Escola de Samba Dom Bosco é Vice-Campeã do Acesso II
24/02/2023

Escola de Samba Dom Bosco é Vice-Campeã do Acesso II

Escola de Samba Dom Bosco é Vice-Campeã do Acesso II

Em uma apuração tensa, seguindo de perto as escolas coirmãs “Imperador do Ipiranga” e “Torcida Jovem”, a apenas um décimo de distância, a Escola de Samba Dom Bosco disputava o pódio entre os primeiros lugares das 12 escolas do Acesso II, o que lhe garantiria o direito de subir mais um degrau na folia da “Pauliceia”.

Por ser a última das 12 agremiações a desfilar, a escola viveu o nervosismo até o término da apuração para conferência de suas notas. A “Imperador do Ipiranga”, que ocupava a segunda colocação, perdeu em “Fantasia”, último quesito a ser julgado, os dois décimos necessários para reposicionar a Dom Bosco na classificação, atrás apenas da “Torcida Jovem”, que se consagrou como a grande campeã de 2023.

Com quatro notas 10 no quesito “Fantasia”, a Dom Bosco ratificou a segunda colocação e garantiu assim o vice-campeonato, com o direito, pela primeira vez em sua história, de desfilar no grupo de Acesso I, caminho final para a série Especial do Carnaval de São Paulo.

Confira o desfile da Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera na íntegra clicando aqui.

     

 VILLA-LOBOS E UMA SINFONIA BRASILEIRA 

A ideia inicial era falar da música brasileira, mas os caminhos se cruzaram com a vida e a obra do consagrado maestro Heitor Villa-Lobos, descrito como “a figura criativa mais significativa do século XX na música clássica brasileira” e que se tornou o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.

Danilo Dantas, carnavalesco e membro da comissão artística da escola, conta como se deu a construção do vitorioso enredo deste ano: “A ideia do enredo partiu do Ronny Potolski, um dos nossos diretores de carnaval. Inicialmente, ele queria fazer uma viagem sobre a música brasileira, mas, ao conhecer a história do maestro Villa-Lobos, eu acabei querendo falar mais sobre a vida dele e da sua influência musical para o Brasil. Então, fizemos uma transformação do enredo, levando da ‘música brasileira’ para a história de Villa-Lobos como inspiração à música brasileira. Deu muito certo e a gente conseguiu o nosso objetivo de apresentar um grande trabalho”.

Rodrigo Dias, também integrante da comissão artística da escola, destacou os pontos altos do desfile: “O desfile da Dom Bosco era aguardado pela crítica e pelo público; não só pelo enredo, mas também porque, no ano passado [2022], a gente só não subiu por conta dos pontos perdidos ao ultrapassar dois minutos [no tempo de desfile]; mas esse ano a escola planejou muito cada passo do que iria fazer na avenida. Fizemos três “apagões” [as populares paradinhas]. A bateria parou e a escola inteira cantou o refrão. Isso despertou muita gente no Anhembi. A escola veio com uma bela paleta de cores, carros com integrantes coreografados… São pontos altos do desfile da Dom Bosco. Muita gente cantando. O ‘chão da escola!’. Além de uma plástica e estética bem aceitas pelo público, pela imprensa e pelos jurados.”

 HISTÓRICO DA ESCOLA DE SAMBA DOM BOSCO DE ITAQUERA 

Nascida do sonho do seu idealizador, o Pe. Rosalvino Morán Viñayo, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco surgiu no ano 2000 com a intenção de resgatar a juventude de Itaquera e região. Localizada no bairro de Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, a escola de samba foi fundada a partir da Obra Social Dom Bosco, com 42 anos de serviços prestados à juventude em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Obra Social Dom Bosco de Itaquera (SP)

Mais Recentes

AREIA BRANCA | Um momento de escuta, partilha e fortalecimento da nossa missão!

A Obra Social Dom Bosco recebeu a visita do Diretor Executivo de Obras Sociais da Rede Salesiana Brasil, Pe. Sérgio Baldin, do Gestor Nacional Eduardo Batista e do Gestor do Nordeste, Pe. Josemar Abel, em mais uma importante etapa do PRO REDE. O encontro foi marcado por momentos de diálogo, reflexão e acompanhamento das ações desenvolvidas pela obra social, utilizando metodologias participativas que contribuem para o fortalecimento da gestão e da missão salesiana. Mais do que uma visita técnica, este foi um momento de renovação do compromisso com a educação, a promoção social e os valores deixados por Dom Bosco, reafirmando o propósito de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado às crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Por Danny Mendonça

CESAM Goiânia recebe Comenda Municipal da Juventude em reconhecimento à sua atuação na formação integral de jovens

Na última segunda-feira (15/06), o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia foi homenageado pela Câmara Municipal de Goiânia com a Comenda Municipal da Juventude, honraria concedida àqueles que se destacam na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. A solenidade representa um reconhecimento público à trajetória da instituição, que há mais de cinco décadas atua na formação integral da juventude por meio do Programa de Socioaprendizagem. A Comenda Municipal da Juventude foi instituída com o objetivo de valorizar iniciativas desenvolvidas em áreas como educação, cidadania, cultura, saúde, sustentabilidade, tecnologia e políticas públicas voltadas à juventude. A homenagem destaca o compromisso de pessoas e organizações que contribuem para ampliar oportunidades, garantir direitos e promover a transformação social por meio do cuidado e do investimento nas novas gerações. O diretor-geral da Presença Salesiana de Goiânia, Pe. Wagner Gama, destaca que o recebimento da comenda representa o reconhecimento de uma missão coletiva, construída diariamente por educadores, parceiros, famílias e pelos próprios jovens. Segundo ele, a honraria evidencia a relevância de um trabalho que busca oferecer oportunidades concretas e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. “Essa homenagem é o coroamento de um trabalho de mais de 50 anos a favor daqueles que mais precisam. Que Deus abençoe a nossa missão e que nós continuemos trazendo o bem à juventude, proporcionando a eles serem cada vez mais ‘bons cristãos e honestos cidadãos’, como queria Dom Bosco.” A entrega da comenda ao CESAM Goiânia reconhece uma história construída ao lado de milhares de adolescentes e jovens. Inspirada no legado de Dom Bosco e fundamentada no Sistema Preventivo, a instituição desenvolve uma proposta educativa baseada na razão, na espiritualidade e na amorosidade. Aliando a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) à pedagogia salesiana, o Programa de Socioaprendizagem promove não apenas a qualificação profissional, mas também o fortalecimento da autonomia, do protagonismo juvenil e da construção de projetos de vida. A aprendiz Kamilly Maciel ressalta que sua trajetória no CESAM Goiânia possibilitou importantes transformações pessoais e profissionais. Para ela, a instituição oferece oportunidades que vão além da aprendizagem técnica, contribuindo para a construção de novos sonhos e perspectivas para o futuro. “O CESAM Goiânia me deu novas oportunidades. Aqui, tenho ganhado muitos aprendizados que vou levar para minha vida pessoal e profissional. Temos os benefícios do emprego formalizado, muito cuidado e atenção profissional no trabalho. É um lugar muito bom, um lugar onde a educação, o respeito e o acolhimento fazem parte do dia a dia.” Já o aprendiz Yago Silva afirma que estar no Programa de Socioaprendizagem da instituição significa participar de um ambiente de acolhida, aprendizado e crescimento. De acordo com ele, os ensinamentos vivenciados na qualificação socioprofissional serão levados para sua vida pessoal, espiritual e profissional. “O CESAM Goiânia é muito importante, pois ajuda a te inserir no mercado de trabalho, principalmente quando você ainda não trabalhou, e também nos traz muitos ensinamentos sobre fé e valores. Minha experiência é muito positiva. Os educadores são muito educados, nossos amigos e cuidam da gente.” Propositor da sessão solene, o vereador Anselmo Pereira ressalta que a Comenda Municipal da Juventude foi criada para reconhecer instituições que fazem a diferença na vida das novas gerações. Em seu discurso, ele destaca a importância de investir em iniciativas que promovam inclusão social, cidadania e oportunidades para adolescentes e jovens. “Mais do que reconhecer as trajetórias individuais e institucionais, essa comenda celebra o impacto concreto que projetos e ações sociais geram na vida de milhares de crianças e adolescentes, bem como de suas famílias. As ações sociais contribuem para a redução da desigualdade, para a prevenção da violência, para a permanência escolar e para a formação de cidadãos mais conscientes, preparados e comprometidos com o futuro de suas comunidades.” Ao longo de sua trajetória, o CESAM Goiânia já impactou mais de 37 mil famílias, oferecendo aos jovens a oportunidade de acesso ao primeiro emprego formal de maneira protegida e alinhada à legislação da aprendizagem profissional. Mais do que uma porta de entrada para o mundo do trabalho, o Programa de Socioaprendizagem representa um caminho de crescimento pessoal, desenvolvimento de competências e fortalecimento dos valores humanos. Pe. Wagner reforça que o reconhecimento concedido pela Câmara Municipal reflete o compromisso do CESAM Goiânia com a missão de fortalecer e preparar a juventude para o presente e para o futuro. “Por meio de uma atuação que integra formação humana, cidadã, espiritual e profissional, a obra salesiana segue contribuindo para que adolescentes e jovens realizem seus sonhos e sejam protagonistas de suas próprias histórias. Que Nossa Senhora Auxiliadora continue conduzindo os caminhos do CESAM Goiânia, para que esta missão iniciada por Dom Bosco permaneça sendo fonte de oportunidades, dignidade e transformação social para muitas outras gerações.”

CESAM-ES passa a integrar o CRIAD/ES e fortalece sua atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

O CESAM – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador deu mais um passo importante em sua missão de promover a formação integral, a inclusão social e a inserção protegida de adolescentes e jovens no mundo do trabalho. No dia 16 de junho, o CESAM Espírito Santo, tomou posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Espírito Santo, o CRIAD/ES, reforçando seu compromisso com a garantia de direitos, a prevenção e erradicação do trabalho infantil e a construção de políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude. A participação no Conselho fortalece a presença institucional do CESAM nos espaços de controle social e formulação de políticas públicas, ampliando sua contribuição para uma sociedade mais justa, participativa e comprometida com o desenvolvimento humano. Compromisso com a juventude capixaba O CRIAD/ES é composto por representantes do Poder Público e de entidades da sociedade civil que atuam na área das ações sociais voltadas à infância e à juventude. Integrado à estrutura organizacional da Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo, o Conselho exerce papel normativo, deliberativo, controlador e fiscalizador das políticas públicas de promoção, defesa e atendimento dos direitos de crianças e adolescentes. Para o CESAM, integrar esse espaço representa uma oportunidade de contribuir de forma ainda mais ativa com pautas essenciais para adolescentes, jovens, famílias e comunidades. Por meio do Programa de Aprendizagem Profissional, a instituição promove qualificação socioprofissional, desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, incentivo à permanência escolar, fortalecimento de vínculos familiares, protagonismo juvenil e inserção segura no mercado de trabalho. Essa atuação está diretamente ligada à missão salesiana de educar, acolher e formar jovens para a vida, contribuindo para que cada adolescente reconheça seu valor, desenvolva seu potencial e construa novos caminhos com dignidade, responsabilidade e esperança. CESAM no CRIAD/ES Na gestão 2026/2028 do CRIAD/ES, o CESAM será representado pela articuladora social Patrícia Cuman Santiago e pela assistente social Romana Pestana Oliveira. Para Romana, participar do Conselho é uma experiência desafiadora e, ao mesmo tempo, profundamente gratificante. “Participar do Conselho nos desafia, pois precisamos sair de nossa rotina habitual institucional para debater pautas de cunho coletivo. E também por esse motivo é gratificante, visto que vamos colaborar com a garantia e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes”, destacou. Ela também reforça que a presença do CESAM nesse espaço demonstra o reconhecimento do trabalho realizado pela instituição em diferentes territórios do Espírito Santo. “A importância de ser representante do CESAM neste espaço perpassa pela segurança de que nosso trabalho é reconhecido e respeitado. Por estarmos presentes em múltiplos municípios do nosso estado, nos aproximamos da realidade diversa que é a juventude capixaba”, completou Romana. Protagonismo juvenil: aprendiz do CESAM Linhares participa de Mesa de Honra A cerimônia de posse também contou com um momento especial de protagonismo juvenil. Leyla Assis do Sacramento, aprendiz do CESAM do Núcleo de Linhares e representante do Comitê de Participação do Adolescente (CPA), marcou presença como integrante da Mesa de Honra do evento. Durante a cerimônia, Leyla compartilhou sua experiência no movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, reforçando a importância da participação juvenil nos espaços de diálogo, decisão e construção de políticas públicas. “Eu senti um misto de sentimentos: gratidão, felicidade e ansiedade. Participar da mesa é uma grande honra para mim. Poder lutar pelos direitos das crianças e adolescentes e saber da importância que o CRIAD tem nessa luta é muito significativo. É um evento necessário e mostra que a luta pelos nossos direitos vem crescendo a cada dia”, relatou Leyla. A aprendiz também destacou o apoio recebido ao longo de sua trajetória. “O CESAM sempre me apoiou e se fez presente nos eventos em que participei. Sou muito grata por todas as pessoas que conheci e pelas oportunidades que tive através do CESAM”, afirmou. Participação ativa no CMDCA O protagonismo de Leyla na defesa dos direitos de crianças e adolescentes não se limita à cerimônia de posse do CRIAD/ES. No dia 11 de junho, ela também participou da Pré-Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA, representando o CPA-ES e realizando a abertura do evento. Na ocasião, Leyla compartilhou sua trajetória e reforçou a importância da participação de adolescentes nos espaços de escuta, representação e construção coletiva. A presença de jovens como Leyla nesses ambientes é fundamental para fortalecer o protagonismo juvenil e garantir que crianças e adolescentes sejam não apenas beneficiários das políticas públicas, mas também participantes ativos na construção de seus próprios direitos. Formação Integral para transformar vidas A participação do CESAM no CRIAD/ES e o destaque da aprendiz Leyla em espaços oficiais de representação refletem, na prática, a missão salesiana de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. Mais do que preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, o CESAM promove uma formação integral, que envolve cidadania, responsabilidade social, desenvolvimento humano, participação comunitária e compromisso com a transformação social. Ao atuar em defesa dos direitos da infância e adolescência, incentivar a permanência escolar, combater o trabalho infantil e promover a aprendizagem profissional protegida, o CESAM reafirma seu papel como instituição de referência no Espírito Santo. Cada conquista, cada espaço ocupado e cada jovem que se torna protagonista de sua própria história mostram que investir na juventude é investir em um futuro mais justo, humano e solidário. Junte-se a nós nessa missão. Clique aqui e contrate um aprendiz.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil