19/06/2024

Fechamento da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social

Fechamento da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social
Fotos: Rede Salesiana Brasil

 

Na manhã da última segunda-feira (17), pela plataforma Zoom, aconteceu o Encontro On-line de Feedback da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. O evento reuniu alguns Coordenadores Inspetoriais da Ação Social, a Coordenação do Projeto, educadores, oficineiros e gestores das obras participantes da 2a edição, além de contar com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e da Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

O evento foi iniciado com uma Acolhida e saudação aos participantes comandadas pela Diretoria Executiva da RSB. “O Educomunicação [Projeto Educomunicação em Ação Social] faz parte do coração da gente desde a sua primeira versão. A caminhada desse grupo foi bastante rica, a gente vem acompanhando os relatórios, as atividades e temos a certeza de que é um projeto que está impactando também a vida dos nossos educandos”, comenta Ir. Silvia. “A gente sabe que aprender a comunicar de maneira adequada, mas também aprender a ler aquilo que se comunica de maneira crítica, é fundamental. Principalmente para uma geração muitas vezes fragilizada por essa overdose de informações como é a nossa geração de adolescentes, jovens e crianças. Então, a missão desenvolvida pelo Projeto é fundamental para esse caminho com um olhar bastante salesiano”, completa Pe. Sérgio.

Em seguida, Carolina Neves, juntamente com o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Prof.º Joadir Foresti, trouxe um pouco da trajetória percorrida pelas equipes das Obras Sociais Salesianas na 2ª edição do Projeto. “Olhar para a trajetória é um convite para fazer uma análise bem crítica e consciente dos pontos que deste caminhar são importantes serem relevados. Aqui [no encontro], a gente tem as pessoas que estão ali na ponta, executando, coordenando as obras, também tem as pessoas que estão nos bastidores, mas todos nós juntos construímos esse projeto no Brasil, na Ação Social”, comenta Carolina Neves. “Um dos objetivos do Projeto Educomunicação em Ação Social é que as obras se sintam capacitadas para dar sequência aos projetos sem precisar da infraestrutura que nós estamos oferecendo, para que novas obras, educadores e oficineiros também tenham a oportunidade”, diz o Prof.º Joadir.

A Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva, trouxe algumas reflexões sobre o processo de formação continuada como pilar desta iniciativa. “Nesse Projeto Educomunicação em Ação Social tem sido muito significativo esse avanço, no sentido de cada um perceber-se em formação ao realizar as oficinas, ao realizar os estudos, ao realizar as práticas com os educandos. Então é um objetivo que sabemos que é ousado, por que não é fácil mudar uma cultura e principalmente consolidar essa cultura”, comenta Ana Paula.

O evento contou ainda com alguns depoimentos dos Oficineiros e Educadores, além de falas sobre os impactos percebidos pelos Gestores locais e Coordenadores das Obras.

Os Coordenadores Inspetorias da Ação Social também comentaram os impactos percebidos nas suas respectivas Inspetorias e as conexões do Projeto com o Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2024.

 

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS

 

“Eu entrei no segundo módulo que era de Cultura Maker e isso me ajudou muito a conseguir ter mais acessibilidade com os jovens, porque através dos jogos a gente foi conseguindo trabalhar a educação e as propostas dentro das oficinas. Então foi um dos temas que me encantou bastante.”

Camila Vasques da Silva - Casa do Puríssimo Coração de Maria, Guaratinguetá (SP) / Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

 

“Eu estou desde o primeiro módulo e para mim foi algo que, de modo geral, me marcou bastante e enriqueceu as minhas práticas como educador. Eu consigo marcar um antes e depois do Projeto de Educomunicação em relação às minhas práticas com os educandos.”

Victor Fernadez de Oliveira - Centro de Acolhida Chiara Palazzoli, Contagem (MG) / Inspetoria Madre Mazzarello

 

“Um tema que me marcou muito foram os Parâmetros IEST [sigla em inglês para Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação], [...] e também essa junção de tudo o que foi aprendido da Educomunicação na vida dos próprios educandos: de tecnologia, de cidadania, do próprio protagonismo deles, então foi algo super positivo.”

Ana Beatriz Batista de Nóbrega - Centro Educacional Dom Bosco, Gramoré (RN) / Inspetoria São Luiz Gonzaga

 

“Como educadora foi enriquecedor para a minha vida! O que mais me aproximou assim deles [dos educandos] e que eu posso destacar, é a projeção de futuro que o Projeto dá através das nossas atividades. Muitas das crianças são muito tímidas, que não têm uma participação ativa dentro da sala de aula e as nossas práticas puderam proporcionar que eles se tornassem mais sociáveis e comunicativos.”

Maria Juslley Furtado Silva Barros - Centro Social Madre Mazzarello, Porto Velho (RO) / Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia

 

SOBRE O PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker.

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade.

Em sua segunda edição, o Projeto contou com um grupo de 15 obras sociais salesianas do Brasil, proporcionando a formação de 25 educadores e oficineiros durante um ano e meio de ações, iniciando no primeiro semestre de 2023. Dividido em módulos, o Projeto ofereceu 16 oficinas no Módulo I e 16 novas oficinas no Módulo II; já no Módulo III, os oficineiros e educadores são convidados a criarem suas próprias oficinas uma vez que já passaram por toda a capacitação do período.

“É bom lembrar que todas essa estrutura de capacitação está calcada no Centro Salesiano de Formação, sob a coordenação da Ana Paula, [...] a gente segue o padrão do CSF, no AVA. Esse material todo é desenvolvido, formatado, organizado, então a gente tem todo um aparato que permite fazer tranquilamente esses estudos [...]. Todo esse material fica acessível para as pessoas que fazem o curso e a gente tem um arcabouço de conteúdo muito rico que foi construído ao longo desse período”, comenta Prof.º Joadir.

Escrito por Janaína Lima / Fotos: Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil participa do 13º Congresso GIFE, em Fortaleza

Evento reúne especialistas para repensar a filantropia e o investimento social privado no Brasil De 7 a 9 de maio, a cidade de Fortaleza (CE) é sede do 13º Congresso GIFE, um dos mais importantes encontros sobre filantropia e investimento social privado (ISP) no país. O evento reúne organizações, lideranças e especialistas para refletir sobre os caminhos do setor na promoção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável. A Rede Salesiana Brasil (RSB) marca presença nesse espaço de diálogo e construção coletiva, representada por Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora Executiva da RSB, e por Sandra Sahd, Gestora de Projetos de Captação de Recursos. Ao falar sobre a importância da representação da RSB no evento, Ir. Silvia Aparecida disse que “é fundamental que estejamos nesses espaços de escuta e influência, contribuindo com a força da nossa missão educativa para a transformação social.” Sandra Sahd, por sua vez, nos explicou que “participar do Congresso GIFE é uma oportunidade de aprender com outras iniciativas e fortalecer a cultura da captação como meio de garantir a sustentabilidade e o impacto das nossas obras sociais.” Sob o tema "Quem decide o futuro do investimento social privado e da filantropia?", o Congresso GIFE propõe um debate essencial: quem acessa recursos, define prioridades e constrói soluções? Para os organizadores, é preciso avançar além do repasse de verbas, promovendo a desconcentração de poder, conhecimento e riquezas, e ampliando o protagonismo das organizações da sociedade civil. Durante os três dias de programação, os participantes discutem formas de fortalecer as OSCs, ampliar o apoio às suas ações, garantir equidade de gênero e raça, além de incentivar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e democrático. Temas diretamente conectados com a missão da RSB, que acredita na educação evangelizadora e transformadora como instrumento de justiça social. A presença da RSB no Congresso reforça seu compromisso com a construção de redes e parcerias que potencializam o impacto social, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos valores do carisma salesiano. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Gestora de Captação de Recursos da RSB participa do FIFE 2025 e afirma: “Sem gestão, não há captação”

Presença da Rede Salesiana Brasil reforça o compromisso da instituição com a excelência na gestão e sustentabilidade do Terceiro Setor A Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirmou seu protagonismo no Terceiro Setor durante o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE 2025), realizado em Curitiba (PR), entre os dias 08 e 11 de abril. Representando a instituição, a gestora de Captação de Recursos, Sandra Sahd, participou de atividades formativas e de articulação estratégica com especialistas de todo o Brasil e da América Latina. Em sua participação, Sandra foi enfática ao ressaltar a importância da governança nas organizações sociais: “Sem gestão, não há captação. A sustentabilidade financeira começa com uma gestão comprometida, ética e eficiente. É ela quem sustenta os projetos, atrai parcerias e transforma intenções em impacto real.” O FIFE é reconhecido como o maior e mais respeitado evento de gestão para o Terceiro Setor no país. Promovido pela Rede Filantropia, o encontro chega à sua  décima segunda edição em 2025, reunindo profissionais das áreas de captação, comunicação, contabilidade, legislação, inovação social, entre outras. A participação da RSB neste espaço reforça seu compromisso com a excelência institucional e com a profissionalização das práticas que garantem a continuidade e o fortalecimento de sua missão educativa, evangelizadora e social. A RSB atua em mais de 100 obras sociais em todo o Brasil, oferecendo desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e dignidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, exclusão e violência. ​  Além disso, desde 2019, a RSB arrecadou mais de R$ 1 milhão por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, beneficiando aproximadamente 3.000 pessoas diretamente em projetos culturais e sociais. ​  A Rede Salesiana Brasil é referência nacional pela seriedade e impacto de suas ações, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em todas as regiões do país.  

Programa de Aprendizagem Salesiano e o enfretamento do trabalho infantil no Brasil

O Brasil ainda enfrenta desafios significativos no combate ao trabalho infantil. Segundo dados do IBGE, mais de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão em situação de trabalho infantil, privando-se do direito à educação, ao lazer e ao desenvolvimento integral. Esse cenário reforça a importância de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Salesiano, que tem sido um agente transformador na inclusão de jovens no mundo do trabalho de maneira digna e protegida. Dom Bosco, no século XIX, testemunhou as condições precárias enfrentadas pelos jovens trabalhadores em Turim. Muitos deles eram explorados em fábricas e oficinas, sem acesso à educação ou qualquer proteção. Sensibilizado por essa realidade, Dom Bosco criou escolas profissionais e oficinas, oferecendo formação técnica e humana, garantindo que os jovens tivessem oportunidades reais de crescimento. Seu legado permanece vivo, inspirando o trabalho salesiano no mundo todo. Na Inspetoria São João Bosco, o Programa de Aprendizagem Salesiano segue os princípios deixados por Dom Bosco. Ele atua na formação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Esse programa está alinhado à Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que exige que empresas de médio e grande porte contratem jovens aprendizes, assegurando-lhes formação teórica e prática. Dentre os diferenciais do programa, destacam-se: · Formação Integral: além da capacitação técnica, os jovens recebem suporte educacional, orientação vocacional e formação humana. · Parcerias com Empresas: permitindo que os aprendizes tenham uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Podemos citar algumas · Acompanhamento Personalizado: garantindo que cada jovem tenha um suporte adequado em seu desenvolvimento. Ao oferecer oportunidades seguras de aprendizagem, o programa combate diretamente o trabalho infantil. Jovens que poderiam estar em ocupações precárias encontram, na formação salesiana, um caminho de crescimento e emancipação. Além disso, o programa atua na conscientização das famílias e da sociedade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil. O compromisso salesiano com a juventude vulnerável segue firme, inspirado no legado de Dom Bosco. O Programa de Aprendizagem Salesiano não apenas profissionaliza jovens, mas também os protege da exploração e lhes oferece um futuro promissor. Seguir nessa missão é um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e promovidos. Conheça o CESAM: Programa de Aprendizagem Salesiano - O Programa de Aprendizagem Salesiano (CESAM) é uma organização sem fins lucrativos, mantida pela Inspetoria São João Bosco / Salesianos, que desenvolve um programa pioneiro na formação de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho. Foi fundado em 1973 e tem atuação em 4 estados brasileiros (Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal).   O principal serviço ofertado às empresas parceiras é o Programa de Aprendizagem que promove o desenvolvimento de habilidades e competências, favorecendo a autonomia, a cidadania e o protagonismo de adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal, promovendo a inclusão no mundo do trabalho.  ‍Esse artigo foi elaborada pela Carolina Neves, gerente de Ação Social da Inspetoria São João Bosco. Obras Sociais Salesianas que realizam o trabalho de aprendizagem no Brasil Estado Obra Social Amazônia Pró-Menor Dom Bosco Distrito Federal Cesam/ DF Espírito Santo Cesam/ES Goiás Cesam/GO Mato Grosso do Sul Centro Juvenil Jesus Adolescente Mato Grosso do Sul Cidade Dom Bosco Mato Grosso do Sul Salesianos Ampare Minas Gerais Cesam/MG Pará Escola Salesiana do Trabalho Paraná Instituto Assistencial Dom Bosco Paraná Instituto Salesiano de Assistência Social Pernambuco Escola Dom Bosco Recife Rio Grande do Norte Centro Educacional Dom Bosco/Gramoré-RN Rio Grande do Sul Associação de recuperação do menor - Novo Lar Rondônia Centro Educativo Dom Bosco Santa Catarina Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação São Paulo Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba - Projeto Jatai São Paulo Centro de Estudos do Menor São Paulo Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco (Casa de Dom Bosco) São Paulo Centro Social da Paróquia Santa Luzia São Paulo Instituto Dom Bosco São Paulo Obra Social Dom Bosco, Itaquera

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil