Projeto Educomunicação em Ação Social promove protagonismo juvenil
19/07/2023

Projeto Educomunicação em Ação Social promove protagonismo juvenil

Projeto Educomunicação em Ação Social promove protagonismo juvenil

Em Petrolina (PE), desde 1984, a obra social salesiana Centro Maria Auxiliadora Pro Menor Carente (CEMAM) vem transformando a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com iniciativas que promovem a Cultura Maker.

O CEMAM implantou atividades da oficina de Educomunicação, que tem se tornado uma prática inovadora, tornando o aprendizado um processo prazeroso, estimulando o desenvolvimento de diversas habilidades e competências. Já a oficina de Cultura Maker aguça o olhar inovador dos atendidos, pois a prática motiva a curiosidade na busca de soluções criativas, proporcionando a experiência de literalmente colocar a “mão na massa” para investigar, descobrir, aprender e construir projetos autorais, sendo protagonista do processo de construção de seus saberes.

A aula Maker é uma poderosa ferramenta de expressão e criação, dentro do contexto tecnológico em que todos estão inseridos. Aprender construindo, projetando, prototipando ou programando, ajuda os educandos do Projeto Educomunicação em Ação Social a descobrirem que o conhecimento em si é necessário, mas o que se consegue articular e construir com este conhecimento pode ser muito mais potente e revelador.

  

Recentemente, os educandos da obra social salesiana também participaram da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento proporcionou a discursão das propostas de ações na esfera municipal e, em breve, ocorrerá sobre a esfera estadual, ampliando o acesso aos direitos do público infanto-juvenil, especialmente levando em consideração o cenário pós-pandêmico; bem como a participação dos educandos em ações de mobilização, conscientização e prevenção para o combate ao abuso, exploração sexual e trabalho infantil, e ao suicídio, dentre outras mobilizações dos movimentos sociais de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Dar voz à opinião e aos pensamentos dos atendidos e atendidas é uma estratégia fundamental para formação reflexiva e cidadã de todos eles.

"Um dos caminhos para a implantação do bem na Terra é cultivar atitudes nobres em nossas crianças e jovens, uma vez que tudo que vivenciam e observam fica impregnado no íntimo e vai aflorando ao longo da vida”, diz a Especialista em Políticas Públicas e Educadora Social do Projeto Educomunicação do CEMAM, Solange Dias da Silva. “Gostaríamos de externar a nossa imensa gratidão a cada benfeitor e benfeitora que abraçou esse projeto transformador que contagia a todos que dele participam”, completa a também Especialista em Políticas Públicas e Educadora Social do CEMAM, Doralice Gomes de Siqueira.

 

O Centro Maria Auxiliadora Pro Menor Carente (CEMAM), em Petrolina (PE), é mais uma das centenas de obras sociais salesianas espalhadas pelo Brasil que transformam a sua doação em ação. Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição também pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e equipe União pela Vida (UPV)

Mais Recentes

Reunião dos GAMs reforça unidade e projeta ações para 2026

Encontro no Centro Inspetorial Salesiano de São Paulo reuniu coordenadores de diversas casas e fortalece o compromisso conjunto com a missão evangelizadora e juvenil No domingo, 7 de dezembro, o Centro Inspetorial Salesiano acolheu mais uma reunião dos coordenadores dos Grupos de Animação Missionária (GAM) da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Estiveram presentes representantes dos grupos de Piracicaba, Lapa, Santa Teresinha, Itaquera, Jardim Nordeste, Bom Retiro, Araras, Campinas, São José dos Campos, Lorena, Liceu Coração de Jesus (São Paulo) e Sorocaba, reunindo tanto os coordenadores que atuaram nos últimos dois anos quanto os novos coordenadores, vice-coordenadores, secretários e tesoureiros que assumirão as funções. A manhã do encontro foi iniciada com a oração, seguida pelo momento formativo voltado à “projetação pastoral”, em âmbito inspetorial e local, além do planejamento e da avaliação para o ano de 2026. Ao final, o encontro reafirmou a importância da unidade e da corresponsabilidade dos grupos GAM na missão salesiana, fortalecendo o compromisso conjunto com a evangelização e com a presença juvenil em cada comunidade. Uma troca de experiências, de espírito fraterno e de  planejamento conjunto que reforça a continuidade do trabalho missionário fiel ao carisma de Dom Bosco.   Inspetoria Salesiana de São Paulo

Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais de SP reúne lideranças para avaliação, planejamento e espiritualidade

Evento marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas A Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo realizou no dia 2 de dezembro, terça-feira, o Encontro de Diretores e Gestores das Obras Sociais, que marcou o encerramento do ano e reforçou a unidade, a corresponsabilidade e o espírito de missão entre as lideranças das Casas Salesianas.  O encontro teve início com um momento de acolhida e oração, recordando o tempo do Advento e convidando as obras sociais a colocarem a sua missão sob a proteção de “Jesus, Deus feito menino pobre”, enfoque espiritual que norteou todo o desenvolvimento do dia. Na pauta estratégica, foram apresentados e discutidos o Calendário Inspetorial 2026; o Manual de Indicadores para subsidiar o Plano Orgânico Local (POL); e as principais Diretrizes e Projetos para 2026. O objetivo foi alinhar práticas, fortalecer processos e garantir a continuidade da missão educativa e evangelizadora da ISSP. Durante o almoço e a confraternização, os participantes refletiram ainda sobre os seus desejos e intenções para o próximo ano, favorecendo um ambiente de fraternidade e partilha. Carisma e Presença O momento de espiritualidade, conduzido pelo Padre Agnaldo e realizado na Cripta do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aprofundou a compreensão do papel do gestor salesiano. A reflexão destacou que o diretor é o primeiro animador do carisma na casa e que a missão salesiana exige presença, cuidado e discernimento. Cada decisão deve responder à pergunta: “Esta escolha aproxima ou afasta a obra do carisma salesiano?”. Como gesto simbólico, cada casa apresentou um objeto representando a sua obra, colocado diante do altar como sinal de compromisso e identidade. O encontro foi encerrado com renovado entusiasmo pela missão e com a reafirmação da ISSP com o compromisso de uma gestão fiel ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, marcado pela caridade pastoral, competência, corresponsabilidade e dedicação aos jovens. Inspetoria Salesiana da São Paulo  

Obra Social Salesiana realiza doação de Kits de livros para Creches da Rede Municipal de Araras

A Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), de Araras (SP), realizou uma ação muito especial neste fim de ano: a entrega de mais de 200 kits de livros infantis para crianças das creches da rede municipal de Araras. Cada kit continha quatro livros, selecionados com carinho para incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância. A entrega contou com a presença do querido MILO, o mascote oficial do Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF. O leão simpático e apaixonado por livros fez a alegria da garotada, levando diversão, carinho e inspirando o gosto pela leitura. As visitas foram realizadas em duas escolas. A primeira parada foi na EMEI Professora Adélia Quintiliano Moreira, onde as crianças que participam das atividades da OSAF no CICA – Centro de Integração e Cidadania de Araras, no bairro Milton Severino, juntamente com a turma de educandos da manhã da OSAF, participaram da entrega dos kits. O momento contou com a presença da Irmã Valentina, dos estagiários de Psicologia da FHO – Fundação Hermínio Ometto, e do educador Rafael, idealizador do projeto MILO e articulador de toda a ação junto aos educandos. A segunda entrega aconteceu na E.M.E.I.E.F. Ignácio Zurita Neto, escola localizada no mesmo bairro da OSAF. Foi uma visita especial, pois muitos dos adolescentes atendidos pela instituição estudaram ali na infância. Eles participaram com orgulho da atividade, acompanhados pelo coordenador de projetos Carlos e pelo educador Rafael, que também esteve presente acompanhando e apoiando a ação. Em todas as salas visitadas, o clima foi de festa: as crianças ficaram encantadas com os presentes e vibraram com a visita do leão leitor, tornando cada encontro ainda mais marcante. O MILO é um evento literário que acontece na OSAF há três anos, promovendo atividades para aproximar os educandos do universo da leitura. Em 2024, o projeto ganhou uma edição especial de Natal, levando livros, alegria e imaginação para além dos muros da instituição. A montagem e a entrega dos kits foram realizadas pelos próprios educandos da OSAF, que participaram ativamente de todo o processo, orientados e motivados pelo educador Rafael, reforçando valores como trabalho em grupo, solidariedade e responsabilidade social. Ler dá asas à imaginação. Foi com esse espírito que a OSAF contribuiu para levar mais conhecimento, alegria e encantamento às crianças de Araras. Inspetoria Nossa Senhora Aparecida  

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil