O Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor Carente (CEMAM), situado em Petrolina (PE), recebeu o comunicado de habilitação para receber os recursos do programa Criança Esperança. O acordo de parceria, a ser estabelecido com a GLOBO e UNESCO, terá duração de 12 meses.
Fundado em 12 de agosto de 1984 pelas irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), o CEMAM é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, com ênfase em educação, cultura e assistência social, desempenhando seu papel na cidade de Petrolina por mais de 38 anos, inspirado no ideal de Dom Bosco e Madre Mazzarello. “O dia da premiação do projeto ‘Conectando Sonhos’ foi emocionante e repleto de felicidade e gratidão. Tivemos depoimentos das crianças sobre a importância da sala multimídia em suas vidas. As histórias de superação e esperança contadas pelas crianças emocionaram a todos os envolvidos. Reforçando a importância desse trabalho para transformar vidas, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto o projeto aprovado e ver de forma tangível o resultado de todo o esforço e dedicação. Elas puderam imaginar todas as possibilidades que a nova sala traria, criando um ambiente de aprendizado e diversão”, comenta a Coordenadora Administrativa, Doralice Gomes.
Petrolina localiza-se na região nordeste do país, nas margens do Rio São Francisco, aproximadamente 700 km da capital Recife. O projeto que o CEMAM conduz na região promove a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, o atendimento às famílias e pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social, oferecendo oficinas educativas, culturais e esportivas de Xadrez, Karatê, Banda Musical, Violão, Violino, Piano, Flauta, Ballet ,Futsal e Educomunicação, com a missão de acolher, educar e promover o desenvolvimento social, econômico e cultural das juventudes.
A DOAÇÃO DO CRIANÇA ESPERANÇA
A doação que a Obra Social recebeu vai custear o projeto “Conectando Sonhos”, propiciando a reforma e ampliação do espaço, o qual será transformado em uma sala multimídia. Além disso, haverá a aquisição de impressoras, câmeras, projetores, computadores, entre outros equipamentos que serão utilizados para proporcionar atividades de aprendizado e acesso a recursos tecnológicos para as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social da região.
Para Doralice, a ampliação do espaço promoverá oportunidades de acesso à tecnologia e à produção de conteúdo multimídia para os atendidos. “A sala multimídia permitirá que as crianças desenvolvam habilidades em áreas como fotografia, produção audiovisual, edição de vídeos e produção de mídias digitais. Com o projeto aprovado, a Obra Social poderá oferecer mais oficinas de Educomunicação, ampliando as possibilidades de aprendizado e desenvolvimento das crianças atendidas. Além disso, a sala multimídia proporcionará um ambiente de inclusão e empoderamento para as crianças em situação de vulnerabilidade, permitindo que elas tenham acesso a recursos e oportunidades que normalmente estão restritos a outros grupos sociais mais privilegiados”, recorda a Coordenadora Administrativa.
A sala multimídia poderá ser utilizada pelos profissionais da obra social para realização de aulas mais atrativas e dinâmicas, utilizando recursos audiovisuais e tecnológicos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se que a sala possa ser utilizada para momentos de lazer e entretenimento, proporcionando às crianças momentos de diversão e descontração por meio de oficinas de Gamificação, Aprendizagem Criativa e Cultura Maker, ampliando o projeto Educomunicação em Ação Social realizado na instituição, além de apoiar outras atividades.
GESTO DE GRATIDÃO
Três atendidos compartilham suas perspectivas sobre o projeto “Conectando Sonhos” do CEMAM. Esses relatos mostram a importância da Obra Social Salesiana na vida das pessoas. Nos depoimentos é possível perceber os impactos positivos que os atendidos irão receber graças à doação do Criança Esperança:
“Quando soube da premiação do Criança Esperança, fiquei muito animada e esperançosa. Eu sempre sonhei em ter acesso à internet e a recursos tecnológicos, mas isso parecia um sonho distante para mim e para muitas crianças da minha comunidade. Por isso, quando soube que o projeto estava sendo aprovado, foi como se todos os meus sonhos se conectassem em um só lugar. Agradeço de todo o meu coração a Obra Social CEMAM, e aos apoiadores do Criança Esperança por acreditarem em nós e nos proporcionarem essa oportunidade única. Agora, posso dizer com muito orgulho que meus sonhos estão cada vez mais conectados com a realidade.”
Julia Catarino, 15 anos
“Estou muito feliz com a premiação do projeto com o Criança Esperança. Tenho certeza de que essa sala multimídia vai abrir muitas portas para nós, crianças, e nos ajudar a alcançar nossos sonhos. Agora é só aguardar ansioso para que o projeto seja executado e possamos começar a desfrutar de tudo que essa sala irá nos proporcionar.”
Davi de Jesus, 13 anos
“Eu estou muito animada com essa novidade! A sala terá computadores novinhos, câmeras e todos os equipamentos necessários para que possamos explorar o mundo digital e aprender coisas novas. Será um ambiente incrível, onde teremos a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos, além de conhecer outras culturas e realidades. Poderemos pesquisar, fazer trabalhos escolares e até mesmo participar de aulas on-line. Além disso, teremos acesso a conteúdos educativos e lúdicos que nos ajudarão a ampliar nosso repertório de conhecimento. Será um espaço de aprendizado, diversão e superação de limites. Essa parceria com o Criança Esperança é um verdadeiro presente para nós.”
Goevanna Lais, 14 anos
Em comunhão com os depoimentos compartilhados acima, Doralice expressa sua sincera gratidão a todos aqueles que continuamente estão cooperando com as Obras Sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). “A colheita dos frutos do Educomunicação nos motivou a buscar parceiros para financiar uma estrutura adequada onde seremos multiplicadores, abrindo portas para a descoberta de novos conhecimentos, habilidades e possibilidades de futuro. Essa parceria com o Criança Esperança fortalece a ideia de que juntos podemos tornar sonhos em realidade. É um convite para que todos os envolvidos se unam em prol de uma causa maior, trabalhando para construir um futuro melhor para essas crianças”, agradece a Coordenadora Administrativa do CEMAM.
COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
Sabia que você também pode contribuir com as ações do Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor Carente (CEMAM), de Petrolina (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil