Na manhã do dia 02 de fevereiro de 2021, com a intenção de ressignificar o carisma e qualificar ainda mais a presença e missão das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil, as nove Inspetorias das Irmãs Salesianas unificaram-se em quatro novas inspetorias: Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, Inspetoria Maria Auxiliadora, Inspetoria Madre Mazzarello e Inspetoria Nossa Senhora Aparecida.
A Cerimônia de Instituição Canônica das Novas Inspetorias Salesianas das FMA, em 2021, aconteceu nos então canais oficiais da Inspetoria Santa Catariana de Sena e da Inspetoria Madre Mazzarello no YouTube. Nas Inspetorias da região Norte, devido a pandemia, a cerimônia foi restrita, porém todas as comunidades estavam em sintonia com uma celebração simultânea.
Confira abaixo a mudança de configuração no Brasil:
Atualmente, as Inspetoras de cada inspetoria são:
Ir.Maria Carmelita de Lima Conceição - Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia
Ir. Maria Adriana Gomes da Silva - Inspetoria Maria Auxiliadora
Ir Teresinha Ambrosim - Inspetoria Madre Mazzarello
Ir. Alaide Deretti - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida:
TRAJETÓRIA
Em agosto de 2013, a então Madre Geral das FMA, Ir. Yvonne Reungoat, na sede da Inspetoria Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, lançou este grande desafio, convocando as Irmãs Salesianas a pensar uma nova configuração para ressignificar o carisma e qualificar ainda mais a presença e missão das FMA no Brasil. Durante os anos de 2014 e 2015, seguiram-se os processos de sensibilização para a unificação das inspetorias. Assim, decorreram-se inúmeras reuniões, estudos, acompanhamentos, encontros e formações. De 2016 a 2018, aconteceu todo o processo de planejamento e execução com o objetivo de ressignificar a vida das FMA e das comunidades, além de revitalizar o carisma.
Neste cenário, nos dias 07 e 08 de agosto de 2017, no encontro com a Madre Yvonne em São Paulo, foi apresentada a nova configuração inspetorial. A partir da unificação das inspetorias, busca-se ressignificar a vida pessoal consagrada; ter maior abertura às necessidades atuais; otimizar recursos/forças humanas; criar um novo estilo de animação; fortalecer as ações em rede; redimensionar as presenças e rever a significatividade das presenças e obras.
Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil