Atílio Giordani

Nascimento: 03/02/1913
Venerável: 09/10/2013
Falecimento: 18/12/1972

Attilio Giordani nasceu em Milão em 3 de fevereiro de 1913. Seu pai Arturo trabalha na ferrovia e sua mãe Amalia está de cama após o nascimento de um de seus filhos. Attilio é um menino ensolarado e dinâmico. Depois do ensino fundamental frequentou os três anos de escola técnica. Ainda menino, descobriu Dom Bosco e o oratório salesiano de Milão, dos quais sempre será um grande amante.

Recebeu sua primeira formação e, jovem para os jovens, dedicou-se constantemente à alegre animação dos grupos: durante décadas foi catequista diligente e animador salesiano brilhante, simples e sereno. Como bom cooperador salesiano, conhece e utiliza todas as ferramentas educativas do Sistema Preventivo para animar seus meninos: cuidado da liturgia, formação, presença e brincadeira no pátio, promoção do tempo livre, teatro. Attilio organiza passeios com a juventude do oratório, compõe canções, esboços, convida loterias de caridade, caça de tesouros paroquiais e olimpíadas infantis, sem nunca esquecer o centro da alegria cristã: o amor de Deus e do próximo.

Ame o Senhor com todo o seu coração e encontre na vida sacramental, na oração e na direção espiritual, o recurso para a vida da graça. Ele começou seu serviço militar em 1934, terminando com fases alternadas, em 1945. Ele mostrou um senso apostólico entre seus colegas soldados. Ela encontra emprego na indústria da Pirelli em Milão, onde também espalha alegria e bom humor, com um grande senso de dever. Depois da guerra, ele se casa com Naomi Davanzo, que irá acompanhá-lo e apoiá-lo por toda a vida.

Para restaurar a esperança para as crianças perturbadas pela guerra, dá vida à "Cruzada do Bem", que se espalhará por toda a Itália. Em sua própria família, ele é um marido presente, rico em grande fé e serenidade, em uma austeridade deliberada e pobreza evangélica em benefício dos mais necessitados.

Todos os dias é fiel à meditação, à Eucaristia, ao Rosário. Seus três filhos foram para o Brasil por um período de voluntariado missionário. Decidiu-se - de acordo com o seu Noemi - partir juntos, marido e mulher, para partilhar plenamente a sua paternidade e a vocação dos seus filhos para o voluntariado. Também no Brasil continua sendo catequista e animador. No dia 18 de dezembro de 1972, em Campo Grande, durante uma reunião, ele fala com entusiasmo e ardor do dever de dar a vida pelos outros, quando de repente se sente desmaiando.

Ele mal tem tempo para dizer ao seu filho: "Pier Giorgio, agora você continua ...", e morreu de um ataque cardíaco. Seu corpo, transportado para a Itália, agora repousa na Basílica de Santo Agostinho, em Milão. Na homilia o pároco disse: "A cada um de nós, Attilio repete a frase que, morrendo, ele disse ao filho:" Você continua! "".

Fonte: sdb.org

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil