Fechamento da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social
19/06/2024

Fechamento da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social

Fechamento da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social
Fotos: Rede Salesiana Brasil

 

Na manhã da última segunda-feira (17), pela plataforma Zoom, aconteceu o Encontro On-line de Feedback da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. O evento reuniu alguns Coordenadores Inspetoriais da Ação Social, a Coordenação do Projeto, educadores, oficineiros e gestores das obras participantes da 2a edição, além de contar com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e da Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

O evento foi iniciado com uma Acolhida e saudação aos participantes comandadas pela Diretoria Executiva da RSB. “O Educomunicação [Projeto Educomunicação em Ação Social] faz parte do coração da gente desde a sua primeira versão. A caminhada desse grupo foi bastante rica, a gente vem acompanhando os relatórios, as atividades e temos a certeza de que é um projeto que está impactando também a vida dos nossos educandos”, comenta Ir. Silvia. “A gente sabe que aprender a comunicar de maneira adequada, mas também aprender a ler aquilo que se comunica de maneira crítica, é fundamental. Principalmente para uma geração muitas vezes fragilizada por essa overdose de informações como é a nossa geração de adolescentes, jovens e crianças. Então, a missão desenvolvida pelo Projeto é fundamental para esse caminho com um olhar bastante salesiano”, completa Pe. Sérgio.

Em seguida, Carolina Neves, juntamente com o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Prof.º Joadir Foresti, trouxe um pouco da trajetória percorrida pelas equipes das Obras Sociais Salesianas na 2ª edição do Projeto. “Olhar para a trajetória é um convite para fazer uma análise bem crítica e consciente dos pontos que deste caminhar são importantes serem relevados. Aqui [no encontro], a gente tem as pessoas que estão ali na ponta, executando, coordenando as obras, também tem as pessoas que estão nos bastidores, mas todos nós juntos construímos esse projeto no Brasil, na Ação Social”, comenta Carolina Neves. “Um dos objetivos do Projeto Educomunicação em Ação Social é que as obras se sintam capacitadas para dar sequência aos projetos sem precisar da infraestrutura que nós estamos oferecendo, para que novas obras, educadores e oficineiros também tenham a oportunidade”, diz o Prof.º Joadir.

A Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva, trouxe algumas reflexões sobre o processo de formação continuada como pilar desta iniciativa. “Nesse Projeto Educomunicação em Ação Social tem sido muito significativo esse avanço, no sentido de cada um perceber-se em formação ao realizar as oficinas, ao realizar os estudos, ao realizar as práticas com os educandos. Então é um objetivo que sabemos que é ousado, por que não é fácil mudar uma cultura e principalmente consolidar essa cultura”, comenta Ana Paula.

O evento contou ainda com alguns depoimentos dos Oficineiros e Educadores, além de falas sobre os impactos percebidos pelos Gestores locais e Coordenadores das Obras.

Os Coordenadores Inspetorias da Ação Social também comentaram os impactos percebidos nas suas respectivas Inspetorias e as conexões do Projeto com o Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2024.

 

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS

 

“Eu entrei no segundo módulo que era de Cultura Maker e isso me ajudou muito a conseguir ter mais acessibilidade com os jovens, porque através dos jogos a gente foi conseguindo trabalhar a educação e as propostas dentro das oficinas. Então foi um dos temas que me encantou bastante.”

Camila Vasques da Silva - Casa do Puríssimo Coração de Maria, Guaratinguetá (SP) / Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

 

“Eu estou desde o primeiro módulo e para mim foi algo que, de modo geral, me marcou bastante e enriqueceu as minhas práticas como educador. Eu consigo marcar um antes e depois do Projeto de Educomunicação em relação às minhas práticas com os educandos.”

Victor Fernadez de Oliveira - Centro de Acolhida Chiara Palazzoli, Contagem (MG) / Inspetoria Madre Mazzarello

 

“Um tema que me marcou muito foram os Parâmetros IEST [sigla em inglês para Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação], [...] e também essa junção de tudo o que foi aprendido da Educomunicação na vida dos próprios educandos: de tecnologia, de cidadania, do próprio protagonismo deles, então foi algo super positivo.”

Ana Beatriz Batista de Nóbrega - Centro Educacional Dom Bosco, Gramoré (RN) / Inspetoria São Luiz Gonzaga

 

“Como educadora foi enriquecedor para a minha vida! O que mais me aproximou assim deles [dos educandos] e que eu posso destacar, é a projeção de futuro que o Projeto dá através das nossas atividades. Muitas das crianças são muito tímidas, que não têm uma participação ativa dentro da sala de aula e as nossas práticas puderam proporcionar que eles se tornassem mais sociáveis e comunicativos.”

Maria Juslley Furtado Silva Barros - Centro Social Madre Mazzarello, Porto Velho (RO) / Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia

 

SOBRE O PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker.

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade.

Em sua segunda edição, o Projeto contou com um grupo de 15 obras sociais salesianas do Brasil, proporcionando a formação de 25 educadores e oficineiros durante um ano e meio de ações, iniciando no primeiro semestre de 2023. Dividido em módulos, o Projeto ofereceu 16 oficinas no Módulo I e 16 novas oficinas no Módulo II; já no Módulo III, os oficineiros e educadores são convidados a criarem suas próprias oficinas uma vez que já passaram por toda a capacitação do período.

“É bom lembrar que todas essa estrutura de capacitação está calcada no Centro Salesiano de Formação, sob a coordenação da Ana Paula, [...] a gente segue o padrão do CSF, no AVA. Esse material todo é desenvolvido, formatado, organizado, então a gente tem todo um aparato que permite fazer tranquilamente esses estudos [...]. Todo esse material fica acessível para as pessoas que fazem o curso e a gente tem um arcabouço de conteúdo muito rico que foi construído ao longo desse período”, comenta Prof.º Joadir.

Escrito por Janaína Lima / Fotos: Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Lideranças do Futuro forma 37 jovens no Recife em parceria com a Rede Salesiana Brasil

Segunda turma do projeto do Instituto Selo Social concluiu jornada de formação em liderança comunitária, advocacy, cidadania e Agenda 2030. Trinta e sete jovens do Recife concluíram, na quinta-feira (27), uma jornada de formação voltada ao protagonismo juvenil e à participação cidadã. Eles integram a segunda turma do projeto “Lideranças do Futuro – O Protagonismo Jovem na Transformação da Cidade”, realizado pelo Instituto Selo Social com financiamento da União Europeia e parceria estratégica da Rede Salesiana Brasil e da Gestos. A formatura reuniu os participantes no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Frei Vital e celebrou um trabalho iniciado em abril com estudantes do Colégio Santa Maria Mazzarello. O projeto abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), liderança comunitária, advocacy, políticas públicas, mobilização social, participação democrática e cidadania. Ao longo dos encontros, esses conhecimentos também foram colocados em prática, com a organização de um processo eleitoral para o grêmio estudantil e ações de mobilização voltadas à comunidade de Vila Arraes. “Queremos que esses jovens percebam que participação social não começa apenas quando se chega à vida adulta. Eles já conhecem os problemas de suas comunidades, têm ideias e podem participar da construção das soluções. O projeto oferece ferramentas para que entendam como transformar essa vontade de mudança em participação efetiva”, destaca Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social. Da formação à participação na prática Um dos principais resultados desta edição foi a realização de um processo democrático para a composição do grêmio estudantil. Os participantes organizaram chapas, construíram propostas, fizeram campanhas e debates e participaram da eleição. A chapa escolhida passa a ter espaço de representação dentro da escola, inclusive em colegiados, e poderá também identificar demandas de Vila Arraes e construir propostas a serem apresentadas aos órgãos públicos responsáveis. Segundo Daniela Nunes, coordenadora pedagógica do Instituto Selo Social, a metodologia foi pensada para que os conteúdos fossem experimentados na prática. “As formações foram pensadas para que conceitos como advocacy, políticas públicas e participação social fossem compreendidos a partir da realidade dos próprios jovens. Não queríamos uma formação apenas expositiva. Eles precisavam experimentar processos de organização, diálogo, construção de propostas, tomada de decisão e mobilização. É esse exercício que transforma o conteúdo em competência para a participação cidadã”, explica. A mobilização também ultrapassou os muros da escola. Após fortes chuvas atingirem Vila Arraes, os próprios participantes organizaram uma campanha de arrecadação de donativos para apoiar a comunidade, aplicando conhecimentos e princípios discutidos durante a formação. Para Assanti, a iniciativa demonstra o protagonismo que o projeto busca desenvolver. “Quando um jovem olha para um problema do território, entende que também pode mobilizar outras pessoas e decide agir, começamos a enxergar o protagonismo que buscamos desenvolver. Liderança comunitária não é apenas ocupar uma posição, mas compreender responsabilidades e construir soluções coletivamente”, afirma. Agenda 2030 e novas lideranças Ao longo dos encontros, os jovens também conheceram a Agenda 2030 da ONU e utilizaram os ODS como referência para compreender desafios sociais, econômicos e ambientais presentes em seu próprio território. Com a conclusão da segunda turma, o Lideranças do Futuro encerra mais um ciclo de formação, mas a atuação dos participantes continua na escola e na comunidade. A experiência deixa ferramentas para que os jovens possam participar, propor, dialogar com o poder público e mobilizar outras pessoas em torno das demandas de Vila Arraes. Por Comunicação Selo Social

Adolescentes aprendizes da Cidade Dom Bosco discutem prevenção à violência contra a mulher

Participantes do Programa Adolescente Aprendiz da Cidade Dom Bosco, em Corumbá, discutiram formas de prevenção à violência contra a mulher durante atividades realizadas nos dias 14 e 18 de agosto. A programação integrou as ações do Agosto Lilás e envolveu todas as turmas do curso em reflexões sobre respeito, igualdade e diálogo nas relações. Jovens assumem a reflexão Rodas de conversa abriram espaço para que os adolescentes abordassem o tema a partir de suas percepções e experiências. Dinâmicas de grupo e desafios em equipe ampliaram a discussão e colocaram os participantes no centro da atividade. A proposta buscou estimular o protagonismo dos jovens na construção das reflexões. As conversas abordaram relações baseadas no respeito, na igualdade e no diálogo e levaram os participantes a pensar sobre a contribuição de cada pessoa para a prevenção à violência. Ideias ganham forma em campanhas Os adolescentes também produziram cartazes e criaram campanhas sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O trabalho transformou os conteúdos discutidos nos grupos em mensagens elaboradas pelos próprios participantes. A programação foi dividida para incluir todas as turmas do Programa Adolescente Aprendiz. As atividades fizeram parte da mobilização do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento à violência contra a mulher. Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

Parceria entre o CJ Frei Giorgio Callegari e o SENAI amplia oportunidades para a juventude

No mês de julho de 2026, o Centro para a Juventude (CJ) Frei Giorgio Callegari — serviço do Centro Comunitário Católico e Obras Sociais Oscar Romero, situado na Zona Sul de São Paulo — deu início a uma importante parceria com o SENAI — Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial — fortalecendo seu compromisso com a formação integral e a inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho. Como primeira ação dessa parceria, foi desenvolvido um projeto piloto voltado à inclusão profissional de jovens, proporcionando a oportunidade de participação em processos seletivos e vivências promovidas pela instituição de ensino. O CJ realizou a indicação de dez adolescentes para o projeto, que passaram por todas as etapas de seleção. Os jovens aprovados iniciaram uma nova etapa em suas trajetórias, deixando o serviço com contrato de trabalho assinado e bolsa de estudos integral para cursos técnicos nas áreas de Administração, Mecânica de Usinagem e Eletroeletrônica, com duração de dois anos. A preparação realizada pelo CJ foi essencial para esse momento. Ao longo do processo, os adolescentes participaram de atividades voltadas ao desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais, incluindo apresentações de projetos, desafios de trabalho em equipe, resolução de problemas corporativos e simulações de entrevistas de emprego. Essas experiências contribuíram para fortalecer a confiança, a autonomia e o protagonismo dos jovens diante dos desafios do mercado de trabalho. O início oficial das atividades dos jovens contemplados ocorreu em 22 de julho, marcando o começo de uma trajetória repleta de aprendizados, desenvolvimento e novas perspectivas profissionais. Um dos jovens selecionados, João Pedro, destaca a importância dessa oportunidade: «Através do curso eu consegui meu primeiro emprego. É uma grande porta para mim e, se eu me dedicar e me esforçar, vou crescer bastante. Consegui uma bolsa de dois anos no SENAI e sou muito grato ao CJ por estar me proporcionando tudo isso». A participação das famílias neste processo também foi de extrema relevância, contribuindo para a orientação e o acompanhamento conjunto dos jovens e reforçando a importância da preparação para esta etapa da vida. Muitos responsáveis relataram que oportunidades como essa dificilmente estariam ao alcance da realidade financeira das famílias, destacando a importância do serviço na ampliação das possibilidades de formação e construção do futuro dos jovens. Nesse sentido, os relatos dos responsáveis demonstram reconhecimento e gratidão pela oportunidade proporcionada pelo CJ. Cristiane, responsável pela adolescente Isabelly, relata: «Hoje ela está dentro do SENAI, graças ao CJ, ela está empregada, vai sair de lá formada no curso técnico de Administração, e eu estou muito feliz pela oportunidade que ela teve. Para mim é uma coisa maravilhosa, porque eu sempre pontuei: “Isa, você tem que ir! É importante!”, e hoje ela está colhendo o que plantou». Essa parceria representa muito mais do que o acesso ao primeiro emprego. Ela simboliza a construção de novos caminhos, a valorização do potencial da juventude e o fortalecimento de uma rede de oportunidades que transforma vidas. O CJ Frei Giorgio Callegari reafirma, por meio dessa iniciativa, seu compromisso em preparar adolescentes e jovens para os desafios do presente e para a construção de um futuro pautado na qualificação, na cidadania e na realização de seus projetos de vida. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida
O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil