ll assembleia jovem Yanonamƚ
14/08/2024

ll assembleia jovem Yanonamƚ

Jovens reunidos para a ll Assembleia Jovem Yanomami
Jovens reunidos para a ll Assembleia Jovem Yanomami

Entre os dias 09 e 11 de agosto de 2024 aconteceu na Missão Salesiana de Maturacá/AM a II Assembleia Jovem Yanonamɨ. Cerca de 300 participantes de seis comunidades da região do Rio Cauaburis e Afluentes (Maturacá, Nazaré, Inambú, Cachoeirinha, Mafi e Maiá), refletiram assuntos importantes para o bem viver juvenil, tendo como objetivos promover diálogo sociocomunitário (wã wayou); abordar assuntos desafiadores (wãrihito); definir estratégias para uma maior protagonismo dos jovens na comunidade; compromisso com a educação para a paz e solidariedade (puhi kuɨ).

A partir do tema JOVENS YANONAMƗ: construtores do diálogo, debateu-se os seguintes assuntos: As formas de comunicação tradicional yanonamɨ e a comunicação no mundo dos napë; Wãrihito: as drogas chegaram na aldeia, o que vamos fazer? O uso tradicional do pẽẽ e seus benefícios; Protagonismo juvenil yanonamɨ: estudo, profissionalização; Cuidados com a saúde, gravidez na adolescência; projeto de vida indígena.

A dinâmica do encontro seguiu a metodologia do escutar, refletir, agir e foi dirigida pelos jovens, com assistência do gestor escolar e professores. Assim, após um momento de palestra, eram formados grupos de trabalho que aprofundavam o debate, apresentando no final propostas de intervenções para a superação dos desafios encontrados.

Assessoraram o evento ex-gestores da Escola Imaculada Conceição, P. Raimundo Marcelo e P. José Reginaldo, a psicóloga do DSEI-Y Geana Luciano, a antropóloga Maysa Fernandes, o Ten. Maurício Narciso, Cmdt do 5° PEF, os professores Yanonamɨ Marcos Figueiredo e Rogério Lins. Contamos ainda com a presença do Padre Gabriel Romero, Conselheiro Geral Salesiano, três professores voluntários da Espanha, Cacique Miguel Figueiredo (Ariabú), Cacique Luciano Nascimento (Maiá), Tuxaua Sérgio (Maturacá), além de tantos outros Tuxauas, Hekuras, gestores e lideranças comunitárias.

Seguindo as orientações do Protocolo de Consulta, a preparação do encontro iniciou-se no mês de fevereiro com a realização de reuniões com a Associação Yanomami do Rio Cauburis e Afluentes (AYRCA), Associação das Mulheres Yanomami Kumirãyõma (AMYK) e Lideranças Tradicionais Yanonamɨ (LTY). Após a anuência das lideranças e definição de datas, aconteceram outras reuniões com jovens líderes para alinhar os objetivos da assembleia, temáticas e dinâmicas de participação.

No último mês a programação se intensificou com encontros formativos, visita as comunidades, realizadas pelo P. José Ivanildo e uma comitiva do Exército Brasileiro, formalizando o convite de participação aos parceiros e garantindo os recursos para o deslocamento até Maturacá.

Após a assembleia, serão compiladas as contribuições dos grupos de trabalho pela equipe de secretaria e publicada uma cartilha para uso escolar, especialmente nas disciplinas específicas do novo ensino médio que prestigiam as culturas locais, como: Direitos Indígenas, Língua Indígena, Bem Viver e Projeto de Vida.

Esta edição da Assembleia Jovem foi promovida pela Inspetoria Salesiana da Amazônia, coordenada pela Escola Indígena Imaculada Conceição e apoiada pela Rede Salesiana Brasil, Escola Nsr. de Guadalupe do Maiá, 5° PEF, AYRCA, AMIK e Lideranças Tradicionais Yanonamɨ.

ƚnaha Pëwë!

Obrigado!

Escrita por: Pe. José Ivanildo, missionário Salesiano

Mais Recentes

Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais de SP reúne lideranças para avaliação, planejamento e espiritualidade

Evento marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas A Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo realizou no dia 2 de dezembro, terça-feira, o Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais, que marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas.  O encontro teve início com um momento de acolhida e oração, recordando o tempo do Advento e convidando as obras sociais a colocarem a sua missão sob a proteção de “Jesus, Deus feito menino pobre”, enfoque espiritual que norteou todo o desenvolvimento do dia. Na pauta estratégica, foram apresentados e discutidos o Calendário Inspetorial 2026; o Manual de Indicadores para subsidiar o Plano Orgânico Local (POL); e as principais Diretrizes e Projetos para 2026. O objetivo foi alinhar práticas, fortalecer processos e garantir a continuidade da missão educativa e evangelizadora da ISSP. Durante o almoço e a confraternização, os participantes refletiram ainda sobre os seus desejos e intenções para o próximo ano, favorecendo um ambiente de fraternidade e partilha. Carisma e Presença O momento de espiritualidade, conduzido pelo Padre Agnaldo e realizado na Cripta do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aprofundou a compreensão do papel do gestor salesiano. A reflexão destacou que o diretor é o primeiro animador do carisma na casa e que a missão salesiana exige presença, cuidado e discernimento. Cada decisão deve responder à pergunta: “Esta escolha aproxima ou afasta a obra do carisma salesiano?”. Como gesto simbólico, cada casa apresentou um objeto representando a sua obra, colocado diante do altar como sinal de compromisso e identidade. O encontro foi encerrado com renovado entusiasmo pela missão e com a reafirmação da ISSP com o compromisso de uma gestão fiel ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, marcado pela caridade pastoral, competência, corresponsabilidade e dedicação aos jovens. Inspetoria Salesiana da São Paulo  

Obra Social Salesiana realiza doação de Kits de livros para Creches da Rede Municipal de Araras

A Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), de Araras (SP), realizou uma ação muito especial neste fim de ano: a entrega de mais de 200 kits de livros infantis para crianças das creches da rede municipal de Araras. Cada kit continha quatro livros, selecionados com carinho para incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância. A entrega contou com a presença do querido MILO, o mascote oficial do Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF. O leão simpático e apaixonado por livros fez a alegria da garotada, levando diversão, carinho e inspirando o gosto pela leitura. As visitas foram realizadas em duas escolas. A primeira parada foi na EMEI Professora Adélia Quintiliano Moreira, onde as crianças que participam das atividades da OSAF no CICA – Centro de Integração e Cidadania de Araras, no bairro Milton Severino, juntamente com a turma de educandos da manhã da OSAF, participaram da entrega dos kits. O momento contou com a presença da Irmã Valentina, dos estagiários de Psicologia da FHO – Fundação Hermínio Ometto, e do educador Rafael, idealizador do projeto MILO e articulador de toda a ação junto aos educandos. A segunda entrega aconteceu na E.M.E.I.E.F. Ignácio Zurita Neto, escola localizada no mesmo bairro da OSAF. Foi uma visita especial, pois muitos dos adolescentes atendidos pela instituição estudaram ali na infância. Eles participaram com orgulho da atividade, acompanhados pelo coordenador de projetos Carlos e pelo educador Rafael, que também esteve presente acompanhando e apoiando a ação. Em todas as salas visitadas, o clima foi de festa: as crianças ficaram encantadas com os presentes e vibraram com a visita do leão leitor, tornando cada encontro ainda mais marcante. O MILO é um evento literário que acontece na OSAF há três anos, promovendo atividades para aproximar os educandos do universo da leitura. Em 2024, o projeto ganhou uma edição especial de Natal, levando livros, alegria e imaginação para além dos muros da instituição. A montagem e a entrega dos kits foram realizadas pelos próprios educandos da OSAF, que participaram ativamente de todo o processo, orientados e motivados pelo educador Rafael, reforçando valores como trabalho em grupo, solidariedade e responsabilidade social. Ler dá asas à imaginação. Foi com esse espírito que a OSAF contribuiu para levar mais conhecimento, alegria e encantamento às crianças de Araras. Inspetoria Nossa Senhora Aparecida  

12ª edição do Dia de Doar promove a generosidade entre os brasileiros

Data comemorada em 02 de dezembro traz expectativa de crescimento para a onda de doações se espalhar por mais municípios do país Todos os anos, desde 2013, acontece o Dia de Doar no Brasil. E neste ano, a 12ª edição vai acontecer em 02 de dezembro. A data tem o objetivo de incentivar o país a ser mais generoso e solidário, mobilizando pessoas físicas, empresas e campanhas comunitárias para arrecadar recursos e aumentar o impacto positivo de organizações do terceiro setor. A data visa estimular a doação de pessoas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo a cultura da doação no cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações virtuais ou presenciais. A expectativa é que milhões de pessoas sejam estimuladas no país para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Na última edição, milhões de pessoas de diversas cidades de todas as regiões do país se envolveram com a mobilização do Dia de Doar, totalizando 80 campanhas comunitárias e arrecadando mais de 5 milhões de reais em doações. Em 2025, a expectativa é que a iniciativa atinja um número maior de  pessoas em mais municípios brasileiros. Para isso ocorrer, diversas empresas entraram na iniciativa e realizarão ações em seus espaços, visando mobilizar sua equipe e clientes. Além disso, terá a participação de campanhas comunitárias, que no ano passado contabilizaram 80 em todo o país. Para acessar o site e conferir a mais próxima da sua região, acesse www.diadedoar.org.br e confira endereços e cronograma. Como surgiu o Dia de Doar O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol. No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia. Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br, pelo email contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar.  Sobre o Dia de Doar A ABCR é a representante do #GivingTuesday no Brasil e lidera o Dia de Doar desde 2013, como parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Em 2022, o Dia de Doar engajou milhões de pessoas para celebrar a generosidade em diversas partes do Brasil. A página do Dia de Doar na internet é http://www.diadedoar.org.br e as redes sociais são todas @diadedoar.   Associação Brasileira de Captadores de Recursos

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil