16/02/2022

Escola Dom Bosco e o Estatuto do Aprendiz

Escola Dom Bosco e o Estatuto do Aprendiz

Na tarde desta segunda-feira (14), representantes do Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional (FORAP) foram recebidos pelo Deputado Federal Tadeu Alencar a fim de discutir sobre as propostas de alteração do Projeto de Lei 6461/2019, que trata sobre o Estatuto do Aprendiz. Na ocasião, a obra social salesiana Escola Dom Bosco foi representada por sua coordenadora de aprendizagem, Jaqueline Oliveira.


O Deputado integra a Comissão encarregada de analisar o Projeto de Lei e acatou as propostas apresentadas, comprometendo-se em discuti-las com seus pares na Câmara dos Deputados.

 

“A Escola Dom Bosco fica feliz em estar presente nesse momento tão importante de apresentar propostas que possam manter e garantir direito ao trabalho para os jovens, principalmente aos que estão em situação de vulnerabilidade. No momento, conseguimos mostrar o papel social que a Instituição Formadora tem na construção da vida humana e profissional de cada um que passa pelo Programa Jovem Aprendiz”, destacou Jaqueline.

 

Além de representantes do FORAP, participaram da reunião membros do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (FEPETIPE) e do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA Recife).

 

Sabia que você pode contribuir com as ações da Escola Dom Bosco, de Recife (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Inspetoria São Luiz Gonzaga

Mais Recentes

Obra Social de São Paulo promove curso de introdução ao hidrogênio verde

Iniciativa proporciona formação profissional, emprego e renda para jovens e adultos residentes em Conjuntos Habitacionais na Zona Leste da capital A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) participou, nesta quarta-feira (11), da aula magna do Curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, uma iniciativa do Projeto Zona Leste Somos Nós, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e pela CDHU. A palestra foi realizada em parceria com a Obra Social Dom Bosco. O presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e o professor José Luiz Portella, que desenvolve o projeto Zona Leste Somos Nós, ministraram os conteúdos aos alunos.  Reinaldo Iapequino parabenizou as ações em andamento promovidas pelo Projeto Zona Leste Somos Nós e pela Obra Social Dom Bosco e reiterou o apoio da CDHU, sempre que possível e dentro dos modelos de negócio da Companhia, para auxiliar em causas importantes para a região. "A CDHU adere à causa de trazer empregos ou criar condições para que empregos qualificados sejam gerados na Zona Leste. A Companhia não tem só a missão de produzir habitação, então, com o apoio dos trabalhos das equipes sociais, vemos como podemos auxiliar, pois fazer habitação é também promover o desenvolvimento social", disse.   Nascido e criado na Zona Leste, o presidente da Companhia também desejou que os alunos aproveitem muito a oportunidade de realizar esse curso e desenvolver a região. "Esse aprendizado levará vocês para um mundo diferente e vai elevar a Zona Leste para um patamar diferente. Para isso, colocamos nosso esforço para que consigamos proporcionar e acelerar mais oportunidades como as que eu tive", finalizou.  O professor José Luiz Portella, por sua vez, explicou que o Projeto Zona Leste Somos Nós têm trabalhado em diversas ações, visando ao desenvolvimento econômico e social da região: "A Zona Leste sempre foi tratada com uma zona de passagem que não retém a sua riqueza, e é exatamente isso que o Projeto Zona Leste Somos Nós quer mudar: gerar empregos qualificados e que essa renda gerada permaneça por aqui. Já temos projetos em andamento, entre eles, essa formação em curso", explicou.  A primeira turma do curso de hidrogênio verde terá início no final do mês de setembro com 20 alunos que são moradores de um Conjunto Habitacional da CDHU em Itaquera. Será a primeira vez em que o ensino da produção de hidrogênio por meio de fontes renováveis de energia acontecerá fora das universidades.   Fonte: Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) 

Dia Nacional da Pastoral da Criança: Um compromisso com a vida e a esperança

Hoje, recordamos e celebramos o Dia Nacional da Pastoral da Criança, uma data que nos convida a refletir sobre o compromisso de cuidar e promover a dignidade da infância. Inspirada no Evangelho e no amor de Jesus pelos pequenos, a Pastoral da Criança é uma expressão concreta da missão da Igreja em acompanhar as crianças e suas famílias, especialmente as mais vulneráveis, em busca de uma vida plena. Fundada em 1983 pela Dra. Zilda Arns Neumann, a Pastoral da Criança tornou-se um símbolo de cuidado, fé e transformação social, utilizando métodos simples, como a educação alimentar, o acompanhamento da saúde e a formação espiritual. Este trabalho, que já impactou milhões de crianças em todo o Brasil, é um verdadeiro testemunho de amor ao próximo. “A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”, disse Dra. Zilda Arns, ao falar da pastoral. Na espiritualidade salesiana, que também tem como prioridade a educação e a evangelização da juventude, encontramos um profundo eco na missão da Pastoral. Assim como Dom Bosco acreditava que "não basta amar os jovens, é necessário que eles saibam que são amados", a Pastoral da Criança nos ensina que cada gesto de cuidado e atenção pode ser a semente de um futuro de esperança. Que este dia nos inspire a renovar nosso compromisso com a infância e a fortalecer redes de solidariedade que transformem realidades. Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda por todas as crianças e pelas famílias atendidas por esta obra tão significativa. Para conhecer mais sobre a pastoral,  "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena.” Dra Zilda Arns. Angélica Novais da comunicação da RSB

Solidariedade em ação: Dia de Doar movimenta a Rodoviária de Brasília

Com apoio da Rede Salesiana Brasil, o evento destacou o impacto da doação na transformação social No dia 3 de dezembro, a Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, foi o palco do Dia de Doar DF 2024, organizada pelo núcleo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos do Distrito Federal - ABCR/DF , um evento que celebrou a cultura da solidariedade e reforçou o impacto da doação na transformação de vidas. Com a participação de mais de 30 organizações da sociedade civil, incluindo a Rede Salesiana Brasil (RSB), a ação promoveu o engajamento da comunidade local e destacou o papel fundamental das iniciativas sociais no fortalecimento da cidadania. “Foi emocionante ver tantas pessoas mobilizadas em prol de uma causa tão importante. Este evento reforçou o poder da união e mostrou que cada doação pode gerar impactos reais na vida de quem mais precisa,” afirmou Phelipe Sales, Captador de Recursos da RSB. “A cada edição, vemos a campanha crescer em impacto e abrangência, e isso é fruto do trabalho coletivo e do compromisso com a solidariedade”, completou. Durante o evento, representantes das entidades presentes compartilharam histórias inspiradoras e destacaram os benefícios concretos da cultura de doação. Além disso, a campanha se expandiu para outros estados, iluminando monumentos como a estátua do Padre Cícero, no Ceará, que brilhou em verde em homenagem ao Dia de Doar, fruto da uma parceria com a RSB e Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na cor laranja. A celebração do Dia de Doar incluiu também o lançamento do documentário “DOAR”, disponível na Globoplay, que trouxe histórias de vidas transformadas graças a gestos de generosidade. O filme reforçou a mensagem de que a doação não é apenas um ato de caridade, mas um compromisso com o cuidado mútuo e a construção de um futuro mais justo. Segundo os organizadores, para os próximos anos, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance da campanha, envolvendo um número maior de organizações e implementando estratégias inovadoras para atrair diferentes públicos. "O Dia de Doar é muito mais do que uma campanha. Ele é um convite para todos participarem de uma corrente do bem, onde cada gesto, por menor que pareça, tem o poder de transformar vidas,” concluiu Phelipe Sales. Com iniciativas como esta, a Rede Salesiana Brasil, a partir do movimento União pela Vida com a campanha do  Dia de Doar, reafirma seu papel de inspirar a generosidade e promover a solidariedade como pilares fundamentais para uma sociedade mais humana e solidária. Angélica Novais da comunicação da RSB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil