01/04/2022

Obra Social Salesiana promove circulação teatral

Obra Social Salesiana promove circulação teatral

Em 2022, a obra social salesiana Fundação Menino Jesus, em Ponte Nova (MG), se lança a uma nova oportunidade, advinda das leis de incentivo. Mantendo seu compromisso de promover e incentivar a autoestima por meio da arte, a instituição inicia uma circulação teatral que vai além de textos e performances, ancorando nas virtudes o cerne de sua essência. Para ensinar, explicar e exemplificar a humanidade, a sabedoria e a responsabilidade humana, o primeiro ciclo de seu primeiro projeto cultural, Teatro das Virtudes em Ponte Nova, acontece entre os dias 28 e 30/03. A instituição recebe uma sessão e uma peça — que pode ser O Homem, A Rainha Sábia ou Eureka — com tradução simultânea em libras para inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

 

Por definição, virtude é a conformidade com o bem. Portanto, as peças revelam-se como um exercício lúdico da prática de cada um dos conceitos, referenciando tudo o que é positivo (seja algo natural, seja algo adquirido) para a formação do caráter e o desenvolvimento humano. É exatamente isso o que pauta o trabalho de Sandra Sahd, escritora dos livros que baseiam as peças. Desde 2019, autora e atores ultrapassam os limites de Campinas (SP) para disseminar as virtudes para outros públicos de outras cidades brasileiras. “Fomentar as virtudes é uma construção diária e quase sempre difícil de ser vista, justamente por trabalhar com conceitos que tocam as pessoas de forma subjetiva. Partimos de um conceito que, sim, tem um significado objetivo, mas também potencializa as emoções que surgem a partir daquilo que se interpreta. E nada melhor do que usar a arte para transmitir significados, sendo ela um importante veículo para a divulgação, expressão e problematização das pautas do dia a dia. Para além desse pano de fundo, trazer os teatros para Ponte Nova foi uma decisão única e exclusivamente embasada no trabalho que a Fundação Menino Jesus já realiza e que é pura essência de virtude ”, pontua a autora Sandra Sahd.

 

O projeto ainda fará outras três apresentações em escolas públicas da cidade, além de um grande espetáculo — também gratuito e aberto ao público. Cada escola visitada ainda receberá um kit com livros de Sandra para enriquecer o acervo bibliotecário local. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Teatro das Virtudes em Ponte Nova é uma iniciativa da Fundação Menino Jesus, realizada pelo Ministério do Turismo (via Secretaria Especial de Cultura), com produção de Sandra Sahd e patrocínio das empresas Bartofil e Bradesco. O projeto conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Comunicação de Ponte Nova.

 

 CONHEÇA AS PEÇAS 

 

O HOMEM + Virtude da Humanidade - Narra a história de um homem que encontra uma lâmpada maravilhosa; dentro dela sai uma “gênia' disposta a realizar um desejo. Porém, para ter seu pedido realizado, o homem precisa provar que é uma pessoa verdadeiramente boa — condição precípua para ter aquilo que quer. Durante a peça, ele revê algumas ações de seu passado que deixam claras as oportunidades que perdeu para agir de maneira positiva com o próximo. Isso o faz refletir sobre as ações que são realmente importantes, De forma dinâmica, poética e lírica, a peça nos convida a reviver nossas ações passadas e agir de forma mais positiva e construtiva no presente, destacando a virtude da humanidade como elo de empatia para com o próximo.

 

A RAINHA SÁBIA + Virtude da Sabedoria - O espetáculo narra a difícil tarefa de uma rainha que precisa escolher o sucessor de seu administrador real. Para isso, ela seleciona três candidatos que serão testados em relação à sua honestidade, integridade e ética. De maneira leve e divertida, o espetáculo apresenta as diferentes oportunidades que os personagens da trama tiveram para utilizar suas virtudes, gerando uma reflexão sobre o que vale a pena sacrificar para se atingir um objetivo. A sabedoria é a virtude trabalhada nesta peça.

 

EUREKA + Virtude da Responsabilidade - Discutindo a responsabilidade nas relações interpessoais, a peça interliga a história de um doutor que dá vida a uma menina-robô, com a de um casal que não pode ter filhos e entra na fila de adoção. Abordando a responsabilidade e a importância dos laços que criamos nas relações cotidianas, o espetáculo revela como a menina encara os desafios de qualquer criança normal — como descobrir o mundo que a cerca dentro e fora de casa, o desafio de lidar com suas limitações e como reagir de maneira saudável com o mundo que vivemos. Repleta de momentos emocionantes e profundos, a peça nos convida a refletir melhor sobre o cuidado que precisamos ter conosco e com as pessoas que estão a nossa volta.

 

  

 

 SERVIÇO 

 

Local: Teatro das Virtudes em Ponte Nova (Ciclo 1)

Peças: O Homem, A Rainha Sábia e Eureka

Local: Escola Municipal Otávio Soares | Pç. Getúlio Vargas, 38, Centro — Ponte Nova/MG

Data e Hora: Segunda-feira, 28 de março de 2022, às 14h

 

Local: Escola Municipal Senador Miguel Lana | R. Tocantins, 60, São Pedro — Ponte Nova/MG

Data e Hora: Terça-feira, 29 de março de 2022, às 14h e Quarta-feira, 30 de março de 2022, às 08h

 

Os eventos são gratuitos e abertos ao público

 

 SOBRE A FUNDAÇÃO MENINO JESUS 

 

Presente há 72 anos na cidade de Ponte Nova, a Fundação Menino Jesus contribui para a formação cidadã de crianças, adolescentes, jovens e famílias de todos os segmentos sociais, de maneira especial àquelas em situação de vulnerabilidade. Inserida em diversos contextos socioculturais, há mais de 15 anos oferece o projeto NASCER, o qual promove atividades de incentivo à autoestima através da educação pela arte e pelo atendimento de qualidade.

 

Sabia que você pode contribuir com as ações da obra social salesiana Fundação Menino Jesus, em Ponte Nova (MG), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Obra Social Salesiana Fundação Menino Jesus, Ponte Nova (MG)

Mais Recentes

Obra Social de São Paulo promove curso de introdução ao hidrogênio verde

Iniciativa proporciona formação profissional, emprego e renda para jovens e adultos residentes em Conjuntos Habitacionais na Zona Leste da capital A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) participou, nesta quarta-feira (11), da aula magna do Curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, uma iniciativa do Projeto Zona Leste Somos Nós, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e pela CDHU. A palestra foi realizada em parceria com a Obra Social Dom Bosco. O presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e o professor José Luiz Portella, que desenvolve o projeto Zona Leste Somos Nós, ministraram os conteúdos aos alunos.  Reinaldo Iapequino parabenizou as ações em andamento promovidas pelo Projeto Zona Leste Somos Nós e pela Obra Social Dom Bosco e reiterou o apoio da CDHU, sempre que possível e dentro dos modelos de negócio da Companhia, para auxiliar em causas importantes para a região. "A CDHU adere à causa de trazer empregos ou criar condições para que empregos qualificados sejam gerados na Zona Leste. A Companhia não tem só a missão de produzir habitação, então, com o apoio dos trabalhos das equipes sociais, vemos como podemos auxiliar, pois fazer habitação é também promover o desenvolvimento social", disse.   Nascido e criado na Zona Leste, o presidente da Companhia também desejou que os alunos aproveitem muito a oportunidade de realizar esse curso e desenvolver a região. "Esse aprendizado levará vocês para um mundo diferente e vai elevar a Zona Leste para um patamar diferente. Para isso, colocamos nosso esforço para que consigamos proporcionar e acelerar mais oportunidades como as que eu tive", finalizou.  O professor José Luiz Portella, por sua vez, explicou que o Projeto Zona Leste Somos Nós têm trabalhado em diversas ações, visando ao desenvolvimento econômico e social da região: "A Zona Leste sempre foi tratada com uma zona de passagem que não retém a sua riqueza, e é exatamente isso que o Projeto Zona Leste Somos Nós quer mudar: gerar empregos qualificados e que essa renda gerada permaneça por aqui. Já temos projetos em andamento, entre eles, essa formação em curso", explicou.  A primeira turma do curso de hidrogênio verde terá início no final do mês de setembro com 20 alunos que são moradores de um Conjunto Habitacional da CDHU em Itaquera. Será a primeira vez em que o ensino da produção de hidrogênio por meio de fontes renováveis de energia acontecerá fora das universidades.   Fonte: Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) 

Dia Nacional da Pastoral da Criança: Um compromisso com a vida e a esperança

Hoje, recordamos e celebramos o Dia Nacional da Pastoral da Criança, uma data que nos convida a refletir sobre o compromisso de cuidar e promover a dignidade da infância. Inspirada no Evangelho e no amor de Jesus pelos pequenos, a Pastoral da Criança é uma expressão concreta da missão da Igreja em acompanhar as crianças e suas famílias, especialmente as mais vulneráveis, em busca de uma vida plena. Fundada em 1983 pela Dra. Zilda Arns Neumann, a Pastoral da Criança tornou-se um símbolo de cuidado, fé e transformação social, utilizando métodos simples, como a educação alimentar, o acompanhamento da saúde e a formação espiritual. Este trabalho, que já impactou milhões de crianças em todo o Brasil, é um verdadeiro testemunho de amor ao próximo. “A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”, disse Dra. Zilda Arns, ao falar da pastoral. Na espiritualidade salesiana, que também tem como prioridade a educação e a evangelização da juventude, encontramos um profundo eco na missão da Pastoral. Assim como Dom Bosco acreditava que "não basta amar os jovens, é necessário que eles saibam que são amados", a Pastoral da Criança nos ensina que cada gesto de cuidado e atenção pode ser a semente de um futuro de esperança. Que este dia nos inspire a renovar nosso compromisso com a infância e a fortalecer redes de solidariedade que transformem realidades. Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda por todas as crianças e pelas famílias atendidas por esta obra tão significativa. Para conhecer mais sobre a pastoral,  "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena.” Dra Zilda Arns. Angélica Novais da comunicação da RSB

Solidariedade em ação: Dia de Doar movimenta a Rodoviária de Brasília

Com apoio da Rede Salesiana Brasil, o evento destacou o impacto da doação na transformação social No dia 3 de dezembro, a Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, foi o palco do Dia de Doar DF 2024, organizada pelo núcleo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos do Distrito Federal - ABCR/DF , um evento que celebrou a cultura da solidariedade e reforçou o impacto da doação na transformação de vidas. Com a participação de mais de 30 organizações da sociedade civil, incluindo a Rede Salesiana Brasil (RSB), a ação promoveu o engajamento da comunidade local e destacou o papel fundamental das iniciativas sociais no fortalecimento da cidadania. “Foi emocionante ver tantas pessoas mobilizadas em prol de uma causa tão importante. Este evento reforçou o poder da união e mostrou que cada doação pode gerar impactos reais na vida de quem mais precisa,” afirmou Phelipe Sales, Captador de Recursos da RSB. “A cada edição, vemos a campanha crescer em impacto e abrangência, e isso é fruto do trabalho coletivo e do compromisso com a solidariedade”, completou. Durante o evento, representantes das entidades presentes compartilharam histórias inspiradoras e destacaram os benefícios concretos da cultura de doação. Além disso, a campanha se expandiu para outros estados, iluminando monumentos como a estátua do Padre Cícero, no Ceará, que brilhou em verde em homenagem ao Dia de Doar, fruto da uma parceria com a RSB e Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na cor laranja. A celebração do Dia de Doar incluiu também o lançamento do documentário “DOAR”, disponível na Globoplay, que trouxe histórias de vidas transformadas graças a gestos de generosidade. O filme reforçou a mensagem de que a doação não é apenas um ato de caridade, mas um compromisso com o cuidado mútuo e a construção de um futuro mais justo. Segundo os organizadores, para os próximos anos, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance da campanha, envolvendo um número maior de organizações e implementando estratégias inovadoras para atrair diferentes públicos. "O Dia de Doar é muito mais do que uma campanha. Ele é um convite para todos participarem de uma corrente do bem, onde cada gesto, por menor que pareça, tem o poder de transformar vidas,” concluiu Phelipe Sales. Com iniciativas como esta, a Rede Salesiana Brasil, a partir do movimento União pela Vida com a campanha do  Dia de Doar, reafirma seu papel de inspirar a generosidade e promover a solidariedade como pilares fundamentais para uma sociedade mais humana e solidária. Angélica Novais da comunicação da RSB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil