10/05/2024

Estratégias para o Sucesso na Captação de Recursos

Estratégias para o Sucesso na Captação de Recursos
Foto: Divulgação

Em resposta à crescente necessidade de fortalecer as habilidades de captação de recursos das equipes das obras sociais salesianas, de 25/04 a 25/06, acontece uma nova edição do curso, anteriormente denominado “Curso de Captação de Recursos: Potencializando a Ação Social em Rede", e agora como “Estratégias para o Sucesso na Captação de Recursos: Potencializando a Ação Social em Rede". A nova edição incorpora adequações na metodologia, oferecendo uma abordagem mais prática para o planejamento e a execução de estratégias de captação de recursos direcionada às principais fontes de financiamento, incluindo convênios públicos, emendas parlamentares, doações internacionais, editais, entre outras. Este curso foi projetado para capacitar gestores e educadores de organizações sociais a desenvolver as habilidades e estratégias necessárias para uma captação eficaz e perene.

A formação busca contribuir para o desenvolvimento de competências que possibilitem aos participantes uma visão estratégica e aplicada na elaboração de Planos de Captação de Recursos, como também maior clareza quanto às principais fontes de financiamento e sua captação para as presenças salesianas.

Dentre os principais temas abordados estão:

• Fundamentos da captação de recursos: introdução, resgate histórico e conceitos.

• Princípios da elaboração de Projetos.

• Captação de recursos junto ao poder público e fundações, com ênfase em emendas parlamentares.

• Captação de recursos e alianças estratégicas de pessoas físicas e jurídicas.

• Captação de recursos de fontes internacionais.

• Elaboração do Plano Estratégico de Captação de Recursos.

O curso é realizado na modalidade de educação a distância, por meio de encontros on-line. Para assegurar uma abordagem teórico-prática, a agenda programada prevê Encontros de Formação, com a participação de assessores convidados, intercalados por Encontros de Mentoria para aplicação dos conhecimentos, mediados pelo Captador de Recursos da Rede Salesiana Brasil e Coordenador da União pela Vida (UPV), Phelipe Sales.

“Essa formação nos ajuda a entender a importância da captação de recursos não apenas como uma questão financeira, mas como um meio para promover o bem-estar e o desenvolvimento integral dos jovens. Aprendemos a comunicar de forma clara e convincente os objetivos dos nossos projetos, destacando como cada contribuição se traduzirá em oportunidades de evangelização e educação para os jovens mais pobres”, comenta Phelipe. “Além disso, ao conhecermos a história e os exemplos inspiradores de líderes como Dom Bosco, Madre Mazzarello e Mamãe Margarida, compreendemos a importância de cultivar relacionamentos sólidos e de valorizar cada doador, voluntário e parceiro como parte fundamental da nossa missão. Portanto, a formação específica para as ações das obras sociais salesianas não apenas nos capacita tecnicamente, mas também nos inspira e nos motiva a trabalhar com paixão e dedicação em prol da juventude mais necessitada, honrando o legado deixado por aqueles que nos precederam”, conclui.

Em uma de suas participações nos encontros já ocorridos, Phelipe destacou a atuação de Dom Bosco e Madre Mazzarello como grandes Captadores de Recurso de suas épocas, trazendo, a partir da vivência dos mestres salesianos, pontos essenciais para mobilizar recursos humanos e financeiros para as obras sociais como: o carisma como força motriz na captação de recursos; clareza da causa e identificação do público-alvo; acolhida; voluntariado e os Cooperadores Salesianos; confiança na providência divina e prestação de contas e agradecimento.

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do Centro Salesiano de Formação (CSF)

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Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras

Com entusiasmo, partilha e o brilho do protagonismo juvenil, foi encerrada, no dia 23 de junho,  a 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social, promovido no âmbito da Rede Salesiana Brasil. A formação, que ao longo de três módulos integrou teoria e prática educomunicativa nas obras sociais, chegou ao fim reunindo 13 participantes de 8 unidades sociais da Rede. O encontro final, correspondente ao Módulo III, foi conduzido pelo professor Joadir Foresti, que propôs um momento de avaliação e escuta ativa. Cada participante foi convidado a destacar as ações que mais lhe trouxeram satisfação e realização, sobretudo aquelas que envolveram a aplicação direta dos conhecimentos em Educomunicação junto aos educandos. Na primeira unidade deste terceiro módulo, realizada no primeiro semestre de 2024, foi abordado o tema Educomunicação e Cultura Digital, ministrado pelo professor Joadir Foresti. Já na segunda unidade, ministrada pela professora Carina Giunco, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Cooperação para o desenvolvimento com Enfoque Social. A terceira e última unidade abordou os parâmetros que servem como uma estrutura de referência para inovação e excelência em aprendizagem, ensino e liderança, conhecido como Parâmetros ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologias Educacionais). “Estou muito satisfeito com a realização desta terceira edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. Posso destacar, neste módulo específico, o entusiasmo pela educomunicação, especialmente pelo aprendizado que foi vivenciado em conjunto com as obras e colocado em prática com os educandos”, afirmou o professor Joadir. Durante os meses de formação, os participantes vivenciaram uma trilha de aprendizado que estimulou o uso da comunicação como ferramenta educativa, transformadora e participativa, alinhada aos valores do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A proposta se mostrou eficaz em despertar nos educadores sociais a importância da escuta, da produção colaborativa de conteúdos e da valorização das vozes juvenis. O Encontro de Encerramento foi marcado por depoimentos inspiradores, trocas ricas de experiências e a certeza de que a Educomunicação continua sendo um caminho estratégico para fortalecer a missão salesiana nas periferias existenciais. Entre os projetos apresentados, Amanda Murgo, da Obra Social dos Salesianos de São Carlos, destacou: “As metodologias ativas, nas quais os educandos são protagonistas do processo de aprendizagem, me inspiraram a elaborar atividades que apostassem em seu potencial criativo e promovessem a colaboração entre os adolescentes”. Foi a partir dessa proposta que nasceu a ideia do HidroCar, construído com materiais recicláveis. Outro exemplo veio de Ouro Preto (MG), onde Andréia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu o projeto Educomunicação e os ODS no Território. Nele, os educandos participaram de jogos, da dinâmica “ODS e meu território” — na qual identificaram ações reais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades —, além de exercícios reflexivos e mapas mentais. “Essa ação foi especialmente marcante porque uniu tecnologia, reflexão crítica e conexão com o território. Os educandos se mostraram protagonistas, conscientes e engajados com temas fundamentais para a transformação social”, completou a educadora. O projeto de Educomunicação em Ação Social reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação contínua de seus educadores sociais e com o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de vulnerabilidade social. Com mais esta edição concluída, a iniciativa reforça que comunicar é, também, educar com amor, à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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