19/06/2024

Fechamento da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social

Fechamento da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social
Fotos: Rede Salesiana Brasil

 

Na manhã da última segunda-feira (17), pela plataforma Zoom, aconteceu o Encontro On-line de Feedback da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. O evento reuniu alguns Coordenadores Inspetoriais da Ação Social, a Coordenação do Projeto, educadores, oficineiros e gestores das obras participantes da 2a edição, além de contar com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e da Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

O evento foi iniciado com uma Acolhida e saudação aos participantes comandadas pela Diretoria Executiva da RSB. “O Educomunicação [Projeto Educomunicação em Ação Social] faz parte do coração da gente desde a sua primeira versão. A caminhada desse grupo foi bastante rica, a gente vem acompanhando os relatórios, as atividades e temos a certeza de que é um projeto que está impactando também a vida dos nossos educandos”, comenta Ir. Silvia. “A gente sabe que aprender a comunicar de maneira adequada, mas também aprender a ler aquilo que se comunica de maneira crítica, é fundamental. Principalmente para uma geração muitas vezes fragilizada por essa overdose de informações como é a nossa geração de adolescentes, jovens e crianças. Então, a missão desenvolvida pelo Projeto é fundamental para esse caminho com um olhar bastante salesiano”, completa Pe. Sérgio.

Em seguida, Carolina Neves, juntamente com o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Prof.º Joadir Foresti, trouxe um pouco da trajetória percorrida pelas equipes das Obras Sociais Salesianas na 2ª edição do Projeto. “Olhar para a trajetória é um convite para fazer uma análise bem crítica e consciente dos pontos que deste caminhar são importantes serem relevados. Aqui [no encontro], a gente tem as pessoas que estão ali na ponta, executando, coordenando as obras, também tem as pessoas que estão nos bastidores, mas todos nós juntos construímos esse projeto no Brasil, na Ação Social”, comenta Carolina Neves. “Um dos objetivos do Projeto Educomunicação em Ação Social é que as obras se sintam capacitadas para dar sequência aos projetos sem precisar da infraestrutura que nós estamos oferecendo, para que novas obras, educadores e oficineiros também tenham a oportunidade”, diz o Prof.º Joadir.

A Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva, trouxe algumas reflexões sobre o processo de formação continuada como pilar desta iniciativa. “Nesse Projeto Educomunicação em Ação Social tem sido muito significativo esse avanço, no sentido de cada um perceber-se em formação ao realizar as oficinas, ao realizar os estudos, ao realizar as práticas com os educandos. Então é um objetivo que sabemos que é ousado, por que não é fácil mudar uma cultura e principalmente consolidar essa cultura”, comenta Ana Paula.

O evento contou ainda com alguns depoimentos dos Oficineiros e Educadores, além de falas sobre os impactos percebidos pelos Gestores locais e Coordenadores das Obras.

Os Coordenadores Inspetorias da Ação Social também comentaram os impactos percebidos nas suas respectivas Inspetorias e as conexões do Projeto com o Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2024.

 

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS

 

“Eu entrei no segundo módulo que era de Cultura Maker e isso me ajudou muito a conseguir ter mais acessibilidade com os jovens, porque através dos jogos a gente foi conseguindo trabalhar a educação e as propostas dentro das oficinas. Então foi um dos temas que me encantou bastante.”

Camila Vasques da Silva - Casa do Puríssimo Coração de Maria, Guaratinguetá (SP) / Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

 

“Eu estou desde o primeiro módulo e para mim foi algo que, de modo geral, me marcou bastante e enriqueceu as minhas práticas como educador. Eu consigo marcar um antes e depois do Projeto de Educomunicação em relação às minhas práticas com os educandos.”

Victor Fernadez de Oliveira - Centro de Acolhida Chiara Palazzoli, Contagem (MG) / Inspetoria Madre Mazzarello

 

“Um tema que me marcou muito foram os Parâmetros IEST [sigla em inglês para Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação], [...] e também essa junção de tudo o que foi aprendido da Educomunicação na vida dos próprios educandos: de tecnologia, de cidadania, do próprio protagonismo deles, então foi algo super positivo.”

Ana Beatriz Batista de Nóbrega - Centro Educacional Dom Bosco, Gramoré (RN) / Inspetoria São Luiz Gonzaga

 

“Como educadora foi enriquecedor para a minha vida! O que mais me aproximou assim deles [dos educandos] e que eu posso destacar, é a projeção de futuro que o Projeto dá através das nossas atividades. Muitas das crianças são muito tímidas, que não têm uma participação ativa dentro da sala de aula e as nossas práticas puderam proporcionar que eles se tornassem mais sociáveis e comunicativos.”

Maria Juslley Furtado Silva Barros - Centro Social Madre Mazzarello, Porto Velho (RO) / Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia

 

SOBRE O PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker.

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade.

Em sua segunda edição, o Projeto contou com um grupo de 15 obras sociais salesianas do Brasil, proporcionando a formação de 25 educadores e oficineiros durante um ano e meio de ações, iniciando no primeiro semestre de 2023. Dividido em módulos, o Projeto ofereceu 16 oficinas no Módulo I e 16 novas oficinas no Módulo II; já no Módulo III, os oficineiros e educadores são convidados a criarem suas próprias oficinas uma vez que já passaram por toda a capacitação do período.

“É bom lembrar que todas essa estrutura de capacitação está calcada no Centro Salesiano de Formação, sob a coordenação da Ana Paula, [...] a gente segue o padrão do CSF, no AVA. Esse material todo é desenvolvido, formatado, organizado, então a gente tem todo um aparato que permite fazer tranquilamente esses estudos [...]. Todo esse material fica acessível para as pessoas que fazem o curso e a gente tem um arcabouço de conteúdo muito rico que foi construído ao longo desse período”, comenta Prof.º Joadir.

Escrito por Janaína Lima / Fotos: Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras

Com entusiasmo, partilha e o brilho do protagonismo juvenil, foi encerrada, no dia 23 de junho,  a 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social, promovido no âmbito da Rede Salesiana Brasil. A formação, que ao longo de três módulos integrou teoria e prática educomunicativa nas obras sociais, chegou ao fim reunindo 13 participantes de 8 unidades sociais da Rede. O encontro final, correspondente ao Módulo III, foi conduzido pelo professor Joadir Foresti, que propôs um momento de avaliação e escuta ativa. Cada participante foi convidado a destacar as ações que mais lhe trouxeram satisfação e realização, sobretudo aquelas que envolveram a aplicação direta dos conhecimentos em Educomunicação junto aos educandos. Na primeira unidade deste terceiro módulo, realizada no primeiro semestre de 2024, foi abordado o tema Educomunicação e Cultura Digital, ministrado pelo professor Joadir Foresti. Já na segunda unidade, ministrada pela professora Carina Giunco, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Cooperação para o desenvolvimento com Enfoque Social. A terceira e última unidade abordou os parâmetros que servem como uma estrutura de referência para inovação e excelência em aprendizagem, ensino e liderança, conhecido como Parâmetros ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologias Educacionais). “Estou muito satisfeito com a realização desta terceira edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. Posso destacar, neste módulo específico, o entusiasmo pela educomunicação, especialmente pelo aprendizado que foi vivenciado em conjunto com as obras e colocado em prática com os educandos”, afirmou o professor Joadir. Durante os meses de formação, os participantes vivenciaram uma trilha de aprendizado que estimulou o uso da comunicação como ferramenta educativa, transformadora e participativa, alinhada aos valores do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A proposta se mostrou eficaz em despertar nos educadores sociais a importância da escuta, da produção colaborativa de conteúdos e da valorização das vozes juvenis. O Encontro de Encerramento foi marcado por depoimentos inspiradores, trocas ricas de experiências e a certeza de que a Educomunicação continua sendo um caminho estratégico para fortalecer a missão salesiana nas periferias existenciais. Entre os projetos apresentados, Amanda Murgo, da Obra Social dos Salesianos de São Carlos, destacou: “As metodologias ativas, nas quais os educandos são protagonistas do processo de aprendizagem, me inspiraram a elaborar atividades que apostassem em seu potencial criativo e promovessem a colaboração entre os adolescentes”. Foi a partir dessa proposta que nasceu a ideia do HidroCar, construído com materiais recicláveis. Outro exemplo veio de Ouro Preto (MG), onde Andréia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu o projeto Educomunicação e os ODS no Território. Nele, os educandos participaram de jogos, da dinâmica “ODS e meu território” — na qual identificaram ações reais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades —, além de exercícios reflexivos e mapas mentais. “Essa ação foi especialmente marcante porque uniu tecnologia, reflexão crítica e conexão com o território. Os educandos se mostraram protagonistas, conscientes e engajados com temas fundamentais para a transformação social”, completou a educadora. O projeto de Educomunicação em Ação Social reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação contínua de seus educadores sociais e com o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de vulnerabilidade social. Com mais esta edição concluída, a iniciativa reforça que comunicar é, também, educar com amor, à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

ENAS 2025: Terceiro dia de evento reforça compromisso salesiano com a missão e a espiritualidade

O terceiro dia do Encontro Nacional da Ação Social Salesiana - ENAS 2025, nesta quinta-feira (3 de julho) em Aparecida (SP), foi marcado por momentos de espiritualidade, partilha fraterna e vivências inspiradoras que reafirmaram o compromisso da Rede Salesiana Brasil com os valores do carisma salesiano e com a missão educativa e evangelizadora junto às juventudes. Logo nas primeiras horas da manhã, os participantes foram acolhidos com uma oração conduzida por Ir. Silvia Letícia, coordenadora da Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, e José Jair Ribeiro, coordenador da Ação Social da Inspetoria São Pio X. A espiritualidade salesiana deu o tom do início do dia, convidando todos a mergulharem na escuta atenta ao Espírito e na partilha de caminhos comuns na missão. Em seguida, foi realizada a socialização dos trabalhos em grupos, conduzida por Eduardo Batista. Este momento representou um verdadeiro exercício de sinodalidade e construção coletiva. A partir das experiências, reflexões e contribuições colhidas ao longo dos dias anteriores, os participantes puderam compartilhar propostas, identificar desafios e reconhecer pontos de convergência na atuação da Ação Social em nível nacional. No final da manhã, Eduardo Batista conduziu a consolidação do Quadro dos Passos Projetuais, instrumento que sistematiza os compromissos assumidos pelas obras sociais salesianas para os próximos anos. Este momento foi essencial para alinhar perspectivas e definir passos concretos para a continuidade da caminhada em rede. A parte da tarde foi dedicada a experiências significativas por meio de visitas guiadas a locais de memória e espiritualidade salesiana. Os participantes se dividiram conforme suas inscrições e puderam visitar: O Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora, em Guaratinguetá/SP, onde conheceram a história e a missão das FMA no Brasil; A réplica da casa de São João Bosco, situada na Obra Social de Pindamonhangaba/SP, espaço que inspira pela simplicidade e profundidade da vida do Pai e Mestre da Juventude; O Santuário Nacional de Aparecida, coração mariano do Brasil, onde muitos puderam renovar sua fé e agradecer pela caminhada vivida até aqui. O dia se encerrou com a celebração da Santa Missa, às 18h, no próprio Santuário Nacional de Aparecida. A Eucaristia coroou o dia com gratidão, fé e unidade, reafirmando que, como rede, seguimos firmes no propósito de transformar realidades por meio da educação, da solidariedade e do amor salesiano que acolhe, educa e evangeliza. O ENAS 2025 segue sendo espaço de escuta, construção e esperança, fortalecendo a missão da Ação Social Salesiana em todo o Brasil.       Acesse as fotos deste primeiro dia abaixo:   Angélica Novais da Comunicação da RSB

ENAS 2025 celebra 10 anos da Ação Social em rede, em Aparecida/SP

De 30 de junho a 3 de julho de 2025, mais de 260 líderes salesianos celebram 10 anos de Ação Social em Rede em Aparecida/SP A Rede Salesiana Brasil (RSB) realiza, de 30 de junho a 3 de julho de 2025, o Encontro Nacional da Ação Social em Rede - ENAS 2025, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida. Com o tema “10 anos de Ação Social em Rede: celebrar, avaliar e projetar”, o evento reunirá 260 gestores, inspetores, coordenadores e educadores de mais de 100 obras sociais de todas as regiões do país. O ENAS é um evento anual promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) que tem o objetivo de mobilizar gestores, educadores e representantes das obras sociais salesianas em todo o Brasil. A iniciativa visa fortalecer a articulação e integração das presenças sociais, promovendo uma resposta conjunta e eficaz aos desafios do cenário social atual. A última edição que aconteceu presencialmente foi antes da pandemia.Nesta edição o evento terá como objetivos: Celebrar os 10 anos de um novo paradigma operativo da Pastoral Juvenil Salesiana na Ação Social em Rede no Brasil, revisitando o percurso, avaliando a caminhada e projetando novos compromissos. Mobilizar os membros das obras sociais para o projeto educativo-pastoral em rede, fortalecendo a identidade e a missão da ação social salesiana. Compartilhar espaços de reflexão, espiritualidade e oração como comunidade educativa nacional. Reverberar os apelos do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, qualificando a atuação em rede no Brasil. Programação A programação do ENAS 2025 combina momentos formativos, celebrações, partilhas, espiritualidade e visitas guiadas. Confira os principais destaques dos quatro dias: 1º Dia – 30/06 (segunda-feira) Abertura oficial com os inspetores referentes, Pe. Felipe e Ir. Maria Américo. Retrospectiva dos 10 anos da RSB-Social, com Pe. Agnaldo e Ir. Sílvia. Celebração Eucarística. 2º Dia – 01/07 (terça-feira) Palestra com o sociólogo Jessé Souza sobre o cenário social atual. Momento de espiritualidade com Patrícia Machado. Grupos de trabalho com base na avaliação feita pelas inspetorias. Participação ativa de jovens representantes das inspetorias. Encerramento com oração e partilha. 3º Dia – 02/07 (quarta-feira) Socialização dos trabalhos em grupo e perspectivas para os próximos 10 anos. Palestra com Eduardo Batista sobre identidade da ação social. Visitas guiadas ao Santuário Nacional de Aparecida, Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora e Obra Social de Pindamonhangaba. Missa na Basílica. 4º Dia – 03/07 (quinta-feira) Trabalhos por inspetorias: passos projetuais da ação social salesiana. Plenária de encerramento. Celebração final. ServiçoEvento: ENAS 2025 – Encontro Nacional da Ação Social da Rede Salesiana Brasil.Tema: 10 anos de Ação Social em Rede: celebrar, avaliar e projetar.Data: 30 de junho a 3 de julho de 2025.Local: Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida – Aparecida/SP.Realização: Rede Salesiana Brasil – Ação Social (RSB-Social).Hotsite: https://eventos.rsb.org.br/enas-2025/ ContatoAngélica Novais / Thiago SantosComunicação da Rede Salesiana Brasilascom@rsb.org.br  61 9 9980-6097  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil