Ex-aprendizes do CESAM Goiânia abrem cápsula do tempo 10 anos depois
13/03/2025

Ex-aprendizes do CESAM Goiânia abrem cápsula do tempo 10 anos depois

Ex-aprendizes do CESAM Goiânia abrem cápsula do tempo 10 anos depois

Uma década após sua passagem pelo Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, quatro ex-aprendizes se reuniram para abrirem cartas que escreveram para eles mesmos quando ainda estavam na instituição. Em formato de cápsula do tempo, os textos foram escritos pelos jovens em 2015 como parte das atividades do Programa de Socioaprendizagem que estimulam os aprendizes a construírem seus projetos de vida. 

Francismar Martins Júnior foi o educador do CESAM Goiânia que desenvolveu a atividade e teve o compromisso de guardar as cartas dos aprendizes durante os dez anos. “Propus para que eles fizessem uma carta contando como gostariam de estar no futuro, incluindo sonhos e conquistas para sua vida pessoal, social e profissional. Para mim, é muito gratificante fazer parte da trajetória de um jovem no qual você consegue ver tudo o que ele conseguiu alcançar após esse período de tempo. Com certeza, a formação do CESAM Goiânia contribuiu para as escolhas deles.” 

Uma das ex-aprendizes que participaram do encontro foi Liandra Silva, que hoje atua como gestora de seis departamentos administrativos na área hospitalar. Emocionada por relembrar sua trajetória durante a qualificação socioprofissional, ela afirma que a experiência de voltar à instituição para abrir a carta que escreveu é indescritível. “Tive momentos muito surpreendentes aqui. Passa um filme na minha cabeça. A minha família era mais humilde e muita coisa mudou para melhor de lá pra cá. Aqui no CESAM Goiânia aprendiz muitas questões que carrego até hoje na minha vida profissional. Só tenho a agradecer. Quem participa do programa tem muitas oportunidades. Foi um período de desenvolvimento muito bom para a minha vida. Algo realmente muito importante pra mim.”   

Auditor de tecnologia da informação em uma empresa do Reino Unido, Alex Maia também é um dos ex-aprendizes que escreveram a cápsula do tempo e afirma que o encontro foi uma oportunidade de rever colegas e educadores. “Percebi que 90% do que escrevi lá atrás, eu consegui realizar. A minha passagem pelo CESAM Goiânia contribuiu muito para que eu conseguisse alcançar esses sonhos. Quando cheguei aqui, eu era uma pessoa muito jovem e não tinha experiência. A instituição me ajudou a construir essa maturidade e abriu os meus olhos para o mercado de trabalho. O acompanhamento aqui também foi muito importante pra mim, tanto pedagógico quanto familiar.” 

A supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, já estava na instituição quando as cartas foram escritas. Ela afirma que receber os jovens que fizeram parte da turma de aprendizagem de 2015 foi uma experiência emocionante. “Não sei se os registros deste momento, conseguirão expressar tamanha alegria que sentimos. Foi extraordinário revê-los depois de uma década e perceber que mesmo que tenham mudado em tantas coisas, também preservam muito da essência de cada jovem sonhador que conhecemos lá atrás.” 

Vanessa ressalta que o encontro demonstra a importância dos aprendizes construírem seus projetos de vida ao longo do Programa de Socioaprendizagem. “Foi muito bom ouvir o que escreveram na carta, os relatos do que viveram ao longo desses dez anos e do que estão vivendo atualmente. Eles estão conquistando seus sonhos e deram continuidade em seu projeto de vida. É nítido nas palavras de cada um o sentimento de gratidão ao CESAM Goiânia e a todos nós educadores que contribuíram, de forma direta e indireta, com a formação deles.” 

Emocionada, a supervisora ressalta o papel social, humano e cristão da instituição em promover oportunidades para os jovens e suas famílias. “A qualificação socioprofissional é mais do que uma formação teórica ou voltada somente para atividades profissionais. Aqui, os jovens são protagonistas de suas próprias histórias têm o apoio e acompanhamento necessário para definir, se preparar e realizar seus sonhos. É uma formação para o hoje e para o futuro. Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de contribuir com a transformação de vidas através do meu trabalho.” 

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VI FEITEC: critérios ambientais, sociais e de governança tornaram-se centrais para a transformação das realidades locais

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CNJ recebe primeira turma do Programa Adolescente-Jovem Aprendiz em parceria com o CESAM-DF

Em uma ação que mistura cidadania, formação profissional e inclusão social, dez alunos da rede pública do Distrito Federal começaram, em 16 de setembro de 2025, sua ambientação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como parte do Programa Adolescente-Jovem Aprendiz. A iniciativa, voltada para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, é fruto de uma parceria entre o CNJ e o Centro Salesiano do Menor (CESAM-DF).   O que é o programa O Programa Adolescente-Jovem Aprendiz foi instituído pela Portaria CNJ n.º 55/2025.  Ele busca oferecer aos estudantes da rede pública uma oportunidade de aprender uma profissão, ao mesmo tempo em que permanecem matriculados na escola regular. Destina-se, especialmente, a jovens cujas famílias recebem benefícios de programas socioassistenciais, e que moram em cidades-satélites do Distrito Federal.   Estrutura e funcionamento Ambientação: os jovens iniciaram com uma fase de ambientação no CNJ, conduzida pela equipe de Qualidade de Vida no Trabalho e Atenção Psicossocial do Conselho. Carga horária e duração: o programa vai durar 24 meses. As atividades práticas no CNJ ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, e aulas complementares no CESAM às sextas-feiras. Desenvolvimento profissional e pessoal: além de atividades práticas, serão trabalhadas competências comportamentais essenciais, como disciplina, responsabilidade e assiduidade. Renda: os aprendizes recebem bolsa (remuneração) durante o período, o que representa uma fonte relevante de auxílio para suas famílias, podendo contribuir com despesas como aluguel, alimentação, água e luz. Depoimentos e expectativas O presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso, deu as boas-vindas aos jovens destacando que, apesar da entrada no mundo do trabalho, não devem deixar de lado os estudos, sugerindo que o processo seja de autoconhecimento e descoberta de talentos. Dois dos jovens participantes, Laiane Gomes (16 anos, Samambaia, futura faculdade de Direito) e Hilary Estefani Pereira (16 anos, mesma região, com o sonho de ser Policial Federal), expressaram a expectativa de que essa experiência abra portas para futuros profissionais. Sobre o CESAM-DF O Centro Salesiano do Menor (CESAM-DF) é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pelos Salesianos da Inspetoria São João Bosco. Fundado em 1979, tem longo histórico de atuação na formação sócio-profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica no DF. Entre seus serviços estão programas de aprendizagem que já inseriram milhares de jovens no mercado formal de trabalho, em parceria com empresas públicas e privadas, além de atuar junto a redes de assistência social.    Importância e impactos esperados A parceria CNJ-CESAM representa mais que uma inserção laboral: é uma iniciativa que trabalha por inclusão, igualdade de oportunidades e cumprimento de direitos constitucionais, como o direito à profissionalização, educação, dignidade e convivência familiar e comunitária.  Para o governo e as instituições envolvidas, espera-se que o programa não só ofereça formação técnica, mas também fortaleça o senso de responsabilidade, autonomia e protagonismo dos jovens. A expectativa é que projetos como este diminuam desigualdades, apoiem famílias em condições de vulnerabilidade e criem caminhos reais de ascensão social. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do Conselho Nacional de Justiça - CNJ

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