Neste fim de semana, especificamente no domingo (07), comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A data marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e a cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. Para 2024, o tema escolhido foi "Minha saúde, meu direito", com a intenção de defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade.
Nesse contexto, no coração da região do bolsão sul-matogrossense, ergue-se o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA). Fundado em 1919, este centro de saúde é mais do que um edifício imponente; é um símbolo de dedicação, solidariedade e cuidado. O Hospital Auxiliadora tem suas raízes profundamente entrelaçadas com a própria comunidade local, uma vez que sua construção só foi possível graças aos recursos levantados por pessoas comprometidas com uma causa nobre: a saúde. Desde então, ele tem sido um farol de esperança para os moradores de Três Lagoas e região.
O corpo clínico do hospital é composto por renomados especialistas em 26 especialidades médicas. Esses profissionais dedicam-se a oferecer diagnósticos precisos, tratamentos eficazes e apoio compassivo aos pacientes. Os 188 leitos, dos quais 60% são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), garantem que a comunidade tenha acesso a cuidados essenciais.
As Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com sua dedicação inabalável, são as responsáveis pelo Hospital. Elas continuam a servir ao próximo com um atendimento humanizado a partir do carisma salesiano. Seus valores de compaixão e serviço moldam o ambiente do hospital, criando um espaço onde a cura e o cuidado se entrelaçam.
Neste mês de abril, por exemplo, duas ações importantes foram realizadas no Hospital Auxiliadora: a capacitação de novos agentes da pastoral da saúde e uma palestra sobre a dengue.
A Coordenadora da Pastoral da Saúde do HNSA, Irmã Iara Poffo, conduz e orienta os novos membros da pastoral com apoio dos profissionais do hospital, dando suporte e conhecimento sobre como realizar as visitas aos pacientes com qualidade e eficiência. “Essas visitas têm como objetivo oferecer aos pacientes apoio espiritual, uma mensagem de fé e de esperança. A Palavra de Deus é o centro e o fundamento de toda a missão desenvolvida pelos voluntários que estarão atuando nesta importante tarefa de evangelização”, disse.
Já a palestra sobre a Dengue foi promovida pela Vigilância Sanitária e buscou orientar os colaboradores do HNSA sobre os cuidados e manejos contra a dengue, especialmente neste momento em que o país enfrenta um grande surto da doença.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora