Os missionários salesianos que atuam na Amazônia, Brasil, agora podem chegar mais facilmente às aldeias mais remotas para prestar cuidados e assistência pastoral à população local, graças aos novos motores para barcos, adquiridos graças ao financiamento de Salesian Missions - Procuradoria Missionária Salesiana - com sede em New Rochelle-NY, nos EUA.
A doação beneficiou mais de 1000 jovens e suas respectivas famílias, residentes na região brasileira do Alto Rio Negro. Trata-se, em particular, de moradores das comunidades de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, ambas muito distantes da sede salesiana e de difícil acesso. Graças aos novos motores, os salesianos podem chegar mais facilmente às comunidades para visitar as famílias, identificar os problemas que enfrentam, orientá-las, informá-las e encaminhá-las aos serviços necessários. Os salesianos podem oferecer formação aos Agentes Pastorais e preparar jovens e adultos para receber Sacramentos.
Os salesianos apoiam a região indígena fornecendo suporte e trabalhando por atender às necessidades básicas e garantir acesso à educação/instrução. O local, de fato, ainda enfrenta o desafio – compreensível – da falta de estradas. Consequentemente, o apoio necessário é realizado por meio de pequenos barcos que transportam os missionários a vários locais remotos. A compra dos motores trouxe segurança, conveniência e confiabilidade nas viagens rumo às atividades realizadas pelos salesianos na região.
“Os Agentes das comunidades locais estão mais satisfeitos pelo aumento do número de visitas. E os sacerdotes se sentem mais confiantes no desempenho da sua missão. Antes, com motores velhos, os percursos eram mais arriscados”, explica um dos religiosos.
De acordo com o Banco Mundial, a pandemia do COVID-19 teve um impacto devastador no Brasil, triplicando o nível de pobreza em 2021. Quase 17 milhões de pessoas caíram na pobreza no primeiro trimestre do ano em questão; e a taxa de pobreza é agora mais alta do que há uma década. Os pesquisadores estimam que 12,8% da população do Brasil - cerca de 27 milhões de pessoas - vivem abaixo da linha da pobreza.
Fonte: Agência Info Salesiana - ANS