. “O CESAM Goiânia é muito importante, pois ajuda a te inserir no mercado de trabalho, principalmente quando você ainda não trabalhou, e também nos traz muitos ensinamentos sobre fé e valores. Minha experiência é muito positiva. Os educadores são muito educados, nossos amigos e cuidam da gente.” Propositor da sessão solene, o vereador Anselmo Pereira ressalta que a Comenda Municipal da Juventude foi criada para reconhecer instituições que fazem a diferença na vida das novas gerações. Em seu discurso, ele destaca a importância de investir em iniciativas que promovam inclusão social, cidadania e oportunidades para adolescentes e jovens. “Mais do que reconhecer as trajetórias individuais e institucionais, essa comenda celebra o impacto concreto que projetos e ações sociais geram na vida de milhares de crianças e adolescentes, bem como de suas famílias. As ações sociais contribuem para a redução da desigualdade, para a prevenção da violência, para a permanência escolar e para a formação de cidadãos mais conscientes, preparados e comprometidos com o futuro de suas comunidades.” Ao longo de sua trajetória, o CESAM Goiânia já impactou mais de 37 mil famílias, oferecendo aos jovens a oportunidade de acesso ao primeiro emprego formal de maneira protegida e alinhada à legislação da aprendizagem profissional. Mais do que uma porta de entrada para o mundo do trabalho, o Programa de Socioaprendizagem representa um caminho de crescimento pessoal, desenvolvimento de competências e fortalecimento dos valores humanos. Pe. Wagner reforça que o reconhecimento concedido pela Câmara Municipal reflete o compromisso do CESAM Goiânia com a missão de fortalecer e preparar a juventude para o presente e para o futuro. “Por meio de uma atuação que integra formação humana, cidadã, espiritual e profissional, a obra salesiana segue contribuindo para que adolescentes e jovens realizem seus sonhos e sejam protagonistas de suas próprias histórias. Que Nossa Senhora Auxiliadora continue conduzindo os caminhos do CESAM Goiânia, para que esta missão iniciada por Dom Bosco permaneça sendo fonte de oportunidades, dignidade e transformação social para muitas outras gerações.”

CESAM-ES passa a integrar o CRIAD/ES e fortalece sua atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

O CESAM – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador deu mais um passo importante em sua missão de promover a formação integral, a inclusão social e a inserção protegida de adolescentes e jovens no mundo do trabalho. No dia 16 de junho, o CESAM Espírito Santo, tomou posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Espírito Santo, o CRIAD/ES, reforçando seu compromisso com a garantia de direitos, a prevenção e erradicação do trabalho infantil e a construção de políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude. A participação no Conselho fortalece a presença institucional do CESAM nos espaços de controle social e formulação de políticas públicas, ampliando sua contribuição para uma sociedade mais justa, participativa e comprometida com o desenvolvimento humano. Compromisso com a juventude capixaba O CRIAD/ES é composto por representantes do Poder Público e de entidades da sociedade civil que atuam na área das ações sociais voltadas à infância e à juventude. Integrado à estrutura organizacional da Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo, o Conselho exerce papel normativo, deliberativo, controlador e fiscalizador das políticas públicas de promoção, defesa e atendimento dos direitos de crianças e adolescentes. Para o CESAM, integrar esse espaço representa uma oportunidade de contribuir de forma ainda mais ativa com pautas essenciais para adolescentes, jovens, famílias e comunidades. Por meio do Programa de Aprendizagem Profissional, a instituição promove qualificação socioprofissional, desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, incentivo à permanência escolar, fortalecimento de vínculos familiares, protagonismo juvenil e inserção segura no mercado de trabalho. Essa atuação está diretamente ligada à missão salesiana de educar, acolher e formar jovens para a vida, contribuindo para que cada adolescente reconheça seu valor, desenvolva seu potencial e construa novos caminhos com dignidade, responsabilidade e esperança. CESAM no CRIAD/ES Na gestão 2026/2028 do CRIAD/ES, o CESAM será representado pela articuladora social Patrícia Cuman Santiago e pela assistente social Romana Pestana Oliveira. Para Romana, participar do Conselho é uma experiência desafiadora e, ao mesmo tempo, profundamente gratificante. “Participar do Conselho nos desafia, pois precisamos sair de nossa rotina habitual institucional para debater pautas de cunho coletivo. E também por esse motivo é gratificante, visto que vamos colaborar com a garantia e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes”, destacou. Ela também reforça que a presença do CESAM nesse espaço demonstra o reconhecimento do trabalho realizado pela instituição em diferentes territórios do Espírito Santo. “A importância de ser representante do CESAM neste espaço perpassa pela segurança de que nosso trabalho é reconhecido e respeitado. Por estarmos presentes em múltiplos municípios do nosso estado, nos aproximamos da realidade diversa que é a juventude capixaba”, completou Romana. Protagonismo juvenil: aprendiz do CESAM Linhares participa de Mesa de Honra A cerimônia de posse também contou com um momento especial de protagonismo juvenil. Leyla Assis do Sacramento, aprendiz do CESAM do Núcleo de Linhares e representante do Comitê de Participação do Adolescente (CPA), marcou presença como integrante da Mesa de Honra do evento. Durante a cerimônia, Leyla compartilhou sua experiência no movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, reforçando a importância da participação juvenil nos espaços de diálogo, decisão e construção de políticas públicas. “Eu senti um misto de sentimentos: gratidão, felicidade e ansiedade. Participar da mesa é uma grande honra para mim. Poder lutar pelos direitos das crianças e adolescentes e saber da importância que o CRIAD tem nessa luta é muito significativo. É um evento necessário e mostra que a luta pelos nossos direitos vem crescendo a cada dia”, relatou Leyla. A aprendiz também destacou o apoio recebido ao longo de sua trajetória. “O CESAM sempre me apoiou e se fez presente nos eventos em que participei. Sou muito grata por todas as pessoas que conheci e pelas oportunidades que tive através do CESAM”, afirmou. Participação ativa no CMDCA O protagonismo de Leyla na defesa dos direitos de crianças e adolescentes não se limita à cerimônia de posse do CRIAD/ES. No dia 11 de junho, ela também participou da Pré-Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA, representando o CPA-ES e realizando a abertura do evento. Na ocasião, Leyla compartilhou sua trajetória e reforçou a importância da participação de adolescentes nos espaços de escuta, representação e construção coletiva. A presença de jovens como Leyla nesses ambientes é fundamental para fortalecer o protagonismo juvenil e garantir que crianças e adolescentes sejam não apenas beneficiários das políticas públicas, mas também participantes ativos na construção de seus próprios direitos. Formação Integral para transformar vidas A participação do CESAM no CRIAD/ES e o destaque da aprendiz Leyla em espaços oficiais de representação refletem, na prática, a missão salesiana de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. Mais do que preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, o CESAM promove uma formação integral, que envolve cidadania, responsabilidade social, desenvolvimento humano, participação comunitária e compromisso com a transformação social. Ao atuar em defesa dos direitos da infância e adolescência, incentivar a permanência escolar, combater o trabalho infantil e promover a aprendizagem profissional protegida, o CESAM reafirma seu papel como instituição de referência no Espírito Santo. Cada conquista, cada espaço ocupado e cada jovem que se torna protagonista de sua própria história mostram que investir na juventude é investir em um futuro mais justo, humano e solidário. Junte-se a nós nessa missão. Clique aqui e contrate um aprendiz.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil