Escola Dom Bosco - primeira do país a ministrar curso na área de cultura
26/05/2022

Escola Dom Bosco - primeira do país a ministrar curso na área de cultura

Escola Dom Bosco - primeira do país a ministrar curso na área de cultura

Desde o dia 17 de maio, a Obra Social Salesiana Escola Dom Bosco, em Recife (PE), se tornou a primeira instituição de aprendizagem profissional no Brasil a validar e ministrar um curso na área de cultura, em conformidade com a Portaria do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) nº 671/2021 e Decreto nº 9.579/2018.

 

O curso, que tem como nome “Aprendiz Com.Direito – Cultura”, começou na terça-feira (17), atendendo 31 jovens na modalidade de cota alternativa, residentes das mais diversas áreas da Região Metropolitana do Recife, e tem como justificativa a necessidade de formação de mão de obra qualificada para ocupar espaços ligados à cultura no estado.

 

Pernambuco tem uma vasta diversidade cultural, mas carece de mão de obra específica e qualificada, e, segundo a Fundação Getúlio Vargas, o setor irá crescer ainda mais nos próximos anos. “Pretende-se, com a iniciativa no setor cultural, ampliar as oportunidades trazidas com a inclusão do itinerário de formação técnica e profissional no currículo do ensino médio (Lei nº 13.415/2017), de forma articulada à Lei da Aprendizagem”, diz a coordenadora do curso Gidalti Costa.


No total, o curso contará com 1.840 horas, distribuídas em 24 meses, entre teoria e prática, na Escola Dom Bosco e em suas respectivas empresas. Os jovens desenvolverão suas atividades profissionais nos museus Paço do Frevo e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), onde aprenderão, dentre outras coisas, as rotinas ligadas ao mundo do trabalho no contexto de exposições de arte, museus, centros culturais, galerias de arte, parques nacionais e equipamentos culturais; de forma ética e com uma formação humana completa, visando a Agenda 2030 (plano de ação da ONU para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal) com competências socioemocionais, questões de gênero e atitudes proativas; dessa forma, inserindo no mercado um profissional diferenciado, empoderado de seus direitos e consciente de suas responsabilidades.

 

Na Escola Dom Bosco, onde estarão cumprindo sua carga horária teórica, os alunos aprenderão todo o contexto administrativo-pedagógico do seu curso, norteado, principalmente, pela formação humana com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco, além dos assuntos ligados à tecnologia, língua portuguesa, matemática financeira e outros.

 

Esses meninos e meninas, oriundos de contexto de vulnerabilidade social, são a grande motivação para que a Escola Dom Bosco, junto com as referidas empresas e dispositivos legais, não meça esforços para a validação deste curso que é o primeiro do gênero no Brasil.


A Escola Dom Bosco, instituição com mais de 70 anos de vida, visa a construção do caráter organizacional desses adolescentes, em comunhão com as bases do Sistema Preventivo, formando um profissional completo e consciente.

 

Sabia que você pode contribuir com as ações da Escola Dom Bosco, em Recife (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Obra Social Salesiana Escola Dom Bosco, Recife (PE)

Mais Recentes

Dia Nacional do Combate à Pobreza

Através da Ação Social Salesiana em rede no Brasil, RSB contribui diariamente para o combate à pobreza e para a garantia de direitos das juventudes

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Expedição Missionária Salesiana em Angola promove comunhão e evangelização entre os povos

Grupo percorre comunidades do interior e da capital angolana, fortalecendo laços e experiências de fé, partilha e interculturalidade No início deste mês de janeiro, como parte das celebrações pelos 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana à América do Sul, a Inspetoria Salesiana de São Paulo enviou sete missionários à Angola, para viver e partilhar a presença do reino nestas terras do continente africano. Nos últimos dias, em Kwanza Norte, na cidade do Dondo, através do Rio Kwanza, o grupo visitou as aldeias de Maculumbi e Candanje. Durante a travessia, os missionários avistaram dois elefantes, se banharam nas águas do Kwanza e, ao chegarem nos povoados, foram recebidos com alegria e fé inabalável, em uma experiência de partilha entre Brasil e Angola, nações irmãs. A equipe missionária, composta por três Salesianos, duas SSCC e duas leigas, está encantada por tanta humanidade, fé e partilha. Ao ouvir, falar e partilhar sobre a salvação de Deus, o grupo passa também pela cultura e pela história das pessoas em cada território visitado. A expedição passará ainda pela comunidade de Kima, onde fará um almoço brasileiro para agradecer a acolhida, e o Padre William de Lima rezará a missa na comunidade do Cacesse 1. No domingo, os missionários partirão para a capital Luanda, onde continuarão as atividades na comunidade mais urbana de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga. Rezemos pelos salesianos que dão sua vida, de forma incansável, na Inspetoria Salesiana “Mamá Muxima”, e por todas as pessoas desse povo tão amável, alegre e trabalhador, que acolheu a nossa missão e nos quer muito bem. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo/Texto: Eduardo Freire, com informações P. William de Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil