Obra Social Salesiana Recebe Apoio do Criança Esperança
17/08/2023

Obra Social Salesiana Recebe Apoio do Criança Esperança

Obra Social Salesiana Recebe Apoio do Criança Esperança

O Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor Carente (CEMAM), situado em Petrolina (PE), recebeu o comunicado de habilitação para receber os recursos do programa Criança Esperança. O acordo de parceria, a ser estabelecido com a GLOBO e UNESCO, terá duração de 12 meses.

Fundado em 12 de agosto de 1984 pelas irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), o CEMAM é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, com ênfase em educação, cultura e assistência social, desempenhando seu papel na cidade de Petrolina por mais de 38 anos, inspirado no ideal de Dom Bosco e Madre Mazzarello. “O dia da premiação do projeto ‘Conectando Sonhos’ foi emocionante e repleto de felicidade e gratidão. Tivemos depoimentos das crianças sobre a importância da sala multimídia em suas vidas. As histórias de superação e esperança contadas pelas crianças emocionaram a todos os envolvidos. Reforçando a importância desse trabalho para transformar vidas, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto o projeto aprovado e ver de forma tangível o resultado de todo o esforço e dedicação. Elas puderam imaginar todas as possibilidades que a nova sala traria, criando um ambiente de aprendizado e diversão”, comenta a Coordenadora Administrativa, Doralice Gomes.

Petrolina localiza-se na região nordeste do país, nas margens do Rio São Francisco, aproximadamente 700 km da capital Recife. O projeto que o CEMAM conduz na região promove a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, o atendimento às famílias e pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social, oferecendo oficinas educativas, culturais e esportivas de Xadrez, Karatê, Banda Musical, Violão, Violino, Piano, Flauta, Ballet ,Futsal e Educomunicação, com a missão de acolher, educar e promover o desenvolvimento social, econômico e cultural das juventudes.

  

 

A DOAÇÃO DO CRIANÇA ESPERANÇA

A doação que a Obra Social recebeu vai custear o projeto “Conectando Sonhos”, propiciando a reforma e ampliação do espaço, o qual será transformado em uma sala multimídia. Além disso, haverá a aquisição de impressoras, câmeras, projetores, computadores, entre outros equipamentos que serão utilizados para proporcionar atividades de aprendizado e acesso a recursos tecnológicos para as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social da região.

Para Doralice, a ampliação do espaço promoverá oportunidades de acesso à tecnologia e à produção de conteúdo multimídia para os atendidos. “A sala multimídia permitirá que as crianças desenvolvam habilidades em áreas como fotografia, produção audiovisual, edição de vídeos e produção de mídias digitais. Com o projeto aprovado, a Obra Social poderá oferecer mais oficinas de Educomunicação, ampliando as possibilidades de aprendizado e desenvolvimento das crianças atendidas. Além disso, a sala multimídia proporcionará um ambiente de inclusão e empoderamento para as crianças em situação de vulnerabilidade, permitindo que elas tenham acesso a recursos e oportunidades que normalmente estão restritos a outros grupos sociais mais privilegiados”, recorda a Coordenadora Administrativa.

A sala multimídia poderá ser utilizada pelos profissionais da obra social para realização de aulas mais atrativas e dinâmicas, utilizando recursos audiovisuais e tecnológicos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se que a sala possa ser utilizada para momentos de lazer e entretenimento, proporcionando às crianças momentos de diversão e descontração por meio de oficinas de Gamificação, Aprendizagem Criativa e Cultura Maker, ampliando o projeto Educomunicação em Ação Social realizado na instituição, além de apoiar outras atividades.

  

 

GESTO DE GRATIDÃO

Três atendidos compartilham suas perspectivas sobre o projeto “Conectando Sonhos” do CEMAM. Esses relatos mostram a importância da Obra Social Salesiana na vida das pessoas. Nos depoimentos é possível perceber os impactos positivos que os atendidos irão receber graças à doação do Criança Esperança:

 

“Quando soube da premiação do Criança Esperança, fiquei muito animada e esperançosa. Eu sempre sonhei em ter acesso à internet e a recursos tecnológicos, mas isso parecia um sonho distante para mim e para muitas crianças da minha comunidade. Por isso, quando soube que o projeto estava sendo aprovado, foi como se todos os meus sonhos se conectassem em um só lugar. Agradeço de todo o meu coração a Obra Social CEMAM, e aos apoiadores do Criança Esperança por acreditarem em nós e nos proporcionarem essa oportunidade única. Agora, posso dizer com muito orgulho que meus sonhos estão cada vez mais conectados com a realidade.”

Julia Catarino, 15 anos  

 

“Estou muito feliz com a premiação do projeto com o Criança Esperança. Tenho certeza de que essa sala multimídia vai abrir muitas portas para nós, crianças, e nos ajudar a alcançar nossos sonhos. Agora é só aguardar ansioso para que o projeto seja executado e possamos começar a desfrutar de tudo que essa sala irá nos proporcionar.”

Davi de Jesus, 13 anos

 

“Eu estou muito animada com essa novidade! A sala terá computadores novinhos, câmeras e todos os equipamentos necessários para que possamos explorar o mundo digital e aprender coisas novas. Será um ambiente incrível, onde teremos a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos, além de conhecer outras culturas e realidades. Poderemos pesquisar, fazer trabalhos escolares e até mesmo participar de aulas on-line. Além disso, teremos acesso a conteúdos educativos e lúdicos que nos ajudarão a ampliar nosso repertório de conhecimento. Será um espaço de aprendizado, diversão e superação de limites. Essa parceria com o Criança Esperança é um verdadeiro presente para nós.”

Goevanna Lais, 14 anos

 

Em comunhão com os depoimentos compartilhados acima, Doralice expressa sua sincera gratidão a todos aqueles que continuamente estão cooperando com as Obras Sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). “A colheita dos frutos do Educomunicação nos motivou a buscar parceiros para financiar uma estrutura adequada onde seremos multiplicadores, abrindo portas para a descoberta de novos conhecimentos, habilidades e possibilidades de futuro. Essa parceria com o Criança Esperança fortalece a ideia de que juntos podemos tornar sonhos em realidade. É um convite para que todos os envolvidos se unam em prol de uma causa maior, trabalhando para construir um futuro melhor para essas crianças”, agradece a Coordenadora Administrativa do CEMAM.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!

Sabia que você também pode contribuir com as ações do Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor Carente (CEMAM), de Petrolina (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil lança e-book e fortalece cultura de captação com o Projeto Capta Ação

Em comunidades marcadas pela desigualdade, pela violência e pela ausência de políticas públicas efetivas, milhares de crianças, adolescentes e jovens encontram nas Obras Sociais Salesianas muito mais do que proteção: encontram futuro. Presente em mais de 100 territórios brasileiros, a Ação Social da Rede Salesiana Brasil (RSB) oferece educação, formação humana, espiritualidade e cidadania a quem mais precisa. Ela está sempre inspirada no Sistema Preventivo de Dom Bosco e no carisma salesiano de educar pela razão, pela religião e pelo amor. Esse trabalho em rede, que alcança atualmente mais de 80 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, exige não apenas compromisso pastoral, mas também gestão, planejamento e sustentabilidade. É justamente para responder a esse desafio que a RSB lançou o Projeto Capta Ação e, como marco estruturante dessa caminhada, apresenta o E-book “Diretrizes de Captação de Recursos para as Obras Sociais Salesianas do Brasil”, um documento inédito que passa a orientar, unificar e fortalecer as estratégias de mobilização de recursos em toda a Rede. Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora-Executiva da Rede Salesiana Brasil, destaca que o e-book representa um passo decisivo para o fortalecimento da missão social salesiana no país. “Este documento nasce como um instrumento de comunhão e corresponsabilidade. Ele reafirma que a captação de recursos não é algo periférico, mas parte integrante do nosso Projeto Educativo-Pastoral Salesiano. Ao unificar diretrizes, princípios éticos e práticas qualificadas, o e-book nos ajuda a cuidar da sustentabilidade das obras sem perder de vista o essencial: a centralidade dos jovens, especialmente os mais vulneráveis.” Segundo a Irmã Silvia, a expectativa é que o material seja amplamente utilizado pelas equipes locais. “Esperamos que ele seja usado como guia formativo, referência de planejamento e apoio concreto às decisões do dia a dia nas obras sociais. Que ajude a fortalecer a cultura da captação com identidade salesiana, promovendo transparência, profissionalização e impacto social, para que possamos garantir, hoje e no futuro, a continuidade da missão que Dom Bosco e Madre Mazzarello nos confiaram.” Mais do que uma publicação, o e-book simboliza um novo tempo para a ação social salesiana: um tempo de profissionalização da captação, da cultura da sustentabilidade e da valorização do impacto social como linguagem legítima de diálogo com doadores, empresas, governos e a sociedade. Um e-book que nasce da prática O lançamento do e-book “Diretrizes de Captação de Recursos para as Obras Sociais Salesianas do Brasil” é um dos frutos mais importantes desta jornada. Construído a partir da escuta das obras, da vivência em campo e de mais de duas décadas de experiência profissional da Gestora de Projetos de Ação Social da RSB, Sandra Sahd, o material reúne fundamentos éticos, conceitos, modelos, orientações práticas e instrumentos de gestão para que cada obra possa estruturar sua própria estratégia de captação. O e-book propõe uma mudança de mentalidade: a captação como parte integrante do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano. Ele apresenta caminhos para diversificar fontes de recursos, fortalecer a relação com doadores, melhorar a comunicação institucional, garantir transparência e consolidar uma cultura de corresponsabilidade. “A escrita deste material teve o objetivo de unir experiência, escuta e coração. Ele nasce da vivência concreta das obras e da convicção de que a captação é um instrumento estratégico a serviço da missão, da sustentabilidade e da transformação social da Rede Salesiana Brasil”, destaca Sandra. Captação como missão O Projeto Capta Ação foi criado para transformar a forma como as obras sociais salesianas se relacionam com a sustentabilidade financeira. Coordenado por Sandra Sahd, o projeto percorreu o Brasil no primeiro semestre de 2025 com uma proposta clara: sair da lógica da improvisação e construir, junto às equipes locais, uma cultura sólida, estratégica e ética de captação. Ao longo de três meses, Sandra visitou dez obras sociais salesianas e conduziu oficinas presenciais em nove cidades brasileiras, envolvendo mais de 119 gestores e colaboradores em 80 horas de formação prática. Cada equipe foi desafiada a olhar para sua realidade, identificar potencialidades e fragilidades e estruturar um Plano Anual de Captação, alinhado à missão e às oportunidades do território. “O Capta Ação nasceu para reconhecer o valor imenso das nossas obras sociais e oferecer ferramentas reais para garantir sua continuidade. Conhecer de perto projetos que transformam vidas todos os dias, me deu ainda mais certeza de que captação não é apenas arrecadar recursos, é cuidar do futuro dessas crianças e jovens”, afirma Sandra. O Projeto Capta Ação e o e-book Diretrizes de Captação de Recursos não são apenas ferramentas de gestão. Eles representam um compromisso com o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello: garantir que nenhuma criança, nenhum adolescente e nenhum jovem deixe de ser atendido por falta de recursos. Porque, quando existe propósito, organização e fidelidade à missão, a captação se torna ponte, entre solidariedade, fé e transformação social. Acesse o e-book abaixo: Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Obras sociais Salesianas promovem colônia de férias em rede com foco no desenvolvimento integral

Iniciativa atende crianças em dois períodos e integra programação conjunta com outras obras sociais salesianas de Campo Grande A tradicional colônia de férias do Salesianos Ampare iniciou nesta terça-feira (06/01) com 65 crianças participantes, sendo 25 no período matutino e 40 no vespertino. A programação, que se estende até 16 de janeiro, faz parte de uma iniciativa em rede que reúne as obras sociais salesianas de Campo Grande, respeitando as especificidades e demandas de cada território. “Estamos realizando uma Colônia de Férias em Rede. Foi construída com as duas equipes das duas casas, porém executada respeitando os territórios e a especificidade de cada casa. Por exemplo: no Salesianos Ampare a colônia acontece nos dois períodos (demanda das próprias famílias)”, informa o coordenador das Obras Sociais Antônio Júlio. O coordenador também reforça que o voluntariado é sempre bem-vindo nas iniciativas da colônia de férias, tanto na Casa Dom Bosco quanto no Salesianos Ampare. Os interessados podem entrar em contato diretamente com as obras sociais para conhecer as possibilidades de atuação. Acolhida e reflexão diária Seguindo a tradição salesiana, todas as atividades começam com um momento de acolhida e reflexão do dia, promovendo o encontro, a escuta e a preparação das crianças para as experiências que virão. A colônia também conta com o apoio de voluntários, que se somam à equipe para enriquecer as experiências oferecidas aos participantes. A proposta pedagógica da colônia visa estimular diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Ao integrar crianças de diferentes idades, as atividades favorecem a troca de experiências e o fortalecimento de laços sociais. A prática de atividades físicas regulares complementa o desenvolvimento cognitivo e emocional trabalhado nos demais dias. A colônia foi estruturada em cinco eixos temáticos que se alternam ao longo das duas semanas, proporcionando variedade e aprofundamento nas atividades: Aventura na Natureza (segundas-feiras): As crianças participam de corridas ao ar livre e observação da fauna local, desenvolvendo a consciência ambiental e o respeito à biodiversidade. Em tempos em que os pequenos passam cada vez mais tempo em ambientes fechados, essas atividades resgatam a conexão com o mundo natural. Explorando o Mundo (terças-feiras): Brincadeiras de diferentes países e jogos folclóricos ampliam os horizontes culturais dos participantes, promovendo a valorização da diversidade e o convívio multicultural. Ciência Divertida (quartas-feiras): Através de experimentos simples e feiras de ciência, as crianças são incentivadas a questionar, explorar e desenvolver o pensamento crítico de forma lúdica e atrativa. Artes e Criatividade (quintas-feiras): Pintura, escultura e apresentações artísticas permitem a expressão de emoções e pensamentos, além de aprimorar a coordenação motora e potencializar habilidades criativas. Esportes (sextas-feiras): Torneios esportivos, aulas de novos esportes e atividades recreativas encerram cada semana, promovendo saúde física e ensinando valores importantes como trabalho em equipe, respeito e fair play. Fonte: Por Eduarda Victória, da missão salesiana de Mato Grosso

Obra Salesiana promove visita especial à Clínica para idosos e fortalece laços entre gerações

Os jovens e crianças do Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade – CEMIC – de Lins (SP), protagonizaram, no dia 11 de dezembro, uma apresentação marcada por emoção, sensibilidade e solidariedade durante uma visita especial à Clínica Villa Vida. A ação teve como objetivo levar carinho, alegria e esperança aos idosos, reforçando valores essenciais como respeito, empatia e convivência entre gerações. Com dedicação e muito amor, os educandos do CEMIC prepararam uma cantata de Natal especial, que emocionou a todos os presentes. Por meio da música, eles transformaram o ambiente da clínica em um verdadeiro espaço de acolhimento, onde cada canção foi um gesto de afeto e humanidade. As vozes infantis e juvenis ecoaram como mensagens de paz, tocando profundamente os corações dos idosos, colaboradores e acompanhantes. A programação contou ainda com uma apresentação de balé, que trouxe leveza, delicadeza e encanto ao momento. Cada movimento expressou cuidado e sensibilidade, contribuindo para criar uma atmosfera de harmonia e emoção. A arte, mais uma vez, mostrou seu poder de comunicação e conexão, indo além das palavras. Um dos momentos mais marcantes da visita foi a participação ativa dos idosos nas músicas. Muitos cantaram junto, sorriram, se emocionaram e interagiram com as crianças e jovens, evidenciando que a música é uma linguagem universal, capaz de unir diferentes gerações e despertar memórias afetivas profundas. A visita à Clínica Villa Vida foi uma experiência inesquecível para todos os envolvidos. Para os idosos, representou um momento de alegria, valorização e acolhimento. Para as crianças e jovens do CEMIC, foi uma oportunidade de aprendizado humano, fortalecendo o senso de solidariedade, respeito ao próximo e responsabilidade social. A iniciativa reforça o compromisso do CEMIC com a formação integral de seus assistidos, promovendo não apenas atividades educativas e culturais, mas também experiências que cultivam valores humanos e sociais. Gestos simples, como compartilhar música, presença e carinho, mostram que pequenas ações podem gerar grandes transformações, tanto na vida de quem recebe quanto na de quem doa.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - BAP - FMA

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil