O Programa de Aprendizagem da Rede Salesiana Brasil foi apresentado em uma matéria do Jornal Hoje, da TV Globo, como uma das alternativas de combate ao problema do trabalho infantil no Brasil. A matéria abordou ainda os dados que apontam o aumento do número de flagrantes no ano de 2023. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, 2.564 crianças e adolescentes foram afastados do trabalho infantil em 1.518 ações da Auditoria Fiscal do Trabalho. Os dados apontam que os estados com a maior incidência de flagrantes são Mato Grosso do Sul, com 372 casos em 2023, Minas Gerais (326) e São Paulo (203).
"Tudo aquilo que a gente fala em sala de aula é para o cotidiano, para o dia a dia e para que eles consigam se desenvolver. O que vemos muito na vida desses adolescentes é a mudança nas responsabilidades e no conhecimento de direitos e deveres que eles possuem", destacou o instrutor do Cesam-ES, William Weber.
Para a auditora fiscal do Trabalho, Paula Neves, a aprendizagem é uma alternativa para tirar esses jovens da vulnerabilidade social e garantir os direitos nesta introdução ao mundo do trabalho. "Na aprendizagem esses jovens vão receber qualificação profissional, experiência prática em um ambiente de trabalho seguro, terão a garantia de direitos trabalhistas e previdenciários, e ainda vão fazer essa transição da educação para o mundo do trabalho", afirmou Paula. Além disso, a auditora destaca ainda a manutenção de uma retirada perene da situação de trabalho infantil, já que garante a remuneração e recursos que esses adolescentes e suas famílias buscam quando começam a trabalhar. “A aprendizagem evita o reingresso no trabalho infantil e previne a evasão escolar, pois só pode ser aprendiz o adolescente, com mais de 14 anos, que estiver matriculado e frequentando a escola regular”, explicou.
A matéria na íntegra está disponível gratuitamente no Globoplay.
APRENDIZAGEM
O Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM) é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pelos Salesianos da Inspetoria São João Bosco, que desenvolve um programa pioneiro na formação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Foi fundado em 1973 e tem atuação em 4 estados brasileiros (Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal).
O Programa de Aprendizagem promove o desenvolvimento de habilidades e competências que favorecem a autonomia, a cidadania e o protagonismo de adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal, promovendo a inclusão no mundo do trabalho. O programa já encaminhou mais de 150 mil jovens para o mercado formal de trabalho em mais de 50 anos de atuação na formação de jovens para o mercado.
Faça parte das ações desenvolvidas pela ação social como voluntário ou doador. Para mais informações, acesse: www.salesianos.br/acao-social
Fonte: Inspetoria São João Bosco