Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos
13/10/2022

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos

De 28 de setembro a 2 de outubro, aconteceu, em Turim-Valdocco, o Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos (Congresso Internazionale Delle Opere E Dei Servizi Sociali Salesiani - OSSS), um importante momento de reflexão e partilha de experiências do setor, com o objetivo de fortalecer a identidade carismática da ação pastoral. O evento foi coordenado pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, e contou com delegações de 134 países, compostas por integrantes das obras e serviços sociais salesianos, com cerca de 300 participantes, entre leigos, leigas, consagrados e consagradas.

Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), o Congresso contou com a presença da Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e dos Formadores da RSB-Social, Cinthia Aparecida Kirchner e Eduardo dos Santos Batista, este último também representou a juventude brasileira no seleto grupo de jovens do mundo salesiano convidados para o evento.

“As temáticas desenvolvidas e a partilha das experiências enriqueceram ainda mais a visão de Rede que já temos no Brasil. Tivemos a oportunidade de apresentar nossa caminhada e, ao mesmo tempo, ouvir que a organização e vivência da ação em Rede no Brasil pode ser um estímulo e modelo de articulação a ser experimentado por outras regiões onde a ação social salesiana acontece. Destacou-se a importância do sistema SIGAR/Bússola utilizado no Brasil e a expectativa de que possamos colaborar na expansão da utilização de um sistema de gestão para as Obras Sociais Salesianas, se não para o mundo, pelo menos para a região das Américas, diz Ir. Silvia. “Senti como um momento de fortalecer nossa opção carismática pelos mais pobres! O clima do Congresso nos convidou a fazermos uma opção ainda mais radical para podermos levar em frente o carisma de Dom Bosco e Mazzarello. Uma fala me inquietou muito, vinda de um dos palestrantes: “Se fecharmos uma Obra Social, quem vai chorar?”. E a resposta veio dos jovens que estavam participando do Congresso como convidados diretos do Reitor Mor: “Se fecharem uma Obra social, nós choraremos!” e nos falaram isso chorando! Isso aumenta nosso compromisso com a sustentabilidade carismática e a sustentabilidade financeira das obras”, completa Ir. Silvia.

A Rede Salesiana Brasil foi convidada a ministrar o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Ir. Silvia, com o apoio dos Formadores Cinthia Kirchner e Eduardo Batista, e da Representante da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Rosemeire Gomes. Durante o minicurso, os participantes puderam conhecer a metodologia e as ações do Pró-Rede, bem como as aplicações do sistema SIGAR/Bússola para a gestão de projetos sociais. A RSB também participou da socialização de Boas Práticas do mundo salesiano com a apresentação “Em Rede as ideias acontecem”, trazendo um panorama da história da RSB-Social e suas articulações em prol da juventude com parcerias que contribuem para a construção de uma realidade mais justa e oportuna para os jovens do país.

 

   

  

 

A delegação do Brasil também contou com representantes das seguintes Inspetorias:

“Passamos por um processo de 7 meses de encontros antes do congresso, elaborando algumas reflexões e fazendo o levantamento dos desafios, necessidades e propostas de alternativas. Lá no Congresso em si, nosso papel foi de sensibilização, proposição e contribuição com as reflexões do evento, colocando na pauta a realidade dos jovens que passaram pela experiência salesiana e hoje atuam com as obras. Em todos os dias do Congresso, participamos de uma "mesa redonda" com o Reitor-Mor, onde fizemos reflexões e um bate-papo com ele. Ao final do processo, elaboramos em conjunto um manifesto de 10 itens que, como jovens salesianos, pedimos que a Congregação tenha um olhar atento”, diz o formador da RSB-Social e representando a juventude brasileira no Congresso, Eduardo dos Santos Batista. “Essa foi a primeira vez que saí do país. Fazer isso pela causa salesiana me alegra ainda mais, porque me fez perceber que o trabalho do social é amplo, com pessoas que têm experiências de vida marcantes, são pessoas extraordinárias. Além disso, conhecemos os lugares salesianos[...]. Passar por todos esses lugares, e conhecer de perto a experiência e obra de Dom Bosco e Mazzarello, a paixão, os detalhes da atuação deles[...], dá para respirar o amor que eles tinham pelas crianças e jovens e dá para sentir na pele o sacrifício, a garra e a coragem deles [...]. Se pudesse resumir em uma frase, a experiência do congresso foi como um ‘despertar da alma e um acelerar do coração salesiano’”, completa Eduardo.

Ao todo, os participantes contaram com uma calorosa recepção no primeiro dia e mais quatro dias de debates e partilhas, animados por oradores de peso da Família Salesiana no mundo, entre os quais: o Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa e Coordenador do Conselho dos Cardeais, Cardeal Salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga; o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime; o Conselheiro para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García; o Ecônomo Geral da Congregação Salesiana, Sr. Jean Paul Muller; o Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas; e o Referente das Obras Sociais no Setor de Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano.

 

Confira um resumo dos acontecimentos de cada dia do evento:

 

 PRIMEIRO DIA 28/09 

No coração carismático da Congregação, em Turim-Valdocco, mais especificamente no Teatro Grande Valdocco, os cerca de 300 participantes que representaram todas as Inspetorias e Visitadorias da Congregação Salesiana, juntamente com um seleto grupo de jovens, puderam ouvir o discurso introdutório do Conselheiro Geral para Pastoral Juvenil Salesiana e promotor do Congresso, Pe. Miguel Ángel García. Todos os participantes também receberam do Coordenador de Obras Sociais do Setor de Pastoral Juvenil e coordenador do evento, Pe. Rafael Bejarano, as primeiras orientações sobre o desenvolvimento e a metodologia das atividades a serem realizadas. Também subiram ao palco o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime que, até 2 de outubro, animou os dias do evento com um diálogo fraterno junto aos jovens; e o Superior da Circunscrição Especial do Piemonte e Valle d'Aosta, Pe. Leonardo Mancini.

 

 SEGUNDO DIA 29/09 

As atividades do Congresso ganharam plena vida na manhã da quinta-feira (29). Já no início do dia, o Pe. Bejarano e o Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano, conduziram conjuntamente uma Lectio Divina a partir do episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim.

Na sequência, foi oferecida a palestra central do dia: "Atualidade da Doutrina Social da Igreja, desenvolvimento humano integral e papel das Obras e Serviços Sociais Salesianos”, comandada pelo Arcebispo Metropolitano de Tegucigalpa, Coordenador do Conselho de Cardeais e ex-presidente da Caritas Internationalis (2007-2015), Cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga. O cardeal salesiano iniciou a palestra destacando, por meio de algumas perguntas provocantes, a pertinência, ainda hoje, diante dos desafios globais e das enormes transformações sociais em curso, da Doutrina Social Cristã. O salesiano hondurenho encerrou o debate com um convite a retomar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

A manhã prosseguiu trazendo o Fórum Juvenil com o Reitor-Mor sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e o início dos minicursos relacionados ao trabalho salesiano com os jovens mais carentes: os participantes puderam escolher entre os 12 temas oferecidos, todos orientados por especialistas autorizados e, dentre eles, o minicurso “Tecnologias aplicadas às obras sociais e ao trabalho em Rede”, coordenado pela Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

 

   

  

 

 TERCEIRO DIA 30/09 

A manhã do terceiro dia foi aberta com a Lectio Divina, organizada pelo Referente para as Obras Sociais da Pastoral Juvenil e Coordenador do Congresso, Pe. Rafael Bejarano, e pelo Sr. Javier Carabaño Rodríguez, especialista em comunicação e identidade no ambiente salesiano. A dupla avançou mais um pouco na leitura do episódio evangélico sobre a ressurreição do filho da viúva de Naim, dando continuidade à reflexão iniciada no dia anterior.

Em seguida, os participantes do evento assistiram à palestra oferecida pelo Vice-Reitor da Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, Pe. Michal Vojtas, sobre o tema: "A evolução da dimensão social na educação e na pedagogia salesianas". Partindo da análise da ação social de Dom Bosco para com os pobres e abandonados, em sentido estrito, e de seu compromisso com todos os jovens das classes populares, em sentido mais amplo, o Pe. Vojtas citou a história do trabalho social dos salesianos e de todos os seus colaboradores, do final do século XIX até os primeiros anos do terceiro milênio. Na sequência, o Vice-Reitor da UPS abordou o tema do Concílio Vaticano II e da abertura ao mundo moderno, explicando que as dinâmicas sociais passam a influenciar toda a proposta educativo-pastoral, especialmente com a metodologia de planejamento social. No final do rico relatório, e após um período de perguntas e respostas, as atividades continuaram com os minicursos e a partilha de boas práticas já iniciadas no dia anterior.

 

 QUARTO DIA 01/10 

Na manhã do sábado (01), os trabalhos do Congresso Internacional mantiveram o mesmo esquema dos dois dias anteriores. Pela manhã, foi concluído o percurso meditativo sobre o episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim, e na sequência, o Diretor da Cátedra de Impacto Social da Pontifícia Universidade de Comillas, em Madri, Carlos Ballesteros, apresentou o relatório central do dia sobre o tema "A pegada que deixamos. Desafios e oportunidades para medir o impacto que geramos”.

O dia prosseguiu com a sessão de diálogo entre os jovens sobre o papel dos Ex-alunos Salesianos nas obras sociais e com a participação, dividida em grupos, na terceira fase dos minicursos da manhã e da tarde sobre as boas práticas escolhidas por eles.

 

 QUINTO DIA 02/10 

No último dia do Congresso, domingo (02), as atividades ocorreram apenas na parte da manhã, com a última sessão dos minicursos e as conclusões finais, com o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, Pe. García Morcuende, que fez um discurso detalhado mencionando algumas EVIDÊNCIAS identificadas e indicando uma série de CONCEITOS que estão na base do Congresso, para traçar, por fim, algumas PROPOSTAS para o FUTURO. Você pode conhecer o documento de conclusão na íntegra clicando aqui.

O Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos foi concluído com uma Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor da Congregação, Pe. Ángel Fernández Artime.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB, com informações da ANS

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil fortalece capacitação de gestores das obras sociais

Iniciativa amplia acesso a eventos estratégicos de filantropia e captação de recursos para profissionais das obras sociais salesianas A Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirma seu compromisso com o fortalecimento humano e institucional das 103 obras sociais salesianas presentes em todo o país. Mais do que garantir sustentabilidade financeira, a Rede compreende que investir na formação das pessoas é investir diretamente na missão, pois são elas que tornam vivo, no cotidiano das presenças salesianas, o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Nesse contexto, por meio da gestão nacional de Ação Social e Captação de Recursos, a RSB vem ampliando oportunidades de formação estratégica voltadas à filantropia, captação e sustentabilidade institucional das obras sociais. Como parte dessa iniciativa, foram viabilizados convites com 50% de desconto para dois dos principais eventos do setor no Brasil e nas Américas, possibilitando que profissionais das obras sociais salesianas tenham acesso qualificado a conteúdos, especialistas e redes estratégicas de relacionamento. Oportunidades de formação e conexão Foram disponibilizados 30 cupons com 50% de desconto para o Festival Brasileiro de Captação de Recursos, que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo (SP). O evento é reconhecido por reunir profissionais, organizações e especialistas que atuam na promoção de uma cultura de doação cada vez mais estruturada e estratégica. Também foram disponibilizados 30 cupons com 50% de desconto para o FIFE – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica, que será realizado de 14 a 17 de abril de 2026, em Recife (PE), no Centro de Convenções de Pernambuco. E para ambos os eventos, as obras sociais salesianas possuem cupons ilimitados com 30% de desconto. Estes eventos são referência internacional na área da filantropia e da gestão do terceiro setor, reunindo especialistas, organizações sociais e lideranças comprometidas com práticas cada vez mais éticas, inovadoras e sustentáveis. Investir nas pessoas para fortalecer a missão Para a diretora executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Sílvia Aparecida, promover oportunidades de formação é uma forma concreta de fortalecer a missão social salesiana. “Quando investimos na formação de nossos gestores e colaboradores, estamos fortalecendo diretamente a missão das obras sociais. São essas pessoas que, no dia a dia, tornam possível o cuidado, a educação e a promoção dos jovens, especialmente daqueles que mais precisam.” Já o diretor executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Sérgio Baldin, destaca que o acesso a espaços de formação e troca fortalece a visão estratégica das instituições sociais. “Capacitar lideranças e equipes das obras sociais significa preparar nossas instituições para os desafios do presente e do futuro. Ao facilitar o acesso a eventos estratégicos de filantropia, a Rede Salesiana Brasil contribui para ampliar competências, fortalecer redes e potencializar o impacto social das obras.” Compromisso com a sustentabilidade das obras sociais Ao promover o acesso a espaços de formação e articulação no campo da filantropia, a Rede Salesiana Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento das obras sociais salesianas. Mais do que uma ação pontual, a iniciativa integra uma visão estratégica de longo prazo, que reconhece na formação das pessoas um caminho essencial para garantir que o legado educativo, social e humano de Dom Bosco e Madre Mazzarello continue vivo, relevante e transformador na sociedade. As obras sociais interessadas em participar dos eventos e usufruir dos benefícios podem entrar em contato com seus coordenadores inspetoriais da ação social inspetorias para mais informações. As vagas são limitadas. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Abrigo Dom Bosco celebra Jubileu de Prata

Há 25 anos, a obra salesiana acolhe catadores em parceria com o poder público, promovendo dignidade, inclusão e transformação de vidas no coração da cidade de São Paulo. Na manhã de sexta-feira, dia 27 de fevereiro, o Abrigo Dom Bosco celebrou o seu Jubileu de Prata com uma programação especial, ao reunir colaboradores, parceiros, autoridades e atendidos, em 25 anos de dedicação ao acolhimento de catadores, inspirados pelo carisma de Dom Bosco. Mantido pelo Liceu Coração de Jesus, o Abrigo consolidou, ao longo de sua trajetória, uma atuação pautada no compromisso social e na promoção da dignidade humana, tornando-se referência no atendimento à população em situação de vulnerabilidade. A celebração teve início com um momento de acolhida e de confraternização, seguido da oração conduzida pelo padre André Luiz Simões, ecônomo inspetorial e diretor-presidente do Liceu Coração de Jesus, e pelo Irmão Vitor Aladic, ecônomo da mantenedora. A abertura oficial foi realizada pelo gerente do Abrigo, Rafael Bressan Olivério, que destacou a importância da história construída coletivamente ao longo de duas décadas e meia de missão. Em seguida, o inspetor da Inspetoria São Pio X, padre Alexandre Luís de Oliveira, dirigiu sua palavra aos presentes, ressaltando a identidade salesiana da obra e a fidelidade ao carisma no cuidado e na promoção social. Parceria e missão A celebração destacou também a importância da parceria entre o Liceu Coração de Jesus e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), fundamental para a continuidade e o fortalecimento dos serviços prestados. A analista de Assistência e Desenvolvimento Social e gestora de parceria do Abrigo nos anos de 2021 e 2022, Renata Cardozo, destacou a relevância da articulação entre a organização da sociedade civil e o poder público para assegurar atendimento qualificado e políticas públicas eficazes à população atendida. Memória, gratidão e protagonismo A história do Abrigo foi recordada por Regina Lopes de Oliveira Pina, primeira gerente da unidade, que esteve à frente da obra por mais de 17 anos e contribuiu decisivamente para sua consolidação. Na sequência, os presentes foram convidados a conhecer a apresentação do “Varal de Fotos”, emocionando os participantes ao revisitar momentos marcantes da caminhada institucional. Durante a comemoração foram realizadas apresentações culturais protagonizadas pelos atendidos, acompanhados pela orientadora socioeducativa Janaina dos Santos Conceição. As expressões artísticas evidenciaram o potencial transformador da proposta socioeducativa desenvolvida cotidianamente no Abrigo, representando o acolhimento salesiano. Após um momento de convivência fraterna e visita aos espaços da unidade, o gerente Rafael Bressan e a assistente social Viviane Maria de Brito partilharam dados, desafios e perspectivas, reafirmando o compromisso com a qualificação permanente do atendimento e com a promoção da autonomia dos acolhidos. O encerramento foi marcado pelas palavras finais do Irmão Vitor Aladic e a bênção conduzida pelo padre Cássio Rodrigo de Oliveira, diretor da presença salesiana dos Campos Elíseos, fechando a celebração com espírito de gratidão e esperança. Fonte: Eduardo Freire - Inspetoria Salesiana de São Paulo

Visita Madre Geral FMA: Madre visita Comunidade de Inserção Dom Bosco em Juazeiro (BA) e fortalece missão na Zona Rural

Dando continuidade à sua agenda no Nordeste, a Madre esteve hoje em Juazeiro (BA), onde visitou a Comunidade Dom Bosco, comunidade de inserção e a mais jovem entre as presenças da região nordeste, aberta no dia 31 de janeiro de 2022. As irmãs acompanham atualmente 28 comunidades da Zona Rural, realizando um trabalho de evangelização, formação e animação pastoral junto às famílias. A missão conta com a colaboração de adultos da própria comunidade — quase todos mulheres — que assumem com dedicação a animação dos diversos grupos, fortalecendo a vida eclesial e comunitária. Durante a visita, a Madre pôde escutar relatos, partilhar experiências e encorajar a continuidade de uma presença de fé, próxima e profundamente comprometida com o povo. O encontro evidenciou a força de uma Igreja que se constrói na participação, na corresponsabilidade e no protagonismo das lideranças locais. Em Lagoa do Salitre, a Madre reuniu-se com a Infância e Adolescência Missionária, momento marcado pela alegria, espiritualidade e entusiasmo das crianças e adolescentes que vivem a dimensão missionária desde cedo. A visita reafirma o compromisso do carisma salesiano com as diversas realidades, fortalecendo uma presença que evangeliza, educa e promove vida nas comunidades rurais do Nordeste. Por: Ir. Kelly Gaioso - Inspetoria Maria Auxiliadora BRE

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil