A obra social salesiana Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), em Matriz de Camaragibe (AL), recebeu em suas dependências 128 famílias desalojadas pela enchente ocorrida no município, totalizando 388 pessoas atendidas com alimentação, roupas e agasalhos, itens de higiene pessoal e o principal, acolhimento espiritual e fraterno por parte dos que trabalham e se voluntariam na presença Salesiana. O CJDB Matriz é referência no acolhimento aos desalojados e desabrigados pelas enchentes que anualmente ocorrem no município, sendo o primeiro local a acolher aqueles que buscam ajuda.
“É difícil segurar as lágrimas diante das dores e perdas materiais dessas pessoas, mas o coração é também grato ao Senhor por todos estarem vivos e nós, como Centro Juvenil, podermos abrir as portas mais uma vez para todos que necessitam. Contamos com a ajuda e o imenso apoio da CISBRASIL [Conferência das Inspetorias dos Salesianos do Brasil] e da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, que nos possibilitaram alimentar as pessoas aqui. Os voluntários do Centro prontamente vieram ajudar e não podemos esquecer também do apoio da Secretaria de Assistência Social do município”, diz a Coordenadora Pedagógica do CJDB, Islane Santos.
No domingo (09), o Diretor do Centro Juvenil, Pe. Geraldo Albuquerque, que tem como missão a animação de crianças e jovens, preparou uma recreação para as crianças que estavam lá alojadas, para distraí-las da situação que estavam passando. Voluntários da obra social e coordenadores de grupos jovens participaram dessa ação.
“Nós na AJS, vivemos a espiritualidade salesiana e aprendemos algo chamado pedagogia da presença. Dom Bosco nos ensinou a estar presentes, agindo de forma que os jovens sejam amados e saibam que são amados. E nesse momento de fragilidade, onde as pessoas perderam literalmente seu chão e seu teto, é que elas precisam de amor e acolhimento, e a AJS é isso, é fruto dessa árvore de amor. Então, fazer esse momento de animação com as crianças é uma maneira lúdica de distraí-las um pouco, trazer um sorriso e um pouco de esperança. Sabemos que isso passa, que a água seca e todos merecem a alegria. Também é um alívio para as mães que estão desesperadas com o que perderam que nem sabem como acalentar os filhos. Então, nossa missão é animar e evangelizar, levando amor e esperança como Dom Bosco ensinou”, comenta o Coordenador de Comunicação da AJS de Matriz de Camaragibe, Sávio Cavalcante.
Na segunda-feira (10), as pessoas começaram a voltar para suas casas. Infelizmente, vários bens materiais foram perdidos, levados pelas águas, desde documentos até móveis e eletrodomésticos. O rastro de destruição pode ser visto numa caminhada pelas ruas da cidade, o semblante desolador das pessoas retirando de suas casas bens que adquiriram com tanto sacrifício, as lágrimas de quem não conseguiu salvar muita coisa, mas que, com força e determinação, segue na luta pela reconstrução do que foi perdido.
Durante todo o período de chuvas e alagamentos, Pe. Geraldo esteve ajudando as pessoas transportando pessoas o que mais poderia ser retirado para o Centro Juvenil, além de tentar resolver as questões de acomodação e alimentação para todos que chegavam à instituição. “O nosso Centro Juvenil abriu mais uma vez as portas para acolher o povo vítima das enchentes na nossa cidade. Tenho só a agradecer a todos que colaboraram, a ajuda fraterna daqueles que se disponibilizaram a estar aqui no Centro Juvenil e, também, a Campanha Solidária da nossa Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, a CISBRASIL, a Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura Municipal, o apoio, o carinho e a confiança na nossa igreja e o trabalho do Centro Juvenil”, diz Pe. Geraldo Albuquerque.
Você também pode contribuir com as ações da obra social salesiana Centro Juvenil Dom Bosco (CJDB), em Matriz de Camaragibe (AL), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa. Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe.
Por Equipe de Comunicação do Centro Juvenil Dom Bosco, Matriz de Camaragibe (AL)