05/12/2023

O sucesso do Dia de Doar UPV 2023

O sucesso do Dia de Doar UPV 2023

Para continuar levando ajuda às mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens atendidos diariamente nas mais de 100 obras sociais salesianas de todo o país e conseguir ampliar ainda mais esses atendimentos, a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do seu setor de Captação de Recursos, a União pela Vida (UPV), aderiu à campanha mundial “Dia de Doar” com o nome: “Dia de Doar UPV”. A ideia deste ano, em consonância com a campanha mundial, foi além e trouxe um enfoque especial na perspectiva socioambiental. Inspirados pela missão da Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América) e do Movimento Laudato Si', busca-se não apenas promover a doação, mas também ressaltar a importância da responsabilidade com o meio ambiente nas ações cotidianas.

Em 2023, toda culminância das ações de animação e divulgação do trabalho transformador das obras sociais salesianas aconteceu na terça-feira (28), com a celebração de todas as movimentações feitas localmente em prol da Ação Social Salesiana em rede no Brasil.

“A proposta deste ano do Dia de Doar UPV, contribuiu para promover e fortalecer a reflexão sobre nossa responsabilidade com o cuidado da Casa Comum. Geralmente falamos em sustentabilidade financeira, mas hoje não podemos deixar de ter a clareza de que o conceito de sustentabilidade é bem mais amplo. Pude ver ao longo da campanha muitas iniciativas que aproximaram as obras e seus benfeitores de ações concretas como resposta aos apelos do Papa Francisco e isso é um grande ganho para nossa ação social no Brasil”, comenta a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

 

SUBSÍDIOS E FORMAÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE 

Com o apoio da Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América) e do Movimento Laudato Si', a Rede Salesiana Brasil disponibilizou diversos momentos de formação e materiais de embasar e apoiar as ações locais de captação de recursos, além de disponibilizar uma campanha de marketing produzida pela equipe de Comunicação da RSB para impulsionar a divulgação do bem que é feito diariamente dentro das obras sociais salesianas.

“Este ano foi bem desafiador, mas muito rico e cheio de novidades. Aliamos pautas importantes este ano como a doação e sustentabilidade. Certamente conseguimos atingir muitas metas em toda a nossa Rede, principalmente no que diz respeito à cultura de doação, ao voluntariado e à conscientização sobre o cuidado com a Casa Comum”, salienta o Captador de Recursos da RSB, Phelipe Sales. 

Todos os esforços trouxeram grandes resultados para a Ação Social da RSB. Superando as arrecadações de 2022, este ano, no período de 1 mês, foram arrecadados mais de R$ 3.146.421,46 em doações, além de: 

124.352 kg de alimentos;

6.286 horas de voluntariado;

133.641 Famílias atendidas.

 

Confira como foi o Dia de Doar UPV em algumas Obras Sociais Salesianas do Brasil:

 

CASA MAMÃE MARGARIDA, MANAUS (AM)

A Casa Mamãe Margarida, aderindo à Campanha Dia de Doar UPV, vem alavancando as ações internas para divulgação do trabalho transformador oferecido pela obra social salesiana às meninas manauaras. “A partir dos encontros e formações com a equipe da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, mobilizamos nossos colaboradores a se desafiarem com a Campanha do Dia de Doar UPV. Com isso, estamos empenhados na divulgação em nossa cidade para sensibilizar as pessoas e empresas sobre a importância de se doar e doar para o outro que mais precisa”, comenta Kelly Cristina.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

ORATÓRIO DIÁRIO MADALENO MORANO, BARBACENA (MG)

Com um espírito de entusiasmo e alegria, toda a equipe envolvida na Campanha do Dia de Doar UPV iniciou, a partir de 17 de setembro deste ano, diversas ações e práticas em prol dos atendidos e atendidas do Oratório. Entre essas ações, destacam-se o plantio de uma horta, a Horta S; a realização da rifa de uma bicicleta doada por uma madrinha e benfeitora do Oratório; um almoço solidário em parceria com as famílias da obra social e acolhidas, além do retiro anual de conscientização sobre a sustentabilidade de forma integral e o cuidado com a Casa Comum.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

INSG CASTELO, MACAÉ (RJ)

Todo mundo tem aquela peça de roupa que não serve mais, certo? E foi pensando nisso que as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG Castelo), em Macaé (RJ), realizaram o Brechó Sustentável, com o intuito de realizar a troca de roupas, acessórios e brinquedos entre os estudantes. A proposta está alinhada ao material didático da Coleção Nautas, da Editora Edebê, com a supervisão das professoras Sara Rocha e Rejany Andrade. “A ideia dessa atividade é fazer com que os alunos reflitam melhor sobre o consumismo, entendendo a relação entre a cultura vivida e os recursos sociais, sobretudo dos modos de vida de cada ser humano”, conta Rejany.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

ORATÓRIO DOM BOSCO, JABOATÃO DOS GUARARAPES (PE)

No último dia 09, o Oratório Dom Bosco, em Joaboatão dos Guararapes (PE), realizou uma ação de conscientização ambiental envolvendo seus atendidos e atendidas em uma série de atividades educativas e práticas para promover a importância da preservação do meio ambiente dentro da comunidade local.

Sob a orientação das educadoras Camila Nayanne, Elaine Cristina e Sueine Campos (Voluntária) as crianças embarcaram em uma jornada de descobertas, explorando temas cruciais como lixo, descarte responsável e o tempo de decomposição de materiais. A iniciativa visava não apenas informar, mas também incentivar a ação prática em prol de um ambiente mais saudável à luz do Dia de Doar UPV 2023.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, OURO PRETO (MG)

“Movidos pela Campanha do Dia de Doar UPV, que neste ano vai além de fomentar a solidariedade, inspirados na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, visa promover a conscientização da importância do cuidado com o Meio Ambiente e alertar sobre os problemas ambientais que afetam o nosso planeta. Sendo assim, decidimos dar continuidade no cuidado e preservação do parquinho, optando por revitalizá-lo. Este espaço é mais do que um local que proporciona momentos felizes, é um contato direto com a natureza que merece ser preservado”, comenta a ex-educanda, Secretária e Referente de Comunicação da Obra Social Salesiana, Karislaine Tereza Freitas.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

CENTRO JUVENIL MARIA AUXILIADORA, PENEDO (AL)

O Dia de Doar UPV continua mobilizando o Brasil com doações e gestos de solidariedade. No último sábado (25), os estudantes do 8º período do curso de Administração da Faculdade Raimundo Marinho promoveram uma ação solidária que foi além dos livros e salas de aula. Em um esforço conjunto, os universitários dedicaram seu tempo e energia para arrecadar doações de alimentos em prol da Obra Social Salesiana Centro Juvenil Maria Auxiliadora, em Penedo (AL), idealizada pela Ir. Paula.

Confira a matéria completa clicando aqui.

 

28 DE NOVEMBRO: DIA DE DOAR UPV

As presenças Salesianas, alinhadas com a preocupação ambiental e em sintonia com a Campanha do Dia de Doar UPV, demonstraram seu apoio à causa a partir de ações e projetos desenvolvidos localmente pelo Brasil e, como um ato concreto para chamar a atenção da população para o cuidado com a Casa Comum, houve uma comoção nacional para iluminar imagens, monumentos e fachadas com a tonalidade verde. Essa ação visa contribuir para a construção de um mundo mais sustentável, inspirando ainda a força coletiva de cuidado com o meio ambiente.

Conheça os locais iluminados clicando aqui.

 

O QUE É A UPV? 

A União Pela Vida (UPV) é o meio pelo qual a Ação Social da Rede Salesiana Brasil arrecada fundos para apoiar as mais de 100 obras sociais espalhadas pelo país que, atualmente, beneficiam mais de 80 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, assim como suas respectivas famílias, possibilitando a formação de "bons cristãos e honestos cidadãos".

Para contribuir com as obras sociais salesianas do Brasil sem sair de casa, basta acessar o site oficial da União Pela Vida (UPV) ou voluntaria-se na obra social mais perto de você pelo link rsb.org.br/social/onde-estamos

Ainda é possível doar diretamente para a conta da UPV:

AG: 3100 | CC: 130652744 | Banco: Santander | CNPJ: 14848417000113 | Rede Salesiana Brasil

Ou pela Chave PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil participa do 13º Congresso GIFE, em Fortaleza

Evento reúne especialistas para repensar a filantropia e o investimento social privado no Brasil De 7 a 9 de maio, a cidade de Fortaleza (CE) é sede do 13º Congresso GIFE, um dos mais importantes encontros sobre filantropia e investimento social privado (ISP) no país. O evento reúne organizações, lideranças e especialistas para refletir sobre os caminhos do setor na promoção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável. A Rede Salesiana Brasil (RSB) marca presença nesse espaço de diálogo e construção coletiva, representada por Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora Executiva da RSB, e por Sandra Sahd, Gestora de Projetos de Captação de Recursos. Ao falar sobre a importância da representação da RSB no evento, Ir. Silvia Aparecida disse que “é fundamental que estejamos nesses espaços de escuta e influência, contribuindo com a força da nossa missão educativa para a transformação social.” Sandra Sahd, por sua vez, nos explicou que “participar do Congresso GIFE é uma oportunidade de aprender com outras iniciativas e fortalecer a cultura da captação como meio de garantir a sustentabilidade e o impacto das nossas obras sociais.” Sob o tema "Quem decide o futuro do investimento social privado e da filantropia?", o Congresso GIFE propõe um debate essencial: quem acessa recursos, define prioridades e constrói soluções? Para os organizadores, é preciso avançar além do repasse de verbas, promovendo a desconcentração de poder, conhecimento e riquezas, e ampliando o protagonismo das organizações da sociedade civil. Durante os três dias de programação, os participantes discutem formas de fortalecer as OSCs, ampliar o apoio às suas ações, garantir equidade de gênero e raça, além de incentivar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e democrático. Temas diretamente conectados com a missão da RSB, que acredita na educação evangelizadora e transformadora como instrumento de justiça social. A presença da RSB no Congresso reforça seu compromisso com a construção de redes e parcerias que potencializam o impacto social, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos valores do carisma salesiano. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Gestora de Captação de Recursos da RSB participa do FIFE 2025 e afirma: “Sem gestão, não há captação”

Presença da Rede Salesiana Brasil reforça o compromisso da instituição com a excelência na gestão e sustentabilidade do Terceiro Setor A Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirmou seu protagonismo no Terceiro Setor durante o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE 2025), realizado em Curitiba (PR), entre os dias 08 e 11 de abril. Representando a instituição, a gestora de Captação de Recursos, Sandra Sahd, participou de atividades formativas e de articulação estratégica com especialistas de todo o Brasil e da América Latina. Em sua participação, Sandra foi enfática ao ressaltar a importância da governança nas organizações sociais: “Sem gestão, não há captação. A sustentabilidade financeira começa com uma gestão comprometida, ética e eficiente. É ela quem sustenta os projetos, atrai parcerias e transforma intenções em impacto real.” O FIFE é reconhecido como o maior e mais respeitado evento de gestão para o Terceiro Setor no país. Promovido pela Rede Filantropia, o encontro chega à sua  décima segunda edição em 2025, reunindo profissionais das áreas de captação, comunicação, contabilidade, legislação, inovação social, entre outras. A participação da RSB neste espaço reforça seu compromisso com a excelência institucional e com a profissionalização das práticas que garantem a continuidade e o fortalecimento de sua missão educativa, evangelizadora e social. A RSB atua em mais de 100 obras sociais em todo o Brasil, oferecendo desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e dignidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, exclusão e violência. ​  Além disso, desde 2019, a RSB arrecadou mais de R$ 1 milhão por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, beneficiando aproximadamente 3.000 pessoas diretamente em projetos culturais e sociais. ​  A Rede Salesiana Brasil é referência nacional pela seriedade e impacto de suas ações, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em todas as regiões do país.  

Programa de Aprendizagem Salesiano e o enfretamento do trabalho infantil no Brasil

O Brasil ainda enfrenta desafios significativos no combate ao trabalho infantil. Segundo dados do IBGE, mais de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão em situação de trabalho infantil, privando-se do direito à educação, ao lazer e ao desenvolvimento integral. Esse cenário reforça a importância de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Salesiano, que tem sido um agente transformador na inclusão de jovens no mundo do trabalho de maneira digna e protegida. Dom Bosco, no século XIX, testemunhou as condições precárias enfrentadas pelos jovens trabalhadores em Turim. Muitos deles eram explorados em fábricas e oficinas, sem acesso à educação ou qualquer proteção. Sensibilizado por essa realidade, Dom Bosco criou escolas profissionais e oficinas, oferecendo formação técnica e humana, garantindo que os jovens tivessem oportunidades reais de crescimento. Seu legado permanece vivo, inspirando o trabalho salesiano no mundo todo. Na Inspetoria São João Bosco, o Programa de Aprendizagem Salesiano segue os princípios deixados por Dom Bosco. Ele atua na formação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Esse programa está alinhado à Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que exige que empresas de médio e grande porte contratem jovens aprendizes, assegurando-lhes formação teórica e prática. Dentre os diferenciais do programa, destacam-se: · Formação Integral: além da capacitação técnica, os jovens recebem suporte educacional, orientação vocacional e formação humana. · Parcerias com Empresas: permitindo que os aprendizes tenham uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Podemos citar algumas · Acompanhamento Personalizado: garantindo que cada jovem tenha um suporte adequado em seu desenvolvimento. Ao oferecer oportunidades seguras de aprendizagem, o programa combate diretamente o trabalho infantil. Jovens que poderiam estar em ocupações precárias encontram, na formação salesiana, um caminho de crescimento e emancipação. Além disso, o programa atua na conscientização das famílias e da sociedade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil. O compromisso salesiano com a juventude vulnerável segue firme, inspirado no legado de Dom Bosco. O Programa de Aprendizagem Salesiano não apenas profissionaliza jovens, mas também os protege da exploração e lhes oferece um futuro promissor. Seguir nessa missão é um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e promovidos. Conheça o CESAM: Programa de Aprendizagem Salesiano - O Programa de Aprendizagem Salesiano (CESAM) é uma organização sem fins lucrativos, mantida pela Inspetoria São João Bosco / Salesianos, que desenvolve um programa pioneiro na formação de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho. Foi fundado em 1973 e tem atuação em 4 estados brasileiros (Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal).   O principal serviço ofertado às empresas parceiras é o Programa de Aprendizagem que promove o desenvolvimento de habilidades e competências, favorecendo a autonomia, a cidadania e o protagonismo de adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal, promovendo a inclusão no mundo do trabalho.  ‍Esse artigo foi elaborada pela Carolina Neves, gerente de Ação Social da Inspetoria São João Bosco. Obras Sociais Salesianas que realizam o trabalho de aprendizagem no Brasil Estado Obra Social Amazônia Pró-Menor Dom Bosco Distrito Federal Cesam/ DF Espírito Santo Cesam/ES Goiás Cesam/GO Mato Grosso do Sul Centro Juvenil Jesus Adolescente Mato Grosso do Sul Cidade Dom Bosco Mato Grosso do Sul Salesianos Ampare Minas Gerais Cesam/MG Pará Escola Salesiana do Trabalho Paraná Instituto Assistencial Dom Bosco Paraná Instituto Salesiano de Assistência Social Pernambuco Escola Dom Bosco Recife Rio Grande do Norte Centro Educacional Dom Bosco/Gramoré-RN Rio Grande do Sul Associação de recuperação do menor - Novo Lar Rondônia Centro Educativo Dom Bosco Santa Catarina Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação São Paulo Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba - Projeto Jatai São Paulo Centro de Estudos do Menor São Paulo Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco (Casa de Dom Bosco) São Paulo Centro Social da Paróquia Santa Luzia São Paulo Instituto Dom Bosco São Paulo Obra Social Dom Bosco, Itaquera

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil