Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval foi vivenciado de maneira especial por ex-alunos e Irmãs Salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). Dois grupos missionários, totalizando 47 jovens, deixaram suas cidades de origem para dedicar esses dias ao serviço, à convivência fraterna e ao anúncio do Evangelho, nas cidades de Aparecida e Leme, ambas no estado de São Paulo. Ali, os missionários viveram dias intensos de presença, serviço e partilha nas comunidades locais.
Com espírito de protagonismo, os ex-alunos das escolas de Ribeirão Preto, São Paulo, Araras, São José dos Campos, Santo André e Guaratinguetá, acompanhados pelas Irmãs Valentina Hurtado, Maria Aparecida Lopes e Lucia Aparecida dos Santos, assumiram a organização de diversas atividades voltadas às crianças, adolescentes e famílias das comunidades.
Na parte da manhã, as visitas às casas possibilitaram uma proximidade maior com as famílias, levando uma palavra de esperança, oração e escuta atenta por meio das bênçãos realizadas e contato com as famílias e suas realidades.
À tarde, os oratórios festivos reuniram muitos participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, oferecendo momentos de recreação, espiritualidade e convivência fraterna. As noites também foram marcadas por momentos de integração e alegria, preparados pelos próprios jovens missionários. Dinâmicas, músicas e encontros comunitários expressaram a beleza de viver o Carnaval de forma consciente e comprometida, mostrando que a verdadeira alegria nasce quando se escolhe amar e servir.
Ao longo da experiência, os missionários refletiram sobre o chamado que brota do carisma salesiano e sobre o sonho que continua inspirando gerações, iniciado por Dom Bosco e fortalecido pelo testemunho de Madre Mazzarello. Foi um tempo de renovar ideais, fortalecer laços e reacender o compromisso com a missão junto à juventude.
Mais do que uma atividade pontual, os dias vividos em Aparecida e Leme confirmaram que os ex-alunos seguem atuantes, acreditam na força do bem e na transformação que nasce do serviço generoso.
O Carnaval passou, entretanto, a experiência permanece como semente lançada no coração de cada missionário e de cada comunidade visitada, como partilham conosco os ex-alunos:
«Essa semana foi muito especial e importante para mim. Pude perceber como o carinho e a atenção de todos com os missionários foram verdadeiros gestos de acolhimento, fazendo-nos sentir parte de uma grande família. Foi lindo entender que podemos compartilhar Deus não apenas com palavras, mas também por meio dos nossos sentimentos, atitudes e de todo o cuidado oferecido com tanto amor. Saio desse momento muito mais madura, com o coração cheio de paciência, solidariedade e carinho fraterno. E, acima de tudo, com uma atenção ainda maior a Deus e à Sua presença em cada detalhe», é o que afirma Ana Carolina Silvério Fausto, Ex-aluna do Instituto Madre Mazzarello, de São Paulo capital.
A Ex-Aluna Mariana Mantovani, do Instituto São José, de São José dos Campos, afirma: «A missão com os ex-alunos foi uma experiência incrível. Foi muito legal conhecer ex-alunos de outras casas, com vivências diferentes, mas com a mesma essência e poder reviver ela. Desde o começo, a comunidade nos acolheu com muito carinho. As crianças no oratório, as conversas durante a bênção e as celebrações. Escutamos histórias cheias de fé, de união e de esperança que nos inspiraram a sermos melhores fora desse feriado. Passar o Carnaval em missão foi, sem dúvida, a melhor escolha que eu poderia ter feito. Voltei com o coração cheio de amor, gratidão e com a vontade de fazer sempre mais».
Carlos Eduardo de Souza Laureano, Ex-aluno do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto, também deixa sua mensagem: «Se eu pudesse resumir a semana de carnaval dos Ex-alunos em Leme em uma palavra, seria: Amor. Deus se faz no simples. E o simples é o Amor que entregamos e recebemos em uma troca genuína, seja nas visitas às famílias, nos sorrisos das crianças e no acolhimento de toda a comunidade».
Para Maria Isabella Batista, ex-aluna do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá, «desde que ingressei em um colégio salesiano, todo o carisma e acolhimento me tocaram profundamente. Minha primeira missão como ex-aluna foi durante o carnaval de 2024 em Araras, São Paulo. E a segunda também durante o carnaval em fevereiro de 2026, em Aparecida no Bairro São Francisco onde fui criada durante 15 anos. Quando comecei a realizar missões em 2022, o meu maior sonho era realizar uma missão na cidade onde morava, no bairro onde eu cresci. Em orações durante quatro anos, Deus escolheu o momento certo, as pessoas certas e o local perfeito para realizar um dos meus maiores sonhos. Nos quatro dias de missão, pude confirmar ainda mais como o carisma salesiano movimenta vidas, observando o lugar onde cresci e conheço a maioria das pessoas confirmei ainda mais como é possível transformar vidas em tão pouco tempo, levando a Palavra de Deus e o carinho que carregamos aos nossos irmãos. O sentimento é gratidão, por presenciar e ouvir relatos de tanto amor e comoção. Que nós ex-alunos nunca nos esqueçamos que o ser salesiano é permanente em nós e que podemos fazê-lo florescer no lugar onde estivermos e continuarmos juntos».
Agradecidos por mais um ano de experiência missionária neste tempo de carnaval, os Ex-alunos retornam para suas comunidades e realidades cheios de uma nova esperança nas sementes lançadas e pela vida doada e partilhada.
Fonte: Instituto Filhas de Maria Auxiliadora