19/06/2024

Fechamento da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social

Fechamento da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social
Fotos: Rede Salesiana Brasil

 

Na manhã da última segunda-feira (17), pela plataforma Zoom, aconteceu o Encontro On-line de Feedback da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. O evento reuniu alguns Coordenadores Inspetoriais da Ação Social, a Coordenação do Projeto, educadores, oficineiros e gestores das obras participantes da 2a edição, além de contar com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e da Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

O evento foi iniciado com uma Acolhida e saudação aos participantes comandadas pela Diretoria Executiva da RSB. “O Educomunicação [Projeto Educomunicação em Ação Social] faz parte do coração da gente desde a sua primeira versão. A caminhada desse grupo foi bastante rica, a gente vem acompanhando os relatórios, as atividades e temos a certeza de que é um projeto que está impactando também a vida dos nossos educandos”, comenta Ir. Silvia. “A gente sabe que aprender a comunicar de maneira adequada, mas também aprender a ler aquilo que se comunica de maneira crítica, é fundamental. Principalmente para uma geração muitas vezes fragilizada por essa overdose de informações como é a nossa geração de adolescentes, jovens e crianças. Então, a missão desenvolvida pelo Projeto é fundamental para esse caminho com um olhar bastante salesiano”, completa Pe. Sérgio.

Em seguida, Carolina Neves, juntamente com o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Prof.º Joadir Foresti, trouxe um pouco da trajetória percorrida pelas equipes das Obras Sociais Salesianas na 2ª edição do Projeto. “Olhar para a trajetória é um convite para fazer uma análise bem crítica e consciente dos pontos que deste caminhar são importantes serem relevados. Aqui [no encontro], a gente tem as pessoas que estão ali na ponta, executando, coordenando as obras, também tem as pessoas que estão nos bastidores, mas todos nós juntos construímos esse projeto no Brasil, na Ação Social”, comenta Carolina Neves. “Um dos objetivos do Projeto Educomunicação em Ação Social é que as obras se sintam capacitadas para dar sequência aos projetos sem precisar da infraestrutura que nós estamos oferecendo, para que novas obras, educadores e oficineiros também tenham a oportunidade”, diz o Prof.º Joadir.

A Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva, trouxe algumas reflexões sobre o processo de formação continuada como pilar desta iniciativa. “Nesse Projeto Educomunicação em Ação Social tem sido muito significativo esse avanço, no sentido de cada um perceber-se em formação ao realizar as oficinas, ao realizar os estudos, ao realizar as práticas com os educandos. Então é um objetivo que sabemos que é ousado, por que não é fácil mudar uma cultura e principalmente consolidar essa cultura”, comenta Ana Paula.

O evento contou ainda com alguns depoimentos dos Oficineiros e Educadores, além de falas sobre os impactos percebidos pelos Gestores locais e Coordenadores das Obras.

Os Coordenadores Inspetorias da Ação Social também comentaram os impactos percebidos nas suas respectivas Inspetorias e as conexões do Projeto com o Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2024.

 

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS

 

“Eu entrei no segundo módulo que era de Cultura Maker e isso me ajudou muito a conseguir ter mais acessibilidade com os jovens, porque através dos jogos a gente foi conseguindo trabalhar a educação e as propostas dentro das oficinas. Então foi um dos temas que me encantou bastante.”

Camila Vasques da Silva - Casa do Puríssimo Coração de Maria, Guaratinguetá (SP) / Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

 

“Eu estou desde o primeiro módulo e para mim foi algo que, de modo geral, me marcou bastante e enriqueceu as minhas práticas como educador. Eu consigo marcar um antes e depois do Projeto de Educomunicação em relação às minhas práticas com os educandos.”

Victor Fernadez de Oliveira - Centro de Acolhida Chiara Palazzoli, Contagem (MG) / Inspetoria Madre Mazzarello

 

“Um tema que me marcou muito foram os Parâmetros IEST [sigla em inglês para Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação], [...] e também essa junção de tudo o que foi aprendido da Educomunicação na vida dos próprios educandos: de tecnologia, de cidadania, do próprio protagonismo deles, então foi algo super positivo.”

Ana Beatriz Batista de Nóbrega - Centro Educacional Dom Bosco, Gramoré (RN) / Inspetoria São Luiz Gonzaga

 

“Como educadora foi enriquecedor para a minha vida! O que mais me aproximou assim deles [dos educandos] e que eu posso destacar, é a projeção de futuro que o Projeto dá através das nossas atividades. Muitas das crianças são muito tímidas, que não têm uma participação ativa dentro da sala de aula e as nossas práticas puderam proporcionar que eles se tornassem mais sociáveis e comunicativos.”

Maria Juslley Furtado Silva Barros - Centro Social Madre Mazzarello, Porto Velho (RO) / Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia

 

SOBRE O PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker.

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade.

Em sua segunda edição, o Projeto contou com um grupo de 15 obras sociais salesianas do Brasil, proporcionando a formação de 25 educadores e oficineiros durante um ano e meio de ações, iniciando no primeiro semestre de 2023. Dividido em módulos, o Projeto ofereceu 16 oficinas no Módulo I e 16 novas oficinas no Módulo II; já no Módulo III, os oficineiros e educadores são convidados a criarem suas próprias oficinas uma vez que já passaram por toda a capacitação do período.

“É bom lembrar que todas essa estrutura de capacitação está calcada no Centro Salesiano de Formação, sob a coordenação da Ana Paula, [...] a gente segue o padrão do CSF, no AVA. Esse material todo é desenvolvido, formatado, organizado, então a gente tem todo um aparato que permite fazer tranquilamente esses estudos [...]. Todo esse material fica acessível para as pessoas que fazem o curso e a gente tem um arcabouço de conteúdo muito rico que foi construído ao longo desse período”, comenta Prof.º Joadir.

Escrito por Janaína Lima / Fotos: Rede Salesiana Brasil

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Prêmio Carlo Marchini 2024 é atribuído à Irmã Salesiana FMA

No dia 19 de outubro de 2024, em Brescia, Itália, será atribuído o Prêmio Carlo Marchini 2024 a uma Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria Madre Mazzarello, com sede em Belo Horizonte (MG). No dia 19 de outubro de 2024, no Auditório do Centro de Congressos Capretti, em Brescia, Lombardia, a Associação Carlo Marchini Onlus, dedicada ao apoio à infância no Brasil, atribuirá o Prêmio Carlo Marchini, instituído em 2019 em favor dos missionários brasileiros próximos à Família Salesiana, “em reconhecimento do compromisso assumido em favor das crianças desfavorecidas que vivem nas áreas mais pobres do país”. O Prêmio será concedido à Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Maria Helena de Resende, da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) que, “depois de uma experiência de muitos anos como professora e coordenadora de escolas salesianas em diversas cidades, desde 1995 colabora com a nossa Associação para ajudar os menores mais desfavorecidos presentes nos institutos Maria Imaculada em Barbacena e Nossa Senhora Auxiliadora em Cachoeira do Campo”.  Na premiação do dia 19 de outubro, estará presente a Conselheira Geral da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Maria Ausilia De Siena. No mesmo dia, outros três missionários receberão o “Prêmio Coração Amigo”, concedido anualmente pela Associação Cuore Amico Fraternidade ETS para honrar o mundo missionário: Irmã Elvira Tutolo (Irmãs da Caridade de S. A. Thouret), desde 2021 na República Centro-Africana; Padre João Gentilin (Canossiano), desde 1983 nas Filipinas; Marilena Valvano, leiga, desde 1993 na Venezuela. SOBRE IRMÃ MARIA HELENAIrmã Maria Helena de Resende nasceu em 5 de outubro de 1938, em Resende Costa, uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Como conta ela mesma, aos 15 anos mudou-se para São João Del Rei, onde começou a trabalhar numa fábrica têxtil para ajudar a família, pois o pai estava muito doente e não podia trabalhar. “Foi uma boa experiência, porque, trabalhando há 20 anos com as Obras Sociais, agora percebo as dificuldades enfrentadas pelos pais que têm que deixar os filhos nestas instituições”. Depois de estudar literatura na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei, passou a lecionar português e inglês em escolas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São João Del Rei, Anápolis e Brasília. “Um dia recebi o chamado de uma Irmã que me convidava a trabalhar com ela em um centro de assistência social. Aceitei o convite e, com a aprovação da Inspetora, comecei a trabalhar em Barbacena. Lá permaneci por oito anos e depois fui designada para a obra social Chiara Palazzoli, de Contagem, Belo Horizonte, onde permaneci apenas um ano. Em seguida, a Inspetora precisou de uma irmã como Diretora da Obra social de Cachoeira do Campo, e eis-me aqui”. De fato, atualmente é Diretora da Obra Social Salesiana Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cachoeira do Campo (MG), onde continua a se dedicar incansavelmente e com paixão ao cuidado e à promoção de meninos(as) e adolescentes, com um impacto positivo em suas famílias e no território. “O que faço aqui me entusiasma, pois trabalho com 120 crianças e adolescentes, assistidos por dez educadores que desempenham sua missão com grande amor e dedicação. Temos diversas oficinas para os alunos, como: apoio pedagógico, informática, artesanato, projeto de vida, esportes, música, teatro, dança, etc.” Como Diretora, Irmã Maria Helena acolhe os alunos, assiste no pátio, realiza reuniões para pais e educadores, oferece acompanhamento individual a pais e alunos. “Sou como um patinho no lago, fazendo o que sempre quis fazer”, afirma. SOBRE O INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA (INSA)O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) é uma organização civil, sem fins lucrativos, das Filhas de Maria Auxiliadora situada em Cachoeira do Campo, um bairro de Ouro Preto, em Minas Gerais. Os seus objetivos são a promoção da infância e da adolescência, a consolidação dos laços familiares e comunitários, a prevenção das situações de risco, desenvolvendo as potencialidades dos meninos(as) e adolescentes para que se tornem autônomos, protagonistas e cidadãos capazes de contribuir para a transformação da sociedade. Destina-se à população que vive numa situação de vulnerabilidade social derivada da pobreza e das privações devido, entre outros fatores, à falta de renda, ao acesso precário ou inexistente aos serviços públicos e/ou à fragilidade afetiva. Ocupa-se de meninos(as) e adolescentes de 6 a 14 anos, oferecendo-lhes, de segunda a sexta-feira, almoço, merenda e diversas oficinas por meio das quais trabalha-se sobre temas como cidadania, ambiente, valores, Projeto de Vida, música, família, democracia e a cooperação através de atividades esportivas, artísticas e culturais. A metodologia baseia-se no Sistema Preventivo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e é marcada pelo trinômio salesiano Razão, Religião e Amorevorezzza. Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice / Fotos: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), Cachoeira do Campo (MG)

Conectar, compartilhar e crescer: ação em rede no trabalho salesiano

A Rede América Social Salesiana (RASS) promove o fortalecimento do trabalho em rede: em nível local, para que as Obras e os Serviços Sociais salesianos compartilhem boas práticas e trabalhem na comunicação e na sinergia dentro das Inspetorias; e em nível global, fortalecendo a colaboração e as sinergias com outras redes salesianas para jovens, de diversas áreas geográficas (a Rede Salesiana do Brasil - RSB; a organização Don Bosco Youth at Risk Social Forum - DB YaR, Índia; Salesianos pelo Social APS - SxS, Itália; e as Plataformas Sociais Salesianas - Espanha). Desta forma, as diversas entidades visam nutrir a experiência partilhada, incentivar o empenho pelo carisma salesiano e procurar soluções sustentáveis. Durante o Encontro Continental das Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, realizado de 9 a 13 de setembro, em Aparecida, Brasil, foram apresentadas as boas práticas do que se realiza nas obras sociais das Inspetorias da América e diversas oficinas de acordo com os seguintes temas: mobilidade humana, empregabilidade juvenil, dependências químicas, trabalho infantil, violência juvenil, redes internacionais. Cada mesa de trabalho promoveu um espaço de diálogo no qual foram identificados os pontos fracos, ameaças, forças, oportunidades (análise SWOT) da ação salesiana em cada campo, considerando os critérios transversais de evangelização, direitos humanos e saúde mental dos jovens. Na mesa-redonda “Trabalho em rede em nível internacional”, a partir da análise inicial, os participantes refletiram sobre possíveis estratégias para fortalecer a ação salesiana em nível global; entre essas destacam-se: Fortalecer a comunicação interna e externa; aumentar a participação em espaços de ‘advocacy’: na Congregação e na Política; focalizar a profissionalização em nível local para promover credibilidade e continuidade; implementar a abordagem baseada nos direitos humanos nos processos, de forma transversal; fortalecer a articulação das Redes da Congregação, da Pastoral Juvenil, das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONG) e dos Escritórios Inspetoriais de Planejamento e Desenvolvimento (EPD). Por exemplo, manter o espaço de troca de experiências do Encontro de Obras e Serviços Sociais da América, dos EPD e das ONG Salesianas, promovido pela RASS cada dois anos; fortalecer estratégias de comunicação e captação de recursos; sensibilizar e criar espaços de diálogo internos e externos sobre a abordagem baseada nos Direitos Humanos; promover espaços conjuntos de formação sobre a abordagem baseada nos Direitos Humanos na Congregação e incentivar o desenvolvimento de Comissões de Direitos Humanos em nível provincial, como no caso das Inspetorias da Colômbia (COB e COM). Este processo de fortalecimento da rede reflete a riqueza da diversidade e a força da unidade. Ao partilhar desafios e sonhos, as obras sociais salesianas tornam-se um organismo global mais coeso, capaz de enfrentar de forma mais eficaz os problemas que surgem nos contextos locais. Assim, cada passo dado na construção dessa Rede Global não somente fortalece a missão salesiana, mas também alimenta o sonho de um mundo em que cada jovem, independentemente de sua situação, pode encontrar um lugar de acolhida, de formação e de esperança. Ao final dos trabalhos em Aparecida (SP), o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com outros Dirigentes que participaram do evento, enviaram um pequeno vídeo de agradecimento aos organizadores, disponível no ANSChannel. Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) / Escrito por Soledad Soto, Rede América Social Salesiana (RASS)

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