Centro Juvenil acolhe desalojados pelas enchentes
12/07/2023

Centro Juvenil acolhe desalojados pelas enchentes

Centro Juvenil acolhe desalojados pelas enchentes

A obra social salesiana Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), em Matriz de Camaragibe (AL), recebeu em suas dependências 128 famílias desalojadas pela enchente ocorrida no município, totalizando 388 pessoas atendidas com alimentação, roupas e agasalhos, itens de higiene pessoal e o principal, acolhimento espiritual e fraterno por parte dos que trabalham e se voluntariam na presença Salesiana. O CJDB Matriz é referência no acolhimento aos desalojados e desabrigados pelas enchentes que anualmente ocorrem no município, sendo o primeiro local a acolher aqueles que buscam ajuda.

“É difícil segurar as lágrimas diante das dores e perdas materiais dessas pessoas, mas o coração é também grato ao Senhor por todos estarem vivos e nós, como Centro Juvenil, podermos abrir as portas mais uma vez para todos que necessitam. Contamos com a ajuda e o imenso apoio da CISBRASIL [Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil] e da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, que nos possibilitaram alimentar as pessoas aqui. Os voluntários do Centro prontamente vieram ajudar e não podemos esquecer também do apoio da Secretaria de Assistência Social do município”, diz a Coordenadora Pedagógica do CJDB, Islane Santos.

No domingo (09), o Diretor do Centro Juvenil, Pe. Geraldo Albuquerque, que tem como missão a animação de crianças e jovens, preparou uma recreação para as crianças que estavam lá alojadas, para distraí-las da situação que estavam passando. Voluntários da obra social e coordenadores de grupos jovens participaram dessa ação.

“Nós na AJS, vivemos a espiritualidade salesiana e aprendemos algo chamado pedagogia da presença. Dom Bosco nos ensinou a estar presentes, agindo de forma que os jovens sejam amados e saibam que são amados. E nesse momento de fragilidade, onde as pessoas perderam literalmente seu chão e seu teto, é que elas precisam de amor e acolhimento, e a AJS é isso, é fruto dessa árvore de amor. Então, fazer esse momento de animação com as crianças é uma maneira lúdica de distraí-las um pouco, trazer um sorriso e um pouco de esperança. Sabemos que isso passa, que a água seca e todos merecem a alegria. Também é um alívio para as mães que estão desesperadas com o que perderam que nem sabem como acalentar os filhos. Então, nossa missão é animar e evangelizar, levando amor e esperança como Dom Bosco ensinou”, comenta o Coordenador de Comunicação da AJS de Matriz de Camaragibe, Sávio Cavalcante.

Na segunda-feira (10), as pessoas começaram a voltar para suas casas. Infelizmente, vários bens materiais foram perdidos, levados pelas águas, desde documentos até móveis e eletrodomésticos. O rastro de destruição pode ser visto numa caminhada pelas ruas da cidade, o semblante desolador das pessoas retirando de suas casas bens que adquiriram com tanto sacrifício, as lágrimas de quem não conseguiu salvar muita coisa, mas que, com força e determinação, segue na luta pela reconstrução do que foi perdido.

 

Durante todo o período de chuvas e alagamentos, Pe. Geraldo esteve ajudando as pessoas transportando pessoas o que mais poderia ser retirado para o Centro Juvenil, além de tentar resolver as questões de acomodação e alimentação para todos que chegavam à instituição. “O nosso Centro Juvenil abriu mais uma vez as portas para acolher o povo vítima das enchentes na nossa cidade. Tenho só a agradecer a todos que colaboraram, a ajuda fraterna daqueles que se disponibilizaram a estar aqui no Centro Juvenil e, também, a Campanha Solidária da nossa Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, a CISBRASIL, a Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura Municipal, o apoio, o carinho e a confiança na nossa igreja e o trabalho do Centro Juvenil”, diz Pe. Geraldo Albuquerque.

Você também pode contribuir com as ações da obra social salesiana Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), em Matriz de Camaragibe (AL), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa. Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe.

Por Equipe de Comunicação do Centro Juvenil Dom Bosco, Matriz de Camaragibe (AL)

Mais Recentes

Em Manaus, Congresso Jovem reafirma que é possível viver a santidade na juventude

A paróquia São José Operário, na Zona Leste de Manaus, acolheu mais de 120 jovens: eles participaram do ‘Congresso Jovem 2026’, realizado em 18 de janeiro, para redescobrir o chamado à santidade. Em sua segunda edição, o evento reuniu diversos grupos e movimentos pastorais; e contou com uma programação variada, incluindo animação, pregações, atividades, estandes, momentos de Oração, Confissão, Adoração Eucarística, espaços de escuta e partilha. O tema central foi inspirado na vida e no testemunho de jovens santos, como Carlos Acutis, Gema Galgani, Joana d’Arc, Pier Giorgio Frassati, Domingos Sávio – ‘o Pequeno Gigante’ (Pio XI)... Ao longo do encontro, os participantes puderam compreender que a santidade não é algo distante, mas um caminho possível na juventude, capaz de transformar o mundo a partir do amor de Deus.   Fonte: Agência Info Salesiana

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Expedição Missionária Salesiana em Angola promove comunhão e evangelização entre os povos

Grupo percorre comunidades do interior e da capital angolana, fortalecendo laços e experiências de fé, partilha e interculturalidade No início deste mês de janeiro, como parte das celebrações pelos 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana à América do Sul, a Inspetoria Salesiana de São Paulo enviou sete missionários à Angola, para viver e partilhar a presença do reino nestas terras do continente africano. Nos últimos dias, em Kwanza Norte, na cidade do Dondo, através do Rio Kwanza, o grupo visitou as aldeias de Maculumbi e Candanje. Durante a travessia, os missionários avistaram dois elefantes, se banharam nas águas do Kwanza e, ao chegarem nos povoados, foram recebidos com alegria e fé inabalável, em uma experiência de partilha entre Brasil e Angola, nações irmãs. A equipe missionária, composta por três Salesianos, duas SSCC e duas leigas, está encantada por tanta humanidade, fé e partilha. Ao ouvir, falar e partilhar sobre a salvação de Deus, o grupo passa também pela cultura e pela história das pessoas em cada território visitado. A expedição passará ainda pela comunidade de Kima, onde fará um almoço brasileiro para agradecer a acolhida, e o Padre William de Lima rezará a missa na comunidade do Cacesse 1. No domingo, os missionários partirão para a capital Luanda, onde continuarão as atividades na comunidade mais urbana de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga. Rezemos pelos salesianos que dão sua vida, de forma incansável, na Inspetoria Salesiana “Mamá Muxima”, e por todas as pessoas desse povo tão amável, alegre e trabalhador, que acolheu a nossa missão e nos quer muito bem. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo/Texto: Eduardo Freire, com informações P. William de Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil