Maria Romero Meneses

Nascimento: 13/01/1902
Falecimento (Nascimento para o céu): 07/07/1977
Beatificação: 14/04/2002
Celebração Litúrgica: 07 de julho

Maria Romero Meneses nasceu em Granada, Nicarágua, em 13 de janeiro de 1902, em uma família muito rica. O pai, ministro do governo republicano, fui generoso com muitos deserdados e Maria aprendeu desde cedo o que significa fazer caridade concreta mesmo nas dificuldades. Para ela, a família sonhava com grandes coisas: estudou música, piano e violino.

Aos doze anos, ingressou no colégio das Filhas de Maria Auxiliadora, onde se mostra disponível e alegre. Parecia-lhe que o carisma de Dom Bosco havia sido criado só para ela. No noviciado, ensinou música e trabalhou no oratório festivo, onde experimentou pela primeira vez a pobreza das meninas. Tendo pronunciado os votos perpétuos, foi enviada para San José da Costa Rica, que se tornou a sua segunda pátria.

Ela estava destinada a ensinar no internato de meninas ricas, mas procurava sobretudo "crianças pobres e abandonadas", como Dom Bosco. Treinou suas seguidoras para o trabalho no oratório, escolhendo-as entre suas melhores alunas e chamando-as de "las misioneritas". Iam às cabanas dos pobres, ajudavam na limpeza, traziam alimentos e roupas recolhidas pela Ir. Maria e faziam catequese. Começou então a fundar oratórios festivos para a juventude mais pobre, chegando a fundar 36 deles.

Maria Auxiliadora, a quem ela chamava de Rainha, envia-lhe muitas ofertas que sustentam suas obras. Graças ao trabalho voluntário de médicos especialistas, consegue dar vida a uma policlínica com várias especialidades para assegurar a assistência médico-farmacêutica e, na antecâmara, foram disponibilizadas salas para catequese e alfabetização, além de uma capela para rezar.

Para famílias desabrigadas, ela constrói casas "reais", as “Ciudadelas de María Auxiliadora”: um trabalho que ainda continua graças ao interesse de seus colaboradores através da associação de leigos de Asayne (Asociación Ayuda a los Necesitados).

Para difundir a devoção salesiana a Maria Auxiliadora, Ir. Maria Romero mandou construir uma igreja no centro de São José. Na realidade, ela realizou grandes obras com a sua fé e com a colaboração de pessoas poderosas, conquistadas para a causa, depois de ter experimentado os efeitos da devoção mariana. Como Dom Bosco e Madre Mazzarello, ela era uma contemplativa em ação. Sua união com Deus fez dela uma conselheira espiritual muito procurada. Vários volumes de seus "Escritos Espirituais" já foram impressos.

Ir. Maria Romero Menezes morreu de ataque cardíaco em 7 de julho de 1977. O governo da Costa Rica a declarou cidadã honorária da nação e seu corpo está em San José de Costa Rica, na grande obra que fundou como "Casa de la Virgen" e "Obra social".

O Papa João Paulo II a beatificou em 14 de abril de 2002.

Acesse algumas imagens clicando aqui.

Fonte: cgfmanet.org/pt

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil