Circular nº 1052 das FMA: O Mestre está aqui e te chama
22/09/2025

Circular nº 1052 das FMA: O Mestre está aqui e te chama

Circular nº 1052 das FMA: O Mestre está aqui e te chama

A Superiora Geral do Instituto das FMA, Madre Chiara Cazzuola, na Circular nº 1052, partilha os eventos vividos por ela e pelo Conselho Geral nos últimos meses

A Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, partilha alguns eventos “verdadeiramente especiais” que ela e as Conselheiras gerais viveram e estão vivendo nestes últimos meses, oferecendo uma leitura à luz das palavras que Marta dirige à irmã Maria na morte do irmão Lázaro (Jo 11,28): “O Mestre está aqui, está ao nosso lado e ainda nos chama”.

Um clima vocacional

O primeiro evento recordado è o Jubileu dos Jovens  “vivido em Roma de 28 de julho a 3 de agosto de 2025 por cerca de um milhão de rapazes e moças vindos de todo o mundo, inclusive de países em guerra” – de que sublinha a “participação numerosa e entusiasta”, além do silêncio nos momentos de oração e adoração, da escuta atenta às palavras do Papa Leão XIV, da disponibilidade em se deixar envolver, algo que não escapou nem mesmo à atenção da mídia:

“Diante da imponência desta imensa multidão de jovens, até alguns meios de comunicação não católicos tiveram de reconhecer, com honestidade, a força da Igreja em ser uma ‘voz’ que convoca, que sabe falar às novas gerações, sintonizar-se com elas e identificar nelas os anseios escondidos”.

Junto ao Reitor-Mor, padre Fábio Attard, a Madre também participou de alguns momentos do SYM Jubilee com cerca de 5.000 jovens do Movimento Juvenil Salesiano que, antes de partir para Tor Vergata, receberam o mandato missionário justamente dos sucessores de Dom Bosco e de Madre Mazzarello.

Daquilo que pôde perceber desses jovens – “abertos aos valores do Espírito, disponíveis e educáveis” – a Madre reconheceu, para todas as FMA, “um chamado, uma confirmação para apostar ainda, não só nos jovens, mas também na força do Evangelho e da espiritualidade salesiana; em tudo aquilo que nós somos e que ainda podemos doar, porque é isso que esperam de nós, esperam que sejamos nós a indicar-lhes o caminho”.
Um apelo a se tornar para eles não apenas “companheiros de viagem”, mas sim “indicadores do caminho”, como São João Batista que, depois de indicar o Messias a seus discípulos, “desaparece para deixar que eles conheçam e encontrem o Senhor Jesus”.

Presença que gera vida e ardor missionário

Da experiência compartilhada nas últimas três Avaliações Trienais previstas pelo Conselho Geral (CIMAC-NACCINABCICSAL-CIB), vividas no Continente Americano no mês de agosto, “emergiu, como componente essencial, o forte senso de pertença ao Instituto, o reconhecer-se na comum identidade salesiana, apesar das evidentes diferenças de cultura, língua e costumes”.

Nas palavras de Dom Bosco – «Eu esboço, vós estendereis as cores» (MB XI 309) – Madre Chiara reencontra a experiência de uma espiritualidade vivida em tempos, lugares e realidades diversas, sem tirar nada da “cor” carismática originária :
“Percebemos que cada um/uma de nós expressou a própria cor e, dentro de cada Conferência interinspetorial, todas as Inspetorias trouxeram a sua irrepetível nuance”.

Neste caminho “que se assemelha muito a uma peregrinação”, foi-se abrindo uma certeza: “Estamos caminhando rumo à terra santa da nossa identidade, da nossa espiritualidade, rumo à terra santa de ser, aqui e agora, Dom Bosco e Madre Mazzarello”.

Ao término da última Avaliação, por ocasião da celebração do 125º aniversário da presença das FMA no Paraguai, a Madre fez uma breve visita à Inspetoria São Rafael Arcanjo (PAR), da qual pôde apreciar a dimensão missionária. Visitando uma das comunidades missionárias no Chaco paraguaio, ficou impressionada com as palavras do Arcebispo, que destacou o apoio indispensável das FMA, as únicas religiosas presentes naquela terra: “No momento em que abandonásseis esta missão não haveria mais ninguém para cuidar deste povo”.

Constatando com os próprios olhos a serenidade e a educação dos alunos/as encontrados, Madre Chiara expressa com orgulho: “verdadeiramente aqui, em meio à floresta, onde existe apenas a realidade da missão, quanto bem as minhas irmãs estão fazendo e com quanta generosidade e desapego!”. E, ao mesmo tempo, percebe isso como “um forte apelo para nós, para o Instituto, justamente agora, na iminência da canonização da irmã Maria Troncatti”. Uma mulher que foi “tão capaz de sacrifício a ponto de transformar e humanizar o ambiente em que trabalhou e doou a sua vida”.

Uma santidade que contagia

Cada Filha de Maria Auxiliadora já se prepara para viver – direta ou indiretamente – o grande evento de Graça da Canonização de Irmã Maria Troncatti (19 de outubro de 2025), que ajuda a refletir – afirma a Madre – “sobre os dons que estamos recebendo neste tempo privilegiado da vida da Igreja e do nosso Instituto. O Mestre ainda nos chama. Parece-me importante que a nossa vocação seja um chamado à universalidade do amor”. Falando de grandes horizontes, recorda a expressão de Dom Egídio Viganò, 7º sucessor de Dom Bosco, que assim descreve o espírito de Mornese: «Não é um espírito de estufa, mas de universo».

Outro importante evento a que o Instituto está se preparando para celebrar é o aniversário da primeira partida missionária das FMA para o Uruguai (14 de novembro de 2027), que a Madre anima a viver não tanto como “recordação celebrativa”, mas sim como “itinerário pessoal de renovação vocacional, de relançamento da nossa vocação, do caminho rumo à santidade, seguindo as pegadas e a vida da irmã Maria Troncatti”.

Entre os muitos motivos para escutar o convite do Mestre, Madre Chiara recorda também a recente Canonização de Pier Giorgio Frassati e de Carlo Acutis, ocorrida em Roma em 7 de setembro, que, além da admiração, suscita – ou reforça – o desejo de viver a santidade: “Nós, Filhas de Maria Auxiliadora, não podemos deixar de nos interrogar por esses campeões de santidade juvenil que nos são repropostos de um modo tão normal e tão possível”.

Olhando para esses exemplos, que interpelam as FMA como religiosas que escolheram a santidade “como caminho vocacional, como orientação da nossa vida”, a Madre deixa algumas perguntas para reflexão pessoal:

“O que o Senhor espera de nós, neste momento, através dos acontecimentos? Qual é o seu chamado para nós hoje? Pensando no caminho do Jubileu, no percurso do Movimento Juvenil Salesiano, como podemos ajudar os nossos jovens a encontrar respostas à sua sede de infinito e de verdade, o quê os motivou a suportar o calor, as filas, a fome, os vários desconfortos e tudo aquilo que faz parte de um caminho a ser descoberto? Quais propostas oferecer, para que a santidade juvenil continue a resplandecer na Família Salesiana, como desejavam Dom Bosco e Madre Mazzarello?”.

Ao reler esses eventos, juntamente com as palavras do Papa Leão XIV sobre a santidade dos dois jovens, Madre Chiara reencontra um convite a voltar à santidade alegremente vivida, uma santidade simpática, fascinante, capaz de contagiar e envolver irmãs e jovens, uma santidade “de rosto alegre”, vivida – segundo o exemplo dos Fundadores – na simplicidade e alegria, mesmo nas dificuldades, no espírito do da mihi animas cetera tolle.

No final da Circular, não pode faltar o pensamento à situação mundial atual, pelo que a Madre exorta “a unir a nossa voz à do Papa Leão XIV para pedir incessantemente o dom da paz no mundo; também naquelas regiões onde as nossas irmãs vivem na incerteza e no sofrimento. Invoquemos a paz nas comunidades, nas famílias e em nossos corações”.

Circular n° 1052

Fonte: Site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Mais Recentes

Irmãs Junioristas vivenciam Segundo Noviciado “Internacional” com foco na preparação para a Profissão Perpétua

O Segundo Noviciado, etapa formativa no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), na Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) foi marcado por uma novidade: transformou-se em Segundo Noviciado internacional, com duas participantes da Angola Gravatá e Recife (PE) – A primeira etapa do Segundo Noviciado das Irmãs Junioristas – Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) – teve início no dia 27 de dezembro de 2025, Solenidade de São João Apóstolo e Evangelista. O encontro, que se estendeu até 8 de janeiro de 2026, aconteceu nas cidades de Gravatá e Recife (PE), reunindo as jovens religiosas em um tempo formativo essencial para a profissão dos Votos Perpétuos. Em Recife, as Junioristas foram acolhidas na sede da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BRE). A abertura foi presidida pela Inspetora anfitriã, Irmã Maria Américo Rolim, que acolheu as participantes em nome das Inspetoras do Brasil e de Angola. Em sua mensagem, ela enfatizou a relevância desse período no itinerário vocacional, como preparação para o compromisso definitivo na vida consagrada salesiana, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Participaram do Segundo Noviciado as Irmãs Junioristas: Olívia Maria Matas e Giselle Ferreira dos Santos, da Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE); Zeferina Cuamba Cotingo, da Visitadoria Rainha da Paz, de Angola (ANG) e Virgínia António Ganga, também da Visitadoria Rainha da Paz (ANG), atualmente em estudos na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo. Ao longo dos dias, as Junioristas aprofundaram temas centrais da espiritualidade salesiana: o Sistema Preventivo e a Missão, com o Padre Magno Xavier, Salesiano de Dom Bosco; os Votos Religiosos (castidade, pobreza e obediência), com a Irmã Solange Sanches, Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria BAP e atualmente Mestra de Noviças; a Unidade Vocacional em Chave Mariana, com a Irmã Jane Maria da Silva, FMA da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte; e A Vida Comunitária, com a Irmã Antoniele Holanda, FMA da Inspetoria de Recife. O programa incluiu intensa convivência fraterna e partilhas em espírito de família. O encontro culminou em um retiro assessorado pela Irmã Luz Inés Valdés, FMA da Inspetoria de Recife, e com a celebração do aniversário de uma das participantes: Irmã Virgínia Ganga. No encerramento, a Inspetora Irmã Maria Américo dirigiu novamente a palavra às Junioristas, reforçando suas partilhas e destacando o compromisso diário na vocação salesiana – marcado por fidelidade, doação e disponibilidade ao chamado de Deus. Esse percurso representou um tempo de graça e encontro profundo com Jesus à luz da maternidade de Maria, fortalecendo as Irmãs Junioristas para o “sim” cotidiano à vida consagrada.   Fonte: Inspetorias FMA de São Paulo e Recife

Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2026

De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Valdocco, Turim, a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Turim a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana (GSFS), o encontro tradicional que tem como objetivo revigorar a Espiritualidade Salesiana nas suas dimensões fundamentais, em espírito de comunhão com os 32 Grupos da FS, sobre a Estreia 2026 do Reitor-Mor, Don Fabio Attard: “Fazei o que ele vos disser. Crentes, livres para servir”. Esperam-se cerca de 350 participantes em Valdocco, líderes e membros dos Grupos da Família Salesiana, entre os quais a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, a Conselheira Geral para a Família Salesiana, Irmã Leslie Sándigo, e outras Conselheiras, além de várias FMA, delegadas da FS das Inspetorias.  “São dias de família e de comunhão, de aprofundamento da Estreia e de partilha, de oração e disponibilidade para o encontro, a escuta, o discernimento, em vista de boas escolhas, como fez Maria em Caná, onde colocou em jogo a força da sua fé», motivou o padre Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para a Família Salesiana, numa mensagem divulgada entre os inscritos na GSFS 2026. Como todos os anos, estas Jornadas oferecerão momentos de aprofundamento espiritual, lectio divina, diálogo e partilha entre os diferentes Grupos da Família Salesiana. O programa prevê a apresentação e o aprofundamento da Estreia, testemunhos de vida e de acompanhamento na fé, celebrações, momentos de oração e momentos de fraternidade. Será dada particular atenção aos jovens, aos leigos e aos Salesianos Cooperadores, no contexto do 150.º aniversário da sua fundação. Além dos momentos de espiritualidade partilhada nas celebrações e liturgias comuns, e dos momentos de reflexão e escuta comuns, as GSFS 2026 incluem ainda propostas de livre escolha, que permitirão enriquecer a experiência individual dos participantes em Turim. No início da tarde de 16 de janeiro, os inscritos poderão, aceder a quatro opções diferentes, subdividindo-se, de acordo com as suas respetivas sensibilidades e interesses e visitar um de três momentos: «Le ali di Maria Troncatti» (As asas de Maria Troncatti), a mais recente santa da Família Salesiana; a exposição sobre São Piergiorgio Frassati, modelo de santidade juvenil turinês do século XX; o Museu Casa Don Bosco de Valdocco, para uma imersão nas raízes do Carisma Salesiano; ou ouvir um testemunho sobre Akash Bashir, jovem ex-aluno salesiano, cuja Causa de martírio está em andamento. (Fonte: InfoANS). Para facilitar a participação global, está prevista a possibilidade de poder seguir os momentos principais das Jornadas indicados no programa em modalidade online, no Canal YouTube ANS Channel. Para outras informações: www.famigliasalesiana.org   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026

De 18 a 25 de janeiro de 2026, entre a Festa da Cátedra de São Pedro e a da Conversão de São Paulo, celebra-se no hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iniciativa ecuménica em que cristãos de todo o mundo, pertencentes a diferentes tradições e confissões, se reúnem espiritualmente em oração pela unidade da Igreja. No hemisfério sul, onde janeiro é período de férias, as igrejas celebram esta data em outras ocasiões, por exemplo, no tempo de Pentecostes. Independentemente da data, o importante é destacar a necessidade de criar oportunidades ao longo do ano, para orar pela comunhão e pelo diálogo entre as igrejas e para tender à unidade, de acordo com o desejo do próprio Cristo. "Um só é o corpo, um só é o Espírito, como uma só é a esperança à qual Deus vos chamou" (Ef 4,4) é o tema proposto para este ano de 2026. São Paulo recorda que todos somos chamados a viver em comunhão e que, através do diálogo, da colaboração e do testemunho comum, podemos construir uma Igreja unida e forte, capaz de enfrentar os desafios deste tempo (cf. Ef 4,1-3) para realizar, assim, a visão de Cristo para a sua Igreja: um corpo unido, que reflete a sua glória e o seu amor no mundo e se empenha pela paz, a justiça, a dignidade humana e o direito à pátria. O subsídio para a Semana 2026 foi elaborado pela Comissão Internacional nomeada pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (DPUC) e pela Comissão Fé e Constituição (F & C) do Conselho Ecuménico das Igrejas (CEC), reunida de 13 a 18 de outubro de 2024 na Santa Sé de Etchmiadzin, na Arménia. Durante o encontro, presidido pelo Reverendo Dr. Mikie Roberts, do CEC, e pelo Reverendo P. Martin Browne, OSB, do DPUC, os representantes do Grupo local armeno, colaboraram com a Comissão internacional. Em 17 de outubro de 2024, os membros do Grupo local e da Comissão Internacional foram recebidos em audiência por Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Católico de todos os Arménios. A Igreja Apostólica Arménia faz parte da tradição ortodoxa oriental e é marcada pela presença de numerosos mártires. Os seus rituais, no âmbito teológico e litúrgico, influenciados por antigos costumes cristãos e por influências culturais arménias, refletem uma intensa espiritualidade. Possui uma tradição ecuménica florescente e empenha-se em construir relações com outras comunidades cristãs. Nas últimas décadas, iniciou o diálogo com várias denominações, incluindo as Igrejas católica, ortodoxa e protestante, procurando um terreno comum com todas elas e, ao mesmo tempo, preservando o seu património único. A participação no Conselho Ecuménico das Igrejas e as suas relações com o Vaticano e outros organismos ecuménicos demonstram o seu compromisso com a unidade dos cristãos e com o progresso na compreensão mútua. Na sua primeira viagem apostólica à Turquia e ao Líbano, com uma peregrinação a İznik por ocasião do 1700.º aniversário do primeiro concílio de Nicéia – realizada de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2025 — o Papa Leão XIV viveu inúmeros momentos ecuménicos e, nas suas intervenções, afirmou que «o desejo de reconciliação que provém de toda a humanidade afligida por conflitos e violência e o desejo de plena comunhão entre todos os crentes em Jesus Cristo é sempre acompanhado pela busca da fraternidade entre todos os seres humanos. O uso da religião para justificar a guerra e a violência, como qualquer forma de fundamentalismo e fanatismo, deve ser rejeitado com veemência, enquanto os caminhos a seguir são os do encontro fraterno, do diálogo e da colaboração» (Cf. Viagem Apostólica à Turquia Encontro Ecuménico de Oração nas proximidades das escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito em İznik, 28 de novembro de 2025). A unidade das igrejas cristãs é um apelo fundamental que requer um compromisso coletivo. Superar as divisões históricas, enfrentar os desafios contemporâneos e trabalhar em conjunto pelo bem comum são passos essenciais para alcançar essa unidade. Link para os materiais: Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos Centro Ecuménico Gabinete Nacional para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso CEI   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil