Em Petrolina (PE), desde 1984, a obra social salesiana Centro Maria Auxiliadora Pro Menor Carente (CEMAM) vem transformando a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com iniciativas que promovem a Cultura Maker.
O CEMAM implantou atividades da oficina de Educomunicação, que tem se tornado uma prática inovadora, tornando o aprendizado um processo prazeroso, estimulando o desenvolvimento de diversas habilidades e competências. Já a oficina de Cultura Maker aguça o olhar inovador dos atendidos, pois a prática motiva a curiosidade na busca de soluções criativas, proporcionando a experiência de literalmente colocar a “mão na massa” para investigar, descobrir, aprender e construir projetos autorais, sendo protagonista do processo de construção de seus saberes.
A aula Maker é uma poderosa ferramenta de expressão e criação, dentro do contexto tecnológico em que todos estão inseridos. Aprender construindo, projetando, prototipando ou programando, ajuda os educandos do Projeto Educomunicação em Ação Social a descobrirem que o conhecimento em si é necessário, mas o que se consegue articular e construir com este conhecimento pode ser muito mais potente e revelador.
Recentemente, os educandos da obra social salesiana também participaram da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento proporcionou a discursão das propostas de ações na esfera municipal e, em breve, ocorrerá sobre a esfera estadual, ampliando o acesso aos direitos do público infanto-juvenil, especialmente levando em consideração o cenário pós-pandêmico; bem como a participação dos educandos em ações de mobilização, conscientização e prevenção para o combate ao abuso, exploração sexual e trabalho infantil, e ao suicídio, dentre outras mobilizações dos movimentos sociais de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Dar voz à opinião e aos pensamentos dos atendidos e atendidas é uma estratégia fundamental para formação reflexiva e cidadã de todos eles.
"Um dos caminhos para a implantação do bem na Terra é cultivar atitudes nobres em nossas crianças e jovens, uma vez que tudo que vivenciam e observam fica impregnado no íntimo e vai aflorando ao longo da vida”, diz a Especialista em Políticas Públicas e Educadora Social do Projeto Educomunicação do CEMAM, Solange Dias da Silva. “Gostaríamos de externar a nossa imensa gratidão a cada benfeitor e benfeitora que abraçou esse projeto transformador que contagia a todos que dele participam”, completa a também Especialista em Políticas Públicas e Educadora Social do CEMAM, Doralice Gomes de Siqueira.
O Centro Maria Auxiliadora Pro Menor Carente (CEMAM), em Petrolina (PE), é mais uma das centenas de obras sociais salesianas espalhadas pelo Brasil que transformam a sua doação em ação. Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição também pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e equipe União pela Vida (UPV)