Na manhã desta quarta-feira (03), pela plataforma Zoom, teve início o IX Encontro Nacional da Ação Social (ENAS). Este ano, o evento tem a duração de dois dias (03 e 04/05) e traz o tema “As pegadas que deixamos, o impacto social que geramos”, reunindo representantes de cada uma das dez Inspetorias Salesianas do Brasil que juntos apresentarão um panorama do impacto da Ação Social Salesiana no país.
O primeiro dia do ENAS buscou evidenciar a importância das atitudes pedagógicas do(a) educador(a) salesiano(a) para a vivência do carisma dentro da obra social e no território de atuação.
A Oração Inicial foi protagonizada pelo Coordenador Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. José Ricardo Mole. Em seguida, o Encontro foi oficialmente aberto pelos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, que, juntamente com a Coordenadora Nacional da Ação Social, Carolina Neves Dias, deram as boas-vindas a todos os participantes do ENAS 2023. “A temática deste ENAS está sendo riquíssima! Que pegadas deixamos a partir da nossa ação? Nossa missão como Salesianos e Salesianas, consagrados e leigos, é criar encontros que transformem vidas. Tenho essa convicção: somos herdeiros e herdeiras desse compromisso com Dom Bosco, com Mazzarello e com os jovens!”, diz Ir. Silvia. “Um momento importante para reavivar o entusiasmo, reavivar a credibilidade e a confiança no nosso Projeto Salesiano. É uma partilha muito convincente quando vemos jovens, educadores, Salesianos, religiosos e religiosas envolvidos neste mesmo clima ou, como diz este encontro, nesta mesma ‘pegada’. É emocionante ver como tanta gente está sumamente empenhada, compromissada com a transformação da sociedade e principalmente com a proposta sólida de felicidade para os jovens com quem trabalhamos. O ENAS é muito importante porque potencializa esta Ação Social Salesiana no Brasil”, completa Pe. Pessinatti.
“Este evento é de fato um encontro. Um grande e belo encontro de pessoas compromissadas com uma belíssima missão e carisma que até os dias de hoje nos oferecem caminhos e respostas para os desafios e demandas que os jovens nos apresentam. Como é importante este momento para a Ação Social Salesiana que, em cada casa pelo Brasil, se une para refletir e ressignificar a própria prática. Que a força do nosso carisma, explicitada em cada fala no dia de hoje, seja farol em nós”, comenta Carolina Neves.
Durante o primeiro dia do evento, foram apresentados os primeiros depoimentos de atendidos e ex-atendidos de 04 das 10 Inspetorias Salesianas do Brasil. Todas as apresentações foram abertas pelos Coordenadores e Coordenadoras Inspetoriais de cada Inspetoria:
As apresentações sobre o impacto da Ação Social Salesiana pelo país, a partir dos depoimentos inspetoriais, foram intercaladas pelas falas da Coordenadora Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, Ir. Nádia Caetano dos Santos, que trouxe o tema “As pegadas que deixamos: com a observação/aproximação, escuta”; e do Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil Salesiana - Inspetoria São Pio X, Pe. Sérgio Ramos, que trouxe o tema “As pegadas que deixamos: com a presença-assistência, com a acolhida, com o partilhar”.
Caminhando para o final das ações do dia, os participantes puderam contar com um momento sobre as ressonâncias do evento, comandado pelo Coordenador da Ação Social da Inspetoria São Pio X, José Jair Ribeiro (Zeca).
O primeiro dia do ENAS 2023 foi finalizado com uma fala da Coordenadora Carolina Neves, remetendo à celebre frase de Dom Bosco “Basta que sejais jovens para que vos ame” e traçando um paralelo ao seu atual significado dentro das obras sociais salesianas do país que trabalham incansavelmente em prol das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Confira todos os detalhes do segundo dia de evento clicando aqui.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil