27/03/2025

Dia do Teatro e do Circo: A herança Salesiana na arte e na educação

Dia do Teatro e do Circo: A herança Salesiana na arte e na educação
Apresentação das crianças do Circo Social integram estudantes e comunidade. Fotos: Arquivo SMADS.

No universo da comunicação e da formação salesiana, o teatro e o circo transcendem a mera diversão para se tornarem pilares essenciais da educação e da integração comunitária. Sob o olhar visionário de Dom Bosco – patrono das artes cênicas – essas práticas artísticas se configuram como instrumentos poderosos para a promoção da alegria, do senso crítico e do desenvolvimento integral dos jovens.

Desde 29 de junho de 1847, conforme relatado nas Memórias Biográficas, Dom Bosco vislumbrou o teatro como um espaço de comunhão e difusão cultural. Em seu oratório, onde inicialmente ensinava profissões e mantinha os jovens longe das armadilhas do desânimo e da criminalidade, o teatro surgiu como um recurso pedagógico transformador. Para o Fundador, os espetáculos cênicos eram uma ferramenta didática que, além de divertir, instruía e moldava o caráter moral dos jovens – um "teatrinho salesiano" que mesclava ensinamentos religiosos e valores éticos.

Hoje, essa herança se reflete em iniciativas contemporâneas como o Circo Social Dom Bosco, localizado em Itaquera, São Paulo, que utiliza a arte circense para promover inclusão e desenvolver a criatividade dos jovens. Este projeto demonstra como o circo, quando incorporado à proposta educativa salesiana, se transforma em um espaço de transformação social, onde a diversão se alia ao aprendizado.

Já o Teatro Liceu Coração de Jesus, também em São Paulo, é um exemplo vibrante da continuidade dessa tradição. Desde os primórdios, os colégios salesianos cultivaram o teatro como um ambiente de formação integral – onde as aulas de declamação e a criação de grupos dramáticos não apenas despertavam o talento artístico dos alunos, mas também os incentivavam a superar timidez, desenvolver autoconfiança e aprender valores como empatia e colaboração.

Para a Família Salesiana, o teatro e o circo vão além da expressão artística. Eles representam a alegria e a liberdade do “tempo livre” dos jovens, momentos que ajudam a aliviar o estresse dos estudos e a promover uma educação humanizadora. Inspirado pelas 19 regras escritas por Dom Bosco para o pequeno teatro – que enfatizam a instrução moral, a recreação e o caráter didático das representações – esse legado continua a influenciar as práticas pedagógicas em nossas instituições.

Neste Dia do Mundial do Teatro e  Nacional do Circo, celebramos não apenas a arte, mas a missão educativa que ela desempenha na formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com a transformação social. Ao integrar essas práticas às atividades escolares e comunitárias, a Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso com a tradição salesiana, honrando o exemplo de Dom Bosco e incentivando as novas gerações a se expressarem e se desenvolverem por meio da arte.

O teatro e o circo, sob a perspectiva salesiana, são muito mais do que meros espetáculos: são espaços de encontro, reflexão e transformação. Eles reforçam a ideia de que a educação integral, fundamentada em valores humanos e cristãos, deve estar presente em todas as dimensões da vida – do palco à sala de aula, do circo social à convivência diária.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Inspetoria São João Bosco inaugura Centro Juvenil em Cachoeira do Campo com o Projeto Trampolim

O Centro Juvenil Dom Bosco em Cachoeira do Campo /MG iniciará as suas atividades no dia 13 de agosto às 14h, com o projeto Trampolim (Pré-aprendizagem) que tem como foco promover formação cidadã e profissional de 160 adolescentes e jovens para sua inserção no mundo do trabalho. O projeto Trampolim é gratuito, destinado à adolescentes entre 14 e 16 anos, residentes em Cachoeira do Campo e/ou subdistritos (Amarantina, Engenheiro Corrêa, Glaura/Soares, Miguel Burnier/Mota, Rodrigo Silva/Bocaina, Santo Antônio do Leite/Catete/Chapada e São Bartolomeu/Maciel), possibilitando a inserção destes, no mundo do trabalho de forma protegida. O início das aulas do projeto Trampolim será no dia 18 de agosto, em dois turnos de segunda à quinta, de 8h às 12h e de 13h às 17h, tendo como disciplinas introdução aos processos de administração e noções básicas de turismo e hotelaria. As inscrições para o projeto Trampolim podem ser feitas pelo formulário eletrônico até o dia 14 de julho e /ou presencialmente nos dias 15 e 22 de julho de 10h às 16h no Centro Juvenil Dom Bosco, endereço BR-356, 27 - Cachoeira do Campo, Ouro Preto – MG (Clique aqui para a lista de documentação). Mais informações sobre o Projeto Trampolim em Cachoeira do Campo pelo telefone (31) 98359-7732. Fonte: Assessoria de Imprensa da Inspetoria São João Bosco

Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras

Com entusiasmo, partilha e o brilho do protagonismo juvenil, foi encerrada, no dia 23 de junho,  a 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social, promovido no âmbito da Rede Salesiana Brasil. A formação, que ao longo de três módulos integrou teoria e prática educomunicativa nas obras sociais, chegou ao fim reunindo 13 participantes de 8 unidades sociais da Rede. O encontro final, correspondente ao Módulo III, foi conduzido pelo professor Joadir Foresti, que propôs um momento de avaliação e escuta ativa. Cada participante foi convidado a destacar as ações que mais lhe trouxeram satisfação e realização, sobretudo aquelas que envolveram a aplicação direta dos conhecimentos em Educomunicação junto aos educandos. Na primeira unidade deste terceiro módulo, realizada no primeiro semestre de 2024, foi abordado o tema Educomunicação e Cultura Digital, ministrado pelo professor Joadir Foresti. Já na segunda unidade, ministrada pela professora Carina Giunco, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Cooperação para o desenvolvimento com Enfoque Social. A terceira e última unidade abordou os parâmetros que servem como uma estrutura de referência para inovação e excelência em aprendizagem, ensino e liderança, conhecido como Parâmetros ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologias Educacionais). “Estou muito satisfeito com a realização desta terceira edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. Posso destacar, neste módulo específico, o entusiasmo pela educomunicação, especialmente pelo aprendizado que foi vivenciado em conjunto com as obras e colocado em prática com os educandos”, afirmou o professor Joadir. Durante os meses de formação, os participantes vivenciaram uma trilha de aprendizado que estimulou o uso da comunicação como ferramenta educativa, transformadora e participativa, alinhada aos valores do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A proposta se mostrou eficaz em despertar nos educadores sociais a importância da escuta, da produção colaborativa de conteúdos e da valorização das vozes juvenis. O Encontro de Encerramento foi marcado por depoimentos inspiradores, trocas ricas de experiências e a certeza de que a Educomunicação continua sendo um caminho estratégico para fortalecer a missão salesiana nas periferias existenciais. Entre os projetos apresentados, Amanda Murgo, da Obra Social dos Salesianos de São Carlos, destacou: “As metodologias ativas, nas quais os educandos são protagonistas do processo de aprendizagem, me inspiraram a elaborar atividades que apostassem em seu potencial criativo e promovessem a colaboração entre os adolescentes”. Foi a partir dessa proposta que nasceu a ideia do HidroCar, construído com materiais recicláveis. Outro exemplo veio de Ouro Preto (MG), onde Andréia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu o projeto Educomunicação e os ODS no Território. Nele, os educandos participaram de jogos, da dinâmica “ODS e meu território” — na qual identificaram ações reais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades —, além de exercícios reflexivos e mapas mentais. “Essa ação foi especialmente marcante porque uniu tecnologia, reflexão crítica e conexão com o território. Os educandos se mostraram protagonistas, conscientes e engajados com temas fundamentais para a transformação social”, completou a educadora. O projeto de Educomunicação em Ação Social reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação contínua de seus educadores sociais e com o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de vulnerabilidade social. Com mais esta edição concluída, a iniciativa reforça que comunicar é, também, educar com amor, à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

ENAS 2025: Terceiro dia de evento reforça compromisso salesiano com a missão e a espiritualidade

O terceiro dia do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana - ENAS 2025, nesta quinta-feira (3 de julho) em Aparecida (SP), foi marcado por momentos de espiritualidade, partilha fraterna e vivências inspiradoras que reafirmaram o compromisso da Rede Salesiana Brasil com os valores do carisma salesiano e com a missão educativa e evangelizadora junto às juventudes. Logo nas primeiras horas da manhã, os participantes foram acolhidos com uma oração conduzida por Ir. Silvia Letícia, coordenadora da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, e José Jair Ribeiro, coordenador da Ação Social da Inspetoria São Pio X. A espiritualidade salesiana deu o tom do início do dia, convidando todos a mergulharem na escuta atenta ao Espírito e na partilha de caminhos comuns na missão. Em seguida, foi realizada a socialização dos trabalhos em grupos, conduzida por Eduardo Batista. Este momento representou um verdadeiro exercício de sinodalidade e construção coletiva. A partir das experiências, reflexões e contribuições colhidas ao longo dos dias anteriores, os participantes puderam compartilhar propostas, identificar desafios e reconhecer pontos de convergência na atuação da Ação Social em nível nacional. No final da manhã, Eduardo Batista conduziu a consolidação do Quadro dos Passos Projetuais, instrumento que sistematiza os compromissos assumidos pelas obras sociais salesianas para os próximos anos. Este momento foi essencial para alinhar perspectivas e definir passos concretos para a continuidade da caminhada em rede. A parte da tarde foi dedicada a experiências significativas por meio de visitas guiadas a locais de memória e espiritualidade salesiana. Os participantes se dividiram conforme suas inscrições e puderam visitar: O Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora, em Guaratinguetá/SP, onde conheceram a história e a missão das FMA no Brasil; A réplica da casa de São João Bosco, situada na Obra Social de Pindamonhangaba/SP, espaço que inspira pela simplicidade e profundidade da vida do Pai e Mestre da Juventude; O Santuário Nacional de Aparecida, coração mariano do Brasil, onde muitos puderam renovar sua fé e agradecer pela caminhada vivida até aqui. O dia se encerrou com a celebração da Santa Missa, às 18h, no próprio Santuário Nacional de Aparecida. A Eucaristia coroou o dia com gratidão, fé e unidade, reafirmando que, como rede, seguimos firmes no propósito de transformar realidades por meio da educação, da solidariedade e do amor salesiano que acolhe, educa e evangeliza. O ENAS 2025 segue sendo espaço de escuta, construção e esperança, fortalecendo a missão da Ação Social Salesiana em todo o Brasil.   Confira o vídeo com os melhores momentos do terceiro dia de evento:       Acesse as fotos deste primeiro dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da RSB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil