Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras
09/07/2025

Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras

Projeto Educomunicação em Ação Social encerra sua 3ª edição com protagonismo e reflexões inspiradoras
Projeto Metamorfose - Obra Social dos Salesianos São Carlos

Com entusiasmo, partilha e o brilho do protagonismo juvenil, foi encerrada, no dia 23 de junho,  a 3ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social, promovido no âmbito da Rede Salesiana Brasil. A formação, que ao longo de três módulos integrou teoria e prática educomunicativa nas obras sociais, chegou ao fim reunindo 13 participantes de 8 unidades sociais da Rede.

O encontro final, correspondente ao Módulo III, foi conduzido pelo professor Joadir Foresti, que propôs um momento de avaliação e escuta ativa. Cada participante foi convidado a destacar as ações que mais lhe trouxeram satisfação e realização, sobretudo aquelas que envolveram a aplicação direta dos conhecimentos em Educomunicação junto aos educandos.

Na primeira unidade deste terceiro módulo, realizada no primeiro semestre de 2024, foi abordado o tema Educomunicação e Cultura Digital, ministrado pelo professor Joadir Foresti. Já na segunda unidade, ministrada pela professora Carina Giunco, foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Cooperação para o desenvolvimento com Enfoque Social. A terceira e última unidade abordou os parâmetros que servem como uma estrutura de referência para inovação e excelência em aprendizagem, ensino e liderança, conhecido como Parâmetros ISTE (Sociedade Internacional de Tecnologias Educacionais).

“Estou muito satisfeito com a realização desta terceira edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. Posso destacar, neste módulo específico, o entusiasmo pela educomunicação, especialmente pelo aprendizado que foi vivenciado em conjunto com as obras e colocado em prática com os educandos”, afirmou o professor Joadir.

Durante os meses de formação, os participantes vivenciaram uma trilha de aprendizado que estimulou o uso da comunicação como ferramenta educativa, transformadora e participativa, alinhada aos valores do Sistema Preventivo de Dom Bosco. A proposta se mostrou eficaz em despertar nos educadores sociais a importância da escuta, da produção colaborativa de conteúdos e da valorização das vozes juvenis.

O Encontro de Encerramento foi marcado por depoimentos inspiradores, trocas ricas de experiências e a certeza de que a Educomunicação continua sendo um caminho estratégico para fortalecer a missão salesiana nas periferias existenciais.

Entre os projetos apresentados, Amanda Murgo, da Obra Social dos Salesianos de São Carlos, destacou: “As metodologias ativas, nas quais os educandos são protagonistas do processo de aprendizagem, me inspiraram a elaborar atividades que apostassem em seu potencial criativo e promovessem a colaboração entre os adolescentes”. Foi a partir dessa proposta que nasceu a ideia do HidroCar, construído com materiais recicláveis.

Outro exemplo veio de Ouro Preto (MG), onde Andréia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu o projeto Educomunicação e os ODS no Território. Nele, os educandos participaram de jogos, da dinâmica “ODS e meu território” — na qual identificaram ações reais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades —, além de exercícios reflexivos e mapas mentais. “Essa ação foi especialmente marcante porque uniu tecnologia, reflexão crítica e conexão com o território. Os educandos se mostraram protagonistas, conscientes e engajados com temas fundamentais para a transformação social”, completou a educadora.

O projeto de Educomunicação em Ação Social reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação contínua de seus educadores sociais e com o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de vulnerabilidade social. Com mais esta edição concluída, a iniciativa reforça que comunicar é, também, educar com amor, à maneira de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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VI FEITEC: critérios ambientais, sociais e de governança tornaram-se centrais para a transformação das realidades locais

A VI Feira de Inovação e Tecnologia Educacional (FEITEC), da Zona Leste da Capital Paulistana, realizada de 17 a 20 de setembro em Itaquera, adotou um tema que reflete as tendências globais: ESG (Environmental, Social, and Governance). Ao longo dos três dias, as atividades, exposições, painéis e debates da Feira giraram em torno do conceito ESG, que aborda de maneira abrangente os seguintes fatores: Sustentabilidade - impactos no meio ambiente, poluição, uso de recursos naturais, resíduos, embalagens, emissões; Responsabilidade Social - compromisso com as pessoas, comunidades, saúde, segurança no trabalho, condições justas de trabalho, inclusão, antidiscriminação, respeito à privacidade, serviços acessíveis; Governança - práticas éticas, transparência, cumprimento de obrigações legais e fiscais, gestão responsável e alinhamento entre lucro, propósito e responsabilidade. Os organizadores esclareceram que os critérios ESG estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, definidos no contexto do Pacto Global, reforçando a conexão do evento com o debate sobre padrões e compromissos globais, embora com aplicação local. A FEITEC deste ano proporcionou aos participantes - visitantes, alunos, estudantes da rede estatal e particular (ambos públicos), educadores, profissionais de diversas áreas e comunidade local - uma variedade de atividades culturais, tecnológicas e educacionais, todas alinhadas ao tema e com foco no impacto social, além de acesso ao conhecimento tecnológico e a oportunidades de aprendizado que, frequentemente, não chegam à periferia de São Paulo. Fonte: Agência Info Salesiana    

CNJ recebe primeira turma do Programa Adolescente-Jovem Aprendiz em parceria com o CESAM-DF

Em uma ação que mistura cidadania, formação profissional e inclusão social, dez alunos da rede pública do Distrito Federal começaram, em 16 de setembro de 2025, sua ambientação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como parte do Programa Adolescente-Jovem Aprendiz. A iniciativa, voltada para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, é fruto de uma parceria entre o CNJ e o Centro Salesiano do Menor (CESAM-DF).   O que é o programa O Programa Adolescente-Jovem Aprendiz foi instituído pela Portaria CNJ n.º 55/2025.  Ele busca oferecer aos estudantes da rede pública uma oportunidade de aprender uma profissão, ao mesmo tempo em que permanecem matriculados na escola regular. Destina-se, especialmente, a jovens cujas famílias recebem benefícios de programas socioassistenciais, e que moram em cidades-satélites do Distrito Federal.   Estrutura e funcionamento Ambientação: os jovens iniciaram com uma fase de ambientação no CNJ, conduzida pela equipe de Qualidade de Vida no Trabalho e Atenção Psicossocial do Conselho. Carga horária e duração: o programa vai durar 24 meses. As atividades práticas no CNJ ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, e aulas complementares no CESAM às sextas-feiras. Desenvolvimento profissional e pessoal: além de atividades práticas, serão trabalhadas competências comportamentais essenciais, como disciplina, responsabilidade e assiduidade. Renda: os aprendizes recebem bolsa (remuneração) durante o período, o que representa uma fonte relevante de auxílio para suas famílias, podendo contribuir com despesas como aluguel, alimentação, água e luz. Depoimentos e expectativas O presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso, deu as boas-vindas aos jovens destacando que, apesar da entrada no mundo do trabalho, não devem deixar de lado os estudos, sugerindo que o processo seja de autoconhecimento e descoberta de talentos. Dois dos jovens participantes, Laiane Gomes (16 anos, Samambaia, futura faculdade de Direito) e Hilary Estefani Pereira (16 anos, mesma região, com o sonho de ser Policial Federal), expressaram a expectativa de que essa experiência abra portas para futuros profissionais. Sobre o CESAM-DF O Centro Salesiano do Menor (CESAM-DF) é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pelos Salesianos da Inspetoria São João Bosco. Fundado em 1979, tem longo histórico de atuação na formação sócio-profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica no DF. Entre seus serviços estão programas de aprendizagem que já inseriram milhares de jovens no mercado formal de trabalho, em parceria com empresas públicas e privadas, além de atuar junto a redes de assistência social.    Importância e impactos esperados A parceria CNJ-CESAM representa mais que uma inserção laboral: é uma iniciativa que trabalha por inclusão, igualdade de oportunidades e cumprimento de direitos constitucionais, como o direito à profissionalização, educação, dignidade e convivência familiar e comunitária.  Para o governo e as instituições envolvidas, espera-se que o programa não só ofereça formação técnica, mas também fortaleça o senso de responsabilidade, autonomia e protagonismo dos jovens. A expectativa é que projetos como este diminuam desigualdades, apoiem famílias em condições de vulnerabilidade e criem caminhos reais de ascensão social. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações do Conselho Nacional de Justiça - CNJ

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