Projeto Educomunicação em Ação Social gera bons resultados em São Paulo
21/06/2023

Projeto Educomunicação em Ação Social gera bons resultados em São Paulo

Projeto Educomunicação em Ação Social gera bons resultados em São Paulo

A implantação das atividades utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que o Projeto Educomunicação em Ação Social proporciona tem dado bons frutos na periferia da cidade de São Paulo, mais precisamente no Parque Doroteia, onde o Centro Comunitário Católico e Obras Sociais Oscar Romero atende 180 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Tudo isso é possível graças às doações arrecadadas pelo movimento União Pela vida (UPV) em prol da Ação Social Salesiana no Brasil.

Para o Pedagogo da Obra Social Salesiana de São Paulo, Emerson da Silva Plaça, o Projeto Educomunicação em Ação Social é um grande divisor de águas. Com o advento da formação continuada, Emerson conseguiu se aprofundar na temática, possibilitando não só uma mudança nos educandos envolvidos no projeto, como também uma mudança em suas próprias ações como educador. “Desde a implantação das atividades utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é perceptível o quanto os educandos estão se desenvolvendo de forma crítica e reflexiva, criando um olhar para além da sua realidade presente. Isso em decorrência das possibilidades e potencialidades que o projeto traz. Um exemplo, é a relação com as atividades de empreendedorismo, nas quais coletam materiais recicláveis e transformam em outros objetos decorados para serem vendidos em um bazar que eles mesmos organizam”, comenta Emerson.

O pedagogo também relata que, com a contribuição do Projeto, é possível a multiplicação dos agentes de transformação, o que acaba por possibilitar um futuro mais digno e com um olhar mais crítico a respeito da realidade de cada participante. “Em todo jovem, mesmo no mais rebelde, há sempre um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”, relembra o pedagogo sobre o ensinamento de Dom Bosco e sua presença sempre muito viva nas práticas da Obra.

Emerson comenta que o Projeto Educomunicação em Ação Social conquista os “pontos acessíveis ao bem” de cada educando. Por isso, a doação representa um importante ato de solidariedade para que, cada vez mais, outras obras sejam ‘picadas’ pelas possibilidades e potencialidades da Educomunicação.

 

Através do movimento União pela Vida (UPV), você também pode colaborar com a transformação do futuro de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social de todo o país sem sair de casa. Acesse o site oficial da UPV e faça a sua doação.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e União pela Vida (UPV).

Mais Recentes

Em Manaus, Congresso Jovem reafirma que é possível viver a santidade na juventude

A paróquia São José Operário, na Zona Leste de Manaus, acolheu mais de 120 jovens: eles participaram do ‘Congresso Jovem 2026’, realizado em 18 de janeiro, para redescobrir o chamado à santidade. Em sua segunda edição, o evento reuniu diversos grupos e movimentos pastorais; e contou com uma programação variada, incluindo animação, pregações, atividades, estandes, momentos de Oração, Confissão, Adoração Eucarística, espaços de escuta e partilha. O tema central foi inspirado na vida e no testemunho de jovens santos, como Carlos Acutis, Gema Galgani, Joana d’Arc, Pier Giorgio Frassati, Domingos Sávio – ‘o Pequeno Gigante’ (Pio XI)... Ao longo do encontro, os participantes puderam compreender que a santidade não é algo distante, mas um caminho possível na juventude, capaz de transformar o mundo a partir do amor de Deus.   Fonte: Agência Info Salesiana

Nova gestão do CONANDA fortalece a mobilização e a participação social salesiana em 2026

No dia 16 de dezembro de 2025, foi eleita a nova Gestão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dará continuidade às atividades do colegiado. A representação da sociedade civil no CONANDA em 2026, nas coordenações e relatorias das comissões, igualmente fundamentais para a continuidade dos trabalhos e dos compromissos com a garantia e a proteção dos direitos, foi definida de forma unânime durante a Assembleia do CONANDA, em conjunto com a Presidência, Vice-Presidência e demais membros governamentais que compõem a Mesa Diretora. Nesse contexto, Tatiana Augusto Furtado Gomes, Diretora Executiva do CESAM Brasília, assume a relatoria da Comissão de Mobilização e Formação (CMF). Ao falar sobre o novo desafio, Tatiana disse que “Antes de tudo, é uma grande responsabilidade e uma honra. Trata-se de um espaço estratégico para o fortalecimento da participação social e, especialmente, para garantir que crianças e adolescentes sejam sujeitos ativos na construção das políticas que dizem respeito às suas vidas, com destaque para o Comitê de Participação de Adolescentes. Para a Inspetoria São João Bosco , integrar o CONANDA e contribuir diretamente com os trabalhos da Comissão de Mobilização e Formação reafirmando a trajetória histórica da instituição na defesa, promoção e garantia de direitos. "É o reconhecimento de um trabalho construído diariamente, junto às juventudes, às famílias e aos territórios, e também a ampliação da nossa responsabilidade enquanto organização da sociedade civil comprometida com a transformação social”, completou.  A Comissão de Mobilização e Formação (CMF) do CONANDA é um grupo de trabalho responsável por organizar e fortalecer a participação social, com destaque para a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). A comissão coordena ações de formação e mobilização social voltadas ao fortalecimento da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, atuando na estruturação, acompanhamento e engajamento dos conselhos estaduais e municipais. Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Inspetoria Salesiana São João Bosco - ISJB

Expedição Missionária Salesiana em Angola promove comunhão e evangelização entre os povos

Grupo percorre comunidades do interior e da capital angolana, fortalecendo laços e experiências de fé, partilha e interculturalidade No início deste mês de janeiro, como parte das celebrações pelos 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana à América do Sul, a Inspetoria Salesiana de São Paulo enviou sete missionários à Angola, para viver e partilhar a presença do reino nestas terras do continente africano. Nos últimos dias, em Kwanza Norte, na cidade do Dondo, através do Rio Kwanza, o grupo visitou as aldeias de Maculumbi e Candanje. Durante a travessia, os missionários avistaram dois elefantes, se banharam nas águas do Kwanza e, ao chegarem nos povoados, foram recebidos com alegria e fé inabalável, em uma experiência de partilha entre Brasil e Angola, nações irmãs. A equipe missionária, composta por três Salesianos, duas SSCC e duas leigas, está encantada por tanta humanidade, fé e partilha. Ao ouvir, falar e partilhar sobre a salvação de Deus, o grupo passa também pela cultura e pela história das pessoas em cada território visitado. A expedição passará ainda pela comunidade de Kima, onde fará um almoço brasileiro para agradecer a acolhida, e o Padre William de Lima rezará a missa na comunidade do Cacesse 1. No domingo, os missionários partirão para a capital Luanda, onde continuarão as atividades na comunidade mais urbana de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga. Rezemos pelos salesianos que dão sua vida, de forma incansável, na Inspetoria Salesiana “Mamá Muxima”, e por todas as pessoas desse povo tão amável, alegre e trabalhador, que acolheu a nossa missão e nos quer muito bem. Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo/Texto: Eduardo Freire, com informações P. William de Lima

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil