13/10/2022

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

De 28 de setembro a 2 de outubro, aconteceu, em Turim-Valdocco, o Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos (Congresso Internazionale Delle Opere E Dei Servizi Sociali Salesiani - OSSS), um importante momento de reflexão e partilha de experiências do setor, com o objetivo de fortalecer a identidade carismática da ação pastoral. O evento foi coordenado pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, e contou com delegações de 134 países, compostas por integrantes das obras e serviços sociais salesianos, com cerca de 300 participantes, entre leigos, leigas, consagrados e consagradas.

Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), o Congresso contou com a presença da Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e dos Formadores da RSB-Social, Cinthia Aparecida Kirchner e Eduardo dos Santos Batista, este último também representou a juventude brasileira no seleto grupo de jovens do mundo salesiano convidados para o evento.

“As temáticas desenvolvidas e a partilha das experiências enriqueceram ainda mais a visão de Rede que já temos no Brasil. Tivemos a oportunidade de apresentar nossa caminhada e, ao mesmo tempo, ouvir que a organização e vivência da ação em Rede no Brasil pode ser um estímulo e modelo de articulação a ser experimentado por outras regiões onde a ação social salesiana acontece. Destacou-se a importância do sistema SIGAR/Bússola utilizado no Brasil e a expectativa de que possamos colaborar na expansão da utilização de um sistema de gestão para as Obras Sociais Salesianas, se não para o mundo, pelo menos para a região das Américas, diz Ir. Silvia. “Senti como um momento de fortalecer nossa opção carismática pelos mais pobres! O clima do Congresso nos convidou a fazermos uma opção ainda mais radical para podermos levar em frente o carisma de Dom Bosco e Mazzarello. Uma fala me inquietou muito, vinda de um dos palestrantes: “Se fecharmos uma Obra Social, quem vai chorar?”. E a resposta veio dos jovens que estavam participando do Congresso como convidados diretos do Reitor Mor: “Se fecharem uma Obra social, nós choraremos!” e nos falaram isso chorando! Isso aumenta nosso compromisso com a sustentabilidade carismática e a sustentabilidade financeira das obras”, completa Ir. Silvia.

A Rede Salesiana Brasil foi convidada a ministrar o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Ir. Silvia, com o apoio dos Formadores Cinthia Kirchner e Eduardo Batista, e da Representante da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Rosemeire Gomes. Durante o minicurso, os participantes puderam conhecer a metodologia e as ações do Pró-Rede, bem como as aplicações do sistema SIGAR/Bússola para a gestão de projetos sociais. A RSB também participou da socialização de Boas Práticas do mundo salesiano com a apresentação “Em Rede as ideias acontecem”, trazendo um panorama da história da RSB-Social e suas articulações em prol da juventude com parcerias que contribuem para a construção de uma realidade mais justa e oportuna para os jovens do país.

 

   

  

 

A delegação do Brasil também contou com representantes das seguintes Inspetorias:

“Passamos por um processo de 7 meses de encontros antes do congresso, elaborando algumas reflexões e fazendo o levantamento dos desafios, necessidades e propostas de alternativas. Lá no Congresso em si, nosso papel foi de sensibilização, proposição e contribuição com as reflexões do evento, colocando na pauta a realidade dos jovens que passaram pela experiência salesiana e hoje atuam com as obras. Em todos os dias do Congresso, participamos de uma "mesa redonda" com o Reitor-Mor, onde fizemos reflexões e um bate-papo com ele. Ao final do processo, elaboramos em conjunto um manifesto de 10 itens que, como jovens salesianos, pedimos que a Congregação tenha um olhar atento”, diz o formador da RSB-Social e representando a juventude brasileira no Congresso, Eduardo dos Santos Batista. “Essa foi a primeira vez que saí do país. Fazer isso pela causa salesiana me alegra ainda mais, porque me fez perceber que o trabalho do social é amplo, com pessoas que têm experiências de vida marcantes, são pessoas extraordinárias. Além disso, conhecemos os lugares salesianos[...]. Passar por todos esses lugares, e conhecer de perto a experiência e obra de Dom Bosco e Mazzarello, a paixão, os detalhes da atuação deles[...], dá para respirar o amor que eles tinham pelas crianças e jovens e dá para sentir na pele o sacrifício, a garra e a coragem deles [...]. Se pudesse resumir em uma frase, a experiência do congresso foi como um ‘despertar da alma e um acelerar do coração salesiano’”, completa Eduardo.

Ao todo, os participantes contaram com uma calorosa recepção no primeiro dia e mais quatro dias de debates e partilhas, animados por oradores de peso da Família Salesiana no mundo, entre os quais: o Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa e Coordenador do Conselho dos Cardeais, Cardeal Salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga; o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime; o Conselheiro para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García; o Ecônomo Geral da Congregação Salesiana, Sr. Jean Paul Muller; o Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas; e o Referente das Obras Sociais no Setor de Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano.

 

Confira um resumo dos acontecimentos de cada dia do evento:

 

 PRIMEIRO DIA 28/09 

No coração carismático da Congregação, em Turim-Valdocco, mais especificamente no Teatro Grande Valdocco, os cerca de 300 participantes que representaram todas as Inspetorias e Visitadorias da Congregação Salesiana, juntamente com um seleto grupo de jovens, puderam ouvir o discurso introdutório do Conselheiro Geral para Pastoral Juvenil Salesiana e promotor do Congresso, Pe. Miguel Ángel García. Todos os participantes também receberam do Coordenador de Obras Sociais do Setor de Pastoral Juvenil e coordenador do evento, Pe. Rafael Bejarano, as primeiras orientações sobre o desenvolvimento e a metodologia das atividades a serem realizadas. Também subiram ao palco o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime que, até 2 de outubro, animou os dias do evento com um diálogo fraterno junto aos jovens; e o Superior da Circunscrição Especial do Piemonte e Valle d'Aosta, Pe. Leonardo Mancini.

 

 SEGUNDO DIA 29/09 

As atividades do Congresso ganharam plena vida na manhã da quinta-feira (29). Já no início do dia, o Pe. Bejarano e o Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano, conduziram conjuntamente uma Lectio Divina a partir do episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim.

Na sequência, foi oferecida a palestra central do dia: "Atualidade da Doutrina Social da Igreja, desenvolvimento humano integral e papel das Obras e Serviços Sociais Salesianos”, comandada pelo Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa, Coordenador do Conselho de Cardeais e ex-presidente da Caritas Internationalis (2007-2015), Cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga. O cardeal salesiano iniciou a palestra destacando, por meio de algumas perguntas provocantes, a pertinência, ainda hoje, diante dos desafios globais e das enormes transformações sociais em curso, da Doutrina Social Cristã. O salesiano hondurenho encerrou o debate com um convite a retomar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

A manhã prosseguiu trazendo o Fórum Juvenil com o Reitor-Mor sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e o início dos minicursos relacionados ao trabalho salesiano com os jovens mais carentes: os participantes puderam escolher entre os 12 temas oferecidos, todos orientados por especialistas autorizados e, dentre eles, o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

 

   

  

 

 TERCEIRO DIA 30/09 

A manhã do terceiro dia foi aberta com a Lectio Divina, organizada pelo Referente para as Obras Sociais da Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano, e pelo Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano. A dupla avançou mais um pouco na leitura do episódio evangélico sobre a ressurreição do filho da viúva de Naim, dando continuidade à reflexão iniciada no dia anterior.

Em seguida, os participantes do evento assistiram à palestra oferecida pelo Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas, sobre o tema: "A evolução da dimensão social na educação e na pedagogia salesianas". Partindo da análise da ação social de Dom Bosco para com os pobres e abandonados, em sentido estrito, e de seu compromisso com todos os jovens das classes populares, em sentido mais amplo, o Pe. Vojtas citou a história do trabalho social dos salesianos e de todos os seus colaboradores, do final do século XIX até os primeiros anos do terceiro milênio. Na sequência, o Vice-Reitor da UPS abordou o tema do Concílio Vaticano II e da abertura ao mundo moderno, explicando que as dinâmicas sociais passam a influenciar toda a proposta educativo-pastoral, especialmente com a metodologia de planejamento social. No final do rico relatório, e após um período de perguntas e respostas, as atividades continuaram com os minicursos e a partilha de boas práticas já iniciadas no dia anterior.

 

 QUARTO DIA 01/10 

Na manhã do sábado (01), os trabalhos do Congresso Internacional mantiveram o mesmo esquema dos dois dias anteriores. Pela manhã, foi concluído o percurso meditativo sobre o episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim, e na sequência, o Diretor da Cátedra de Impacto Social da Pontifícia Universidade de Comillas, em Madri, Carlos Ballesteros, apresentou o relatório central do dia sobre o tema "A pegada que deixamos. Desafios e oportunidades para medir o impacto que geramos”.

O dia prosseguiu com a sessão de diálogo entre os jovens sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e com a participação, dividida em grupos, na terceira fase dos minicursos da manhã e da tarde sobre as boas práticas escolhidas por eles.

 

 QUINTO DIA 02/10 

No último dia do Congresso, domingo (02), as atividades ocorreram apenas na parte da manhã, com a última sessão dos minicursos e as conclusões finais, com o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, Pe. García Morcuende, que fez um discurso detalhado mencionando algumas EVIDÊNCIAS identificadas e indicando uma série de CONCEITOS que estão na base do Congresso, para traçar, por fim, algumas PROPOSTAS para o FUTURO. Você pode conhecer o documento de conclusão na íntegra clicando aqui.

O Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos foi concluído com uma Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor da Congregação, Pe. Ángel Fernández Artime.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB, com informações da ANS

Mais Recentes

ENAS 2025: Terceiro dia de evento reforça compromisso salesiano com a missão e a espiritualidade

O terceiro dia do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana - ENAS 2025, nesta quinta-feira (3 de julho) em Aparecida (SP), foi marcado por momentos de espiritualidade, partilha fraterna e vivências inspiradoras que reafirmaram o compromisso da Rede Salesiana Brasil com os valores do carisma salesiano e com a missão educativa e evangelizadora junto às juventudes. Logo nas primeiras horas da manhã, os participantes foram acolhidos com uma oração conduzida por Ir. Silvia Letícia, coordenadora da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, e José Jair Ribeiro, coordenador da Ação Social da Inspetoria São Pio X. A espiritualidade salesiana deu o tom do início do dia, convidando todos a mergulharem na escuta atenta ao Espírito e na partilha de caminhos comuns na missão. Em seguida, foi realizada a socialização dos trabalhos em grupos, conduzida por Eduardo Batista. Este momento representou um verdadeiro exercício de sinodalidade e construção coletiva. A partir das experiências, reflexões e contribuições colhidas ao longo dos dias anteriores, os participantes puderam compartilhar propostas, identificar desafios e reconhecer pontos de convergência na atuação da Ação Social em nível nacional. No final da manhã, Eduardo Batista conduziu a consolidação do Quadro dos Passos Projetuais, instrumento que sistematiza os compromissos assumidos pelas obras sociais salesianas para os próximos anos. Este momento foi essencial para alinhar perspectivas e definir passos concretos para a continuidade da caminhada em rede. A parte da tarde foi dedicada a experiências significativas por meio de visitas guiadas a locais de memória e espiritualidade salesiana. Os participantes se dividiram conforme suas inscrições e puderam visitar: O Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora, em Guaratinguetá/SP, onde conheceram a história e a missão das FMA no Brasil; A réplica da casa de São João Bosco, situada na Obra Social de Pindamonhangaba/SP, espaço que inspira pela simplicidade e profundidade da vida do Pai e Mestre da Juventude; O Santuário Nacional de Aparecida, coração mariano do Brasil, onde muitos puderam renovar sua fé e agradecer pela caminhada vivida até aqui. O dia se encerrou com a celebração da Santa Missa, às 18h, no próprio Santuário Nacional de Aparecida. A Eucaristia coroou o dia com gratidão, fé e unidade, reafirmando que, como rede, seguimos firmes no propósito de transformar realidades por meio da educação, da solidariedade e do amor salesiano que acolhe, educa e evangeliza. O ENAS 2025 segue sendo espaço de escuta, construção e esperança, fortalecendo a missão da Ação Social Salesiana em todo o Brasil.       Acesse as fotos deste primeiro dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da RSB

ENAS 2025 celebra 10 anos da Ação Social em rede, em Aparecida/SP

De 30 de junho a 3 de julho de 2025, mais de 260 líderes salesianos celebram 10 anos de Ação Social em Rede em Aparecida/SP A Rede Salesiana Brasil (RSB) realiza, de 30 de junho a 3 de julho de 2025, o Encontro Nacional da Ação Social em Rede - ENAS 2025, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida. Com o tema “10 anos de Ação Social em Rede: celebrar, avaliar e projetar”, o evento reunirá 260 gestores, inspetores, coordenadores e educadores de mais de 100 obras sociais de todas as regiões do país. O ENAS é um evento anual promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) que tem o objetivo de mobilizar gestores, educadores e representantes das obras sociais salesianas em todo o Brasil. A iniciativa visa fortalecer a articulação e integração das presenças sociais, promovendo uma resposta conjunta e eficaz aos desafios do cenário social atual. A última edição que aconteceu presencialmente foi antes da pandemia.Nesta edição o evento terá como objetivos: Celebrar os 10 anos de um novo paradigma operativo da Pastoral Juvenil Salesiana na Ação Social em Rede no Brasil, revisitando o percurso, avaliando a caminhada e projetando novos compromissos. Mobilizar os membros das obras sociais para o projeto educativo-pastoral em rede, fortalecendo a identidade e a missão da ação social salesiana. Compartilhar espaços de reflexão, espiritualidade e oração como comunidade educativa nacional. Reverberar os apelos do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, qualificando a atuação em rede no Brasil. Programação A programação do ENAS 2025 combina momentos formativos, celebrações, partilhas, espiritualidade e visitas guiadas. Confira os principais destaques dos quatro dias: 1º Dia – 30/06 (segunda-feira) Abertura oficial com os inspetores referentes, Pe. Felipe e Ir. Maria Américo. Retrospectiva dos 10 anos da RSB-Social, com Pe. Agnaldo e Ir. Sílvia. Celebração Eucarística. 2º Dia – 01/07 (terça-feira) Palestra com o sociólogo Jessé Souza sobre o cenário social atual. Momento de espiritualidade com Patrícia Machado. Grupos de trabalho com base na avaliação feita pelas inspetorias. Participação ativa de jovens representantes das inspetorias. Encerramento com oração e partilha. 3º Dia – 02/07 (quarta-feira) Socialização dos trabalhos em grupo e perspectivas para os próximos 10 anos. Palestra com Eduardo Batista sobre identidade da ação social. Visitas guiadas ao Santuário Nacional de Aparecida, Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora e Obra Social de Pindamonhangaba. Missa na Basílica. 4º Dia – 03/07 (quinta-feira) Trabalhos por inspetorias: passos projetuais da ação social salesiana. Plenária de encerramento. Celebração final. ServiçoEvento: ENAS 2025 – Encontro Nacional da Ação Social da Rede Salesiana Brasil.Tema: 10 anos de Ação Social em Rede: celebrar, avaliar e projetar.Data: 30 de junho a 3 de julho de 2025.Local: Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida – Aparecida/SP.Realização: Rede Salesiana Brasil – Ação Social (RSB-Social).Hotsite: https://eventos.rsb.org.br/enas-2025/ ContatoAngélica Novais / Thiago SantosComunicação da Rede Salesiana Brasilascom@rsb.org.br  61 9 9980-6097  

Festival ABCR de Captação de Recursos revela o poder transformador das parcerias e da governança nas organizações da sociedade civil

O clima no Festival ABCR 2025, de Captação de Recursos, tem sido de compartilhamento, aprendizado e parceria. Realizado nos dias 16 e 17 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o evento revela que os captadores estão muito além de mero arrecadadores, eles estão na linha de frente das transformações na sociedade. A Rede Salesiana Brasil marca presença neste importante evento. A gestora de projetos em captação de recursos da Rede, Sandra Sahd, junto a outros representantes de inspetorias e obras sociais salesianas, estão compartilhando suas vivências, ampliando conexão e buscando caminhos inovadores para apoiar suas comunidades. Representando as presenças salesianas no evento, Karla Barbosa, da Obra de Defesa da Infância Pobre (ODIP), disse que o evento é um momento importante para "conhecer pessoas e trocar experiências e boas práticas em ação social, relembrando conceitos e se aprofundando em algumas abordagens. Este é um importante espaço de aprendizagem”. Neste primeiro dia, Sandra participou das plenárias principais e de dois importantes painéis: o primeiro que debateu o poder da marca, a integração e a análise de dados na mobilização de recursos e o segundo direcionado a como a governança é um diferencial na captação de recursos para fundos patrimoniais. A discussão enfatizou também a importância do aprendizado permanente, do envolvimento das comunidades e da parceria na construção de um futuro melhor. Festival ABCR - Comemorando 25 anos de história, a ABCR, criada em 1999, reforça seu papel como um espaço destinado às trocas de experiências, à capacitação permanente e ao desenvolvimento de estratégias para apoiar causas, comunidades e organizações do terceiro setor. O evento se estende até esta terça-feira, 17 de junho, com palestras e workshops e nas quais serão compartilhadas estratégias, conteúdos práticos e cases de sucesso, aumentando ainda mais o impacto social das organizações presentes. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações de Sandra Sahd

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil