10/06/2025

Junho Verde: conheça a trajetória do jornalista Luiz Fernando Miguel que ministra formação sobre a Laudato Si'

Junho Verde: conheça a trajetória do jornalista Luiz Fernando Miguel que ministra formação sobre a Laudato Si'

Em consonância com a Semana do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 2 e 6 de junho, o Portal A12 traz temas relacionados aos cuidados com a Casa Comum. Entre os temas deste período, conversamos com pessoas que tiveram suas vidas impactadas pela encíclica Laudato Si’, publicada em 24 de maio de 2015, pelo Papa Francisco, e que neste ano completou 10 anos.

Um dos nossos entrevistados para estes testemunhos é o jornalista Luiz Fernando Miguel, de Guaratinguetá (SP), que, além da comunicação, é agente de Pastoral na Arquidiocese de Aparecida, colaborador do Instituto Nossa Senhora do Carmo e trabalha com ministrando formação sobre a Laudato Si’. Luiz conheceu o documento ainda na época da faculdade, logo que foi publicada.

O jornalista compartilhou com A12 sua experiência desde que teve o primeiro contato com a encíclica, o aprendizado, a partilha, as ações concretas e convida aqueles que não a conhecem a estudarem e colocarem em práticas os ensinamentos.

Luiz Miguel destacou que como todo documento da Igreja a proposta é concreta, sendo possível de ser aplicada no dia a dia. 

 ““Ela nos convida a repensar a nossa relação com toda a Casa Comum. Então, desde os atos mais simples, que na verdade é simples, mas é complexo, jogar um papel de bala no chão, por exemplo. Até atos mais concretos, como redução do uso de energia elétrica, adoção de nossas formas de sustentabilidade, de energia, separação do lixo. Todas essas ações que eu já percebo que começaram a ser mais concretas na minha vida depois de conhecer a Laudato Si’””

Confira o depoimento completo e compartilhe para inspirar mais pessoas pela Laudato Si’:

 

 

Fonte: Site A12.com

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Projeto Capta Ação fortalece a obtenção de recursos nas obras sociais salesianas e alcança mais de 100 agentes em formação

Com oficinas presenciais, produção de e-book, planos personalizados e diálogo com empresas, a iniciativa impulsiona a sustentabilidade e a transformação social em todo o Brasil O primeiro semestre de 2025 foi de intenso trabalho, visitas, escuta e formação no âmbito da captação de recursos das obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). Coordenado pela Gestora de Projetos de Captação de Recursos da RSB, Sandra Sahd, o projeto Capta Ação percorreu o país com a missão de fortalecer a cultura da sustentabilidade financeira nas presenças salesianas e promover a valorização do impacto social gerado pelo atendimento a mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens. Desde abril, Sandra visitou 10 obras sociais salesianas, entre as 103 existentes na RSB, e coordenou oficinas presenciais com mais de 119 participantes, totalizando 80 horas de formação prática. As capacitações ocorreram nas cidades de Joinville (SC), Gravará (PE), Linhares (ES), Corumbá (MS), Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ), Pindamonhangaba (SP), Palmas (TO) e Lorena (SP). “Foi um semestre impactante para minha vida profissional. Conheci de perto projetos incríveis, que têm transformado o país a partir da educação, da proteção e da evangelização de milhares de crianças. O Capta Ação nasceu para reconhecer esse valor e oferecer ferramentas reais para garantir sua continuidade”, afirmou Sandra. Formação técnica e planos personalizados Durante as formações, cada equipe local foi orientada a construir um Plano Anual de Captação de Recursos, com base em um modelo estratégico composto por  10 etapas, dentre eles: um diagnóstico interno e externo da presença, análise FOFA (também conhecida como análise Swot), definição de metas e fontes de captação (pessoas físicas, jurídicas, governo e organismos internacionais), levantamento de estratégias, cronograma de ações, monitoramento e avaliação. Para as primeiras quatro obras (Joinville, Gravará, Linhares e Corumbá) os planos foram escritos e entregues até o início do mês de julho. As demais terão concluído seus documentos até o final do mês. A expectativa é que esses planos orientem ações concretas já no segundo semestre de 2025, com foco em editais de projetos governamentais, parcerias com as iniciativas pública e privada, campanhas de captação de recursos e fidelização de doadores. Produção de conhecimento e incidência institucional Um dos destaques do semestre foi a autoria do e-book “Diretrizes da Captação de Recursos para Obras Sociais Salesianas”, que está em fase final de revisão e será disponibilizado para todas as presenças da RSB como referência prática e formativa. Paralelamente, a gestora participou de dezenas de reuniões on-line, incluindo mentorias com as obras, encontros com a equipe RSB e articulações externas. Também representou a RSB em importantes eventos e fóruns nacionais, como o Festival ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e no GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) plataforma que visa fortalecer a filantropia e o investimento social privado no Brasil. Parcerias com empresas e poder público Outro pilar do Capta Ação foi a articulação com o setor empresarial e com gestores públicos, promovendo encontros e prospecções em várias regiões do país. Dentre os parceiros visitados estão empresas como WEG, Toyota, Eco Automação, Bayer e Unicesumar, além de órgãos governamentais, como secretarias de indústria e comércio e gabinetes parlamentares. Essas ações reforçam o compromisso da RSB com a diversificação das fontes de financiamento, ampliando as possibilidades de apoio à missão salesiana nas áreas da educação, assistência social, cultura e evangelização. Um caminho para o segundo semestre Com os resultados expressivos do primeiro semestre, o projeto Capta Ação inicia agora uma nova fase, que inclui a implementação e acompanhamento dos planos, capacitações complementares, fortalecimento da marca União Pela Vida (UPV) e articulação em rede entre as presenças. “Nossa meta é seguir juntos, com profissionalismo, paixão e fidelidade ao carisma salesiano, garantindo que nenhuma obra social fique para trás na formação em captação de recursos. Captação é missão, e nossa missão é transformar vidas”, conclui Sandra. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Inspetoria São João Bosco inaugura Centro Juvenil em Cachoeira do Campo com o Projeto Trampolim

O Centro Juvenil Dom Bosco em Cachoeira do Campo /MG iniciará as suas atividades no dia 13 de agosto às 14h, com o projeto Trampolim (Pré-aprendizagem) que tem como foco promover formação cidadã e profissional de 160 adolescentes e jovens para sua inserção no mundo do trabalho. O projeto Trampolim é gratuito, destinado à adolescentes entre 14 e 16 anos, residentes em Cachoeira do Campo e/ou subdistritos (Amarantina, Engenheiro Corrêa, Glaura/Soares, Miguel Burnier/Mota, Rodrigo Silva/Bocaina, Santo Antônio do Leite/Catete/Chapada e São Bartolomeu/Maciel), possibilitando a inserção destes, no mundo do trabalho de forma protegida. O início das aulas do projeto Trampolim será no dia 18 de agosto, em dois turnos de segunda à quinta, de 8h às 12h e de 13h às 17h, tendo como disciplinas introdução aos processos de administração e noções básicas de turismo e hotelaria. As inscrições para o projeto Trampolim podem ser feitas pelo formulário eletrônico até o dia 14 de julho e /ou presencialmente nos dias 15 e 22 de julho de 10h às 16h no Centro Juvenil Dom Bosco, endereço BR-356, 27 - Cachoeira do Campo, Ouro Preto – MG (Clique aqui para a lista de documentação). Mais informações sobre o Projeto Trampolim em Cachoeira do Campo pelo telefone (31) 98359-7732. Fonte: Assessoria de Imprensa da Inspetoria São João Bosco

Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras

Com entusiasmo, partilha e o brilho do protagonismo juvenil, foi encerrada, no dia 23 de junho,  a 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social, promovido no âmbito da Rede Salesiana Brasil. A formação, que ao longo de três módulos integrou teoria e prática educomunicativa nas obras sociais, chegou ao fim reunindo 13 participantes de 8 unidades sociais da Rede. O encontro final, correspondente ao Módulo III, foi conduzido pelo professor Joadir Foresti, que propôs um momento de avaliação e escuta ativa. Cada participante foi convidado a destacar as ações que mais lhe trouxeram satisfação e realização, sobretudo aquelas que envolveram a aplicação direta dos conhecimentos em Educomunicação junto aos educandos. Na primeira unidade deste terceiro módulo, realizada no primeiro semestre de 2024, foi abordado o tema Educomunicação e Cultura Digital, ministrado pelo professor Joadir Foresti. Já na segunda unidade, ministrada pela professora Carina Giunco, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Cooperação para o desenvolvimento com Enfoque Social. A terceira e última unidade abordou os parâmetros que servem como uma estrutura de referência para inovação e excelência em aprendizagem, ensino e liderança, conhecido como Parâmetros ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologias Educacionais). “Estou muito satisfeito com a realização desta terceira edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. Posso destacar, neste módulo específico, o entusiasmo pela educomunicação, especialmente pelo aprendizado que foi vivenciado em conjunto com as obras e colocado em prática com os educandos”, afirmou o professor Joadir. Durante os meses de formação, os participantes vivenciaram uma trilha de aprendizado que estimulou o uso da comunicação como ferramenta educativa, transformadora e participativa, alinhada aos valores do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A proposta se mostrou eficaz em despertar nos educadores sociais a importância da escuta, da produção colaborativa de conteúdos e da valorização das vozes juvenis. O Encontro de Encerramento foi marcado por depoimentos inspiradores, trocas ricas de experiências e a certeza de que a Educomunicação continua sendo um caminho estratégico para fortalecer a missão salesiana nas periferias existenciais. Entre os projetos apresentados, Amanda Murgo, da Obra Social dos Salesianos de São Carlos, destacou: “As metodologias ativas, nas quais os educandos são protagonistas do processo de aprendizagem, me inspiraram a elaborar atividades que apostassem em seu potencial criativo e promovessem a colaboração entre os adolescentes”. Foi a partir dessa proposta que nasceu a ideia do HidroCar, construído com materiais recicláveis. Outro exemplo veio de Ouro Preto (MG), onde Andréia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu o projeto Educomunicação e os ODS no Território. Nele, os educandos participaram de jogos, da dinâmica “ODS e meu território” — na qual identificaram ações reais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades —, além de exercícios reflexivos e mapas mentais. “Essa ação foi especialmente marcante porque uniu tecnologia, reflexão crítica e conexão com o território. Os educandos se mostraram protagonistas, conscientes e engajados com temas fundamentais para a transformação social”, completou a educadora. O projeto de Educomunicação em Ação Social reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação contínua de seus educadores sociais e com o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de vulnerabilidade social. Com mais esta edição concluída, a iniciativa reforça que comunicar é, também, educar com amor, à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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