17/08/2023

Obra Social Salesiana Recebe Apoio do Criança Esperança

Obra Social Salesiana Recebe Apoio do Criança Esperança

O Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor Carente (CEMAM), situado em Petrolina (PE), recebeu o comunicado de habilitação para receber os recursos do programa Criança Esperança. O acordo de parceria, a ser estabelecido com a GLOBO e UNESCO, terá duração de 12 meses.

Fundado em 12 de agosto de 1984 pelas irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), o CEMAM é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, com ênfase em educação, cultura e assistência social, desempenhando seu papel na cidade de Petrolina por mais de 38 anos, inspirado no ideal de Dom Bosco e Madre Mazzarello. “O dia da premiação do projeto ‘Conectando Sonhos’ foi emocionante e repleto de felicidade e gratidão. Tivemos depoimentos das crianças sobre a importância da sala multimídia em suas vidas. As histórias de superação e esperança contadas pelas crianças emocionaram a todos os envolvidos. Reforçando a importância desse trabalho para transformar vidas, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto o projeto aprovado e ver de forma tangível o resultado de todo o esforço e dedicação. Elas puderam imaginar todas as possibilidades que a nova sala traria, criando um ambiente de aprendizado e diversão”, comenta a Coordenadora Administrativa, Doralice Gomes.

Petrolina localiza-se na região nordeste do país, nas margens do Rio São Francisco, aproximadamente 700 km da capital Recife. O projeto que o CEMAM conduz na região promove a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, o atendimento às famílias e pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social, oferecendo oficinas educativas, culturais e esportivas de Xadrez, Karatê, Banda Musical, Violão, Violino, Piano, Flauta, Ballet ,Futsal e Educomunicação, com a missão de acolher, educar e promover o desenvolvimento social, econômico e cultural das juventudes.

  

 

A DOAÇÃO DO CRIANÇA ESPERANÇA

A doação que a Obra Social recebeu vai custear o projeto “Conectando Sonhos”, propiciando a reforma e ampliação do espaço, o qual será transformado em uma sala multimídia. Além disso, haverá a aquisição de impressoras, câmeras, projetores, computadores, entre outros equipamentos que serão utilizados para proporcionar atividades de aprendizado e acesso a recursos tecnológicos para as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social da região.

Para Doralice, a ampliação do espaço promoverá oportunidades de acesso à tecnologia e à produção de conteúdo multimídia para os atendidos. “A sala multimídia permitirá que as crianças desenvolvam habilidades em áreas como fotografia, produção audiovisual, edição de vídeos e produção de mídias digitais. Com o projeto aprovado, a Obra Social poderá oferecer mais oficinas de Educomunicação, ampliando as possibilidades de aprendizado e desenvolvimento das crianças atendidas. Além disso, a sala multimídia proporcionará um ambiente de inclusão e empoderamento para as crianças em situação de vulnerabilidade, permitindo que elas tenham acesso a recursos e oportunidades que normalmente estão restritos a outros grupos sociais mais privilegiados”, recorda a Coordenadora Administrativa.

A sala multimídia poderá ser utilizada pelos profissionais da obra social para realização de aulas mais atrativas e dinâmicas, utilizando recursos audiovisuais e tecnológicos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se que a sala possa ser utilizada para momentos de lazer e entretenimento, proporcionando às crianças momentos de diversão e descontração por meio de oficinas de Gamificação, Aprendizagem Criativa e Cultura Maker, ampliando o projeto Educomunicação em Ação Social realizado na instituição, além de apoiar outras atividades.

  

 

GESTO DE GRATIDÃO

Três atendidos compartilham suas perspectivas sobre o projeto “Conectando Sonhos” do CEMAM. Esses relatos mostram a importância da Obra Social Salesiana na vida das pessoas. Nos depoimentos é possível perceber os impactos positivos que os atendidos irão receber graças à doação do Criança Esperança:

 

“Quando soube da premiação do Criança Esperança, fiquei muito animada e esperançosa. Eu sempre sonhei em ter acesso à internet e a recursos tecnológicos, mas isso parecia um sonho distante para mim e para muitas crianças da minha comunidade. Por isso, quando soube que o projeto estava sendo aprovado, foi como se todos os meus sonhos se conectassem em um só lugar. Agradeço de todo o meu coração a Obra Social CEMAM, e aos apoiadores do Criança Esperança por acreditarem em nós e nos proporcionarem essa oportunidade única. Agora, posso dizer com muito orgulho que meus sonhos estão cada vez mais conectados com a realidade.”

Julia Catarino, 15 anos  

 

“Estou muito feliz com a premiação do projeto com o Criança Esperança. Tenho certeza de que essa sala multimídia vai abrir muitas portas para nós, crianças, e nos ajudar a alcançar nossos sonhos. Agora é só aguardar ansioso para que o projeto seja executado e possamos começar a desfrutar de tudo que essa sala irá nos proporcionar.”

Davi de Jesus, 13 anos

 

“Eu estou muito animada com essa novidade! A sala terá computadores novinhos, câmeras e todos os equipamentos necessários para que possamos explorar o mundo digital e aprender coisas novas. Será um ambiente incrível, onde teremos a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos, além de conhecer outras culturas e realidades. Poderemos pesquisar, fazer trabalhos escolares e até mesmo participar de aulas on-line. Além disso, teremos acesso a conteúdos educativos e lúdicos que nos ajudarão a ampliar nosso repertório de conhecimento. Será um espaço de aprendizado, diversão e superação de limites. Essa parceria com o Criança Esperança é um verdadeiro presente para nós.”

Goevanna Lais, 14 anos

 

Em comunhão com os depoimentos compartilhados acima, Doralice expressa sua sincera gratidão a todos aqueles que continuamente estão cooperando com as Obras Sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). “A colheita dos frutos do Educomunicação nos motivou a buscar parceiros para financiar uma estrutura adequada onde seremos multiplicadores, abrindo portas para a descoberta de novos conhecimentos, habilidades e possibilidades de futuro. Essa parceria com o Criança Esperança fortalece a ideia de que juntos podemos tornar sonhos em realidade. É um convite para que todos os envolvidos se unam em prol de uma causa maior, trabalhando para construir um futuro melhor para essas crianças”, agradece a Coordenadora Administrativa do CEMAM.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!

Sabia que você também pode contribuir com as ações do Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor Carente (CEMAM), de Petrolina (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Obras salesianas são destaque em premiação de hub de inovação de Vitória (ES)

A noite do dia 06 de dezembro foi de celebração e premiação, no Hub de Inovações Base 27. Na ocasião, foi celebrada a festa de encerramento do hub junto aos principais parceiros, e aconteceu também a celebração das empresas parceiras mais ativas no ramo da inovação do Estado do Espírito Santo. Duas das obras salesianas de Vitória (UniSales e Cesam) foram reconhecidas no pódio do prêmio “Base Educação”. Um estudante do UniSales também participou do projeto reconhecido com o selo “Base Educação”, em um projeto capitaneado pelas empresas Fortes Engenharia e Timenow. UniSales – 1º Lugar no prêmio Base Educação – Base27 O UniSales – Centro Universitário Salesiano foi reconhecido com o primeiro lugar do prêmio Base Educação. Para a reitora do UniSales, profa. Dra. Carmen Luiza, receber esse prêmio de uma instituição focada em inovação é um sinal de que os objetivos propostos vêm sendo alcançados. “O Base 27 é uma instituição que promove uma aproximação entre mundo do trabalho e o ambiente acadêmico muito oportuna à nossa proposta de trazer os desafios reais do mercado de trabalho para a formação do ensino superior”, explicou. “Fomos premiados porque o modelo proposto pela UniSales se beneficia desse elo e, entre tantas instituições participantes, para nós, esse desafio foi visto como uma oportunidade, pois o que defendemos no nosso modelo pedagógico funciona em perfeita sinergia com o ambiente de inovação proposto pelo Base27”, frisou Carmen. Cesam Vitória – 2º lugar no prêmio Base Educação Base27 O Cesam Vitória foi reconhecido em segundo lugar no prêmio Base Educação. A supervisora do Programa Adolescente Aprendiz do Cesam Vitória, Flávia Lima França, esteve presente na premiação, representando o Cesam. Para ela, a premiação é motivo de orgulho e fruto do esforço da instituição por uma formação diferenciada. “Dentre as várias instituições de educação que participam frequentemente dos projetos do Base27, nós somos a única de aprendizagem, e participamos a convite do UniSales, que é uma das empresas mantenedoras do hub. Isso significa que esse é um formato pensado para instituições privadas, de educação básica e superior. Ainda assim, nós encaramos as atividades como uma oportunidade tão bacana aos nossos aprendizes, que conseguimos nos destacar em meio às demais instituições”, explicou Flávia. “Todo esse ecossistema de inovação, para os nossos adolescentes, que são pessoas que vêm de uma realidade em que por vezes o trabalho é visto de uma perspectiva de subsistência, é muito rico. Então, nós como instituição e os nossos aprendizes, aproveitamos cada oportunidade de viver esse cenário, e estamos muito felizes com esse reconhecimento”, concluiu a supervisora. Aluno do UniSales também recebe reconhecimento Um projeto desenvolvido pelo Murillo Pauli, aluno do UniSales, em parceria com a empresa Fortes Engenharia, foi reconhecido no âmbito do Base Científica, programa do Base27 que visa promover conexão entre empresas, academia e a comunidade. O trabalho propôs a revitalização da quadra esportiva do Morro de São Benedito, em Vitória (ES), resgatando seu papel como espaço de convivência e lazer para a comunidade local. A iniciativa teve início com a demanda da Fortes Engenharia por soluções para um problema social crítico: a quadra, antes utilizada por crianças e moradores para atividades esportivas, tornou-se um espaço afastado da convivência comunitária devido ao alto risco e à ocupação do espaço para atividades ilícitas. Murillo Pauli assumiu o desafio e propôs um projeto arquitetônico capaz de devolver um espaço dinâmico e para uso de toda a comunidade. Ivana Netto, sócia da Fortes Engenharia, acompanhou o trabalho do estudante, com a empresa recebendo sugestões e contribuindo com ajustes no projeto, que foi apresentado no Demoday do Base27. “É extremamente gratificante contribuir com o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo Unisales em um projeto como este. Saber que o conhecimento acadêmico pode ser transformado em ações práticas que beneficiam a sociedade é de um valor imensurável”, frisou o estudante. “Poder trabalhar em uma proposta voltada para uma comunidade menos favorecida reforça nosso compromisso de atuar por cidades mais justas, igualitárias e sustentáveis. Isso também reflete os esforços de tantos outros arquitetos que buscam reduzir desigualdades por meio de suas práticas”, explica Murillo. A Diretora de Educação do Base27, Juliana Ferrari, destacou a relevância da iniciativa Base Científica como um exemplo de como a união entre empresas e instituições de ensino superior pode transformar realidades. Segundo ela, essa parceria não apenas contribui para a revitalização de espaços urbanos, mas também fortalece as relações comunitárias e sociais. “Essa aproximação é uma oportunidade riquíssima para ambos os lados, pois permite que os estudantes demonstrem seus talentos e habilidades antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho, enquanto recebem feedback construtivo de empresários ainda durante o período acadêmico”, enfatizou. Prêmio Base Educação – Base27 O Prêmio Base Educação destinou-se a reconhecer e premiar as instituições de ensino e as empresas mantenedoras com maior e mais efetiva participação nos projetos desenvolvidos em parceria com a diretoria de educação do Base27.

Obra Social de São Paulo promove curso de introdução ao hidrogênio verde

Iniciativa proporciona formação profissional, emprego e renda para jovens e adultos residentes em Conjuntos Habitacionais na Zona Leste da capital A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) participou, nesta quarta-feira (11), da aula magna do Curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, uma iniciativa do Projeto Zona Leste Somos Nós, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e pela CDHU. A palestra foi realizada em parceria com a Obra Social Dom Bosco. O presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e o professor José Luiz Portella, que desenvolve o projeto Zona Leste Somos Nós, ministraram os conteúdos aos alunos.  Reinaldo Iapequino parabenizou as ações em andamento promovidas pelo Projeto Zona Leste Somos Nós e pela Obra Social Dom Bosco e reiterou o apoio da CDHU, sempre que possível e dentro dos modelos de negócio da Companhia, para auxiliar em causas importantes para a região. "A CDHU adere à causa de trazer empregos ou criar condições para que empregos qualificados sejam gerados na Zona Leste. A Companhia não tem só a missão de produzir habitação, então, com o apoio dos trabalhos das equipes sociais, vemos como podemos auxiliar, pois fazer habitação é também promover o desenvolvimento social", disse.   Nascido e criado na Zona Leste, o presidente da Companhia também desejou que os alunos aproveitem muito a oportunidade de realizar esse curso e desenvolver a região. "Esse aprendizado levará vocês para um mundo diferente e vai elevar a Zona Leste para um patamar diferente. Para isso, colocamos nosso esforço para que consigamos proporcionar e acelerar mais oportunidades como as que eu tive", finalizou.  O professor José Luiz Portella, por sua vez, explicou que o Projeto Zona Leste Somos Nós têm trabalhado em diversas ações, visando ao desenvolvimento econômico e social da região: "A Zona Leste sempre foi tratada com uma zona de passagem que não retém a sua riqueza, e é exatamente isso que o Projeto Zona Leste Somos Nós quer mudar: gerar empregos qualificados e que essa renda gerada permaneça por aqui. Já temos projetos em andamento, entre eles, essa formação em curso", explicou.  A primeira turma do curso de hidrogênio verde terá início no final do mês de setembro com 20 alunos que são moradores de um Conjunto Habitacional da CDHU em Itaquera. Será a primeira vez em que o ensino da produção de hidrogênio por meio de fontes renováveis de energia acontecerá fora das universidades.   Fonte: Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) 

Dia Nacional da Pastoral da Criança: Um compromisso com a vida e a esperança

Hoje, recordamos e celebramos o Dia Nacional da Pastoral da Criança, uma data que nos convida a refletir sobre o compromisso de cuidar e promover a dignidade da infância. Inspirada no Evangelho e no amor de Jesus pelos pequenos, a Pastoral da Criança é uma expressão concreta da missão da Igreja em acompanhar as crianças e suas famílias, especialmente as mais vulneráveis, em busca de uma vida plena. Fundada em 1983 pela Dra. Zilda Arns Neumann, a Pastoral da Criança tornou-se um símbolo de cuidado, fé e transformação social, utilizando métodos simples, como a educação alimentar, o acompanhamento da saúde e a formação espiritual. Este trabalho, que já impactou milhões de crianças em todo o Brasil, é um verdadeiro testemunho de amor ao próximo. “A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”, disse Dra. Zilda Arns, ao falar da pastoral. Na espiritualidade salesiana, que também tem como prioridade a educação e a evangelização da juventude, encontramos um profundo eco na missão da Pastoral. Assim como Dom Bosco acreditava que "não basta amar os jovens, é necessário que eles saibam que são amados", a Pastoral da Criança nos ensina que cada gesto de cuidado e atenção pode ser a semente de um futuro de esperança. Que este dia nos inspire a renovar nosso compromisso com a infância e a fortalecer redes de solidariedade que transformem realidades. Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda por todas as crianças e pelas famílias atendidas por esta obra tão significativa. Para conhecer mais sobre a pastoral,  "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena.” Dra Zilda Arns. Angélica Novais da comunicação da RSB

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil