02/07/2025

ENAS 2025: Segundo dia de evento trata sobre as  Juventudes no centro dos novos desafios sociais

ENAS 2025: Segundo dia de evento trata sobre as  Juventudes no centro dos novos desafios sociais

O segundo dia do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS 2025), realizado em Aparecida (SP), foi marcado por escuta, discernimento e compromisso com as juventudes. Desde o início da manhã até o fim da tarde, a programação girou em torno da reflexão sobre os desafios sociais do tempo presente, o papel da juventude na construção de um mundo mais justo e o legado da missão salesiana junto aos mais vulneráveis.

A manhã começou com animação e espiritualidade, em um clima de fraternidade conduzido por Jean Lopes e Ir. Celene Couto. Na acolhida e oração, Ir. Giselle Ferreira dos Santos (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Rosemeire Gomes Silva (Inspetoria Nossa Senhora Aparecida) reacenderam nos participantes a chama do carisma salesiano que impulsiona o cuidado com os jovens, especialmente os mais pobres.

Na conferência de abertura do dia, o sociólogo Jessé Souza ofereceu um panorama crítico sobre o cenário social brasileiro atual. Com base em sua vasta produção acadêmica e longa experiência em pesquisa, abordou as raízes das desigualdades sociais, o papel da elite econômica na manutenção dessas estruturas e os impactos do racismo e da exclusão na juventude brasileira. Sua fala provocou reflexões profundas sobre as contradições de nossa sociedade e os caminhos necessários para transformar a realidade, especialmente a partir das políticas públicas e da educação popular. “O pensamento crítico é a principal arma de uma sociedade para aprender. Sem autocrítica, não há aprendizado”, completou.

Na sequência, a educadora salesiana Patrícia Machado conduziu a palestra "Peregrinos de esperança com os Jovens!", em que destacou a centralidade da juventude na missão salesiana. Com sensibilidade e profundo embasamento pedagógico e carismático, Patrícia provocou os participantes a olhar para os jovens não apenas como destinatários da ação social, mas como protagonistas de processos de transformação. Em sua apresentação, enfatizou a importância de escutar as juventudes em sua diversidade e de promover espaços de pertença, fé e protagonismo. Em sua fala, Patrícia trouxe que “no coração das juventudes pulsa o desejo por encontros autênticos, nos quais a escuta gera reconhecimento e onde se preza por uma experiência profunda de espiritualidade encarnada no cotidiano da vida”, completou.

O encontro entre Patrícia Machado e Jessé Souza no painel conjunto gerou um rico momento de troca de experiências, perguntas e partilhas. A combinação entre o olhar sociológico e a vivência educativa aprofundou ainda mais o debate e suscitou nos participantes o desejo de responder com ousadia e criatividade aos desafios do tempo presente.

No período da tarde, o facilitador Eduardo dos Santos Batista conduziu a dinâmica "Futurospectiva", uma atividade em grupos que propôs aos participantes refletirem sobre os futuros possíveis da ação social salesiana. Por meio de metodologias participativas e inovadoras, os grupos puderam expressar visões, sonhos e caminhos para uma atuação ainda mais eficaz e fiel ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Em sua fala, Eduardo trouxe ao grupo uma provocação: “Espiritualidade sem presença é discurso. Presença sem escuta é silêncio vazio. E você, tem sido presença que transforma?”, incentivando os participantes a esta reflexão.

O dia encerrou-se com um dos momentos mais significativos da programação: o bate-papo com jovens que participaram da ação social salesiana. Em suas falas, testemunharam como as obras sociais marcaram suas vidas, oferecendo não apenas oportunidades concretas, mas também sentido de vida, valores e espiritualidade.

Em seus depoimentos os jovens emocionaram os presentes e reafirmaram a intuição de Dom Bosco: "Basta que sejam jovens para que os ame". Lívia Almeida, de Manaus, partilhou que a obra salesiana, para ela, significa amor e cuidado. “Foi lá que recebi apoio nos momentos mais difíceis e aprendi, com as irmãs, nunca perder a fé e sempre acreditar no melhor que está por vir”. Rhaman Douglas, foi jovem e educador social no Centro Educacional Dom Bosco Gramoré, de Natal, nos relatou que “representar a obra salesiana é enxergar um futuro melhor e trabalhar pela juventude. É inspirar jovens e construir um amanhã mais próspero para todos”.

Marienne Ananda, foi educanda dos Salesianos Ampare, de Campo Grande, relatou que foi acolhida na obra com carinho, amor e escuta, na ausência da mãe, que precisou trabalhar muito. “Hoje tento passar isso para os meus educandos. O que eles fizeram por mim eu procuro fazer por eles”. Miguel Alvarenga que também é educador, disse que escolheu este caminho não só por confiar no processo, mas por paixão por aquele que também lagou tudo pelos jovens (Dom Bosco). ”Assim eu fiz e hoje sou um educador muito feliz pelo trabalho que faço”.

De Petrolina, Pernambuco, a jovem Geovanna Lays, do Ceman Pro Menor, relatou que a obra impactou muito a vida dela. “Participei de oficinas de balé, futsal e Educomunicação, que me ajudou a melhorar minhas notas, socialização e desenvolvimento pessoal”. Já Marcos Vinícius de Lorena, São Paulo, relatou que a obra salesiana o fez perder a vergonha e viver momentos inesquecíveis. “A obra me acolheu, me ajudou a superar dificuldades e marcou minha história”.

Leyla Assis, de Linhares, no Espírito Santo e Nilton Kaio de Guarapava, Santa Catarina, falaram da importância da obra na construção da trajetória da vida deles e que o desejo é que “nunca desistam” dos jovens, pois é por eles que “estamos aqui”.

De Ananindeua, Pará, diz que “na periferia, onde faço parte, ela (obra) alcança muitos jovens de diferentes regiões que muitas vezes não teriam oportunidade nem conforto, para mudarem suas histórias. Maria Heloysa, de Lorena, São Paulo, complementa ao dizer que a obra serve para edificar e moldar o jovem. “Entrei com quatro anos e ela (obra) me transformou, me tonando mais independente e corajosa para enfrentar meus medos”, concluiu.

A oração final, novamente conduzida por Ir. Giselle Ferreira e Rosemeire Gomes Silva, trouxe à memória tudo o que foi vivido ao longo do dia, transformando cada reflexão, debate e testemunho em súplica e compromisso.

O segundo dia do ENAS 2025 confirmou: cuidar da juventude é uma urgência social, uma escolha evangélica e um imperativo salesiano. A missão continua viva, alimentada por escuta, discernimento e ação transformadora.

 

Confira o vídeo com os melhores momentos do segundo dia de evento:

 

Acesse as fotos deste segundo dia de evento abaixo:

 

Angélica Novais da Comunicação da RSB

Mais Recentes

Inspetoria São João Bosco inaugura Centro Juvenil em Cachoeira do Campo com o Projeto Trampolim

O Centro Juvenil Dom Bosco em Cachoeira do Campo /MG iniciará as suas atividades no dia 13 de agosto às 14h, com o projeto Trampolim (Pré-aprendizagem) que tem como foco promover formação cidadã e profissional de 160 adolescentes e jovens para sua inserção no mundo do trabalho. O projeto Trampolim é gratuito, destinado à adolescentes entre 14 e 16 anos, residentes em Cachoeira do Campo e/ou subdistritos (Amarantina, Engenheiro Corrêa, Glaura/Soares, Miguel Burnier/Mota, Rodrigo Silva/Bocaina, Santo Antônio do Leite/Catete/Chapada e São Bartolomeu/Maciel), possibilitando a inserção destes, no mundo do trabalho de forma protegida. O início das aulas do projeto Trampolim será no dia 18 de agosto, em dois turnos de segunda à quinta, de 8h às 12h e de 13h às 17h, tendo como disciplinas introdução aos processos de administração e noções básicas de turismo e hotelaria. As inscrições para o projeto Trampolim podem ser feitas pelo formulário eletrônico até o dia 14 de julho e /ou presencialmente nos dias 15 e 22 de julho de 10h às 16h no Centro Juvenil Dom Bosco, endereço BR-356, 27 - Cachoeira do Campo, Ouro Preto – MG (Clique aqui para a lista de documentação). Mais informações sobre o Projeto Trampolim em Cachoeira do Campo pelo telefone (31) 98359-7732. Fonte: Assessoria de Imprensa da Inspetoria São João Bosco

Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras

Com entusiasmo, partilha e o brilho do protagonismo juvenil, foi encerrada, no dia 23 de junho,  a 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social, promovido no âmbito da Rede Salesiana Brasil. A formação, que ao longo de três módulos integrou teoria e prática educomunicativa nas obras sociais, chegou ao fim reunindo 13 participantes de 8 unidades sociais da Rede. O encontro final, correspondente ao Módulo III, foi conduzido pelo professor Joadir Foresti, que propôs um momento de avaliação e escuta ativa. Cada participante foi convidado a destacar as ações que mais lhe trouxeram satisfação e realização, sobretudo aquelas que envolveram a aplicação direta dos conhecimentos em Educomunicação junto aos educandos. Na primeira unidade deste terceiro módulo, realizada no primeiro semestre de 2024, foi abordado o tema Educomunicação e Cultura Digital, ministrado pelo professor Joadir Foresti. Já na segunda unidade, ministrada pela professora Carina Giunco, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Cooperação para o desenvolvimento com Enfoque Social. A terceira e última unidade abordou os parâmetros que servem como uma estrutura de referência para inovação e excelência em aprendizagem, ensino e liderança, conhecido como Parâmetros ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologias Educacionais). “Estou muito satisfeito com a realização desta terceira edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. Posso destacar, neste módulo específico, o entusiasmo pela educomunicação, especialmente pelo aprendizado que foi vivenciado em conjunto com as obras e colocado em prática com os educandos”, afirmou o professor Joadir. Durante os meses de formação, os participantes vivenciaram uma trilha de aprendizado que estimulou o uso da comunicação como ferramenta educativa, transformadora e participativa, alinhada aos valores do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A proposta se mostrou eficaz em despertar nos educadores sociais a importância da escuta, da produção colaborativa de conteúdos e da valorização das vozes juvenis. O Encontro de Encerramento foi marcado por depoimentos inspiradores, trocas ricas de experiências e a certeza de que a Educomunicação continua sendo um caminho estratégico para fortalecer a missão salesiana nas periferias existenciais. Entre os projetos apresentados, Amanda Murgo, da Obra Social dos Salesianos de São Carlos, destacou: “As metodologias ativas, nas quais os educandos são protagonistas do processo de aprendizagem, me inspiraram a elaborar atividades que apostassem em seu potencial criativo e promovessem a colaboração entre os adolescentes”. Foi a partir dessa proposta que nasceu a ideia do HidroCar, construído com materiais recicláveis. Outro exemplo veio de Ouro Preto (MG), onde Andréia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu o projeto Educomunicação e os ODS no Território. Nele, os educandos participaram de jogos, da dinâmica “ODS e meu território” — na qual identificaram ações reais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades —, além de exercícios reflexivos e mapas mentais. “Essa ação foi especialmente marcante porque uniu tecnologia, reflexão crítica e conexão com o território. Os educandos se mostraram protagonistas, conscientes e engajados com temas fundamentais para a transformação social”, completou a educadora. O projeto de Educomunicação em Ação Social reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação contínua de seus educadores sociais e com o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de vulnerabilidade social. Com mais esta edição concluída, a iniciativa reforça que comunicar é, também, educar com amor, à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

ENAS 2025: Quarto dia celebra o envio da missão com esperança e compromisso renovados

O último dia do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana - ENAS 2025, realizado nesta sexta-feira (4 de julho), em Aparecida, foi marcado por um profundo espírito de comunhão, partilha e envio. Encerrando quatro dias intensos de escuta, discernimento e construção conjunta, os participantes vivenciaram um momento significativo de consolidação das diretrizes que nortearão a caminhada da Ação Social da Rede Salesiana Brasil para a próxima década. A manhã teve início com a acolhida e oração conduzidas por Ir. Fábio Julio de Souza, coordenador da Ação Social da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, e por Jessica Jesus Silva, coordenadora da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora. A oração, marcada por gratidão e esperança, preparou os corações para o fechamento dos trabalhos com o mesmo espírito de fé e fraternidade que permeou todo o encontro. Em seguida, o assessor Eduardo dos Santos Batista apresentou a síntese dos quadros da Ação Social para os próximos 10 anos em Rede, resultado do caminho percorrido ao longo do ENAS. Este momento foi mais do que uma apresentação técnica: foi a materialização do sonho coletivo, cuidadosamente construído a partir das escutas, análises e partilhas vividas nos dias anteriores. O olhar lançado ao futuro vem acompanhado de compromissos concretos, alicerçados nos princípios da missão salesiana e nas necessidades emergentes das juventudes. Na continuidade da programação, os participantes foram convidados à construção dos objetivos da Ação Social, reforçando o protagonismo coletivo e a corresponsabilidade na missão. Com escuta atenta, diálogo fraterno e horizonte comum, delinearam-se metas que darão continuidade à caminhada em rede, sempre com o olhar voltado à promoção da vida, da dignidade humana e da educação integral de crianças, adolescentes e jovens. A plenária final foi um momento tocante de interação e gratidão. Representantes de diferentes inspetorias expressaram suas impressões sobre o encontro, partilharam sentimentos de renovação vocacional e reafirmaram o compromisso com uma atuação social que transforma realidades e constrói pontes de esperança. A alegria salesiana esteve presente nos gestos, nos sorrisos e nas palavras de gratidão que encerraram essa etapa formativa. Sandra Sahd, responsável pelos projetos de captação de recursos da RSB, ao falar sobre o evento disse que "o ENAS foi extremamente rico e significativo, tanto pelas discussões técnicas quanto pelos momentos de espiritualidade, fortalecendo o compromisso coletivo com a continuidade e o fortalecimento da presença salesiana junto aos mais vulneráveis". O ENAS 2025 foi concluído com a Celebração Eucarística de envio, às 11h, marcada por forte espiritualidade e emoção. Diante do altar, os participantes renovaram o compromisso com a missão salesiana, inspirados pela presença viva de Dom Bosco, Madre Mazzarello e Maria Auxiliadora. A missa foi um verdadeiro momento de consagração da caminhada feita e do envio para continuar a transformar o mundo com coragem, fé e amor educativo. O ENAS 2025 chega ao fim, mas deixa como herança um novo tempo para a Ação Social Salesiana no Brasil: mais integrada, mais consciente, mais ousada na caridade e na profecia. Com o coração ardente e os pés no caminho, seguimos em rede, movidos pelo lema de Dom Bosco: "Da mihi animas, caetera tolle."   Confira o vídeo com os melhores momentos do quarto dia de evento:   Acesse as fotos deste quarto dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da RSB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil