No período de 05 a 08 de dezembro, de forma presencial, em Brasília (DF), acontece a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, com o tema "Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: O SUAS que temos e o SUAS que queremos". Representando a Rede Salesiana Brasil (RSB), estiveram presentes a Articuladora Social do CESAM-DF, Elaine Itacarambi; o Representante de Ação Social da RSB, Carlos Nambu; e o Articulador Social do Centro Juvenil Salesiano de Campos dos Goytacazes (RJ), Renato Gonçalves dos Santos. Ao todo, cerca de 300 participantes realizaram sua inscrição para o evento.
A conferência abordou os cinco eixos definidos em Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS):
Eixo 1 – Financiamento:
Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.
Eixo 2 - Controle Social:
Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
Eixo 3 – Articulação entre segmentos:
Como potencializar a Participação Social no SUAS?
Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos:
Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.
Eixo 5 – Benefício e transferência de renda:
A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São espaços de caráter deliberativo, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.
A realização da Conferência não foi algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. A participação popular, e principalmente a presença dos usuários, é fundamental. As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política. Já nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais. Na Conferência Nacional, participam os delegados eleitos nas conferências estaduais.
Assim, a presença da Rede Salesiana Brasil, uma instituição dedicada ao desenvolvimento social e educacional, que possui mais de 100 Obras Sociais distribuídas por todo o território brasileiro, reafirma o seu comprometimento em atender diversas comunidades e regiões, impactando positivamente a vida de inúmeras crianças, adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
AÇÃO SOCIAL DA RSB
A Ação Social da Rede Salesiana Brasil oferece desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e de dignidade para crianças, adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, de exclusão e de violência. Construindo uma ação em rede capaz de realizar o Projeto Educativo Pastoral Salesiano, as mais de 100 obras se articulam a partir da Identidade Carismática, ou seja, do modo salesiano de atuar a educação pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco e o empenho na garantia dos Direitos Fundamentais que devem chegar a todas as crianças, adolescentes e jovens. Clique aqui e conheça mais sobre os projetos desenvolvidos.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), com informações do gov.br