O representante Salesiano das Obras e Serviços Sociais, Migrantes e Voluntariado da Congregação Salesiana, Padre Rafael Bejarano Rivera, visitou a Inspetoria Salesiana São Pio X. Colombiano, mas residente em Roma, Padre Rafael está ligado ao Setor da Pastoral Juvenil, no governo geral da Sociedade São Francisco de Sales. O salesiano esteve, entre os dias 18 e 22 de fevereiro, nas presenças da Inspetoria Salesiana do Sul do Brasil.
Na segunda-feira (19), Padre Rafael esteve com a Comissão Inspetorial de Pastoral e o Conselho, em Porto Alegre, para apresentar de forma sistemática seu trabalho e os esforços da Congregação em um desenvolvimento humano integral. No mesmo dia, no período da tarde, o sacerdote esteve em Viamão e conheceu o Novo Lar. Na terça-feira (20), foi a vez do Parque Dom Bosco, em Itajaí. O circuito encerrou em Joinville, no Centro Educacional Dom Bosco.
“O Reitor-Mor e seu Conselho nos impulsionou para trabalhar em rede, junto com outras associações que também na sociedade ajudam a construir a justiça e a paz. Nos desafia a fortalecer nossa identidade salesiana dentro dos serviços sociais e nos convida a gerar cada vez mais uma efetividade em nossos serviços para sistematizá-los e produzir dados que possam medir o impacto social e, assim, gerar um desenvolvimento junto com todas as políticas e instituições que, tanto no Brasil quanto no mundo, trabalham pelo Desenvolvimento Humano Integral”, explicou Padre Rafael Bejarano. (Confira o depoimento completo clicando aqui).
O Coordenador da Ação Social na Inspetoria, José Jair (Zeca) Ribeiro, destaca a importância da rede articulada junto à congregação. “Hoje, sem sombra de dúvida, podemos afirmar que a Congregação Salesiana é uma rede mundial dedicada à salvação das juventudes. O intuito da ação em rede é inspirar, gerar encontros, relacionamentos e cooperação. Para isso, é necessário estar em rede, pensar em rede e agir em rede. A partir dessa perspectiva, a visita do Padre Rafael Bejanaro, encarregado da ação social da Congregação, é importante, pois representa a parte da rede que tem a finalidade de animar, orientar e articular a ação social salesiana no mundo”, avaliou o Coordenador.
Zeca complementa: “é importante perceber que o que fazemos em nossa ação social na Inspetoria é parte de uma ação social presente em 136 países, com 1.213 obras que atendem cerca de 7 milhões de crianças, adolescentes e jovens. A inspetoria agradece ao Padre Rafael pela visita, pelas partilhas, pela convivência e, principalmente, pelo incentivo a continuar fazendo e melhorando todos os dias nosso trabalho social”.
O salesiano seguirá ainda em sua visita pelas inspetorias do Uruguai e do Nordeste do Brasil antes de voltar à Roma.