RSB no IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias com a União
14/06/2024

RSB no IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias com a União

RSB no IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias com a União
Foto: Phelipe Sales

Nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Brasília (DF), aconteceu o IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias com a União, um momento essencial para o debate e aprendizado sobre as transferências voluntárias e parcerias entre o governo federal e outras entidades. O evento reuniu especialistas, gestores públicos, representantes de organizações da sociedade civil e demais interessados no tema.

Reafirmando seu compromisso com a excelência na gestão de recursos, transparência e parcerias, a Rede Salesiana Brasil (RSB) marcou presença no evento representada pelo seu Captador de Recursos e Coordenador da União pela Vida (UPV), Phelipe Sales. “A participação da RSB neste evento é crucial. As unidades da rede, que estão espalhadas por todo o país, beneficiam-se diretamente do conhecimento adquirido e das discussões promovidas no fórum”, comenta Phelipe. “As informações apresentadas nas palestras foram extremamente valiosas para aprimorarmos nossa gestão de recursos e parcerias. As dicas práticas sobre o Transferegov.br, por exemplo, serão muito úteis para nossas unidades”, completa.

O fórum ofereceu uma oportunidade única de atualização sobre novas normativas e procedimentos referentes às transferências de recursos federais. As palestras ministradas por autoridades renomadas no setor proporcionaram um aprofundamento em temas como a Lei nº 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), e as mudanças recentes na legislação.

Além das palestras, o evento promoveu momentos de discussão e interação entre os participantes. Os painéis temáticos abordaram questões cruciais para a implementação eficaz de parcerias e transferências, como a transparência na gestão dos recursos, a prestação de contas e os desafios enfrentados pelas organizações no cumprimento das exigências legais. “Essas discussões são fundamentais para a Rede Salesiana Brasil, pois nos ajudam a aprimorar nossas práticas e a superar desafios na gestão de nossos projetos e programas, além de possibilitar a multiplicação do aprendizado. Finalizo o fórum com novas perspectivas e ideias para implementar em nossas unidades”, diz Phelipe.

O IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias com a União reafirmou a importância do diálogo e da capacitação contínua de todos os profissionais envolvidos nesse processo. As discussões e conhecimentos compartilhados durante o evento contribuirão para o aprimoramento das práticas de transferência de recursos e para o fortalecimento das parcerias entre o setor público e as entidades da sociedade civil.

 

Escrito por Janaína Lima / Fotos: Phelipe Sales

 

 

 

 

Mais Recentes

CESAM Goiânia recebe Comenda Municipal da Juventude em reconhecimento à sua atuação na formação integral de jovens

Na última segunda-feira (15/06), o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia foi homenageado pela Câmara Municipal de Goiânia com a Comenda Municipal da Juventude, honraria concedida àqueles que se destacam na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. A solenidade representa um reconhecimento público à trajetória da instituição, que há mais de cinco décadas atua na formação integral da juventude por meio do Programa de Socioaprendizagem. A Comenda Municipal da Juventude foi instituída com o objetivo de valorizar iniciativas desenvolvidas em áreas como educação, cidadania, cultura, saúde, sustentabilidade, tecnologia e políticas públicas voltadas à juventude. A homenagem destaca o compromisso de pessoas e organizações que contribuem para ampliar oportunidades, garantir direitos e promover a transformação social por meio do cuidado e do investimento nas novas gerações. O diretor-geral da Presença Salesiana de Goiânia, Pe. Wagner Gama, destaca que o recebimento da comenda representa o reconhecimento de uma missão coletiva, construída diariamente por educadores, parceiros, famílias e pelos próprios jovens. Segundo ele, a honraria evidencia a relevância de um trabalho que busca oferecer oportunidades concretas e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. “Essa homenagem é o coroamento de um trabalho de mais de 50 anos a favor daqueles que mais precisam. Que Deus abençoe a nossa missão e que nós continuemos trazendo o bem à juventude, proporcionando a eles serem cada vez mais ‘bons cristãos e honestos cidadãos’, como queria Dom Bosco.” A entrega da comenda ao CESAM Goiânia reconhece uma história construída ao lado de milhares de adolescentes e jovens. Inspirada no legado de Dom Bosco e fundamentada no Sistema Preventivo, a instituição desenvolve uma proposta educativa baseada na razão, na espiritualidade e na amorosidade. Aliando a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) à pedagogia salesiana, o Programa de Socioaprendizagem promove não apenas a qualificação profissional, mas também o fortalecimento da autonomia, do protagonismo juvenil e da construção de projetos de vida. A aprendiz Kamilly Maciel ressalta que sua trajetória no CESAM Goiânia possibilitou importantes transformações pessoais e profissionais. Para ela, a instituição oferece oportunidades que vão além da aprendizagem técnica, contribuindo para a construção de novos sonhos e perspectivas para o futuro. “O CESAM Goiânia me deu novas oportunidades. Aqui, tenho ganhado muitos aprendizados que vou levar para minha vida pessoal e profissional. Temos os benefícios do emprego formalizado, muito cuidado e atenção profissional no trabalho. É um lugar muito bom, um lugar onde a educação, o respeito e o acolhimento fazem parte do dia a dia.” Já o aprendiz Yago Silva afirma que estar no Programa de Socioaprendizagem da instituição significa participar de um ambiente de acolhida, aprendizado e crescimento. De acordo com ele, os ensinamentos vivenciados na qualificação socioprofissional serão levados para sua vida pessoal, espiritual e profissional. “O CESAM Goiânia é muito importante, pois ajuda a te inserir no mercado de trabalho, principalmente quando você ainda não trabalhou, e também nos traz muitos ensinamentos sobre fé e valores. Minha experiência é muito positiva. Os educadores são muito educados, nossos amigos e cuidam da gente.” Propositor da sessão solene, o vereador Anselmo Pereira ressalta que a Comenda Municipal da Juventude foi criada para reconhecer instituições que fazem a diferença na vida das novas gerações. Em seu discurso, ele destaca a importância de investir em iniciativas que promovam inclusão social, cidadania e oportunidades para adolescentes e jovens. “Mais do que reconhecer as trajetórias individuais e institucionais, essa comenda celebra o impacto concreto que projetos e ações sociais geram na vida de milhares de crianças e adolescentes, bem como de suas famílias. As ações sociais contribuem para a redução da desigualdade, para a prevenção da violência, para a permanência escolar e para a formação de cidadãos mais conscientes, preparados e comprometidos com o futuro de suas comunidades.” Ao longo de sua trajetória, o CESAM Goiânia já impactou mais de 37 mil famílias, oferecendo aos jovens a oportunidade de acesso ao primeiro emprego formal de maneira protegida e alinhada à legislação da aprendizagem profissional. Mais do que uma porta de entrada para o mundo do trabalho, o Programa de Socioaprendizagem representa um caminho de crescimento pessoal, desenvolvimento de competências e fortalecimento dos valores humanos. Pe. Wagner reforça que o reconhecimento concedido pela Câmara Municipal reflete o compromisso do CESAM Goiânia com a missão de fortalecer e preparar a juventude para o presente e para o futuro. “Por meio de uma atuação que integra formação humana, cidadã, espiritual e profissional, a obra salesiana segue contribuindo para que adolescentes e jovens realizem seus sonhos e sejam protagonistas de suas próprias histórias. Que Nossa Senhora Auxiliadora continue conduzindo os caminhos do CESAM Goiânia, para que esta missão iniciada por Dom Bosco permaneça sendo fonte de oportunidades, dignidade e transformação social para muitas outras gerações.”

CESAM-ES passa a integrar o CRIAD/ES e fortalece sua atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

O CESAM – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador deu mais um passo importante em sua missão de promover a formação integral, a inclusão social e a inserção protegida de adolescentes e jovens no mundo do trabalho. No dia 16 de junho, o CESAM Espírito Santo, tomou posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Espírito Santo, o CRIAD/ES, reforçando seu compromisso com a garantia de direitos, a prevenção e erradicação do trabalho infantil e a construção de políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude. A participação no Conselho fortalece a presença institucional do CESAM nos espaços de controle social e formulação de políticas públicas, ampliando sua contribuição para uma sociedade mais justa, participativa e comprometida com o desenvolvimento humano. Compromisso com a juventude capixaba O CRIAD/ES é composto por representantes do Poder Público e de entidades da sociedade civil que atuam na área das ações sociais voltadas à infância e à juventude. Integrado à estrutura organizacional da Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo, o Conselho exerce papel normativo, deliberativo, controlador e fiscalizador das políticas públicas de promoção, defesa e atendimento dos direitos de crianças e adolescentes. Para o CESAM, integrar esse espaço representa uma oportunidade de contribuir de forma ainda mais ativa com pautas essenciais para adolescentes, jovens, famílias e comunidades. Por meio do Programa de Aprendizagem Profissional, a instituição promove qualificação socioprofissional, desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, incentivo à permanência escolar, fortalecimento de vínculos familiares, protagonismo juvenil e inserção segura no mercado de trabalho. Essa atuação está diretamente ligada à missão salesiana de educar, acolher e formar jovens para a vida, contribuindo para que cada adolescente reconheça seu valor, desenvolva seu potencial e construa novos caminhos com dignidade, responsabilidade e esperança. CESAM no CRIAD/ES Na gestão 2026/2028 do CRIAD/ES, o CESAM será representado pela articuladora social Patrícia Cuman Santiago e pela assistente social Romana Pestana Oliveira. Para Romana, participar do Conselho é uma experiência desafiadora e, ao mesmo tempo, profundamente gratificante. “Participar do Conselho nos desafia, pois precisamos sair de nossa rotina habitual institucional para debater pautas de cunho coletivo. E também por esse motivo é gratificante, visto que vamos colaborar com a garantia e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes”, destacou. Ela também reforça que a presença do CESAM nesse espaço demonstra o reconhecimento do trabalho realizado pela instituição em diferentes territórios do Espírito Santo. “A importância de ser representante do CESAM neste espaço perpassa pela segurança de que nosso trabalho é reconhecido e respeitado. Por estarmos presentes em múltiplos municípios do nosso estado, nos aproximamos da realidade diversa que é a juventude capixaba”, completou Romana. Protagonismo juvenil: aprendiz do CESAM Linhares participa de Mesa de Honra A cerimônia de posse também contou com um momento especial de protagonismo juvenil. Leyla Assis do Sacramento, aprendiz do CESAM do Núcleo de Linhares e representante do Comitê de Participação do Adolescente (CPA), marcou presença como integrante da Mesa de Honra do evento. Durante a cerimônia, Leyla compartilhou sua experiência no movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, reforçando a importância da participação juvenil nos espaços de diálogo, decisão e construção de políticas públicas. “Eu senti um misto de sentimentos: gratidão, felicidade e ansiedade. Participar da mesa é uma grande honra para mim. Poder lutar pelos direitos das crianças e adolescentes e saber da importância que o CRIAD tem nessa luta é muito significativo. É um evento necessário e mostra que a luta pelos nossos direitos vem crescendo a cada dia”, relatou Leyla. A aprendiz também destacou o apoio recebido ao longo de sua trajetória. “O CESAM sempre me apoiou e se fez presente nos eventos em que participei. Sou muito grata por todas as pessoas que conheci e pelas oportunidades que tive através do CESAM”, afirmou. Participação ativa no CMDCA O protagonismo de Leyla na defesa dos direitos de crianças e adolescentes não se limita à cerimônia de posse do CRIAD/ES. No dia 11 de junho, ela também participou da Pré-Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA, representando o CPA-ES e realizando a abertura do evento. Na ocasião, Leyla compartilhou sua trajetória e reforçou a importância da participação de adolescentes nos espaços de escuta, representação e construção coletiva. A presença de jovens como Leyla nesses ambientes é fundamental para fortalecer o protagonismo juvenil e garantir que crianças e adolescentes sejam não apenas beneficiários das políticas públicas, mas também participantes ativos na construção de seus próprios direitos. Formação Integral para transformar vidas A participação do CESAM no CRIAD/ES e o destaque da aprendiz Leyla em espaços oficiais de representação refletem, na prática, a missão salesiana de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. Mais do que preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, o CESAM promove uma formação integral, que envolve cidadania, responsabilidade social, desenvolvimento humano, participação comunitária e compromisso com a transformação social. Ao atuar em defesa dos direitos da infância e adolescência, incentivar a permanência escolar, combater o trabalho infantil e promover a aprendizagem profissional protegida, o CESAM reafirma seu papel como instituição de referência no Espírito Santo. Cada conquista, cada espaço ocupado e cada jovem que se torna protagonista de sua própria história mostram que investir na juventude é investir em um futuro mais justo, humano e solidário. Junte-se a nós nessa missão. Clique aqui e contrate um aprendiz.

Salesiana receberá homenagem do Senado Federal por trajetória dedicada à educação, à evangelização e à promoção humana

Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, Filha de Maria Auxiliadora, será agraciada com a Comenda Santa Dulce dos Pobres, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Senado Federal a personalidades que se destacam pelo serviço à sociedade brasileira O compromisso com a educação, a evangelização e a promoção da dignidade humana, marcas da missão das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil e no mundo, ganha reconhecimento nacional nesta semana. A religiosa salesiana Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, de 92 anos, será homenageada pelo Senado Federal com a Comenda Santa Dulce dos Pobres, distinção concedida a personalidades e instituições que se destacam pela atuação humanitária e pelo compromisso com os mais vulneráveis. A cerimônia será realizada no dia 16 de junho, às 10h, no Plenário do Senado Federal, em Brasília. Reconhecimento a uma trajetória de mais de sete décadas dedicadas à educação, à assistência social, à saúde, à evangelização e à promoção dos direitos humanos. A homenagem ultrapassa o reconhecimento individual e evidencia a contribuição histórica das Filhas de Maria Auxiliadora para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. Ao longo de sua vida religiosa, Irmã Maria Nilda transformou a missão salesiana em ações concretas de cuidado, acolhimento e formação humana, impactando milhares de crianças, adolescentes, jovens e famílias. Um legado construído pela educação e pelo serviço Professora universitária por mais de quatro décadas, Irmã Maria Nilda participou da fundação do Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC), em Lins (SP), instituição voltada à promoção e proteção de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Sua atuação também contribuiu para a consolidação do sistema educacional de Mato Grosso do Sul, participando da organização do Conselho Estadual de Educação e colaborando com instituições de ensino superior responsáveis pela formação de gerações de educadores e profissionais. Ao longo dos anos, sua missão alcançou comunidades urbanas e rurais, assentamentos, comunidades quilombolas, hospitais e diversas obras sociais. No Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas (MS), exerceu funções de liderança administrativa e pastoral, contribuindo para o fortalecimento institucional e para a humanização do atendimento à população. O carisma salesiano a serviço da vida A trajetória de Irmã Maria Nilda reflete o carisma educativo herdado de São João Bosco e de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadores do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Sua história é marcada pela convicção de que a educação, o acolhimento e a presença junto aos mais vulneráveis são caminhos concretos para a transformação social. Além da atuação educacional e pastoral, a religiosa também se destaca como escritora e pesquisadora. Entre suas obras está o livro "Beata Laura Vicuña – Uma história de fé e graças realizadas pela intercessão da menina bem-aventurada", que contribui para a preservação da memória salesiana e para a difusão de valores como fé, esperança e solidariedade. Atualmente, Irmã Maria Nilda aguarda a publicação de um livro sobre a história do CEMIC e trabalha na produção de uma obra que celebrará os 100 anos do Colégio Auxiliadora, instituição da qual foi aluna e diretora por uma década. Reconhecimento que honra uma missão coletiva Ao justificar a indicação, o senador Nelsinho Trad destacou que a vida da religiosa é exemplo de serviço ao próximo e compromisso permanente com o bem comum. "Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel dedicou toda a sua vida à educação, à assistência social, à saúde, à evangelização e à promoção da dignidade humana. Seu legado permanece vivo nas instituições que ajudou a construir, nas pessoas que formou e nas inúmeras ações que promoveram educação, inclusão, acolhimento e esperança." Para as Salesianas do Brasil, a concessão da Comenda Santa Dulce dos Pobres representa não apenas o reconhecimento da trajetória de uma religiosa, mas também a valorização de uma missão centenária que continua transformando vidas por meio da educação evangelizadora, da promoção humana e da defesa da dignidade de crianças, adolescentes, jovens e famílias. A homenagem prestada pelo Senado Federal reafirma a relevância social da presença salesiana no Brasil e celebra um testemunho de vida que continua inspirando novas gerações a colocar o amor, a solidariedade e o serviço ao próximo no centro de sua atuação.

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil