Formação sobre a Família – Obras Sociais BMM
17/02/2025

Formação sobre a Família – Obras Sociais BMM

No dia 7 de fevereiro, 14 Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello, participaram de formação online sobre “Famílias Atípicas"

Em 7 de fevereiro de 2025, 134 membros das equipes das 14 Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) participaram de um encontro formativo online sobre as “Famílias Atípicas”.

No evento interveio a psicóloga Alysson Ramos, mestra em educação e docência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de Belo Horizonte e especialista em gestão estratégica de pessoas, além de diversos cursos de formação na área da saúde.

A formação faz parte de uma iniciativa mais ampla, que marca o início das atividades do Plano de Formação Integrada das Obras Sociais. Este plano é o resultado de um esforço conjunto que reúne as propostas das áreas inspetoriais da Ação Social, Administração, Comunicação e Pastoral, além de integrar a formação e os encontros promovidos pela Rede Salesiana Brasil. Isso demonstra um comprometimento conjunto com o desenvolvimento profissional das equipes.

O evento foi aberto pela Irmã Dircione da Glória Amorim, Coordenadora Inspetorial de Ação Social, que deu as boas-vindas aos participantes. Em seu discurso, aprofundou o tema da Estreia 2025, “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, relacionando-o ao Jubileu de 2025. A Coordenadora sublinhou que a esperança deve ser cultivada através da constante presença de Deus nas atividades quotidianas, destacando o papel fundamental das Obras Sociais por ser um farol de esperança para crianças, adolescentes e jovens em serviço.

Em seguida, a psicóloga Alysson Ramos refletiu sobre o desenvolvimento pessoal e profissional no contexto do trabalho com as famílias atípicas. Sublinhou que o verdadeiro crescimento profissional não requer apenas conhecimentos técnicos, mas um comprometimento autêntico para enfrentar os desafios. Segundo a palestrante, é fundamental permanecer abertos ao diálogo e à aprendizagem contínua, aproveitando as experiências compartilhadas como fonte de conhecimento.

“A essência da educação, seja ela qual for, é a própria diversidade. Reconhecer o potencial dinâmico de cada indivíduo e valorizar a multiplicidade dos percursos para o sucesso da aprendizagem, da autonomia e das relações sociais”, explicou durante a apresentação, sublinhando a importância de elaborar estratégias voltadas a satisfazer as necessidades particulares de cada família, respeitando suas características e os desafios únicos.

A formação ofereceu significativos momentos de interação entre os participantes, que puderam compartilhar experiências práticas sobre a missão local. Esta troca de experiências enriqueceu o encontro, tornando-o uma experiência sinodal em que todos puderam aprender com as realidades e os desafios enfrentados em cada Obra Social. As equipes reconheceram que o tema fortalece a capacidade das Obras Sociais de ser verdadeiros e apropriados interlocutores das famílias assistidas, contribuindo à criação de ambientes ainda mais acolhedores, renovando o compromisso com uma assistência mais humana e inclusiva, alinhada aos valores salesianos e às exigências atuais das famílias.

Esta sessão formativa, realizada com sucesso, é a primeira do ano, em que estão previstos outros encontros pelo Plano de Formação Integrada, demonstrando o constante compromisso da Inspetoria BMM de qualificar as suas equipes e buscar a excelência do trabalho em favor da Missão Salesiana.

Fonte: Site IFMA

Mais Recentes

Em Manaus, Congresso Jovem reafirma que é possível viver a santidade na juventude

A paróquia São José Operário, na Zona Leste de Manaus, acolheu mais de 120 jovens: eles participaram do ‘Congresso Jovem 2026’, realizado em 18 de janeiro, para redescobrir o chamado à santidade. Em sua segunda edição, o evento reuniu diversos grupos e movimentos pastorais; e contou com uma programação variada, incluindo animação, pregações, atividades, estandes, momentos de Oração, Confissão, Adoração Eucarística, espaços de escuta e partilha. O tema central foi inspirado na vida e no testemunho de jovens santos, como Carlos Acutis, Gema Galgani, Joana d’Arc, Pier Giorgio Frassati, Domingos Sávio – ‘o Pequeno Gigante’ (Pio XI)... Ao longo do encontro, os participantes puderam compreender que a santidade não é algo distante, mas um caminho possível na juventude, capaz de transformar o mundo a partir do amor de Deus.   Fonte: Agência Info Salesiana

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Expedição Missionária Salesiana em Angola promove comunhão e evangelização entre os povos

Grupo percorre comunidades do interior e da capital angolana, fortalecendo laços e experiências de fé, partilha e interculturalidade No início deste mês de janeiro, como parte das celebrações pelos 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana à América do Sul, a Inspetoria Salesiana de São Paulo enviou sete missionários à Angola, para viver e partilhar a presença do reino nestas terras do continente africano. Nos últimos dias, em Kwanza Norte, na cidade do Dondo, através do Rio Kwanza, o grupo visitou as aldeias de Maculumbi e Candanje. Durante a travessia, os missionários avistaram dois elefantes, se banharam nas águas do Kwanza e, ao chegarem nos povoados, foram recebidos com alegria e fé inabalável, em uma experiência de partilha entre Brasil e Angola, nações irmãs. A equipe missionária, composta por três Salesianos, duas SSCC e duas leigas, está encantada por tanta humanidade, fé e partilha. Ao ouvir, falar e partilhar sobre a salvação de Deus, o grupo passa também pela cultura e pela história das pessoas em cada território visitado. A expedição passará ainda pela comunidade de Kima, onde fará um almoço brasileiro para agradecer a acolhida, e o Padre William de Lima rezará a missa na comunidade do Cacesse 1. No domingo, os missionários partirão para a capital Luanda, onde continuarão as atividades na comunidade mais urbana de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga. Rezemos pelos salesianos que dão sua vida, de forma incansável, na Inspetoria Salesiana “Mamá Muxima”, e por todas as pessoas desse povo tão amável, alegre e trabalhador, que acolheu a nossa missão e nos quer muito bem. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo/Texto: Eduardo Freire, com informações P. William de Lima

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil