Incentivo à Cultura Maker em Obra Social Salesiana
11/07/2023

Incentivo à Cultura Maker em Obra Social Salesiana

Incentivo à Cultura Maker em Obra Social Salesiana

Há 62 anos, a Obra Social Salesiana Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS), desenvolve um extenso trabalho socioeducativo em prol de crianças, adolescentes e jovens, além do acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social, tudo isso graças ao Projeto Educomunicação em Ação Social subsidiado pelas doações dos Benfeitores e Benfeitoras da União pela Vida (UPV).

A Cidade Dom Bosco conta com o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF) que oferta oficinas socioeducativas, em contra turno escolar, para crianças de 06 a 12 anos. Com a chegada da Cultura Maker, foi possível renovar conceitos de sustentabilidade que a Obra já trabalhava através de projetos e de outras oficinas socioeducativas. No ano de 2022, o foco foi trabalhar as diversas temáticas sociais com a produção de brinquedos, como bolinhas de malabares; e jogos, como jogo da memória e jogos de tabuleiro, feitos com materiais recicláveis, além de promover uma reflexão sobre o impacto positivo que a ação pode gerar para o meio ambiente e a proteção da “Casa Comum”, como diz o Papa Francisco na Encíclica Laudato Sí.

“Com a Cultura Maker que foi possível estimular a criatividade das crianças para que elas também pudessem colaborar com ideias para as atividades na oficina.  A escolha dos materiais também é feita pelos educandos, com preferência no uso e reutilização de materiais que possam ser reciclados. Um exemplo são os TNTs que sobraram da Colônia de Férias e que foram usados para fazer o jogo de tabuleiro sobre sustentabilidade, ou as roupas da apresentação de fim de ano que foram reutilizadas e personalizadas pelos educandos”, disse a responsável pelo Programa Crianças e Adolescentes Felizes, Karen Silva Simões.

Os atendidos da Cidade Dom Bosco fizeram uma exposição dos materiais produzidos em todas as oficinas, além de apresentações artísticas sobre meio ambiente, pantanal e preservação da natureza. “O projeto Educomunicação em Ação Social vem enriquecendo a Cidade Dom Bosco com a proposta de uma nova consciência sobre os aspectos que envolvem o carisma Salesiano, a comunicação e a educação atual, fazendo com que os educandos tenham disponibilidade de desenvolver-se em um ambiente orientado, com recursos que os façam crescer e aprender, trazendo novos olhares para o futuro, mas, ao mesmo tempo, criando consciência do ambiente em que vivem”, comenta Karen.

Com um gesto de gratidão pelas doações realizadas para a União pela Vida (UPV), Karen deixa uma mensagem a todos(as) os(as) benfeitores(as). “Agradeço a todos os envolvidos no projeto Educomunicação em Ação Social que contribuíram para que as crianças da Cidade Dom Bosco pudessem estar inseridas nas atividades deste projeto”, conclui.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!

Sabia que você também pode contribuir com as ações da Obra Social Salesiana Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

  

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e equipe União pela Vida (UPV)

Mais Recentes

Projeto Identitá fortalece valores salesianos no Centro Juvenil Dom Bosco

Na noite do dia 14 de maio, os Oratorianos do Centro Juvenil Dom Bosco participaram de mais uma importante atividade do Projeto Identitá, iniciativa da Rede Salesiana Brasil que busca fortalecer a identidade salesiana por meio da educação, evangelização e vivência dos valores cristãos. Durante o encontro, crianças, adolescentes e jovens conheceram um pouco mais sobre a história de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora ao lado de São João Bosco. Madre Mazzarello nasceu na Itália e, desde jovem, destacou-se pela sua fé, humildade e amor ao próximo, dedicando sua vida ao acolhimento e à educação da juventude, especialmente dos mais necessitados. A atividade foi conduzida de forma dinâmica e lúdica, proporcionando momentos de aprendizado, reflexão e fortalecimento dos valores salesianos entre os participantes.   Para Islane Santos, o Projeto Identitá possui um papel essencial dentro da obra salesiana. “O Projeto Identità em nossa obra tem uma grande importância, pois é através dele que conseguimos repassar as histórias dos santos para nossos atendidos de forma lúdica, fazendo com que eles conheçam exemplos de fé, amor e dedicação ao próximo”, destacou.   A noite foi marcada pela participação ativa dos jovens e pelo fortalecimento da espiritualidade salesiana, reafirmando o compromisso do Centro Juvenil Dom Bosco com a educação integral e a formação humana e cristã da juventude.   Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

CESAM Brasília participa do III Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Aprendizes e educadores participaram da mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira, 18 de maio de 2026, o CESAM Brasília participou da mobilização pública realizada no Museu Nacional da República, em Brasília, atividade integrante daprogramação do III Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação marcou o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e integrou a mobilização nacional da campanha Faça Bonito,reunindo instituições sociais, educadores, jovens, famílias e representantes da rede de proteção em um momento coletivo de conscientização, escuta e reafirmação docompromisso com a defesa da infância e da adolescência. Formação que começa na sala de aulaNo CESAM Brasília, o 18 de Maio foi trabalhado de forma contínua ao longo de todo o mês. Desde o início de maio, educadores e aprendizes participaram de ações pedagógicasvoltadas à prevenção das violências, promoção do respeito e fortalecimento de ambientes seguros. As atividades incluíram rodas de conversa, debates formativos e momentos de escuta ativa, abordando temas como direitos das crianças e adolescentes, proteção integral, relações de cuidado e identificação de situações de risco. A proposta educativa buscou fortalecer o protagonismo juvenil, incentivando os aprendizes a compreenderem seu papel na construção de uma cultura de proteção, respeito eresponsabilidade coletiva. Aprendizes protagonistas da mobilização A participação na mobilização pública representou o resultado das reflexões desenvolvidas ao longo do mês. Os aprendizes vivenciaram, na prática, o exercício da cidadania, ocupando o espaço público como território de educação, sensibilização e defesa de direitos. A presença do CESAM reafirma a missão salesiana de promover uma formação integral, unindo qualificação profissional, desenvolvimento humano e compromisso social. A programação do III Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes segue nos próximos dias, na Universidade de Brasília (UnB), comdebates, oficinas e atividades voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção à infância e adolescência, contando também com a participação dos educadores doCESAM. A mobilização do 18 de Maio reafirma um compromisso permanente com a educação preventiva, a escuta, o diálogo e a construção de espaços seguros para crianças,adolescentes e jovens. Inspirados por Dom Bosco, seguimos acreditando que educar é também cuidar, acolher e proteger. Porque toda criança e todo adolescente merecem crescer cercados de dignidade,segurança e esperança. Fonte: Cléa Araújo Fernandes – Comunicação CESAM Brasília

Ação Social da Inspetoria Madre Mazzarello realiza Encontro Regional das Obras Sociais em Minas Gerais

O evento reuniu mais de 80 representantes do Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás para fortalecer a Educação Social Salesiana, promover a partilha de experiências e refletir sobre desafios e caminhos das Obras Sociais. Nos dias 22 e 23 de abril de 2026, a Inspetoria Madre Mazzarello realizou o Encontro Regional das Obras Sociais, reunindo mais de 80 representantes das Presenças Salesianas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, entre Diretoras, Coordenadoras, Equipes Técnicas e equipes que desempenham outras funções nas Unidades, como profissionais de Limpeza e Alimentação. Tivemos a alegria de contar também com a presença das Aspirantes e Postulantes da Casa de Formação Santa Teresa. O Encontro aconteceu no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo-MG, consolidando-se como um importante espaço de formação, articulação e fortalecimento da Missão Salesiana. A programação teve início com acolhida e abertura conduzidas pela Ir. Dircione da Glória Amorim, Coordenadora Inspetorial de Ação Social. Segundo ela, “este é um momento que irá proporcionar que, ao voltarmos para cada uma das nossas realidades, possamos seguir com a Missão de buscar a garantia de direitos das crianças, adolescentes e jovens, no objetivo de transformar vidas com um olhar essencialmente Salesiano.” Em seguida, a Oração foi conduzida pela Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil, inspirada no tema da Estreia Salesiana 2026: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. A reflexão convidou os/as participantes a se reconhecerem como “vinho novo” para as Obras Sociais. Em um gesto simbólico, cada um/uma registrou suas inspirações em um papel em forma de gota, colocando-as em talhas, em um momento profundo de espiritualidade, comunhão e escuta, à luz do Evangelho das “Bodas de Caná” (João 2, 1-11). Para a Irmã Ana Maria, “o Encontro vem reforçar a nossa Identidade Carismática, fazendo com que esse Carisma seja cada vez mais conhecido e amado, para que os/as nossos/as Educandos/as tenham vida, e vida em abundância.” Na sequência, a Assessora Cássia Vieira de Melo, mestre em Ciências Sociais, graduada em Psicologia, consultora e especialista em trabalho com famílias e comunidades com atuação na garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes, foi nossa formadora, conduzindo o momento com o tema “Educação Social”, promovendo reflexões e dinâmicas em grupo. Com metodologia participativa, foram analisados desafios presentes nos territórios, como vulnerabilidade social, fragilidade dos vínculos familiares e impactos do ambiente digital, além da construção de estratégias baseadas no diálogo, na escuta, na orientação e no Sistema Preventivo. As partilhas evidenciaram experiências transformadoras, destacando o fortalecimento de vínculos, o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, a valorização da vida e a ampliação de parcerias, reafirmando o compromisso com uma educação voltada aos/às mais vulneráveis. No período da tarde, a Ir. Dircione Amorim apresentou o “Cenário das Obras Sociais da IMM/BMM”, a partir de um compilado das pesquisas de satisfação realizadas com atendidos/as, colaboradores/as e famílias. A exposição proporcionou uma visão ampla da realidade das Presenças, evidenciando o impacto das ações desenvolvidas e o forte alinhamento da Política de Assistência Social e ao Carisma Salesiano. A partir dos dados, foi proposto um momento criativo em grupo, no qual os/as participantes desenvolveram encenações, jornal, paródias e poesias inspiradas nas reflexões realizadas, favorecendo a leitura crítica da realidade e o engajamento com os conteúdos apresentados. A noite cultural foi marcada pela alegria e pelo espírito de família. Todas as Obras propuseram atividades recreativas, proporcionando uma experiência viva do Oratório de Dom Bosco. As apresentações reuniram números de mágica, dança, brincadeiras e muita interação, em um ambiente de acolhida, sorrisos e fraternidade. Ao longo do Encontro, as Obras também tiveram espaço para apresentar suas realidades, abordando o território de atuação, o histórico de fundação, a organização institucional e as diversas frentes de trabalho, como Pastoral, Pedagógico, Comunicação e captação de recursos, além dos serviços essenciais, podendo também partilhar um case de sucesso, fortalecendo o sentido de rede e a troca de boas práticas. O encontro contou com a presença das Formandas da Casa de Formação Santa Teresa, que animaram os intervalos, conduziram momentos de integração e realizaram sorteios. Com alegria e entusiasmo, contribuíram para reavivar o fogo carismático entre todos e todas, fortalecendo a vivência salesiana. No segundo dia, a oração retomou a dimensão espiritual, convidando à reflexão sobre como ser luz na vida dos atendidos e de suas famílias. Em um gesto significativo, todos receberam uma vela, simbolizando a luz de Cristo acesa no coração de cada Educador/a, em um momento marcante de oração. Na sequência, Cícero Albuquerque, Coordenador Inspetorial de Comunicação, conduziu a reflexão sobre transparência nas Obras Sociais, abordando aspectos relacionados à LGPD, Ouvidoria e ao cenário do ECA Digital. A apresentação destacou a transparência como valor essencial, tanto na perspectiva carismática quanto legal, além de oferecer orientações práticas, esclarecer dúvidas e evidenciar seu impacto direto na credibilidade institucional. Para Karislaine Ribeiro, que atua no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, o ambiente “dá a oportunidade de conhecer o que é desenvolvido nas outras Obras Sociais em uma verdadeira troca de experiências, que busca fortalecer o trabalho com crianças, jovens e adolescentes, e também o relacionamento direto com a Inspetoria.” Para Emanoelle Araújo, Aspirante da Casa de Formação Santa Teresa que é também Assistente Social, “o trabalho realizado pelas Obras vai além da evangelização que o Carisma nos propõe. Perceber a sinodalidade entre o Carisma e o Sistema Único de Assistência Social demonstra o quão grandiosa é a Missão que nós desenvolvemos.”  O encontro foi concluído com a reflexão sobre o Sistema Preventivo, conduzida pela Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro. Sua fala foi enriquecida por uma dinâmica de partilha em grupos, permitindo aprofundar a vivência do Sistema Preventivo no cotidiano das Obras Sociais. O momento favoreceu a compreensão concreta do Carisma Salesiano, reconhecido como premissa vital para a ação educativa e para a vivência de um cotidiano inspirado no legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Mais do que um momento formativo, a iniciativa fortaleceu a comunhão, a sinodalidade e o compromisso das Obras Sociais com a promoção da vida. Inspiradas pelo Carisma Salesiano, as ações desenvolvidas reafirmam a Missão de educar e evangelizar, contribuindo diretamente para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens, especialmente os mais vulneráveis, e para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e cheia de esperança. O próximo Encontro Regional das Obras Sociais já tem data marcada: será realizado nos dias 28 e 29 de julho, reunindo as unidades dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, no INSA Rio. Fonte: Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil