No primeiro encontro formativo da Campanha do Dia de Doar deste ano, que ocorreu na última terça-feira (17), das 14h30 às 16h, através da plataforma Zoom, a ex-aluna do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, localizado em Campo Grande (MS), Katiane Fátima de Gouvêa, teve um impacto notável durante a reunião. Como presidente do Centro Brasileiro de Inovação e Sustentabilidade e tesoureira da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, Katiane não apenas compartilhou sua vasta experiência, mas também inspirou mais de 90 pontos de conexão em um Webinar inovador promovido pelo escritório da Rede Salesiana Brasil (RSB) por meio da União pela Vida.
Durante sua palestra, Katiane provocou reflexões profundas sobre a encíclica papal "Laudato Si" e sobre como a Igreja tem trabalhado incansavelmente essa importante temática em todo o mundo. A ex-aluna salesiana abordou a agenda do meio ambiente, destacando os avanços significativos alcançados até o presente momento, como também reconhecendo a necessidade contínua de melhorias. Nessa ocasião, sua mensagem principal foi de esperança, ressaltando que é possível fazer a diferença.
Katiane também compartilhou detalhes de seu trabalho no Centro Brasileiro Inovação e Sustentabilidade (CEBIS), onde a sustentabilidade é a pauta central, com foco especial no uso do bambu como recurso ambiental. Ela apresentou os muitos benefícios do bambu e ilustrou diversas iniciativas bem-sucedidas ao redor do mundo. Além disso, demonstrou exemplos práticos de como o bambu pode ser utilizado de maneira inovadora e sustentável.
“A ex-aluna salesiana, Katiane Fátima, abrilhantou nossa tarde com tanto conteúdo. Foi um momento muito rico, com partilhas sobre a pauta de sustentabilidade, as reflexões que a Igreja Católica vem trazendo e sobre tudo, a importância de ir para a ação”, comenta o Captador de Recursos da Rede Salesiana Brasil, Phelipe Sales.
A palestra foi uma oportunidade única para a comunidade salesiana e todos os participantes do Webinar. Ao final do encontro formativo, todos expressaram sua gratidão pela partilha de informações valiosas e saíram inspirados a contribuir ativamente para um mundo mais sustentável e compassivo.