24/02/2023

Escola de Samba Dom Bosco é Vice-Campeã do Acesso II

Escola de Samba Dom Bosco é Vice-Campeã do Acesso II

Em uma apuração tensa, seguindo de perto as escolas coirmãs “Imperador do Ipiranga” e “Torcida Jovem”, a apenas um décimo de distância, a Escola de Samba Dom Bosco disputava o pódio entre os primeiros lugares das 12 escolas do Acesso II, o que lhe garantiria o direito de subir mais um degrau na folia da “Pauliceia”.

Por ser a última das 12 agremiações a desfilar, a escola viveu o nervosismo até o término da apuração para conferência de suas notas. A “Imperador do Ipiranga”, que ocupava a segunda colocação, perdeu em “Fantasia”, último quesito a ser julgado, os dois décimos necessários para reposicionar a Dom Bosco na classificação, atrás apenas da “Torcida Jovem”, que se consagrou como a grande campeã de 2023.

Com quatro notas 10 no quesito “Fantasia”, a Dom Bosco ratificou a segunda colocação e garantiu assim o vice-campeonato, com o direito, pela primeira vez em sua história, de desfilar no grupo de Acesso I, caminho final para a série Especial do Carnaval de São Paulo.

Confira o desfile da Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera na íntegra clicando aqui.

     

 VILLA-LOBOS E UMA SINFONIA BRASILEIRA 

A ideia inicial era falar da música brasileira, mas os caminhos se cruzaram com a vida e a obra do consagrado maestro Heitor Villa-Lobos, descrito como “a figura criativa mais significativa do século XX na música clássica brasileira” e que se tornou o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.

Danilo Dantas, carnavalesco e membro da comissão artística da escola, conta como se deu a construção do vitorioso enredo deste ano: “A ideia do enredo partiu do Ronny Potolski, um dos nossos diretores de carnaval. Inicialmente, ele queria fazer uma viagem sobre a música brasileira, mas, ao conhecer a história do maestro Villa-Lobos, eu acabei querendo falar mais sobre a vida dele e da sua influência musical para o Brasil. Então, fizemos uma transformação do enredo, levando da ‘música brasileira’ para a história de Villa-Lobos como inspiração à música brasileira. Deu muito certo e a gente conseguiu o nosso objetivo de apresentar um grande trabalho”.

Rodrigo Dias, também integrante da comissão artística da escola, destacou os pontos altos do desfile: “O desfile da Dom Bosco era aguardado pela crítica e pelo público; não só pelo enredo, mas também porque, no ano passado [2022], a gente só não subiu por conta dos pontos perdidos ao ultrapassar dois minutos [no tempo de desfile]; mas esse ano a escola planejou muito cada passo do que iria fazer na avenida. Fizemos três “apagões” [as populares paradinhas]. A bateria parou e a escola inteira cantou o refrão. Isso despertou muita gente no Anhembi. A escola veio com uma bela paleta de cores, carros com integrantes coreografados… São pontos altos do desfile da Dom Bosco. Muita gente cantando. O ‘chão da escola!’. Além de uma plástica e estética bem aceitas pelo público, pela imprensa e pelos jurados.”

 HISTÓRICO DA ESCOLA DE SAMBA DOM BOSCO DE ITAQUERA 

Nascida do sonho do seu idealizador, o Pe. Rosalvino Morán Viñayo, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco surgiu no ano 2000 com a intenção de resgatar a juventude de Itaquera e região. Localizada no bairro de Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, a escola de samba foi fundada a partir da Obra Social Dom Bosco, com 42 anos de serviços prestados à juventude em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Obra Social Dom Bosco de Itaquera (SP)

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Inspetoria São João Bosco inaugura Centro Juvenil em Cachoeira do Campo com o Projeto Trampolim

O Centro Juvenil Dom Bosco em Cachoeira do Campo /MG iniciará as suas atividades no dia 13 de agosto às 14h, com o projeto Trampolim (Pré-aprendizagem) que tem como foco promover formação cidadã e profissional de 160 adolescentes e jovens para sua inserção no mundo do trabalho. O projeto Trampolim é gratuito, destinado à adolescentes entre 14 e 16 anos, residentes em Cachoeira do Campo e/ou subdistritos (Amarantina, Engenheiro Corrêa, Glaura/Soares, Miguel Burnier/Mota, Rodrigo Silva/Bocaina, Santo Antônio do Leite/Catete/Chapada e São Bartolomeu/Maciel), possibilitando a inserção destes, no mundo do trabalho de forma protegida. O início das aulas do projeto Trampolim será no dia 18 de agosto, em dois turnos de segunda à quinta, de 8h às 12h e de 13h às 17h, tendo como disciplinas introdução aos processos de administração e noções básicas de turismo e hotelaria. As inscrições para o projeto Trampolim podem ser feitas pelo formulário eletrônico até o dia 14 de julho e /ou presencialmente nos dias 15 e 22 de julho de 10h às 16h no Centro Juvenil Dom Bosco, endereço BR-356, 27 - Cachoeira do Campo, Ouro Preto – MG (Clique aqui para a lista de documentação). Mais informações sobre o Projeto Trampolim em Cachoeira do Campo pelo telefone (31) 98359-7732. Fonte: Assessoria de Imprensa da Inspetoria São João Bosco

Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras

Com entusiasmo, partilha e o brilho do protagonismo juvenil, foi encerrada, no dia 23 de junho,  a 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social, promovido no âmbito da Rede Salesiana Brasil. A formação, que ao longo de três módulos integrou teoria e prática educomunicativa nas obras sociais, chegou ao fim reunindo 13 participantes de 8 unidades sociais da Rede. O encontro final, correspondente ao Módulo III, foi conduzido pelo professor Joadir Foresti, que propôs um momento de avaliação e escuta ativa. Cada participante foi convidado a destacar as ações que mais lhe trouxeram satisfação e realização, sobretudo aquelas que envolveram a aplicação direta dos conhecimentos em Educomunicação junto aos educandos. Na primeira unidade deste terceiro módulo, realizada no primeiro semestre de 2024, foi abordado o tema Educomunicação e Cultura Digital, ministrado pelo professor Joadir Foresti. Já na segunda unidade, ministrada pela professora Carina Giunco, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Cooperação para o desenvolvimento com Enfoque Social. A terceira e última unidade abordou os parâmetros que servem como uma estrutura de referência para inovação e excelência em aprendizagem, ensino e liderança, conhecido como Parâmetros ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologias Educacionais). “Estou muito satisfeito com a realização desta terceira edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. Posso destacar, neste módulo específico, o entusiasmo pela educomunicação, especialmente pelo aprendizado que foi vivenciado em conjunto com as obras e colocado em prática com os educandos”, afirmou o professor Joadir. Durante os meses de formação, os participantes vivenciaram uma trilha de aprendizado que estimulou o uso da comunicação como ferramenta educativa, transformadora e participativa, alinhada aos valores do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A proposta se mostrou eficaz em despertar nos educadores sociais a importância da escuta, da produção colaborativa de conteúdos e da valorização das vozes juvenis. O Encontro de Encerramento foi marcado por depoimentos inspiradores, trocas ricas de experiências e a certeza de que a Educomunicação continua sendo um caminho estratégico para fortalecer a missão salesiana nas periferias existenciais. Entre os projetos apresentados, Amanda Murgo, da Obra Social dos Salesianos de São Carlos, destacou: “As metodologias ativas, nas quais os educandos são protagonistas do processo de aprendizagem, me inspiraram a elaborar atividades que apostassem em seu potencial criativo e promovessem a colaboração entre os adolescentes”. Foi a partir dessa proposta que nasceu a ideia do HidroCar, construído com materiais recicláveis. Outro exemplo veio de Ouro Preto (MG), onde Andréia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu o projeto Educomunicação e os ODS no Território. Nele, os educandos participaram de jogos, da dinâmica “ODS e meu território” — na qual identificaram ações reais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades —, além de exercícios reflexivos e mapas mentais. “Essa ação foi especialmente marcante porque uniu tecnologia, reflexão crítica e conexão com o território. Os educandos se mostraram protagonistas, conscientes e engajados com temas fundamentais para a transformação social”, completou a educadora. O projeto de Educomunicação em Ação Social reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação contínua de seus educadores sociais e com o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de vulnerabilidade social. Com mais esta edição concluída, a iniciativa reforça que comunicar é, também, educar com amor, à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

ENAS 2025: Terceiro dia de evento reforça compromisso salesiano com a missão e a espiritualidade

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