RSB e Edebê lançam Coleção Mundo Aprendiz
13/02/2023

RSB e Edebê lançam Coleção Mundo Aprendiz

RSB e Edebê lançam Coleção Mundo Aprendiz

A Rede Salesiana Brasil, juntamente com sua Editora, a Edebê Brasil, lança a nova Coleção Mundo Aprendiz, um material todo pensado para apoiar as obras sociais salesianas do país que trabalham com o Programa Jovem Aprendiz e oficinas de aprendizagem.

O lançamento busca dar uma resposta atualizada e inovadora às ações de formação e qualificação profissional das obras. Para tanto, foi criado um Fórum Salesiano de Aprendizagem (com a participação de um representante por Inspetoria) e também a constituição de um Grupo de Trabalho (com a participação de gestores e educadores que trabalham com o Programa de Aprendizagem) para acompanharem os trabalhos editorias realizados pela Edebê Brasil.

“Este projeto, que agora está concretizado no formato impresso, e em breve no formato digital, é um grande avanço, uma grande alegria, um grande agradecimento a todos que se mobilizaram nesses dois últimos anos. Por sinal, é um projeto almejado pela área social há muitos anos”, diz o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil e Administrador da Editora Edebê, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti. “Houve já no passado uma experiência muito interessante chamada “Largada para o Futuro”, que continha também esses elementos que hoje estamos retomando, em uma nova versão, em um novo momento, com a Coleção Mundo Aprendiz. Portanto, como Diretor Executivo, resta-me agradecer a todos, nos alegrarmos por este evento e almejar realmente que esta seja uma primeira iniciativa de muitas outras necessárias, para oferecermos aos nossos aprendizes e às nossas obras sociais subsídios de qualidade técnica-profissional, carimbados pelo carisma salesiano e apresentados também com este sabor tecnológico tão importante e necessário no mundo em que vivemos”, completa.

“O Projeto Mundo Aprendiz traz consigo a inovação e a realização de uma ação concreta para ajudar na inclusão de meninos e meninas no mercado de trabalho e para alcançar as metas de seus Projetos de Vida. Com isso, entendo que estamos dando também uma resposta ao Planejamento Estratégico da RSB, que tem como um dos objetivos o fortalecimento da incidência do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano nas opções de vida dos jovens”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

   

A nova Coleção está organizado em três módulos: “Integração e Mundo do Trabalho”, “Inclusão Digital” e “Formação Humana e Cidadania”, todos pautados nos pilares da Ação Social e nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todos os módulos também estão disponíveis no formato digital, com propostas de atividades a partir do uso de metodologias ativas, que possibilitam a participação efetiva e o desenvolvimento do protagonismo do jovem em seu processo de aprendizagem. “O material é 100% digital, tanto para os adolescentes e jovens assistidos quanto para os educadores. Toda sua concepção foi pensada e desenvolvida para atender as demandas tecnológicas atuais.  Disponível na plataforma Edebê Publicações, o material é de fácil navegação e conta com recursos interativos como jogos, ilustrações interativas e vídeos”, diz a Coordenadora Editorial da Editora Edebê, Giovanna Farago.

"O material foi construído em conjunto, levando em conta a realidade de cada Inspetoria, então ele é um material que traz essa cara do trabalho salesiano desenvolvido em todo o país e todas as obras puderam contribuir com cada conteúdo. Nós criamos um Grupo de Trabalho que mandou as contribuições e, em cima disso, a gente foi afunilando até chegar em uma matriz que é aquilo que o jovem precisa hoje, de acordo com as normativas e a BNCC”, diz a Gerente Socioeducativa e Pastoral do CESAM-DF, Tatiana Furtado Gomes. “A minha expectativa é que ele [o material Mundo Aprendiz] possa contribuir muito para a formação dos nossos jovens em cada etapa e que possa trazer uma qualidade muito maior, por que, às vezes, a gente buscava muitos referenciais e era difícil de encontrar, agora, a gente tem um material que é a nossa cara, com o nosso referencial e com o nosso diferencial em fazer esse trabalho com a juventude. Então as expectativas são as melhores e estamos muito realizados”, completa.

Os módulos da Coleção Mundo aprendiz serão independentes e, mesmo sem a necessidade de aquisição do material físico, uma vez que o mesmo material está disponibilizado na Plataforma da Edebê, a Rede Salesiana Brasil enviou três kits impressos, com livro do educador e livro do educando de cada módulo, para cada Obra Social em apoio às equipes pedagógicas, além da promoção de momentos de formações específicos para a utilização da plataforma e o dos conteúdos nos meses de fevereiro e março.

Confira o recebimento da Coleção Mundo Aprendiz em algumas instituições Salesianas pelo Brasil (#RecebidosMundoAprendiz):

  

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Projeto Identitá fortalece valores salesianos no Centro Juvenil Dom Bosco

Na noite do dia 14 de maio, os Oratorianos do Centro Juvenil Dom Bosco participaram de mais uma importante atividade do Projeto Identitá, iniciativa da Rede Salesiana Brasil que busca fortalecer a identidade salesiana por meio da educação, evangelização e vivência dos valores cristãos. Durante o encontro, crianças, adolescentes e jovens conheceram um pouco mais sobre a história de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora ao lado de São João Bosco. Madre Mazzarello nasceu na Itália e, desde jovem, destacou-se pela sua fé, humildade e amor ao próximo, dedicando sua vida ao acolhimento e à educação da juventude, especialmente dos mais necessitados. A atividade foi conduzida de forma dinâmica e lúdica, proporcionando momentos de aprendizado, reflexão e fortalecimento dos valores salesianos entre os participantes.   Para Islane Santos, o Projeto Identitá possui um papel essencial dentro da obra salesiana. “O Projeto Identità em nossa obra tem uma grande importância, pois é através dele que conseguimos repassar as histórias dos santos para nossos atendidos de forma lúdica, fazendo com que eles conheçam exemplos de fé, amor e dedicação ao próximo”, destacou.   A noite foi marcada pela participação ativa dos jovens e pelo fortalecimento da espiritualidade salesiana, reafirmando o compromisso do Centro Juvenil Dom Bosco com a educação integral e a formação humana e cristã da juventude.   Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

CESAM Brasília participa do III Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Aprendizes e educadores participaram da mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira, 18 de maio de 2026, o CESAM Brasília participou da mobilização pública realizada no Museu Nacional da República, em Brasília, atividade integrante daprogramação do III Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação marcou o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e integrou a mobilização nacional da campanha Faça Bonito,reunindo instituições sociais, educadores, jovens, famílias e representantes da rede de proteção em um momento coletivo de conscientização, escuta e reafirmação docompromisso com a defesa da infância e da adolescência. Formação que começa na sala de aulaNo CESAM Brasília, o 18 de Maio foi trabalhado de forma contínua ao longo de todo o mês. Desde o início de maio, educadores e aprendizes participaram de ações pedagógicasvoltadas à prevenção das violências, promoção do respeito e fortalecimento de ambientes seguros. As atividades incluíram rodas de conversa, debates formativos e momentos de escuta ativa, abordando temas como direitos das crianças e adolescentes, proteção integral, relações de cuidado e identificação de situações de risco. A proposta educativa buscou fortalecer o protagonismo juvenil, incentivando os aprendizes a compreenderem seu papel na construção de uma cultura de proteção, respeito eresponsabilidade coletiva. Aprendizes protagonistas da mobilização A participação na mobilização pública representou o resultado das reflexões desenvolvidas ao longo do mês. Os aprendizes vivenciaram, na prática, o exercício da cidadania, ocupando o espaço público como território de educação, sensibilização e defesa de direitos. A presença do CESAM reafirma a missão salesiana de promover uma formação integral, unindo qualificação profissional, desenvolvimento humano e compromisso social. A programação do III Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes segue nos próximos dias, na Universidade de Brasília (UnB), comdebates, oficinas e atividades voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção à infância e adolescência, contando também com a participação dos educadores doCESAM. A mobilização do 18 de Maio reafirma um compromisso permanente com a educação preventiva, a escuta, o diálogo e a construção de espaços seguros para crianças,adolescentes e jovens. Inspirados por Dom Bosco, seguimos acreditando que educar é também cuidar, acolher e proteger. Porque toda criança e todo adolescente merecem crescer cercados de dignidade,segurança e esperança. Fonte: Cléa Araújo Fernandes – Comunicação CESAM Brasília

Ação Social da Inspetoria Madre Mazzarello realiza Encontro Regional das Obras Sociais em Minas Gerais

O evento reuniu mais de 80 representantes do Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás para fortalecer a Educação Social Salesiana, promover a partilha de experiências e refletir sobre desafios e caminhos das Obras Sociais. Nos dias 22 e 23 de abril de 2026, a Inspetoria Madre Mazzarello realizou o Encontro Regional das Obras Sociais, reunindo mais de 80 representantes das Presenças Salesianas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, entre Diretoras, Coordenadoras, Equipes Técnicas e equipes que desempenham outras funções nas Unidades, como profissionais de Limpeza e Alimentação. Tivemos a alegria de contar também com a presença das Aspirantes e Postulantes da Casa de Formação Santa Teresa. O Encontro aconteceu no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo-MG, consolidando-se como um importante espaço de formação, articulação e fortalecimento da Missão Salesiana. A programação teve início com acolhida e abertura conduzidas pela Ir. Dircione da Glória Amorim, Coordenadora Inspetorial de Ação Social. Segundo ela, “este é um momento que irá proporcionar que, ao voltarmos para cada uma das nossas realidades, possamos seguir com a Missão de buscar a garantia de direitos das crianças, adolescentes e jovens, no objetivo de transformar vidas com um olhar essencialmente Salesiano.” Em seguida, a Oração foi conduzida pela Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil, inspirada no tema da Estreia Salesiana 2026: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. A reflexão convidou os/as participantes a se reconhecerem como “vinho novo” para as Obras Sociais. Em um gesto simbólico, cada um/uma registrou suas inspirações em um papel em forma de gota, colocando-as em talhas, em um momento profundo de espiritualidade, comunhão e escuta, à luz do Evangelho das “Bodas de Caná” (João 2, 1-11). Para a Irmã Ana Maria, “o Encontro vem reforçar a nossa Identidade Carismática, fazendo com que esse Carisma seja cada vez mais conhecido e amado, para que os/as nossos/as Educandos/as tenham vida, e vida em abundância.” Na sequência, a Assessora Cássia Vieira de Melo, mestre em Ciências Sociais, graduada em Psicologia, consultora e especialista em trabalho com famílias e comunidades com atuação na garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes, foi nossa formadora, conduzindo o momento com o tema “Educação Social”, promovendo reflexões e dinâmicas em grupo. Com metodologia participativa, foram analisados desafios presentes nos territórios, como vulnerabilidade social, fragilidade dos vínculos familiares e impactos do ambiente digital, além da construção de estratégias baseadas no diálogo, na escuta, na orientação e no Sistema Preventivo. As partilhas evidenciaram experiências transformadoras, destacando o fortalecimento de vínculos, o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, a valorização da vida e a ampliação de parcerias, reafirmando o compromisso com uma educação voltada aos/às mais vulneráveis. No período da tarde, a Ir. Dircione Amorim apresentou o “Cenário das Obras Sociais da IMM/BMM”, a partir de um compilado das pesquisas de satisfação realizadas com atendidos/as, colaboradores/as e famílias. A exposição proporcionou uma visão ampla da realidade das Presenças, evidenciando o impacto das ações desenvolvidas e o forte alinhamento da Política de Assistência Social e ao Carisma Salesiano. A partir dos dados, foi proposto um momento criativo em grupo, no qual os/as participantes desenvolveram encenações, jornal, paródias e poesias inspiradas nas reflexões realizadas, favorecendo a leitura crítica da realidade e o engajamento com os conteúdos apresentados. A noite cultural foi marcada pela alegria e pelo espírito de família. Todas as Obras propuseram atividades recreativas, proporcionando uma experiência viva do Oratório de Dom Bosco. As apresentações reuniram números de mágica, dança, brincadeiras e muita interação, em um ambiente de acolhida, sorrisos e fraternidade. Ao longo do Encontro, as Obras também tiveram espaço para apresentar suas realidades, abordando o território de atuação, o histórico de fundação, a organização institucional e as diversas frentes de trabalho, como Pastoral, Pedagógico, Comunicação e captação de recursos, além dos serviços essenciais, podendo também partilhar um case de sucesso, fortalecendo o sentido de rede e a troca de boas práticas. O encontro contou com a presença das Formandas da Casa de Formação Santa Teresa, que animaram os intervalos, conduziram momentos de integração e realizaram sorteios. Com alegria e entusiasmo, contribuíram para reavivar o fogo carismático entre todos e todas, fortalecendo a vivência salesiana. No segundo dia, a oração retomou a dimensão espiritual, convidando à reflexão sobre como ser luz na vida dos atendidos e de suas famílias. Em um gesto significativo, todos receberam uma vela, simbolizando a luz de Cristo acesa no coração de cada Educador/a, em um momento marcante de oração. Na sequência, Cícero Albuquerque, Coordenador Inspetorial de Comunicação, conduziu a reflexão sobre transparência nas Obras Sociais, abordando aspectos relacionados à LGPD, Ouvidoria e ao cenário do ECA Digital. A apresentação destacou a transparência como valor essencial, tanto na perspectiva carismática quanto legal, além de oferecer orientações práticas, esclarecer dúvidas e evidenciar seu impacto direto na credibilidade institucional. Para Karislaine Ribeiro, que atua no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, o ambiente “dá a oportunidade de conhecer o que é desenvolvido nas outras Obras Sociais em uma verdadeira troca de experiências, que busca fortalecer o trabalho com crianças, jovens e adolescentes, e também o relacionamento direto com a Inspetoria.” Para Emanoelle Araújo, Aspirante da Casa de Formação Santa Teresa que é também Assistente Social, “o trabalho realizado pelas Obras vai além da evangelização que o Carisma nos propõe. Perceber a sinodalidade entre o Carisma e o Sistema Único de Assistência Social demonstra o quão grandiosa é a Missão que nós desenvolvemos.”  O encontro foi concluído com a reflexão sobre o Sistema Preventivo, conduzida pela Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro. Sua fala foi enriquecida por uma dinâmica de partilha em grupos, permitindo aprofundar a vivência do Sistema Preventivo no cotidiano das Obras Sociais. O momento favoreceu a compreensão concreta do Carisma Salesiano, reconhecido como premissa vital para a ação educativa e para a vivência de um cotidiano inspirado no legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Mais do que um momento formativo, a iniciativa fortaleceu a comunhão, a sinodalidade e o compromisso das Obras Sociais com a promoção da vida. Inspiradas pelo Carisma Salesiano, as ações desenvolvidas reafirmam a Missão de educar e evangelizar, contribuindo diretamente para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens, especialmente os mais vulneráveis, e para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e cheia de esperança. O próximo Encontro Regional das Obras Sociais já tem data marcada: será realizado nos dias 28 e 29 de julho, reunindo as unidades dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, no INSA Rio. Fonte: Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil